O que comprar? Diesel até 10k!

Lancia, nunca fui fá da marca, a nivel de consumos / problemas / manutenção, são carros acessíveis?

obrigado
Flávio

Sim, os JTD são reputados pela sua fiabilidade. Imagino que, a ser feita na marca, a manutenção possa ser um pouco mais cara na Lancia, mas não faço a menor ideia.

Entrando numa de VAG, que acham desta carrinha?:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/VW/Golf-Variant/P8572179/

os 170mil km é que fazem-me um bocado confusão, visto que devo fazer perto de 30 mil por ano!
E porquê um carro com motor 1600 cm3 e 105 cv por cerca de quase 13.000€?

Não consegue outro motor mais potente = a maior durabilidade e longevidade) pelos mesmo valores? (embora haja quem discorde)

Exemplo VW: Site virtual Passat 2.0 TDI

E porquê um carro com motor 1600 cm3 e 105 cv por cerca de quase 13.000€?

Não consegue outro motor mais potente = a maior durabilidade e longevidade) pelos mesmo valores? (embora haja quem discorde)

Exemplo VW: Site virtual Passat 2.0 TDI
Se dissesses que o 1.6TDI não é nada de especial, ainda menos face aos 1.6 da concorrência, ia na conversa.
Dizer que o 2.0 terá maior longevidade e durabilidade só por ser mais potente... não tem nada a ver.

Quanto á conversa lá de cima, tens a certeza que o 2.0D não tem FAP? Nem um sistema que é basicamente um FAP?
Também não faz muito sentido, a tecnologia do 1.6PSA que tens nos outros "D2" deve ser praticamente a mesma do D3(2.0D) visto que também é PSA.
A questão não é bem essa, é que esses carros de 2006 ou 2007(até mais antigos) tem praticamente a mesma electrónica e a mesma tralha, p.e. se não trouxer GPS lá na consola, trás a pré instalação, com meia duzia de fios tens o GPS, se tiver de avariar avaria.
Ele falava em comprar certos carros com 180 000km ou 200 000km para depois ainda lhes meter mais 30 000km por ano, é perfeitamente natural que se prefira algo mais recente e menos rodado, a teoria de que como é bom, ainda faz mais 100 000km sem problemas não é de todo certo, dependendo da marca, é perfeitamente natural que aguente melhor esses Kms, que não se notem tanto à primeira vista, mas 200 000km é algo considerável na vida de um carro, mais ainda quando se pretende rolar bem mais com ele.

Last edited:
Não sei de onde vem essa ideia que os motores mais potentes duram mais...
Só e simplesmente 40 anos com a "roda na mão" as experiências da vida de há muitas décadas, muitos anos em viagem profissional por todo o país e muitos milhões de kms efectuados. (em viagem comercial desde 1973)

Recorda-me uma altura que estava na Philips e fazia a zona centro, litoral e Alto Alentejo a empresa deu aos vendedores umas Peugeot 204 a Diesel (de 1975) para a viagem e após 12 meses já tinham sido todas substituídas e substituídas pelo Opel Rekord 2.3 Diesel, fizeram um milhão até 1978 e desde que saí para outra empresa, nunca tive conhecimento de avarias ou motores reparados/substituídos. Nessa empresa que fui (Bosch electrodomésticos) deram-me Peugeot 504 GRD 2300 cc diesel, andei até sair em 1980 sem algum problema ou ida a oficinas (apenas revisões e pneus) fiz com ele 200k. As empresas obrigavam-nos a usar os carros em nosso serviço particular, fins semana, férias, etc. Se nos dessem carros 1500 ou 1600 cm3 que problemas e dias perdidos com os carros encostados estava-mos sujeitos? a nossa vida era baseada vendas+vendas+cobranças e fazer Portimão a Covilhã para receber uma letra comercial devolvida por um cliente, não era a brincar e nem sequer havia A/C no carro!

Só e simplesmente 40 anos com a "roda na mão" as experiências da vida de há muitas décadas, muitos anos em viagem profissional por todo o país e muitos milhões de kms efectuados. (em viagem comercial desde 1973)

Recorda-me uma altura que estava na Philips e fazia a zona centro, litoral e Alto Alentejo a empresa deu aos vendedores umas Peugeot 204 a Diesel (de 1975) para a viagem e após 12 meses já tinham sido todas substituídas e substituídas pelo Opel Rekord 2.3 Diesel, fizeram um milhão até 1978 e desde que saí para outra empresa, nunca tive conhecimento de avarias ou motores reparados/substituídos. Nessa empresa que fui (Bosch electrodomésticos) deram-me Peugeot 504 GRD 2300 cc diesel, andei até sair em 1980 sem algum problema ou ida a oficinas (apenas revisões e pneus) fiz com ele 200k. As empresas obrigavam-nos a usar os carros em nosso serviço particular, fins semana, férias, etc. Se nos dessem carros 1500 ou 1600 cm3 que problemas e dias perdidos com os carros encostados estava-mos sujeitos? a nossa vida era baseada vendas+vendas+cobranças e fazer Portimão a Covilhã para receber uma letra comercial devolvida por um cliente, não era a brincar e nem sequer havia A/C no carro!

Tudo bem mas mantenho a minha posição.
Motores mais potentes não duram necessariamente mais que motores menos potentes.

Se dissesses que o 1.6TDI não é nada de especial, ainda menos face aos 1.6 da concorrência, ia na conversa.
Dizer que o 2.0 terá maior longevidade e durabilidade só por ser mais potente... não tem nada a ver.
Não tenho nada contra os TDI, HDI, 4D4, SDI, CDTi, CRDi, TDCi, e outros, não sou fanboy de marcas ou modelos de carro, tenho a minha marca preferida mas nem sequer a comento.

Todas as marcas são boas, só que a electrónica e as tretas xpto, as alterações de colocar carros a consumirem 4 lt/100 (nunca e jamé), baixarem as emissões de CO2, claro que não é necessário algum curso e canudo do IST para se perceber que vai dar bronca na vida útil do carro.

Para baixarem os custos da produção de um carro, colocam plásticos de má qualidade e tudo o resto na carroçaria, depois lá vem os barulhos parasitas (exemplo Volvo V40 CC 90% problemas desde 2013 os S40 e V50 MY2009 - MY2012 aquela vergonha do nada entrarem em "safe mode" e lá vai reboque, aqui falo da minha marca mas no contra)

Vamos ver o resultado dos táxis que vejo em Lx (e não só) com os classe A motor 1.5 DCI, os Corsas (na Expo está lá um Corsa), Meganes 1.5, Focus 1.6 e muitos mais do género, quantos km vão fazer sem problemas? Se eu tiver que ir de táxi (a pagar tarifa x) vou no Corsa ou escolho um C220 ou C250? pago a mesma tarifa...

Em minha opinião e respeitando humildemente todas as outras, comprar carro sim mas evitar os extras xpto (versão base) e motor 2.0 ou acima. Não é o consumo de mais 1 lt em 100 kms diesel que vai afectar a carteira, quem não pode despender mais uns €€€ nu carro novo, comprar usado de preferência na concessão garantia 2 anos (sem usar aquelas tretas de seguros de garantias 1 ano).

Em Alfragide na marca Alemã, estão lá muitos carros usados de retoma para venda e ao preço que compram aí os importados.

Cada vez mais se verifica por aí os Megane 1.5 importados, parece ser o negócio do dia e não observo preços baixos nessas ofertas.

Para terminar este "acórdão", eu não alinho mais em comprar carros 1.6 ou similares, já tive duas más experiências (2009 e 2011) ainda tenho uma mas essa é da mulher, (tem sido milagre com 110k sem oficina), se tiver que comprar carro por qualquer motivo contra a minha vontade ou falta de €€€ compro um 190D por 1.500€ e sei que faz 100 ou 200k, com ida ao mecânico da esquina e comprar peças na sucata. Mas sei que faço 200 kms sem ir com a sensação "se isto avaria"...

Last edited:

Quanto á conversa lá de cima, tens a certeza que o 2.0D não tem FAP? Nem um sistema que é basicamente um FAP?
Também não faz muito sentido, a tecnologia do 1.6PSA que tens nos outros "D2" deve ser praticamente a mesma do D3(2.0D) visto que também é PSA.
O 2.0D anterior a Março 2007 não tem FAP, nem qualquer outro sistema, tem catalisador e duas panelas escape.

O D2 MY2013, tem catalisador e o FAP, depois as câmaras, sensores e uma série de tretas, chassi rebaixado, escapes, spoiler, etc, mas não ando com ele, veio assim da fábrica para troca de um outro que havia com muitas anomalias de fábrica.

O D3 é motor desenvolvido e produzido na Volvo e os anteriores a 2013 eram 5 cilindros 163 cv e após Março 2013 passou a 2.0 com 4 cilindros e 150 cv, mas não tenho esse D3 tenho é o D4 2.0 eCo 184 cv, na versão base por opção de não querer extras xpto.

O 2.0D é um motor com base desenvolvido pelo grupo PSA, mas os da propriedade da Ford é fabricado na fábrica da Volvo, assim como os da Ford são fabricados nas fábricas da Ford e Mazda nas fábricas da Mazda também, só os Peugeot e Citroen são fabricados nas fábricas do grupo PSA.

A questão não é bem essa, é que esses carros de 2006 ou 2007(até mais antigos) tem praticamente a mesma electrónica e a mesma tralha, p.e. se não trouxer GPS lá na consola, trás a pré instalação, com meia duzia de fios tens o GPS, se tiver de avariar avaria.
Não tem GPS, não tem pré instalação de nada que não tenha equipado, está simples em electrónica quase o mais básico nesse capitulo. Além rádio com CD, C/C, ESP e A/C duplo, tem sensores chuva e luz, e sensores estacionamento, nada mais tem.

Ele falava em comprar certos carros com 180 000km ou 200 000km para depois ainda lhes meter mais 30 000km por ano, é perfeitamente natural que se prefira algo mais recente e menos rodado, a teoria de que como é bom, ainda faz mais 100 000km sem problemas não é de todo certo, dependendo da marca, é perfeitamente natural que aguente melhor esses Kms, que não se notem tanto à primeira vista, mas 200 000km é algo considerável na vida de um carro, mais ainda quando se pretende rolar bem mais com ele.
Eu comprei este 2.0D usado com 90.000 kms, comprado inicialmente na Santogal, fez lá as revisões ate aos 80.000 km e seguintes, teve parado cerca de 4 anos também na Santogal numa garagem em Cascais. Um só dono, uma empresa multinacional que iniciou uma filial em Pt, comprou escritório e carro para o seu Director, mas ficou off sem elaborar ou sequer abrir por motivos internos da sede na Suécia, resultando que a viatura ficou parada até 2011.

Last edited:
Bem, alguem quer dar mais sugestões de carros?

Vou sabado ver o lancia que postaram ca:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Lancia/Delta/P8560923/

Estive a ler o diario bordo ca na autohoje e ate gostei do carro, só os consumos serem um pouco altos é que me assusta mais visto fazer mais de 90km por dia!

Aproveito para tambem ver que carros eles tem la interessantes pela fasquia de preços que quero dar.

Outro que devo ir ver:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Skoda/Octavia-Break/P8577937/

Mandem as vossas sugestões se tivessem no meu lugar!

obrigado a todos
Flávio

Esse Lancia está a esse preço, mas sem redireccionamento exterior.
Tem algumas mazelas no exterior cuja reparação não está no preço.
Além disso, o para-choques da frente parece mais escuro que o resto...

Boa noite,
Após 5 anos de carta de condução conduzindo um Opel Corsa B comercial de 1999 (1.7 - 60 cavalos) acho que chegou a altura de trocar de carro. A ideia é da-lo como retoma.
Procuro uma viatura mais cómoda ( AC para o verão pelo menos
[:cool:]) e com melhor desempenho.
Gosto de carros desportivos, irei transportar passageiros com alguma frequência (também uma das razões para deixar o velho opel).
Costumo fazer 400 km / mês em estradas nacionais e cidade, pelo que pelas minhas contas um carro a diesel não compensa o investimento inicial.
O meu orçamento máximo está nos 4000€ + o opel, se bem que quanto mais barato melhor
[:D]
Um carro que me agrada é o VW GOLF IV como este
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/VW/Golf/1.6i-Sport-Generation/P8434897/
Gostaria de contar com a vossa opinião
Obrigado
[kiss]

Back