Se dissesses que o 1.6TDI não é nada de especial, ainda menos face aos 1.6 da concorrência, ia na conversa.
Dizer que o 2.0 terá maior longevidade e durabilidade só por ser mais potente... não tem nada a ver.
Não tenho nada contra os TDI, HDI, 4D4, SDI, CDTi, CRDi, TDCi, e outros, não sou fanboy de marcas ou modelos de carro, tenho a minha marca preferida mas nem sequer a comento.
Todas as marcas são boas, só que a electrónica e as tretas xpto, as alterações de colocar carros a consumirem 4 lt/100 (nunca e jamé), baixarem as emissões de CO2, claro que não é necessário algum curso e canudo do IST para se perceber que vai dar bronca na vida útil do carro.
Para baixarem os custos da produção de um carro, colocam plásticos de má qualidade e tudo o resto na carroçaria, depois lá vem os barulhos parasitas (exemplo Volvo V40 CC 90% problemas desde 2013 os S40 e V50 MY2009 - MY2012 aquela vergonha do nada entrarem em "safe mode" e lá vai reboque, aqui falo da minha marca mas no contra)
Vamos ver o resultado dos táxis que vejo em Lx (e não só) com os classe A motor 1.5 DCI, os Corsas (na Expo está lá um Corsa), Meganes 1.5, Focus 1.6 e muitos mais do género, quantos km vão fazer sem problemas? Se eu tiver que ir de táxi (a pagar tarifa x) vou no Corsa ou escolho um C220 ou C250? pago a mesma tarifa...
Em minha opinião e respeitando humildemente todas as outras, comprar carro sim mas evitar os extras xpto (versão base) e motor 2.0 ou acima. Não é o consumo de mais 1 lt em 100 kms diesel que vai afectar a carteira, quem não pode despender mais uns €€€ nu carro novo, comprar usado de preferência na concessão garantia 2 anos (sem usar aquelas tretas de seguros de garantias 1 ano).
Em Alfragide na marca Alemã, estão lá muitos carros usados de retoma para venda e ao preço que compram aí os importados.
Cada vez mais se verifica por aí os Megane 1.5 importados, parece ser o negócio do dia e não observo preços baixos nessas ofertas.
Para terminar este "acórdão", eu não alinho mais em comprar carros 1.6 ou similares, já tive duas más experiências (2009 e 2011) ainda tenho uma mas essa é da mulher, (tem sido milagre com 110k sem oficina), se tiver que comprar carro por qualquer motivo contra a minha vontade ou falta de €€€ compro um 190D por 1.500€ e sei que faz 100 ou 200k, com ida ao mecânico da esquina e comprar peças na sucata. Mas sei que faço 200 kms sem ir com a sensação "se isto avaria"...