O que conheces de Portugal? Honestamente!

citação:Originalmente colocada por silversurfer

Alguém já esteve no ponto mais alto de Portugal?

Se estamos a falar de Portugal Continental será na Serra da Estrela se é insular infelizmente ainda não tive oportunidade!:(

E, já agora, no Centro Geodésico de Portugal, quem já foi? Fica próximo de Vila de Rei no Picoto da Milriça![:p]

Ja percorri o Algarve todo...

Conheço a Costa Vicentina, conhecço Beja, Évora... Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, coimbra, Viseu, Guarda, Bragança, Porto, Braga, Vila Real e Porto...

Só ainda não fui a C. Branco, Portalegre e Aveiro...

citação:Originalmente colocada por raines

Estou a ver que ainda ninguem veio à capital europeia dos dinossauros.

Eu ja ai tive!!!
Uma vez fiz uma viagem para desbravar a zona oeste, entao varri o litoral de lisboa a peniche.
Fora a zona oeste conheço uns pequenos paraisos espalhados por este pais, a zona da serra de arganil, onde posso aconsehlar uma estadia na aldeia de Fajão, perdida no meio da serra ou em Gois se quiserem uma praia fluvial deliciosa.
Ainda este fim de semana varri, aveiro e ilhavo. Se puderem façam um passeio de moliceiro, é muito giro.
A beira alta, principalmente a zona este da serra da estrela, onde não podem deixar de ver o Poço do inferno na subida de manteigas.
No verao passado descubri as praias da costa alentejana, procurem a "praia da amalia" é uma pequena praia de dificil acesso entre a praia do carvalhau e as azenhas do mar,é so procurar por uma entrada com uma flor de metal (se ainda la estiver)
Beira baixa e alto alentejo, corri numa road trip a uns anos atras, fiquem no parque de campismo de Avis, tem acesso a barragem de montargil e é de borla, mas so pra tendas. A N18 tem uma paisagem linda ao entrar no alentejo.
Evora, quase todos conhecem.
Algarve,ja o fiz de uma ponta a outra mas ainda existem alguns pontos a descubrir a pormenor
A norte do douro, é que so conheco braga, é uma lacuna que pretendo colmatar ainda este ano.

Então o que conheço do pais ...

Profissionalmente

Todo o PAIS de norte a sul do Algarve ao Minho dos Litoral ás Beiras.

Pessoalmente e passando tempo em determinados locais

Norte
Caminha - Ponte Lima - Gerês - Marco de Canaveses - Moledo - Braga - Mesão Frio - Chaves - Guimarães - Arcos de Valdevez - Mirandela - Vila Real - Régua - Porto - Barcelos - Amarante - Viana do Castelo - Miranda do Douro - Mirandela - Vila Verde - Bragança

Centro
Aveiro - Águeda - Viseu - Pinhel - Covilhã - Guarda - Fundão - Castelo Branco - Monfortinho - Penha Garcia - Monsanto - Sabugal - Idanha a Nova - Arganil - Góis Piodão - Avô - Castanheira de Pêra - Penacova - Luso - Santa Comba Dão - Linhares da Beira - Folgosinho - Seia - Gouveia - Pedrogão Grande - Mira - Figueira da Foz - Palheiros de Tocha - Leiria - Vieira de Leiria - S.Pedro de Moel - Cortes Leiria - Fátima - Abrantes - Constância - Tomar - Ourém - Avô - Mira - Palheiros de Tocha - Peniche - Óbidos - Alcobaça - Nazaré - Alvaiazere - Castanheira de Pêra - Porto de Mós

Sul
Beja - Barrancos - Elvas - Campo Maior - Castelo de Vide - Marvão - Ponte de Sôr - Almodovar - Mertola - Évora - Serpa - Estremoz - Avis - Monchique - Porto Covo - Melides - Lagoa Stº André - Alte - Albufeira - Monte Gordo - Portimão - Vila Real de Stº. António - Odeceixe - Zambujeira do Mar - Aljezur - Odemira - LAgos - POrtimão - Vila nova de Milfontes

Ilhas
Berlengas - S. Miguel - Madeira

Locais de de eleição pessoal

Odeceixe - Excelente parque de campismo com bungalows e Caravanas para alugar

Melides - O Parque de campismo do CCL era excelente (já não vou para lá acampar á mais de 10 anos)

Castelo de Vide e Marvão - Vale muito a pena, excelentes locais de alojamento, melhor altura primavera.[B)]

Gerês - Continuará a ser sempre no meu imaginário um pequno paraiso neste pais isto apesar dos incÊndios que já por lá passram, Vilarinho das Furnas a barragem as Terras do Bouro [B)]

S. Pedro de Moel - Romantismo e pacatez em dias de Outono :)[8D]

Penacova - ( Suspiro ) Um bom parque de campismo da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo nas margens do Mondego, com uma excelente praia fluvial (pelo menos era).

Avõ, Góis, Arganil - Excelentes imagens pré serranas

Linhares da Beira, Folgosinho, Gouveia - Excelente como ambiente serrano

Amarante, Régua - Minho e Douro no seu melhor

O que me vai falhando

Alter do Chão - Visita á cudelaria
Açores -Terceira, Pico e Faial (ou uma ronda pelas ilhas)
Gerês - Voltar, voltar e voltar ....

De notar que já aqui falaram de Almourol que para mim é dos mais espectaculares castelos - Ourem, Leira e Porto de Mós são bem bonitos -, principalmente pela sua localização, quem fôr a Abrantes, naõ pode Deixar de Ir á Serra da Melrissa ( o centro geográfico de Portugal) Constância e òbivamente Almourol

E assim genericamente falharam certamente alguns locais, mas o ter andado de casa ás costa, dá para conhecer um pouco do pais, claro que aliado a ter familia no Porto, Castelo Branco, Leiria e Almodôvar ajuda um pouco.

citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

Eu falo por mim... Tive a sorte de os meus pais sempre me levarem para férias cá dentro! Daí, conheço Trás-os-Montes, Beiras, quase toda a zona litoral do país. Madeira e Açores é que estou a falhar, mas tenciono colmatar essa falha numas férias próximas!

Sempre gostei muito do Mosteiro de Alcobaça, Batalha, Castelo e Paço dos Duques em Guimarães, Braga e o seu centro, Tomar e o Convento de Cristo( já deu para reparar que o meu pai gosta de História e eu também?), Caminha e Vilar de Mouros (sim, festivais também ajudam), Viseu, um pouco do Alentejo (Porto Covo e Évora), Fátima, Lisboa, Santarém, Bragança, Vila Real, Amarante, Miranda do Douro,... Sim, eu sei, está tudo misturado! ;) Acreditem ou não, Albufeira é o único sítio que conheço do Algarve.

É a coisa boa de passar dois ou três dias no máximo num local nas férias!

E fico contente por assim ser. ;) O nosso Portugal é lindíssimo!

Já somos dois que felizmente que tivemos que "aturar" as lições de historia dos "velhotes", e agora sempre que posso pego na mulher e nos filhos e lá vamos dar uma volta.
Conheço esses sitios todos que falaste, do Algarve conheço aquilo quase tudo, mas só lá fui 3 vezes e uma foi passagem para Espanha mas quando foi ao ALgarve em vez de ficar a torrar todos os dias na mesma praia andamos a conhecer o Algarve, por isso conheço Vila Real de S.Antonio, Faro, Portimão, Lagos, Tavira, Albufeira, Quarteira, a Ponta de Sagres, Vilamoura e Vale de Lobos.

Adoro Viseu, gosto muito mesmo da cidade e das pessoas, S. Pedro do Sul é um dos meus sitios favoritos para passar uns dias.

Não conheçoa as ilhas, mas isso só se for de barco ou então quando fizerem uma ponte é que não gosto mesmo nada de aviões.

Acredita que enquanto andam todos a sonhar com ferias nas praias tropicais, ou sonho com ferias e sitios como Praga, Atenas, Belgica (as cidades Belgas são fabulosas), etc. e voltar a Roma, até porque praia tenho eu a 2 km de casa e com bandeira Azul e tudo.

Neste Domingo em principio vou até Fatima, e já estou a pensar em aproveitar a viagem para voltar a visitar o Convento de Cristo (já lá não vou a bastantes anos e agora até estou a ler o Pendulo de Foulcault do Umberto Eco) e tambem passar pela batalha nunca me canso de visitar o mosteiro.

citação:Originalmente colocada por Sphynx

citação:Originalmente colocada por raines

Estou a ver que ainda ninguem veio à capital europeia dos dinossauros.

Eu ja ai tive!!!
Uma vez fiz uma viagem para desbravar a zona oeste, entao varri o litoral de lisboa a peniche.
Fora a zona oeste conheço uns pequenos paraisos espalhados por este pais, a zona da serra de arganil, onde posso aconsehlar uma estadia na aldeia de Fajão, perdida no meio da serra ou em Gois se quiserem uma praia fluvial deliciosa.

É a terra natal do meu sogro[8D]. É muito sossegada e para além do mais tem uma piscina gratuita que é também usada como posto de reabastecimento de agua para combater os fogos. Comeste no Juiz de fajão[B)]?

Mais ou menos, fica mais proximo da Pampilhosa da Serra.
Para descansar prefiro ir assim para o Norte, o Sul fica muito apinhado de gente nesta altura.

as regiões de portugal que menos conheço é o minho e o algarve.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

já fui à barragem do alqueva,e estive na serra do gerês[:p]
e já estiveste na aldeia da luz?
que deliciosos secretos se comem no restaurante das bombas[B)][B)][B)]

Eu felizmente tenho a sorte de já conhecer praticamente o nosso país todo. Além de Coimbra (minha cidade), conheço razoavelmente quase todas as capitais de distrito e outras cidades, Aveiro, Braga, Bragança (não muito bem), Porto, Leiria, Viseu, Seia, Guarda, Covilhã, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Beja, Portalegre, etc...

Conheço a Madeira e Porto Santo e nos Açores as ilhas do Pico, Terceira, S.Miguel e Faial (Um destino a revisitar, seguramente).

Mas claro que ainda falta conhecer muito...

O pouco que eu conheço:

- Vila Praia de Âncora;
- Leça da Palmeira;
- Leixões;
- Matosinhos;
- Porto;
- Aguiar da Beira;
- Serra da Estrela;
- Covilhã;
- Castelo Branco;
- Proença-a-Nova;
- Nazaré;
- Peniche;
- Caldas da Rainha;
- Fundão;
- Abrantes;
- Óbidos;
- S. Monte Agraço;
- Coruche;
- Santarem;
- Mafra;
- Ericeira;
- Grande Lisboa(Amadora, Odivelas, Loures, Sintra, Cascais, Estoril, Almada e etc...);
- Palmela;
- Setúbal;
- Beja;´
- Évora;
- Sagres a Vila Real St. Antonio.

citação:Originalmente colocada por petrus

Já estiveste, por exemplo, no Castelo de Almourol ou no de Guimarães? Já foste à Lagoa das Sete Cidades ou à barragem do Alqueva? Conheces a Praia de Porto Santo ou a de Moledo? A capela dos Ossos em Évora ou o Mosteiro da Batalha? O Curral das Freiras na Madeira ou a Portela do Homem no Gerês? A Serra do Caldeirão ou a da Gardunha? A Aldeia de Monsanto ou Piódão?[:X]

Tanta vez que passo na A23 ao lado do Castelo de Almourol, ou a ir ou a vir de Castelo Branco para LX e nunca lá fui (estou farto de dizer "tenho que ir lá"). O de Guimarães já não vou à vários anos.

Aos Açores nunca fui, mas já estive no Alqueva. Porto Santo também já estive, assim como no Curral das Freiras, Portela do Homem, Mosteiro da Batalha e Capela dos Ossos. Da lista acima faltam-me conhecer as serras sem ser apenas de passar na AE, assim como o Piodão e Monsanto, a onde nunca fui.

Mas quanto à "observação", é bem verdade que existe muita coisa bonita por aí que eu não conheço e estou agora a gostar mais de conhecer, pois nasci e estudei em Famalicão / Braga, mais 10 anos de vida em Lisboa, tem levado a que maioritariamente sejam estes os sítios por onde tenho andado mais...

Voltar
Superior