O que costumam comer na véspera e no Natal?

[:D]

Nope, estou mais a Norte um pedaço...

Mas que há coincidências, há....[:D]

[;)]

A minha família é do Norte, de Castro Daire mais propriamente, e por isso é possível que haja semelhanças na ementa.

Na minha casa no dia 24, come-se Bacalhau e/ou Polvo Assado.

No dia 25 Roupa velha.

Sou de Paredes de Coura :)

Hoje ao jantar é bacalhau cozido
Amanha, dia 25, ao almoço é borrego assado no forno.

E por norma depois ando dois dias a comer as sobras. [:D]

Só como carne e camarões. Fiz mal a alguém para comer peixe? Tem espinhas essa *****.

E as enrabanadas e aquelas torradas com açúcar e aqueles fritos todos e o arroz doce com esparguete também podem ficar vocêzes com isso, que atentados ao colestrol, não obrigado.

Hoje Bacalhau Cozido com todos.
Amanhã outra vez bacalhau mas assado mais tronco, azevias, molotov...

Hoje é bacalhau assado no forno

Sobremesas: Bolo Rei, Bolo Inglês, Fatias Douradas, Torta de Amendoa, torta de chocolate, arroz doce e Bolo de Coco.

Amanha as sobremesas são as mesmas a refeição principal é Peru Recheado.

Só como carne e camarões. Fiz mal a alguém para comer peixe? Tem espinhas essa *****.

E as enrabanadas e aquelas torradas com açúcar e aqueles fritos todos e o arroz doce com esparguete também podem ficar vocêzes com isso, que atentados ao colestrol, não obrigado.

Haja alguém que pense como eu. apr:)apr:)

Odeio peixe e então bacalhau nem se fala. [:vm)]

Mas hoje lá vai ter que ser...Bacalhau ou congro...:(

Amanhã vai ser frango e peru assado no forno com batatinhas assadas. [br:)]

Em relação a doces ainda há pouco fui à cozinha e vi a minha irmã a virar um frasco de açúcar na panela. :eek:
Nunca fui apreciador de coisas doces por isso vou-me ficar pela vinhaça e pelos brandy's. [:cool:]

Esquisito do cara...... que me saiste [:D]

Por aqui é o Bacalhau para variar, mais uns doces.

Odeio peixe e então bacalhau nem se fala. [:vm)]

Mas hoje lá vai ter que ser...Bacalhau ou congro...:(

Que atentado isso... Bacalhau e congro é muito bom. Eu cada vez mais gosto de peixe[;)]

Cá em casa vai ser o prato mais típico: bacalhau cozido com batatas, umas couves quaisquer e penca. Tudo isto acompanhado por um molho divinal que a minha mãe faz (mistura de azeite, alho e cebolas). Eu adoro este prato, mas estou tão enjoado dos excessos de ontem à noite que a comida nem me vai saber [s)]

Para doces temos também o típico: aletria, rabanadas, mexidos, pão de ló e bolo-rei. Faltam apenas os chocolates (que é o que mais aprecio), mas não fui comprar por causa da boa disposição em que me encontro:sh)

Bacalhau cozido com batatas e couves. Para doces está ali um bolo rei, 6 rabanadas e 6 sonhos. [:D] Os fritos são cada vez menos, e fazem-se apenas por tradição.

Amanha é cabrito com grelos e para sobremesa um bolo de chocolate. [br:)]

Já agora, o que é congro?

Last edited:
Congro é isto:

congro.jpg

Também é designado por safio.

La veio o bacalhau e uma receita de entrecosto no forno inventada que estava um mimo! [:cool:]

Depois de sobremesa uma bela duma lampreia de ovos com recheio de amêndoa [br:)]

E um chá de maçã-canela para rematar [:blush:]

La veio o bacalhau e uma receita de entrecosto no forno inventada que estava um mimo! [:cool:]

Depois de sobremesa uma bela duma lampreia de ovos com recheio de amêndoa [br:)]

E um chá de maçã-canela para rematar [:blush:]

Trátas-te bem [:cool:]

Por aqui, como é habitual, foi bacalhau cozido com batatas e couve para toda a família (pais, avós, tios), e bacalhau assado no formo para mim e para o meu primo.
Como doçarias havia desde sonhos, filhoses, bolo-rei, bolo-rainha, arroz-doce, aletria, broínhas, bolachas várias, Ferrero-Rocher e mais umas iguarias.

Para amanhã, como é hábito, o almoço deverá ser lombo de porco assado no forno.

24: Bacalhau

25: Cabrito, Perú, Leitão

Idem, excepto o Leitão em vez disso entra o Lombo.

Em relação ao Bacalhau é um prato que comecei a apreciar há algum tempo e neste momento é das coisas que eu mais gosto.

Para aqueles que não gostam de bacalhau só digo isto:

Lascas de Bacalhau em Molho de Alho Francês com almofadinhas de queijo da serra da estrela... depois venham falar comigo. [:p] [:D]

Continuação de Boas Festas. [;)]

Back