citação:
Originalmente colocada por KarmaCop213
citação:
Originalmente colocada por Excalibur
citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
a) As ideias de distribuição de riqueza e reinvestimento dos lucros são boas.
b) Em que anos aconteceu isso?
b) - na decada de 70 nos chamados sectores produtivos, embora houvesse muita exploração, trabalho não faltava e os salários faziam face aos custos de vida.
Actualmente sabes tão bem quanto eu, existem aumentos de 2% -um supohamos para o privado - e por exemplo a luz aumenta ?? 5%~8% ??
Na década de 70 nem havia bacalhau nem leite...
Leite era á palete.
O bacalhau só deixou de haver porque os especuladores queriam que o preço não fosse tabelado.
No dia em que o deixou de ser todas as lojas tinham paletes de bacalhau, o mesmo se passou com o açucar.
Foi uma altura em que o mercado negro e a especulação de alguns produtos deram muito dinheiroa a ganhar e fizeram fortunas neste pais.
Ainda me lembro de u restaurante na zona de Mafra onde era usual famalia ir lá ao fim de semana, além do restaurante o proprietário tinha uma lojeca/lugar.
Um dia em ar de brincadeira o meu pai disse que a minha mão só trazia os produtos frescos se houvesse além das batatas e couves o bacalhau.
O dono que já o conhecia sorriu e nada disse, na altura de pagar, o homem chamou o meu pai para provar um trago de uma bagaceira caseira, e disse-lhe muito baixo:
"Quanto quer de bacalhau ?"
O meu disse:
Como ?
Resposta: Sim bacalhau 1 bacalhau, 10 kgs, um fardo ??
E o bacalhau lá veio mais 4 kgs de açucar - que ele desencantou nos escanfundós da loja .
O preço ? Claro não era o "estipulado", mas o produto havia.
Hoje além do Minimercado e do restaurante a filha tem um Snack Bar/restaurante, tudo ganho além do trabalho com especulação, disso não tenho duvidas.