O que é a Classe Média?

citação:Originalmente colocada por ebay

"na decada de 70 nos chamados sectores produtivos, embora houvesse muita exploração, trabalho não faltava e os salários faziam face aos custos de vida."

Os preços eram quase todos tabelados pelo Governo...

Verdade, assim se acabava com a especulação, o certo é que tu com a liberalização não tens ganho nada com isso.

Basta veres os casos dos combustiveis e agora da electricidade.

O que faz realmente baixar os preços é a concorrência, isto é claro desde que não adoptem as tais politicas de cartel como é visivel mas não provado. :([8]

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

a) As ideias de distribuição de riqueza e reinvestimento dos lucros são boas.

b) Em que anos aconteceu isso?

b) - na decada de 70 nos chamados sectores produtivos, embora houvesse muita exploração, trabalho não faltava e os salários faziam face aos custos de vida.

Actualmente sabes tão bem quanto eu, existem aumentos de 2% -um supohamos para o privado - e por exemplo a luz aumenta ?? 5%~8% ??

Na década de 70 nem havia bacalhau nem leite...

citação:Originalmente colocada por Nthor

Ainda há classe media em Portugal?

Hoje a caminho do trabalho vi um grupo de pessoas de varias idades à procura de comida num contentor do lixo junto a um hipermercado em Lisboa.

Haverá talvês classe media baixa e pobreza envergonhada em Portugal, pq classe media (no verdadeiro sentido do termo) creio que já serão muito poucos.

A pobreza sempre existiu.
Não, a pobreza tem sido prepetuada, pq nem sempre existiu.

Hoje a caminho do trabalho vi um grupo de pessoas de varias idades à procura de comida num contentor do lixo junto a um hipermercado em Lisboa.

Haverá talvês classe media baixa e pobreza envergonhada em Portugal, pq classe media (no verdadeiro sentido do termo) creio que já serão muito poucos.

A pobreza sempre existiu.
Não, a pobreza tem sido prepetuada, pq nem sempre existiu.

Quando é que a pobreza não existiu?

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas, mas, tu, funcionário público, essa classe de parasitas, foste trabalhar hoje, a um Domingo?... Sacrilégio...

;)
É, que queres, alguem tem de manter isto ligado, mesmo quando os criticos estão a dormir.

a) As ideias de distribuição de riqueza e reinvestimento dos lucros são boas.

b) Em que anos aconteceu isso?

b) - na decada de 70 nos chamados sectores produtivos, embora houvesse muita exploração, trabalho não faltava e os salários faziam face aos custos de vida.

Actualmente sabes tão bem quanto eu, existem aumentos de 2% -um supohamos para o privado - e por exemplo a luz aumenta ?? 5%~8% ??

Na década de 70 nem havia bacalhau nem leite...

Leite era á palete.

O bacalhau só deixou de haver porque os especuladores queriam que o preço não fosse tabelado.
No dia em que o deixou de ser todas as lojas tinham paletes de bacalhau, o mesmo se passou com o açucar.

Foi uma altura em que o mercado negro e a especulação de alguns produtos deram muito dinheiroa a ganhar e fizeram fortunas neste pais.

Ainda me lembro de u restaurante na zona de Mafra onde era usual famalia ir lá ao fim de semana, além do restaurante o proprietário tinha uma lojeca/lugar.

Um dia em ar de brincadeira o meu pai disse que a minha mão só trazia os produtos frescos se houvesse além das batatas e couves o bacalhau.

O dono que já o conhecia sorriu e nada disse, na altura de pagar, o homem chamou o meu pai para provar um trago de uma bagaceira caseira, e disse-lhe muito baixo:
"Quanto quer de bacalhau ?"

O meu disse:
Como ?

Resposta: Sim bacalhau 1 bacalhau, 10 kgs, um fardo ??

E o bacalhau lá veio mais 4 kgs de açucar - que ele desencantou nos escanfundós da loja .

O preço ? Claro não era o "estipulado", mas o produto havia.

Hoje além do Minimercado e do restaurante a filha tem um Snack Bar/restaurante, tudo ganho além do trabalho com especulação, disso não tenho duvidas.

citação:Originalmente colocada por testenick

Funcionário público engloba muita coisa... (...)
Não pá, os funcionarios publicos são só os tipos que atendem pessoas e demoram duas horas de cada vez, enfiados num guichet. :D :D

Nthor! Confessa lá! Andas a limpar a "porcaria" dos outros! J/K :D
Mesmo na mosca, não ando de vassoura na mão, mas pouco falta, mas chateia-me a brava e ter de limpar as m€rdas com que os politicos alucinam quando tem aquelas ideias de intestino.

Outra coisa que me chateis é ser pago como funcionario publico em Portugal, podiam seguir o exemplo da Europa tb neste caso.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas, mas, tu, funcionário público, essa classe de parasitas, foste trabalhar hoje, a um Domingo?... Sacrilégio...

;)

Foi nada.

Segundo as lingua viperinas do forum ele foi á missa com o chefe trabalhar para a promoção e continuidade das extensas regalias socio economicas de que disfrutam os FP's, uma espécie de graxa, porque os FP's essa cambada de ociosos penduras á conta do OE, são uns imprestáveis qu deviam ser erradicados do mapa laboral.

[8)]

Com este discurso será que o Dark Side me aceita ???

:D :D
Por acaso, agora estou a trabalhar, a jantar (marmita) e no forum, tudo ao mesmo tempo, pq não posso sair (estou só, snif, snif) e está quase tudo fechado aqui a volta.

Isto é que é previlegios, trabalhar na hora da refeição, graças ao idiota que achou que havia pessoas a mais na função publica não tenho aqui mais ninguem.

Por acaso, agora estou a trabalhar, a jantar (marmita) e no forum, tudo ao mesmo tempo, pq não posso sair (estou só, snif, snif) e está quase tudo fechado aqui a volta.

Isto é que é previlegios, trabalhar na hora da refeição, graças ao idiota que achou que havia pessoas a mais na função publica não tenho aqui mais ninguem.

Porra pá !!

Isso nem na tropa tinhamos esses previlégios.

Conheço o sentimento :(.

Ainda ia ai tomar um café mas eras preso por deixares o local de trabalho. [8)]

Olha vai-te divertindo com a nossa tolices.
:D

Porra pá !!

Isso nem na tropa tinhamos esses previlégios.

Conheço o sentimento :(.

Ainda ia ai tomar um café mas eras preso por deixares o local de trabalho. [8)]

Pois na FAP, era bem bom, tinha mais dias de folga, mas tb trabalhava mais quando de serviço.

Mas tb havia menos material, por exemplo tenho aqui seis pc e só um é que esta avariado (bem bom, quando cá cheguei não havia pc's [8]), na fap só tinha um que raramente funcionava.

Já me doi a barriga de tanto rir :D ;).

Vê lá se não apanhas alguma indigestão! Senão depois nem a ADSE te vale! E sabes como é que é! Tem de ser começar a cortar nessas regalias! [:p]:D
E olha que os diazitos de hospitalização é a pagar não tarda... ;)

Vê lá se não apanhas alguma indigestão! Senão depois nem a ADSE te vale! E sabes como é que é! Tem de ser começar a cortar nessas regalias! [:p]:D
Não vale não, é que não tenho ADSE.

Não vale não, é que não tenho ADSE.

Então não foste á missa com o chefe ?

Não me digas que ele é da IURD? [8)]

:D :D

Vá, só tens de levar isto na desportiva e com um sorriso nos lábios.

;)

citação:Originalmente colocada por offpring

classe media= casa media ou apartamento pago,carro utilitario pago,pequena conta bancaria sempre disponivel,ordenado base mais comições acima da media.

Isso é classe média??? Então descobri agora que sou rico[}:)][}:)][}:)]

onde há muito disso é aqui em queluz ao pe do modelo bonjour!

eles chegam a deitar fora iogurtes ainda bons, vegetais ainda bons e coisas desse géneero para o lixo... e as pessoas vão ao caixote tirar essas coisas... chega a haver pancadaria

Back