O que é para vocês andar devagar ?

EscapeLivre

Well-known member
Ora, ir no AE vazio a 100 km/h ? A 70 km/h ?

Ir numa EN a 40 ( EN boa visibilidade obvio ).

Ou mesmo ir numa AE com algum transito embora fluido mas a 70...obrigando a manobras extras de pesados e carros lentos, consequente maior poluição e menor fluidez, diria.

E em localidade ? Aqui não há a questão de lento digamos, apenas acho devagar demais quando têm reacções muuuuito lentas tipo 3-15 dias a mudar de direcção, demorar 500m a atingir os 40 km/h, etc.

Tudo que for abaixo dos limites é andar devagar imo. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. Os limites já são baixíssimos na maior parte das estradas.

Tudo que for abaixo dos limites é andar devagar imo. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. Os limites já são baixíssimos na maior parte das estradas.
Sim, mas o que consideras " falta de respeito " ?
Se é que consideras.

Por ex por mim andar a 60 ou 70 com pouco trânsito é falta de respeito.

Ainda que o limite em AE seja 120 km/h, considero isso andar devagar. E atenção que o faço muitas vezes. Andar depressa diria que é acima dos 150 km/h. Isto tudo com piso seco e boas condições de visibilidade. A chover, andar acima dos 120 km/h já pode ser considerado andar depressa.

Fora das AE, depende muito. Há muitas zonas onde o limite é 50 m/h, mas eu acho que andar acima dos 30 ou 40 km/h já é andar demasiado depressa, seja porque tem muitos cruzamentos, muitas passadeiras, etc.

Nas nacionais a coisa já é mais complicada de dizer, pois há inúmeras variáveis. Há zonas onde andar acima dos 80 km/h é demasiado e outras onde se anda bem a 120, por exemplo.

Depende. Geralmente considero 120 na AE como 'devagar'... No entanto, a vir do último GP em Portimão, com kms de fila de carros + motas separados por meia dúzia de metros, a circular a 110 na direita e 120 na esquerda, achei extremamente alucinante, pior que conduzir a 250km/h [:D]

Eu 120 considero ajustado e concordo que 150+ já é depressa.

90 considero devagar. Faço-o no dia a dia no pequeno troço de AE onde ando mas varias vezes salto pa 95 / 105 para n empenar camiões ( 90 ) nem autocarros ( 100 ).
Devagar mas aceitável desde que n prejudique os pesados.

de 80 pa baixo acho excessivamente devagar.

Depende. Geralmente considero 120 na AE como 'devagar'... No entanto, a vir do último GP em Portimão, com kms de fila de carros + motas separados por meia dúzia de metros, a circular a 110 na direita e 120 na esquerda, achei extremamente alucinante, pior que conduzir a 250km/h [:D]
Esse é outro stress, por vezes via da direita parada e a malta no meio a 120...dass !

Ainda que o limite em AE seja 120 km/h, considero isso andar devagar. E atenção que o faço muitas vezes. Andar depressa diria que é acima dos 150 km/h. Isto tudo com piso seco e boas condições de visibilidade. A chover, andar acima dos 120 km/h já pode ser considerado andar depressa.

Fora das AE, depende muito. Há muitas zonas onde o limite é 50 m/h, mas eu acho que andar acima dos 30 ou 40 km/h já é andar demasiado depressa, seja porque tem muitos cruzamentos, muitas passadeiras, etc.

Nas nacionais a coisa já é mais complicada de dizer, pois há inúmeras variáveis. Há zonas onde andar acima dos 80 km/h é demasiado e outras onde se anda bem a 120, por exemplo.

Genericamente é isto.

Quanto ao que é "falta de respeito", acho que a velocidades em que os pesados têm que ultrapassar em AE é um perfeito disparate, ou seja alguém que num carro normal, por exemplo um Clio circule continuadamente a 80 ou 90 km/h na AE assusta-me um bocado.

Penso que será alguém que pode estar com um problema de saúde ou com os copos e que pode ter algum tipo de reacção imprevista.

Nas AE o limite mínimo para os ligeiros deveria ser 90 km/h

Em parte concordo.

Os limites deviam ser revistos, implementar limites dinâmicos. Mas também com isso implementar tolerância zero e multas mais pesadas a quem prevaricar. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. [;)]

Genericamente é isto.

Quanto ao que é "falta de respeito", acho que a velocidades em que os pesados têm que ultrapassar em AE é um perfeito disparate, ou seja alguém que num carro normal, por exemplo um Clio circule continuadamente a 80 ou 90 km/h na AE assusta-me um bocado.

Penso que será alguém que pode estar com um problema de saúde ou com os copos e que pode ter algum tipo de reacção imprevista.

Nas AE o limite mínimo para os ligeiros deveria ser 90 km/h
Nem 8 nem 80, imagina eu ando diversas vezes a 90 / 100 mas tb falamos da A1 nos primeiros 10 / 20 km ou seja ha sempre algum transito, andar a 120 implica andar constantemente a travar e etc.

Mas como te digo, se tiver espaço, vou a 90 e tal e se vier um BUS passo pa 105, na óptica de poupança.

Se fosse pa fazer 100 KM de AE iria a 110 / 130 e nunca 90.

Nem 8 nem 80, imagina eu ando diversas vezes a 90 / 100 mas tb falamos da A1 nos primeiros 10 / 20 km ou seja ha sempre algum transito, andar a 120 implica andar constantemente a travar e etc.

Mas como te digo, se tiver espaço, vou a 90 e tal e se vier um BUS passo pa 105, na óptica de poupança.

Se fosse pa fazer 100 KM de AE iria a 110 / 130 e nunca 90.

A utilização destas vias não pode ser com base no teu comportamento ou no meu, deve ser de forma a que os coisas funcionam bem.

Se alguém a todo o custo quer ir muito devagar porque acha que assim consome menos, é um problema dele, mas passa a ser também dos outros se isso configurar mais risco de acidente ou atrapalhar o trânsito.

Daí a necessidade de algum equilíbrio e achar que para um ligeiro os 90 deveriam ser o mínimo, se não tiver condições para andar a isso (carro ou condutor), falamos de uma bomba relógio.

Claro que isto não significa que alguém que não sabe conduzir e vai a perder velocidade numa subida de AE e vá aos 70 deva logo ser multado. [:D]

Sou franco, com as placas de limite de velocidade que vejo por aí já há muito que perdi a noção do que é andar devagar... 40kms/h como velocidade máxima para se passar por debaixo do Aqueduto das Águas Livres em segurança? Tá tudo doido? A essa velocidade até o carocha de 63 dá a sensação de estar parado!!

Last edited:
Como, no geral, já foi dito, andar devagar é andar abaixo dos limites concretos de cada via e respectivas condições de circulação, facto que se traduz, frequentemente, no andar a prejudicar a fluidez de cada via a cada momento! O princípio é este... (facto que é contraordenacionalmente punível mas que ninguém pune... eu nunca vi...)

Para mim é se está a empatar o resto do trânsito, mesmo que vá dentro dos limites, como o tipo que ontem entrou na A44 vindo da A29 e colocou-se logo na via da esquerda, estando a direita completamente livre...

E não se mexeu. Toda a gente teve que o ultrapassar pela direita.

Já várias vezes ia devagar em nacionais a apreciar a vista e quando via que estava a empatar alguém, encosto um pouco mais à direita e deixo passar...

A utilização destas vias não pode ser com base no teu comportamento ou no meu, deve ser de forma a que os coisas funcionam bem.

Se alguém a todo o custo quer ir muito devagar porque acha que assim consome menos, é um problema dele, mas passa a ser também dos outros se isso configurar mais risco de acidente ou atrapalhar o trânsito.

Daí a necessidade de algum equilíbrio e achar que para um ligeiro os 90 deveriam ser o mínimo, se não tiver condições para andar a isso (carro ou condutor), falamos de uma bomba relógio.

Claro que isto não significa que alguém que não sabe conduzir e vai a perder velocidade numa subida de AE e vá aos 70 deva logo ser multado. [:D]
Sim de acordo mas é aí que refiro que 90 é OK mas abaixo disso considero já algo absurdo.
E de 70 pa baixo nem comento, numa de ir em plano e sem grande transito pois claro.

Uma coisa que me faz mta especie é em localidades aquela malta que anda bueee devagarinho e sem reflexos nenhuns, topam-se logo à entrada das rotundas.

Diria que andar devagar é 130 em AE, uns 90-100 em EN e uns 50 em cidade.

Andar em 70 em AE como indicado no 1º post é - na minha opinião - um perigo, quer para o condutor, quer para os restantes utentes da via.

E isto depende das vias. Numa das minhas zonas preferidas (São pedro de Moel), há rectas enormes com bom piso e limite de 40. Já as fiz ao… triplo, sem sentir insegurança.

Last edited:
Pois a cena da insegurança é que por vezes nao a sentimos.

Achamos que vamos seguros a 200 mas aquilo de seguro em comparando com 120, não é nada.

Ir a 100 na AE é inseguro e tem que ser criminalizado, ir a 200 na AE é seguro e tem que ser legalizado.

Os limites superiores aqui são off-topic.

Mas da mesma forma que quando se vai a um "all you can eat" / rodizio, etc. não se tem que sair de lá mal disposto, ou comer 2 kg de carne. Com os limites superior é o mesmo se o limite for alto ou não houver limite, não significa que se tenha que andar muito depressa.

Back