o que é que pesa mais?

o que é que pesa mais?

• 1 kg de chumbo

Votes: 12 41.4%
  • 1 kg de algodão

Votes: 17 58.6%

• Total voters
    29
Muda a densidade.
O que o faz com que a força exercidida pela gravidade seja maior sobre o chumbo e o faça cair muito mais rapido que o algodão.

A força da gravidade é a mesma nos dois, o que varia é força provocada pela resistência do ar. Se a queda fosse realizada em vácuo, os dois caíram à mesma velocidade.

O peso é medido em Newtons, a massa de um objecto é que é medida em Kg.[;)]

O peso é a força que a gravidade exerce sobre um objecto, ou seja um objecto ao nivel do mar pesa mais que no cimo da Serra da Estrela.
A massa essa sim é constante seja aqui ou na Lua.
Quando te pões em cima de uma balança e dizes "eu peso X Kg" está errado o que estás a medir é a tua massa corporal e não eu peso.

O peso é igual aonde queres que estejas (ou não) sei que há certas partes do globo em que a aceleração gravítica é ligeiramente maior e noutras menor, sendo onde é maior os objectos pesam mais.
Agora quanto "mais alto estás" maior é a energia potencial gravítica, sendo que quanto maior for a "queda" de um objecto mais energia cinética ele ira ter.

varia conforme o caso estático ou dinâmico e as condições ambientais no caso estático.

E se eu comprimir o 1Kg de chumbo em folha até ficar com a espessura de uma folha de papel e me cair em cima da cabeça? [:blush:]

O Peso não é só a Força que a gravidade exerce sobre o objecto, mas também a Massa entra na formula,

P = m * g

a massa se não estou em erro é calculada pela seguinte formula:

massa = volume * densidade

a massa vai ser igual tanto no chumbo como no algodão para dar o 1kg, mas a densidade de cada objecto é diferente, se a questão fosse a densidade, aí a resposta que nós tendemos a responder na pergunta do tópico estaria certa

quanto ao deixar cair o chumbo e o algodão no pé, como o algodão é menos denso, terá que ter um volume muito maior para chegar ao Kg, e aí o coeficiente de atrito já iria opor-se à aceleração da gravidade ... demorando mais tempo a cair no chão, causando um impacto menor

... digo eu ...

Last edited:
Agora quanto "mais alto estás" maior é a energia potencial gravítica, sendo que quanto maior for a "queda" de um objecto mais energia cinética ele ira ter.

Isso não é bem assim:

Tens um paraquedista que pesa 80Kg + 10Kg do paraquedas.
Tens um tipo que pesa 90Kg

Caem os dois do avião. À partida tem os 2 a mesma energia potencial a 1000 pés também e cúmulo: a 1 metro do chão têm a mesma energia potencial e o gajo sem para quedas fica esmagado eqt que o outro está pronto para outra.

Isto para ilustrar que em todos os casos devemos ter em conta todas as forças que actuam sobre o corpo.

E agora para partir a loiça:

Qual é que pesa mais:

Um carro ao sol ou o mesmo carro à sombra?

Last edited:
O peso é igual aonde queres que estejas (ou não) sei que há certas partes do globo em que a aceleração gravítica é ligeiramente maior e noutras menor, sendo onde é maior os objectos pesam mais.

Essa variação é aprox de 0.034m/s2 e normalmente é considerada desprezável. É maior nos pólos que na linha do equador.

Em relação à energia cinética é verdadeira se considerarmos condições ideais, porque um objecto em queda tem de vencer a força de atrito provocada pela resistência do ar e tende a manter uma velocidade de queda constante, mas sim, em condições ideais, quanto maior for a queda, mais energia cinética possui.

Muda a densidade.
O que o faz com que a força exercidida pela gravidade seja maior sobre o chumbo e o faça cair muito mais rapido que o algodão.

Temos aqui uma nova descoberta...

Porque dados dois corpos de massa m e M, a uma distância d entre si, esses dois corpos atraem-se mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos.

Esta lei não fala em densidade...

Mas claro, em ciência qualquer teoria pode ser desafiada!

Isso não é bem assim:

Caem os dois do avião. À partida tem os 2 a mesma energia potencial a 1000 pés também e cúmulo: a 1 metro do chão têm a mesma energia potencial e o gajo sem para quedas fica esmagado eqt que o outro está pronto para outra.

Isto para ilustrar que em todos os casos devemos ter em conta todas as forças que actuam sobre o corpo.

Qual é que pesa mais:

O ar quente é mais leve que o ar frio porque o ar frio é mais denso, logo no mesmo volume tem mais massa, por isso o carro à sombra pesa mais [:D]

O ar quente é mais leve que o ar frio porque o ar frio é mais denso, logo no mesmo volume tem mais massa, por isso o carro à sombra pesa mais [:D]

Está errado. Não tem nada a ver com termodinamica.

A explicação faz-se através da mecânica (aquele 1º capítulo da física logo no 10º ano...)[:D]

Está errado. Não tem nada a ver com termodinamica.

A explicação faz-se através da mecânica (aquele 1º capítulo da física logo no 10º ano...)[:D]

isso já foi à tanto tempo ... [:D]

mas já agora responde lá à pergunta e justifica [;)]

Isso não é bem assim:

Qual é que pesa mais:

Sim, mas eu considerei o mesmo "objecto" com as mesmas condiçoes mas apenas "lançados" de alturas diferentes.

o meu 12º ja foi há 3 ou 4 anos

Simplesmente porque os fotões exercem uma força no carro, força essa que é desprezável de tão insignificante

No entanto, ela existe e em rigor é mais uma força a actuar no carro o que faz com que em cima de uma balança com uma margem de erro brutalmente pequeno o carro pese mais ao sol.

Más notícias: essa balança não existe [:D]

Existem muitas experiências que provam que a luz pode mover objectos...

Eu também quero fazer uma pergunta cientifica[:D] [:D]

"Estava meio mundo a ter uma relação homosexual(por outras palavras: tava meio mundo a levar no **) e outro meio mundo a dançar numa discoteca..........

Qual era a musica q estava a passar??""[:D] [:D]

Back