O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por Nthor

Não tá mau, por cá, arrendar é proibitivo quase.

se achas 600 ou 700 euros barato para alugar uma casa pequenita (t1 ou T0)... para a tua familia (casal + 3 filhos) alugas por uns 1000-1200 e nao tens as áreas que tens aí...

agora vê lá que tipo de casa COMPRAVAS em Portugal por essa mensalidade!!!

citação:Originalmente colocada por Janus

citação:Originalmente colocada por Duro

O que eu vejo em Londres é que os bens essenciais são practicamente ao mesmo preço daqui, a comida idem, Electrodomesticos e tal idem, os a roupa idem....
O que é mais caro???
Manter um carro é carissimo, ir ao teatro, cinema ou qq evento cultural é caro, comprar casa é caro.
Sair à noite em Londres não é assim tão caro. Claro que depende dos sitios. Normalmente a entrada é paga, 5 libras pelo menos, de resto, uma pint 3 libras, um vodka 5 libras..... Não me parece muito mais caro que aqui.

1 libra nao é um euro. E a taxa de cambio normalmente nao é apresentada como as restantes....

;)

quantos euros custa essa cerveja!?

Nao faças como umas amigas minhas que só depois de andarem nas compras a pensar que era tudo uma pechincha é que viram o extracto do banco... [}:)] [}:)]

Sei muito bem que uma libra não é 1 euro.[:p]
100 euros=66,7 libras.
Foi este o cambio que me fizeram no banco;).
As coisas não são mais caras, ok, se considerares que num item de 200 euros 20 ou 25 euros a mais é uma grande diferenca...
Pelo menos foi o que eu notei. O preço é practicamente identico, comprei umas calças Hugo Boss 100 libras, já fui ver aqui o preço deles e ficaram-me 10 euros mais caras (mas aqui não há exactamente aquele modelo). Umas botas da Timberland 55 libras.....
Como "tenho" casa em Hammersmith, o jantar era sempre em casa (as refeições fora são caras e normalmente más, as boas são mais que carissimas[}:)], mas um supermenu BigMac custa 3,88 libras, aqui custa 4,5 euros) e fui algumas vezes ao supermercado fazer compras e os preços não são assim tão diferentes.
;)

faz uma experiência, por uma semana faz o mesmo estilo de vida que fazes em Portugal, com as mesmas saídas à noite, as mesmas refeiçoes fora, os mesmos kms no mesmo carro, etc, etc.

Depois compara o que gastaste nisso e o que gastarias em Portugal. Ficas com uma ideia do que precisas ganhar para manter o mesmo nível de vida.

Isso não é razoavél. Eu ganho em Euros e ganho menos que eles[:p][:p]

ah entao... mas a diferença nao era pouca?!!? [8D]

Convençam-se que a malta vem dos países nordicos viver e passar férias em Portugal porque apesar de tudo o custo de vida ainda é bem mais baixo do que lá.

Que seja muito alto para um português médio é outra conversa. Agora o que é certo é que nem tudo lá fora sao rosas e a vida nao se resume ao IA e preços de combustíveis.

;)

Convençam-se que a malta vem dos países nordicos viver e passar férias em Portugal porque apesar de tudo o custo de vida ainda é bem mais baixo do que lá.

Que seja muito alto para um português médio é outra conversa. Agora o que é certo é que nem tudo lá fora sao rosas e a vida nao se resume ao IA e preços de combustíveis.

;)
É pouca em certas coisas, é muita noutras. ;)
Vai lá ver o que eu escrevi em cima.
Mesmo sem pagar casa, numa semana voaram quase 1200 libras. É que as atracções turisticas são pagas e as compras apeteciveis[}:)][}:)].
Mas posso te dizer que comprei novidades para PS2 por menos 30 euros e para PSP por menos 20 euros.[:p] CDs bons a 5 libras são mato, ainda para mais edições que nem há cá. E que tal o Scary movie 4 por 15 libras? Ou o V for vendetta? E filmes que ainda cá não chegaram a DVD lá estarem em promoção estilo 20 Libras 3? Ou seriam 20 Libras 4?
Que mais se pode querer? Hein Hein?[}:)] E instrumentos musicais ao mesmo preço? Sendo que eles ganham bem mais?[}:)]

Tudo o que é serviços, em Portugal é muito mais barato.

Por isso, vir passar umas temporadas em Portugal e comer e a beber que nem uns desalmados, compensa.

No que respeita a produtos, fora da Portugal, a qualidade é maior e o preço tem tendência a ser menor, dada a dimensão do mercado.

;)
É pouca em certas coisas, é muita noutras. ;)
Vai lá ver o que eu escrevi em cima.
Mesmo sem pagar casa, numa semana voaram quase 1200 libras. É que as atracções turisticas são pagas e as compras apeteciveis[}:)][}:)].
Mas posso te dizer que comprei novidades para PS2 por menos 30 euros e para PSP por menos 20 euros.[:p] CDs bons a 5 libras são mato, ainda para mais edições que nem há cá. E que tal o Scary movie 4 por 15 libras? Ou o V for vendetta? E filmes que ainda cá não chegaram a DVD lá estarem em promoção estilo 20 Libras 3? Ou seriam 20 Libras 4?
Que mais se pode querer? Hein Hein?[}:)] E instrumentos musicais ao mesmo preço? Sendo que eles ganham bem mais?[}:)]

Eu sei o que escreveste e tens razao nalgumas coisas. Mas viver num sítio nao é o mesmo que visitar um sítio. Numas coisas sai mais caro viver, noutras visitar.

Agora no geral e comparando com a Europa Ocidental o custo de vida em Portugal é mais baixo. Que ganhamos pouco dinheiro já é outra historia.

Claro que viver em Londres é no global bem mais caro que viver no Porto ou em Lisboa, mas: A diferença não é tão grande como se julga e eles ganham bem mais que nós.
Convém também não esquecer que Londres é a cidade mais cara da Europa.

Eu tambem acho que nao se pode comparar so capitais.

Vocem falam de Paris, Londres e Barcelona/Madrid. Eu acho que é obvio.

Toda as pessoas que eram de Arouca (terra da minha mae) emigraram (falamos de centenas e pode chegar aos milhares os que emigraram (anos 60/70) e olha que nao voltaram.

So vem ca em Agosto e criam la os filhos. So que claro falo de Lyon e outras zonas.

Ai amigos nao e o cenario que se retrata aqui. E os paises nao e so as capitais.

(...)Que ganhamos pouco dinheiro já é outra historia.

Não estejas a confundir as coisas, um ordenado médio em Portugal os tais 600/700€ não dá para viver em Espanha ou em Inglaterra, quanto muito dará para sobreviver muito mal.

Apesar de lá fora haver um custo de vida mais baixo, pq o valor dos bens de consumo é mais baixo, mesmo a educação, a saude são mais baratas que cá onde são "tendencialmente gratuitos".

Claro que ninguem no seu perfeito juizo vai trabalhar para fora para ter mais dinheiro para ir a bares e jantar fora todos os dias, mal a mal, uma vez por mês.

citação:Originalmente colocada por JDEM

citação:Originalmente colocada por Lostfan

Os gastos sao sempre proporcionais aos ganhos, Aqui em casa a média de vencimentos (Eu e a minha esposa) ronda os 12.500 Euros (10 mil meus + 2500 da Maria) euros liquidos mes, nao pago renda de casa nem prestaçoes de carros, mas o dinheiro acaba sempre por ir para qq lado, Agua, Luaz Gas e um pequeno balurdio, jantares, Gasolina Compras depois há os nossos pequenos luxos, e obsessoes. Mas atençao trabalho por conta própria e podia auferir talvez o ordenado minimo, nao o faço por escolha própria, nunca ninguem me vai bater a porta a pedir satisfaçoes do que tenho, posso estar errado mas na minha empresa tudo é declarado e transparente como água, e fazendo tudo certinho consigo ter umas margens porreiras, sinceramente se todas as empresas fossem transparentes neste aspecto de certeza que o pais nao estava na crise em que está mas isso e outro assunto
~

Somos uns felizardos hehehe tb estou no máx do escalão do IRS;)

Continuo a dizer que o melhor de tudo é fazer extravagâncias e no fim do mês não fazer contas!

Eu nao tenho problema nenhum de estar no escalao que estou e admito que me da um certo gozo ter de pagar o que pago, mas tambem nao sou parvo, os beneficios fiscais que existem, e que sao legitimos sao de aproveitar sempre

Abraço

Resumindo e baralhando, em Portugal ganha-se Muito Mal na generalidade.

Infelizmente como já foi descrito numas páginas atrás até há licenciados a ganhar 500€ liquidos por més e estão contentes por não estarem desempregados. é lamentável esta sitação.

Depois há muitas outras milhares de pessoas que ganham 600/700€ e obviamente que acomodam-se(legitimamente) porque não há esperança de poderem ganhar mais noutro local.

Depois existem outros segmentos, em que felizmente alguns milhares se encaixam, que é o nivel dos 1000/1200€ mês e que permite uma vida melhorzita, mas ainda assim insuficiente para praticar um estilo de vida prazeroso, com enorme folego financeiro.

Por fim existem felizmente uns quantos a ganhar entre 2000/10000€ mês onde obviamente e souberem gerir, podem ter uma vida feliz, pelo menos a nivel material...

Agora é inegável que o dinheiro é importantissimo;)

É como tudo, Portugal tem mtas coisas boas, a má é mesmo os ordenados. É algo que se tem de viver com.

A questão mesmo é que cá ganho 1500€ liquidos quando lá fora ganho 7000€ liquidos, ou seja é uma grande diferença.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por cuica

Em Espanha os seguros, as casas, etc. sao mais caros...por exemplo.

Ha muito pessoal iludido com o estrangeiro...
Um colega meu é filho de emigrantes e trabalhava em frança e recebia 1800€, vivia num t0 com uma cama daquelas q saem da parede e diz q aqui, apesar de ganhar menos e ter um credito de um apartamento, vive mais folgado!
Ganha menos de €1800, paga uma prestação de casa (quanto?) e vive mais folgado (é casado, tem filhos, quantos, tem carro/s, quais, quanto paga por mês de consumíveis...)? Bem, "ou tem pais ricos...";)

nao é dificil, se vivesse em Paris pelo aluguer do T0 poderia pagar facilmente uns 900 euros, senao mais.Luz, água, comida, roupa...

refeiçoes fora e outros tipos de serviço?!?! Mais caro que Portugal sem dúvida nenhuma. Umas saídas à noite... uma pipa de massa

Gasolina?! se nao for pelo menos ao mesmo preço fico surpreendido

e por aí fora.

Os 1800 que em termos absolutos parecem uma boa quantia vao-se embora mais rápido lá que em Portugal e disso nao tenho nenhum tipo de dúvida.

Um grande amigo que trabalha na área das Telecoms em Paris vive no bairro dos artistas (super central) e paga 2.000€ por T1 micro.

Tenho outro amigo meu que trabalha na área financeira na City em Londres e com 5.000€ líquidos faz uma vida sem grandes luxos... é que o nível de vida lá é muitooooo superior!

Dou outro exemplo no ano passado fui visitar uns familiares a NY e um apartamento com 60m2 (T2) na 5ª Av. custava 3.000 USD...[:0]:(

Mas uma professora nos states de uma escola privada ganha 150/200.000USD ano :D
O que eu vejo em Londres é que os bens essenciais são practicamente ao mesmo preço daqui, a comida idem, Electrodomesticos e tal idem, os a roupa idem....
O que é mais caro???
Manter um carro é carissimo, ir ao teatro, cinema ou qq evento cultural é caro, comprar casa é caro.
Sair à noite em Londres não é assim tão caro. Claro que depende dos sitios. Normalmente a entrada é paga, 5 libras pelo menos, de resto, uma pint 3 libras, um vodka 5 libras..... Não me parece muito mais caro que aqui.

Tá bem abelha!
Londres não é mais cara que Lisboa??
Mais uma vez para sobreviver ou viver??? Não há nada mais barato em Londres que em Lx, a começar logo pelas casas que rondam 2 a 3 vezes o preço das casa em Lx, transportes caríssimos, jantares fora é a doer, teres carro em Londres é um verdadeiro LUXO, não pelo preço dos carros ou da gasolina, mas sim pelo estacionamento, etc etc. Bens de 1ª necessidade? Mais baratos ou ao preço de Lisboa (nem falo Portugal)?? Not even in your wildest dreams![|)]

Queres vir tentar convencer todos os outros users que é baratinha a vida em Londres? Quanto a ti não sei mas eu já estive 5 vezes em Londres a última em Março.

Volto-te a dizer um amigo meu ganha 5.000€ em Londres e faz uma vida sem grandes luxos... digamos o mesmo que faria aqui com 2.000€

Mas penso que o melhor para viver tvz fosse a Suiça, pena os Suiços mesmo, são a coisinha mais... enfim. Mas um motorista de autocarro chega a ganhar 45.000€ brutos/ano... façam as continhas! A vida lá é que é mesmo cara, em especial (claro ) na cidade como Genebra ou Zurique

citação:Originalmente colocada por Nthor

(...)Que ganhamos pouco dinheiro já é outra historia.

Não estejas a confundir as coisas, um ordenado médio em Portugal os tais 600/700€ não dá para viver em Espanha ou em Inglaterra, quanto muito dará para sobreviver muito mal.

Apesar de lá fora haver um custo de vida mais baixo, pq o valor dos bens de consumo é mais baixo, mesmo a educação, a saude são mais baratas que cá onde são "tendencialmente gratuitos".

Claro que ninguem no seu perfeito juizo vai trabalhar para fora para ter mais dinheiro para ir a bares e jantar fora todos os dias, mal a mal, uma vez por mês.

entao mas o que tu e outros dizem nao é que em Espanha é tudo mais barato que em Portugal e ainda se ganha mais!??!

Apenas tento demonstrar que nao é bem assim. Ganha-se em média mais mas também se gasta bem mais...

ah e comparamos capitais com capitais, porque é o tem sentido. Nao vou comparar uma terrinha perdida nao sei onde com Lisboa ou com Madrid.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por cuica

Em Espanha os seguros, as casas, etc. sao mais caros...por exemplo.

Ha muito pessoal iludido com o estrangeiro...
Um colega meu é filho de emigrantes e trabalhava em frança e recebia 1800€, vivia num t0 com uma cama daquelas q saem da parede e diz q aqui, apesar de ganhar menos e ter um credito de um apartamento, vive mais folgado!
Ganha menos de €1800, paga uma prestação de casa (quanto?) e vive mais folgado (é casado, tem filhos, quantos, tem carro/s, quais, quanto paga por mês de consumíveis...)? Bem, "ou tem pais ricos...";)

nao é dificil, se vivesse em Paris pelo aluguer do T0 poderia pagar facilmente uns 900 euros, senao mais.Luz, água, comida, roupa...

refeiçoes fora e outros tipos de serviço?!?! Mais caro que Portugal sem dúvida nenhuma. Umas saídas à noite... uma pipa de massa

Gasolina?! se nao for pelo menos ao mesmo preço fico surpreendido

e por aí fora.

Os 1800 que em termos absolutos parecem uma boa quantia vao-se embora mais rápido lá que em Portugal e disso nao tenho nenhum tipo de dúvida.

Um grande amigo que trabalha na área das Telecoms em Paris vive no bairro dos artistas (super central) e paga 2.000€ por T1 micro.

Tenho outro amigo meu que trabalha na área financeira na City em Londres e com 5.000€ líquidos faz uma vida sem grandes luxos... é que o nível de vida lá é muitooooo superior!

Dou outro exemplo no ano passado fui visitar uns familiares a NY e um apartamento com 60m2 (T2) na 5ª Av. custava 3.000 USD...[:0]:(

Mas uma professora nos states de uma escola privada ganha 150/200.000USD ano :D
O que é mais caro???

Tá bem abelha!
Londres não é mais cara que Lisboa??
Mais uma vez para sobreviver ou viver??? Não há nada mais barato em Londres que em Lx, a começar logo pelas casas que rondam 2 a 3 vezes o preço das casa em Lx, transportes caríssimos, jantares fora é a doer, teres carro em Londres é um verdadeiro LUXO, não pelo preço dos carros ou da gasolina, mas sim pelo estacionamento, etc etc. Bens de 1ª necessidade? Mais baratos ou ao preço de Lisboa (nem falo Portugal)?? Not even in your wildest dreams![|)]

Queres vir tentar convencer todos os outros users que é baratinha a vida em Londres? Quanto a ti não sei mas eu já estive 5 vezes em Londres a última em Março.

Volto-te a dizer um amigo meu ganha 5.000€ em Londres e faz uma vida sem grandes luxos... digamos o mesmo que faria aqui com 2.000€

Mas penso que o melhor para viver tvz fosse a Suiça, pena os Suiços mesmo, são a coisinha mais... enfim. Mas um motorista de autocarro chega a ganhar 45.000€ brutos/ano... façam as continhas! A vida lá é que é mesmo cara, em especial (claro ) na cidade como Genebra ou Zurique

Eu já estive 4Xs a última das quais a semana passada.
Vou fazer uma citação daquilo que escrevi, caso não tenhas lido:

"O que eu vejo em Londres é que os bens essenciais são practicamente ao mesmo preço daqui, a comida idem, Electrodomesticos e tal idem, os a roupa idem....
O que é mais caro???
Manter um carro é carissimo, ir ao teatro, cinema ou qq evento cultural é caro, comprar casa é caro."

Agora vou fazer daquilo que escreveste:

"Mais uma vez para sobreviver ou viver??? Não há nada mais barato em Londres que em Lx, a começar logo pelas casas que rondam 2 a 3 vezes o preço das casa em Lx, transportes caríssimos, jantares fora é a doer, teres carro em Londres é um verdadeiro LUXO, não pelo preço dos carros ou da gasolina, mas sim pelo estacionamento, etc etc. Bens de 1ª necessidade? Mais baratos ou ao preço de Lisboa (nem falo Portugal)?? Not even in your wildest dreams![|)]"

Não vejo muitas diferenças. Mas adiante. Ninguém disse que era mais barato vivar em Londres. Até disse noutro post que no global era bem mais caro viver em Londres que em Lisboa.
No entanto e nem nos teus sonhos mais selvagens ir a um supermercado, comprar roupa seja de que marca for, electrodomesticos, ou artigo de lazer como CDs, DVDs ou jogos de PC e consolas será mais caro. Aliás, DVDs, CDs etc... São mais baratos por um simples motivo, a taxa de IVA é bem inferior.
E volto a repetir, umas calças Hugo Boss, que comprei um Regent Street, um pouco antes do Hamleys, ficaram 10 euros mais baratas que aqui. Não é sonho é realidade.
Foi umas quantas vezes ao supermercado e também sei muito bem o que gastei.
Claro que o colega poderá ser picuinhas ao achar que num pacote de leite 50 Cent de diferença por litro é uma diferença abismas.
Ou que 20 Cent num pacote de pringles é uma enormidade.
Ou que 1 euro de diferença num Menu Big Mac é uma fortuna.
Carro em Londres é caro de manter, primeiro os combustiveis, depois a taxa caso se queira entrar no centro, westminster, depois porque se não tiveres garagem pagas extra por um lugar na rua.
Portanto caro colega, mantenho o que disse, caso continue a dizer o contrário vou ter que pedir ao pessoal de lá que quando cá vier em Setembro me traga as facturas do supermercado.[}:)]

A única coisa que me escandalizou foi ter pago 7,5 euros por um Mufin e um sumo de laranja. Mas pelo menos ambos estavam divinais.[}:)]

EDIT: 25 libras por um passe semanal que me permite quantas viagens quiser no metro e autocarros para zona 1 e 2,para quem conhece Londres minimamente bem, (como é o teu caso não é?) sabe que muito poucas coisas "interessantes" ficam fora da zona 1 e 2 de transportes, não me parece nada demais. Claro que nessas 25 libras estavam incluidas a ida e volta de Heatrow.

Depois para alugar um Vectra 1.9 CDTI (120Cv), caixa aut, seguro total sem franquia, paguei 100 Libras, a isto juntaram-se 60 libras do GPS. Estes preços foram para 2 dias. Convém dizer que tive um desconto.

Parece-me que os transportes não são assim tão mais caros.
Aqui ficaria por quanto?

Eu com o meu ordenado em Lisboa vivo à grande! Em Londres, com o mesmo dinheiro, não ia viver à larga... pq a vida não feita só de bens essenciais.

Mas se o colega acha que as diferenças são mínimas entre as duas capitais, leve lá o triciclo, mas antes questione uma qualquer multinacional sobre a tabela de ajudas de custo por dia a atribuir nas diferentes capitais europeias.

citação:EDIT: 25 libras por um passe semanal que me permite quantas viagens quiser no metro e autocarros para zona 1 e 2,para quem conhece Londres minimamente bem, (como é o teu caso não é?) sabe que muito poucas coisas "interessantes" ficam fora da zona 1 e 2 de transportes, não me parece nada demais. Claro que nessas 25 libras estavam incluidas a ida e volta de Heatrow.

Depois para alugar um Vectra 1.9 CDTI (120Cv), caixa aut, seguro total sem franquia, paguei 100 Libras, a isto juntaram-se 60 libras do GPS. Estes preços foram para 2 dias. Convém dizer que tive um desconto.

Esses preços são muito baratos realmente, no entanto em Londres só uso o táxi a empresa paga, no entanto o Heathrow Express salvo erro custa 16GBP.

Quanto ao preço desse Vectra é realmente muito baixo, mesmo para paises como por ex. Alemanha, que tem das tarifas mais baixas da Europa.

Claro que viver em Londres é no global bem mais caro que viver no Porto ou em Lisboa, mas: A diferença não é tão grande como se julga e eles ganham bem mais que nós.
Convém também não esquecer que Londres é a cidade mais cara da Europa.

Qual é a parte que não é explicita??[8)]

Voltar
Superior