O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por Nthor

(...)Que ganhamos pouco dinheiro já é outra historia.

Não estejas a confundir as coisas, um ordenado médio em Portugal os tais 600/700€ não dá para viver em Espanha ou em Inglaterra, quanto muito dará para sobreviver muito mal.

Apesar de lá fora haver um custo de vida mais baixo, pq o valor dos bens de consumo é mais baixo, mesmo a educação, a saúde são mais baratas que cá onde são "tendencialmente gratuitos".

Claro que ninguém no seu perfeito juízo vai trabalhar para fora para ter mais dinheiro para ir a bares e jantar fora todos os dias, mal a mal, uma vez por mês.

entao mas o que tu e outros dizem nao é que em Espanha é tudo mais barato que em Portugal e ainda se ganha mais!??!
Quase tudo é, mais barato e atendendo ao valor dos vencimentos, acaba por compensar, principalmente para quem não tem família e tem a cabeça no lugar.

Apenas tento demonstrar que nao é bem assim. Ganha-se em média mais mas também se gasta bem mais...
Sim mas é como digo:

"Claro que ninguém no seu perfeito juízo vai trabalhar para fora para ter mais dinheiro para ir a bares e jantar fora todos os dias, mal a mal, uma vez por mês."

ah e comparamos capitais com capitais, porque é o tem sentido. Nao vou comparar uma terrinha perdida nao sei onde com Lisboa ou com Madrid.
Claro que as capitais tem um custo de vida mais alto, principalmente pq é onde se ganha melhor e o comercio aproveita-se disso, mas se compararmos países da U.E. com Portugal (principalmente os destinos históricos dos Portugueses) a diferença é enorme (compensadora e justa) em termos de salários.

Para quem acha que cá se ganha bem e se vive melhor (não para sabe, pq tem de fazer contas a vida todos os dias)

citação:Ucranianos deixam Portugal

Milhares de ucranianos estão a abandonar o nosso país. Os últimos números disponibilizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), já este mês, revelam uma redução de cerca de 24 mil imigrantes da Ucrânia face aos dados de Dezembro do ano passado, quando havia 67 mil titulares do estatuto de residência e de permanência.

A diferença de valores resulta do facto de o SEF ter passado a contabilizar apenas os pedidos de renovação de autorização de permanência – tendo ‘riscado’ das listas os imigrantes que não pediram essa renovação. Os números são agora mais rigorosos, uma vez que deixaram de incluir todos aqueles que saíram de Portugal.

A crise económica verificada no nosso país, em particular a forte quebra na construção civil, é a principal razão para a partida de milhares de ucranianos, segundo explicaram ao CM membros daquela comunidade. Alex Gryn e Alexei Gorbunov confirmam que vários amigos voltaram para casa. As razões apontadas passam por uma série de factores, quase todos de natureza económica. “A vida melhorou na Ucrânia” – resumem. Outro motivo para o regresso foi a Rússia ter facilitado a imigração de ucranianos. “É um país vizinho, as pessoas vão para lá trabalhar e podem ir a casa todos os meses, uma situação impossível para quem vive em Portugal”, explicou Alexei Gorbunov.

“O crescimento económico em Espanha e os melhores salários praticados em França e no Reino Unido ajudam também a explicar por que os ucranianos estão a abandonar Portugal”, acrescentou por sua vez, Alex Gryn.

Em França, nos últimos cinco anos, a imigração da Europa de Leste cresceu 37 por cento, totalizando hoje 250 mil pessoas. No Reino Unido, nos últimos dois anos chegaram mais de 600 mil imigrantes do Leste da Europa.

A burocracia necessária para obter a legalização no nosso país é outra das razões apontadas. A conclusão é que trabalhar nas obras ou nas limpezas já não atrai ucranianos.

Alex Gryn é um exemplo do êxito dos imigrantes ucranianos. Nasceu em Kiev, capital daquele país, em 1971. Licenciado em Economia, veio aos 30 anos para Portugal, onde durante dois anos trabalhou nas obras, como ladrilhador. Aos 35, é hoje subgerente do Paritate Banka, uma instituição financeira ucraniana com representação em Lisboa.

Casado, a separação da mulher que ficou na Ucrânia é o motivo pelo qual tem mais saudades do país natal. No futuro, Alex espera poder trazer a mulher para Portugal. Diz, no entanto, que essa é uma tarefa difícil porque gostava que ela obtivesse no nosso país um emprego compatível com a sua profissão de economista. Ao contrário de milhares de compatriotas, para já, não espera regressar.

A EXCEPÇÃO MOLDAVA

Padre da Igreja Ortodoxa em Portugal, Alexandre Bonito reconhece que a comunidade do Leste da Europa já foi mais numerosa. A única excepção, diz, é a Moldávia, país em que a maioria da população é ortodoxa e que conta com uma comunidade de cerca de 15 mil pessoas em Portugal.

“Creio que as dificuldades económicas em países como a Roménia, Bulgária, Ucrânia e Rússia hoje são menores, pelo que muitos imigrantes optaram por regressar a casa”, diz Alexandre Bonito, ressalvando que “esta partida não pode ser vista como resultado de má aceitação pelos portugueses”.

"SOMOS BEM-VINDOS"

Alexei Gorbunov, de 30 anos, chegou ao nosso país há seis. Licenciado em Economia, arranjou o primeiro trabalho na construção civil. “Aconteceu-me o que se passa com a maioria dos meus compatriotas, tive uma profissão que nada tinha a ver com o meu curso.”

Alexei mudou, entretanto, de emprego. Hoje, trabalha numa empresa de comércio de perfumes onde é responsável pela gestão e inventário de produtos. Solteiro, diz que, por enquanto, não pensa regressar. “Os portugueses são simpáticos. Já vivi na Alemanha nove anos, no tempo da União Soviética, quando o meu pai era militar, e sei ver que os portugueses são mais comunicativos. Somos bem-vindos em Portugal.”

IMIGRAÇÃO EM NÚMEROS

418 mil imigrantes vivem legalmente em Portugal. Menos 42 mil do que em Dezembro passado. É o valor mais baixo desde 2002.

68 mil cabo-verdianos vivem no nosso país. Mais três mil do que o número previsto antes do estudo de renovação do SEF.

64 mil brasileiros. Anterior estimativa indicava 75 mil – ou seja, 11 mil dos inscritos no SEF deixaram Portugal.

43 mil ucranianos. Número que representa uma quebra de 24 mil pessoas face à última contagem.

34 mil angolanos. Também são menos dois mil do que o valor obtido antes da contagem das renovações de permanência.

25 mil provenientes da Guiné--Bissau. Comunidade cujo número permanece estável desde há quatro anos.

18 mil habitantes do Reino Unido, a maior comunidade da União Europeia. Mais de 11 mil vivem no Algarve, muitos reformados.

16 mil espanhóis vivem no nosso país. Perto de nove mil habitam no distrito de Lisboa. São na maioria profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros.

15 mil provenientes da Moldávia. É dos países da Europa de Leste a única comunidade que cresceu nos últimos dois anos.
João Saramago

@ http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=212775&idselect=10&idCanal=10&p=200

Em Espanha numa saida à noite gasto menos que em Portugal exactamente no mesmo cesto de compras.
Em alimentação gasto mais em Espanha.
Em roupa tambem.
De uma forma geral para se ter um mesmo nivel de vida que um Espanhol têm de se ganhar pelo menos mais 20% que um Portugues. É essa a diferença.

Alguém me sabe dizer quanto será um bom ordenado em Zurich para um Engº Informático com 2 anos de experiencia? Valor bruto.

Perdoem-me o Off-topic

citação:Originalmente colocada por jeff

Em Espanha numa saida à noite gasto menos que em Portugal exactamente no mesmo cesto de compras.
Em roupa tambem.
De uma forma geral para se ter um mesmo nivel de vida que um Espanhol têm de se ganhar pelo menos mais 20% que um Portugues. É essa a diferença.

No geral estou de acordo, apenas na saída à noite depende muito. Os jantares sao em geral mais caros mas depois disso uma noite de copos tem preços bastante aceitáveis...

citação:Originalmente colocada por JDEM

Janus,

Muito honestamente não faço a mais ponta de ideia quanto custa 1 litro de leite (ou outro bem de 1ª necessidade) em Portugal ou outro pais qualquer, no supermercado compro o que quero, pago e pronto.
Quanto a transportes é outra, se me falares de preços de bilhetes de avião respondo-te, de transportes públicos... esquece.

Da minha experiência pessoal é que Londres é efectivamente muito cara, e quando vou em trabalho tenho sempre que levar mais pocket money do que qq outra capital europeia. Lembro-me ainda dos valores das casas, exorbitantes. O comboio lá tb é puxadote.

Quem sabe se um dia não bebemos uma pint num qq pub por lá... mas pagas tu ;)) j/k

Mas eu digo-te: se for leite do dia pingo doce :D custa algo como 0.58€ pelo menos da ultima vez que olhei para o preço [:p]

O custo de vida subiu muito em Portugal nos últimos tempos!

Acredito que neste momento seja mesmo fundamental um casal ter pelo menos 1750€ liquidos por mês para ter uma vida de nível baixo, mas digno!

Acho q se pode tirar uma conclusão simples disto tudo, se é q ainda ninguém a tirou, a cidade onde vivemos ( no nosso país) pode e faz toda a diferença.
Normalmente a maior despesa de qquer pessoa ou familia é a a casa, e os preços destas variam mto de sitio para sitio.

citação:Originalmente colocada por jeff

Em roupa tambem.

No geral estou de acordo, apenas na saída à noite depende muito. Os jantares sao em geral mais caros mas depois disso uma noite de copos tem preços bastante aceitáveis...

claro que são mais caros eles não jantam fizeram de preposito para ti:D:D tudo o resto é mais barato;)

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Então afinal onde é que ficamos?

2.000€ LIMPOS (por cabeça) é um bom ordenado.

Mas para viver bem e sem preocupações convém duplicar esse valor.
Sim, no mínimo dos mínimos, por cabeça, e num casal com um filho!

Ou seja tudo o que seja menos de €3500 a €4000 por mês para um casal com um filho, dois no máximo, com casa própria, dois carros, algumas estravagâncias (alguns passeios, férias e outros que também fazem parte da vida) começam a ser valores baixos, pois aqueles são os mínimos aceitáveis nos dias de hoje, atendendo ao custo de vida e à respectiva evolução prevista!

Menos do que isso é viver abaixo das condições dignas para qualquer família, sobretudo se viver nos grandes centros urbanos ou nas respectivas periferias!

Nas zonas rurais a conversa é outra...

Definição de um bom ordenado: aquele que tu achas que é demais para o que de facto fazes e o patrão acha que até és mal pago para o que fazes.

Ou seja: não há! ;)

Entaõ afinal onde é que ficamos?

Ganhar 2000euros limpos por mes, 14 meses por ano a trabalhar 8horas de 2ªa 6ª , não são mtos portugueses que o ganham...nem mtas empresas que o pagam...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Então afinal onde é que ficamos?

Sim, no mínimo dos mínimos, por cabeça, e num casal com um filho!

Ou seja tudo o que seja menos de €3500 a €4000 por mês para um casal com um filho, dois no máximo, com casa própria, dois carros, algumas estravagâncias (alguns passeios, férias e outros que também fazem parte da vida) começam a ser valores baixos, pois aqueles são os mínimos aceitáveis nos dias de hoje, atendendo ao custo de vida e à respectiva evolução prevista!

Menos do que isso é viver abaixo das condições dignas para qualquer família, sobretudo se viver nos grandes centros urbanos ou nas respectivas periferias!

Nas zonas rurais a conversa é outra...

Em PT qtos casais se podem dar a esse luxo de ganhar 4000€ ? (certamente muitos, mas comparando com a média da população)........

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Ganhar 2000euros limpos por mes, 14 meses por ano a trabalhar 8horas de 2ªa 6ª , não são mtos portugueses que o ganham...nem mtas empresas que o pagam...

Já nem estava a pensar em 14 meses... Pq há muitos que como eu recebem pouco e a recibos verdes... Ou seja 12 meses por ano.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Já nem estava a pensar em 14 meses... Pq há muitos que como eu recebem pouco e a recibos verdes... Ou seja 12 meses por ano.
Ou seja, faltam-te dois meses por ano!;)

Voltar
Superior