O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Acho que estás a pensar bem.

De qq forma podes já ficar a saber que a região norte tem muito mais empregabilidade para engºs mecânicos do que LX. Por isso é até mais vulgar os de LX rumarem a norte do que o contrário.

Ainda há pouco tempo o meu cunhado recrutou um eng. mecânico do Norte. [:D]

Há por aqui peritos em avaliação imobiliária que trabalhem ou não em consultoras?

Como são pagos estes profissionais?Quais as condições que normalmente são negociadas/adquiridas?

Pergunto isto porque existe a possibilidade de encarar este ramo do sector da construção e imobiliário de forma mais séria do que encarava há uns tempos...(a minha tese de mestrado a isso conduziu...)

É o meu ramo.

Sou promotor imobiliáio e intervenho no design, concepção e avaliação dos apartamentos que a minha empresa vende (falamos de 27 construções) e dos que investe. É um ramo aliciante, extremamente trabalhoso! Infelizmente trabalho sempre aos sábados ou domingos e feriados :( , melhor dizendo trabalho sempre 6 dias por semana, mesmo que tenha feriados pelo meio...!

A recompensa é variável, mas umas condições razoáveis são pelo menos:

Carro de empresa, gasóleo, telemóvel para uso total e 1000€ liquidos de média! [;)]

PS: Lido com avaliadores imobiliários diariamente (apelidados de engenheiros, alguns não são) e trocamos impressões e não é fora do comum ganhos na ordem dos 1500/2000€ mês :)

É o meu ramo.

Sou promotor imobiliáio e intervenho no design, concepção e avaliação dos apartamentos que a minha empresa vende (falamos de 27 construções) e dos que investe. É um ramo aliciante, extremamente trabalhoso! Infelizmente trabalho sempre aos sábados ou domingos e feriados :( , melhor dizendo trabalho sempre 6 dias por semana, mesmo que tenha feriados pelo meio...!

A recompensa é variável, mas umas condições razoáveis são pelo menos:

Carro de empresa, gasóleo, telemóvel para uso total e 1000€ liquidos de média! [;)]

PS: Lido com avaliadores imobiliários diariamente (apelidados de engenheiros, alguns não são) e trocamos impressões e não é fora do comum ganhos na ordem dos 1500/2000€ mês :)

Obrigado pela partilha.[;)] É que mais cedo ou mais tarde tenho de me decidir...ou sigo por aí (avaliação imobiliaria) ou vou pá obra enfiar as botas de biqueira de aço, que apesar de ser compensador financeiramente tambem tem as suas desvantagens...

1000€ já é bom para se viver decentemente. Mas como já foi dito aqui, também isso vai ao ar se se exagerar nos gastos. Agora salários de 500€ não dão para nada hoje em dia e há quem viva com menos que isso.
Exacto, mas há quem ache que pagar um vencimento decente é mau, coisa de estrema esquerda.

O valor real de um salário varia de acordo com a região do país e com os padrões de consumo de cada um. Portanto não faz muito sentido definir um bom salário em termos absolutos.
Um bom salário deve definir-se, não pelo que consegue comprar, mas sim pelo que sobra depois das compras. Ou seja, define-se pela taxa de poupança.
Dito de outro modo, um bom salário é aquele que, uma vez satisfeitas as necessidades de consumo que o seu detentor considera necessárias ao seu conforto, permite ainda poupar pelo menos 20% desse salário. Quem conseguir fazer isto tem um bom salário.

Bem acabo o curso daqui a 2 semanas mas já comecei a trabalhar.. Nem vos digo o meu salário para não gozarem [:D] É mesmo baixo, mas a empresa e função upa upa.. No fim do estágio pode ser que continue lá!!!
É a vida, deixa lá que o meu tambem é baixo e ainda por cima não me pagam o subsidio de alimentação será que é obrigado a pagar ?

Seja como for, actualmente do modo como a economia se encontra e para se poder ter acesso a um apartamento razoavel, um bom carro e uma vida decente um ordenado médio na ordem dos 1500€ é o mínimo ideal :)

Mas Engine desculpa insistir. Também é a tua função avaliação imobiliaria? Mas para a tua empresa certo? Não lidas com o crédito imobiliário com os bancos...

Seja como for, actualmente do modo como a economia se encontra e para se poder ter acesso a um apartamento razoavel, um bom carro e uma vida decente um ordenado médio na ordem dos 1500€ é o mínimo ideal :)

Achas? Na minha opiniao nao sei se sera suficiente...a não ser que vivas com alguém que ganhe o mesmo. Depende da casa, do carro, claro mas tirando uns 600 para a casa mais uns 300 para o carro, com gasolina, contas, comida... O melhor era mesmo ganhar 50 000 e pronto lolol

E a verdade é q mesmo q ganhássemos isso haviamos de arranjar maneira de o gastar todo também... lol

Achas? Na minha opiniao nao sei se sera suficiente...a não ser que vivas com alguém que ganhe o mesmo. Depende da casa, do carro, claro mas tirando uns 600 para a casa mais uns 300 para o carro, com gasolina, contas, comida... O melhor era mesmo ganhar 50 000 e pronto lolol

E a verdade é q mesmo q ganhássemos isso haviamos de arranjar maneira de o gastar todo também... lol

Tomara muitos agregados familiares terem esse rendimento mensal liquido. É óbvio que 5000€ mensais é bem melhor que 1500€, mas este valor é bem melhor do que o SMN, ou pouco mais como muita gente ganha. Por outro lado, atendendo a que hoje em dia muito licenciado ganha algo em torno dos 1000€, os 1500€ já é bem aceitável.

No fundo, tudo depende da forma como cada um governa o seu orçamento pois com uma casa e carro de valores condicentes com esse salário, dá para ter uns meses descansados, sem grandes sobressaltos.

Tomara muitos agregados familiares terem esse rendimento mensal liquido. É óbvio que 5000€ mensais é bem melhor que 1500€, mas este valor é bem melhor do que o SMN, ou pouco mais como muita gente ganha. Por outro lado, atendendo a que hoje em dia muito licenciado ganha algo em torno dos 1000€, os 1500€ já é bem aceitável.

No fundo, tudo depende da forma como cada um governa o seu orçamento pois com uma casa e carro de valores condicentes com esse salário, dá para ter uns meses descansados, sem grandes sobressaltos.

É sim uma questão de gestão, de objectivos e expectativas mas na minha opinião, 1500 para toda uma familia não deixa grandes margens para aqueles "extras" do básico e o meu mínimo ideal contempla esses "extras", senão deixaria de ser ideal... lol

Atenção que quando eu referi os 1500€, foi como um salário de uma parte!

Como bem sabemos por vezes num casal, há um membro que ganha 1500€ e o outro ganha 500€, por isso e individualizando, cada pessoa deveria ganhar 1500€ para ter uma vida decente!

Mas Engine desculpa insistir. Também é a tua função avaliação imobiliaria? Mas para a tua empresa certo? Não lidas com o crédito imobiliário com os bancos...

Caro AMGfan,

Lido diariamente com o crédito imobiliário de todos os bancos e tenho noções bastante extensas sobre crédito e todos os passos inerentes ao mesmo [;)]

As avaliações com os Engenheiros dos bancos são sempre representadas pelo meu chefe de vendas.

Os avaliadores dos bancos (normalmente designados como Engenheiros) tb os conheço bem e ganham bem, normalmente entre os 1500 e os 2000€ limpos [;)] mas são normalmente pessoas com muitos anos de experiência!

Conheço de perto um casal sem filhos que vive com 1900€/mês e sem cometer loucuras não poupa mais que 300€ /mês ( e não é todos os meses )

Vive em lisboa, e só em despesas básicas ( 650 casa / 200 carro / agua / luz / gas / comida / combustivel ) parece que têm uma média de 1300/1400 €...

Já estive com eles a fazer contas e garanto-vos que não fazem luxos tipo almoçar fora, e jantares aqui e ali...

Está a ficar muito duro...

Conheço de perto um casal sem filhos que vive com 1900€/mês e sem cometer loucuras não poupa mais que 300€ /mês ( e não é todos os meses )

Vive em lisboa, e só em despesas básicas ( 650 casa / 200 carro / agua / luz / gas / comida / combustivel ) parece que têm uma média de 1300/1400 €...

Já estive com eles a fazer contas e garanto-vos que não fazem luxos tipo almoçar fora, e jantares aqui e ali...

Está a ficar muito duro...

A perda de poder de compra dos portugueses nos últimos anos é notória. Não é tanto por efeito da inflação, que tem sido relativamente razoável, mas sim porque os salários não têm subido. Os aumentos anuais (para quem os tem) são sistematicamente abaixo da dita inflação.
Dizem que o nosso problema é a falta de produtividade. É verdade. Mas apesar de tudo temos tido ganhos de produtividade, mas eles não se têm traduzido em melhores salários. Isto é, aliás, uma tendência global a nível das economias ocidentais. O peso da remuneração do trabalho tem perdido terreno face à remuneração do capital. Por outras palavras, os ganhos de produtividade têm sido apropriados essencialmente pelas empresas e não pelos trabalhadores.

O que é um bom salário?

Hoje em dia... com o custo de vida associado a uma vida normal, quanto é que devemos ganhar para estarmos descansados?
Hoje em dia um bom salário anda entre os 2000 e os 5000 euros.

Será que é humanamente possivel viver dignamente com salário minimo nacional?
Não.

Gostava de ouvir a vossa opinião, quanto é que é um salario que já podemos ficar satisfeito? 500,600,700,1000€??

Cumps
Tendo em conta o custo de vida actual, creio que já se pode ficar satisfeito com um vencimento mínimo de 1500€ por pessoa.

A perda de poder de compra dos portugueses nos últimos anos é notória. Não é tanto por efeito da inflação, que tem sido relativamente razoável, mas sim porque os salários não têm subido. Os aumentos anuais (para quem os tem) são sistematicamente abaixo da dita inflação.
Dizem que o nosso problema é a falta de produtividade. É verdade. Mas apesar de tudo temos tido ganhos de produtividade, mas eles não se têm traduzido em melhores salários. Isto é, aliás, uma tendência global a nível das economias ocidentais. O peso da remuneração do trabalho tem perdido terreno face à remuneração do capital. Por outras palavras, os ganhos de produtividade têm sido apropriados essencialmente pelas empresas e não pelos trabalhadores.
O problema é que somos um dos poucos países dentro da Europa que não teve ganhos significativos nos vencimentos, de maneira que agora em crise nota-se bastante mais os baixos vencimentos.

eu vivo sozinho, e dê por onde der, nunca consigo gastar menos de 2000 euros por mes... é claro que almoço fora todos os dias, muitos deles tb janto, ando muito de carro... mas não faço compras por aí além... é certo que no entanto viajo muito...

Voltar
Superior