O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

eu vivo sozinho, e dê por onde der, nunca consigo gastar menos de 2000 euros por mes... é claro que almoço fora todos os dias, muitos deles tb janto, ando muito de carro... mas não faço compras por aí além... é certo que no entanto viajo muito...

Bem mas também n te deves tratar nada mal :D

Como autor deste tópico vou "chegar-me à frente" como se costuma dizer!

O meu ordenado médio mensal ronda os 2000€ e para ser sincero considero-o bom, apesar de trabalhar cerca de 55 horas por semana (incluindo sábados, domingos e outros dias especiais).

Comprei carro novo (Honda Civic 1.8), vivo com a minha namorada Temos um pequeno T2 numa boa zona do Porto, não temos filhos... Em suma temos uma vida normal e fazemos alguns luxos se assim se pode chamar, tais como jantar fora umas 5/6 vezes por mês e não nos falta nada de uma forma geral.

Fazemos também umas 3/4 escapadinhas por ano para conhecermos melhor Portugal

Obrigo-me a juntar na ordem dos 15% do meu vencimento todos os meses.

Pela minha situação pessoal acho que posso dizer que os 1500€/mês é o valor minimo IDEAL para cada pessoa que trabalha em Portugal, caso contrário tem que se fazer sempre concepções.

Compreendo e infelizmente conheço muitos casais que vivem com 1000/1200€ por mês mas infelizmente têm que se conter em vários aspectos essenciais à denominada "qualidade de vida"

Abraço

Um bom salário ou 1 boa carreira? Parecem a mesma pergunta mas nao são.

O que eu quero dizer isto com é: Podem em algum momento dizer à vossa organização ou melhor questionar:

Que funções devo assumir para ganhar mais 50%. É que por exemplo aqui no fórum ouço muito em mudar de emprego para se ascender no salario mensal/anual mas nunca mudar de funçoes para se ganhar mais 50/100%.

Na empresa que estou mais 20/30% é possivel com mais know/how decorrente de conhecer melhor e executar melhor o business logic da empresa.

Já posso confirmar ou não esta minha tese. Foi 15% de aumento mas devido ao mercado em que esta se insere estar em recessão no entanto tenho obtido bastante formação para melhor desempenhar a minha função.

Como autor deste tópico vou "chegar-me à frente" como se costuma dizer!

O meu ordenado médio mensal ronda os 2000€ e para ser sincero considero-o bom, apesar de trabalhar cerca de 55 horas por semana (incluindo sábados, domingos e outros dias especiais).

Comprei carro novo (Honda Civic 1.8), vivo com a minha namorada Temos um pequeno T2 numa boa zona do Porto, não temos filhos... Em suma temos uma vida normal e fazemos alguns luxos se assim se pode chamar, tais como jantar fora umas 5/6 vezes por mês e não nos falta nada de uma forma geral.

Fazemos também umas 3/4 escapadinhas por ano para conhecermos melhor Portugal

Obrigo-me a juntar na ordem dos 15% do meu vencimento todos os meses.

Pela minha situação pessoal acho que posso dizer que os 1500€/mês é o valor minimo IDEAL para cada pessoa que trabalha em Portugal, caso contrário tem que se fazer sempre concepções.

Compreendo e infelizmente conheço muitos casais que vivem com 1000/1200€ por mês mas infelizmente têm que se conter em vários aspectos essenciais à denominada "qualidade de vida"

Abraço

Com cada membro do casal a ganhar cerca de 1200€ já se consegue ter uma vida relativamente desafogada. Claro que não dá para andar de BMW nem ter uma casa no Restelo ou na Foz, mas dá para ter um nível de vida aceitável.

Se pagares, por exemplo, €500/€600 de prestação da casa, mais electricidade, água, telefone(s), gasolina/gasóleo/transportes, portagens, seguros, gás, escola dos filhos, internet, televisão por cabo, almoços fora de casa (trabalho), saúde, compras do mês para casa, oficina, formação profissional (...), prestação do carro, uma ou outra volta de passeio em família, roupa, calçado, etc... vais ver que esses €1000 não dão nem para começar...

Boas, concordo com o amigo Pé Leve.
Posso acrescentar mais umas despesasitas :) como por exemplo, contribuição autarquica, segurança social (para quem é trabalhador independente) , ivas de 3 em 3 meses, selos de circulação, Lenha (aqueçimento), contabilidade mensal.
Os meus gastos passam largamente os 1500€, e sendo um comerciante, muitas das vezes o rendimento liquido mensal não chega aos 1500€, e esta ein!?... á e outra coisa, cá em casa somos três e nunca fomos de ferias na vida, á e só mais uma, não tenho nenhum credito pessoal, só casa a pagar, uns meros 550€, não tenho plasmas em casa, :), tenho 2 carros de trabalho todos podres, cheios de ferrugem, um de 89 e outro de 92, á e por ultimo, faço orçamento mensal para aproveitar cada euro.
Como vêem, viver neste país cada vez está mais dificil, enfim, tristeza de país.

Viva a invasão chinuca, viva os 5 anos sem impostos, viva a invasão espanhola, e nunca mais isto é dos espanhois, lol

Abraço

Na minha opinião, um bom salário depende de muitos factores, entre os quais as despesas médias mensais que o indivíduo/casal tenha.

Obviamente, alguém que gaste 600€/mês com renda/pagamento de casa mais despesas elevadas com transportes (vejam a factura de trabalhar a cerca de 50kms de casa) já torna qualquer salário de 1200€ curto.

Agora, morando fora de zonas com rendas caras e próximo do local de trabalho (permitindo até almoço em casa), a diferença ao fim do mês é significativa.

Depois, há ainda o pormenor (ou pormaior) da possibilidade de ter casa paga ou, pelo menos, renda partilhada.

Tudo junto são factores que fazem grande diferença!

Há outro pormenor. Aqui o pessoal assume todo ter um veiculo proprio.

Nem toda a gente pode ter carro (provavelmente com 8 a 10 anos até podem ter mas vem impostos, IPOs, seguros).

Depois nem toda gente vai ter casas de 500 euros/mes. Compram/arrendam casas a 20 kms dos centros (na periferia)....um t1/t2 por 300 euros (falo na periferia do porto com alguns anos) e comem sandes e sopa às refeições.

Aqui as pessoas falam em salários para se viver confortavelmente bem.

Agora se cortarem casas luxuosas/no centro da cidade, qualquer veículo, refeições onerosas (faz-se 1 panela de sopa...da p algumas refeições), nao haver telemóvel ou pelo menos chamadas.

Não ter tvcabo/net (net actualmente nem fica muito caro) os valores para se viver já são outros

Bem, se eu não tivesse casa própria (e respectivo crédito), Internet e telefone, 2 telemoveis, Tv cabo, não usasse o carro todos os dias, etc...
Até sobravam umas massas ao final do mês...
Mas prefiro ir tendo algumas comodidades para mim e para os meus filhotes e não viver escravo do dinheiro.

2000 euros meus e mais 2000 da minha Maria, e já fazia uma vida desafogada sem me preocupar com dinheiro, mas estou certo que arranjaria logo onde o gastar, quanto mais dinheiro ganhamos mais arranjamos onde o gastar.

Há outro pormenor. Aqui o pessoal assume todo ter um veiculo proprio.

Nem toda a gente pode ter carro (provavelmente com 8 a 10 anos até podem ter mas vem impostos, IPOs, seguros).

Depois nem toda gente vai ter casas de 500 euros/mes. Compram/arrendam casas a 20 kms dos centros (na periferia)....um t1/t2 por 300 euros (falo na periferia do porto com alguns anos) e comem sandes e sopa às refeições.

Aqui as pessoas falam em salários para se viver confortavelmente bem.

Agora se cortarem casas luxuosas/no centro da cidade, qualquer veículo, refeições onerosas (faz-se 1 panela de sopa...da p algumas refeições), nao haver telemóvel ou pelo menos chamadas.

Não ter tvcabo/net (net actualmente nem fica muito caro) os valores para se viver já são outros
Já agora acho que te esqueces-te da roupa esse bem tão superfluo.

Eu vejo assim 1500€ por pessoa já dá para viver bem (tendo em conta que isso depende da zona do país) ou 3500€ para um casal.

Bom ordenado mesmo é 2000€ por pessoa ou 5000€ para um casal.

Confortável é 3500€ por pessoa ou 7500€ por casal.

Isto tendo em conta o actual nível de vida e reconhecendo que os valores podem ser mais baixos em certas zonas do país (se bem que não muito mais baixos).

Quanto a mim o real problema do país é que os vencimentos nunca atingiram valores próximos do que deviam, resultado, numa economia sem regulação de preços e em que as necessidades das pessoas evoluem em função da relação com o trabalho (formação, mobilidade para o local de trabalho, formação académica) bem como da própria evolução das sociedades, as pessoas estão cada vez mais endividadas para pagar com empréstimos o que deviam poder pagar com o seu vencimento.

E não falo de plasmas nem carros topo de gama, com os vencimentos e impostos actuais, comprar casa e carro, algo essencial hoje em dia, passa inevitavelmente pelo credito, agora basta juntar a escola dos filhos, cultura (tv, net, cinema, livros, pc, etc.) para começar a entrar em rotura.

Alimentação, vestuário, calçado, férias (mesmo que sejam para a santa terrinha para ir buscar batatas e galinhas) tb reclamam o seu quinhão.

E isto são só gastos normais, nada de luxos.

Juntem-lhe agora uma sociedade de consumo....

Pessoal,tenho uma duvida,espero k alguém me possa ajudar. O k se passa é k vou comprar carro,mas como comecei a trabalhar em Janeiro (só tenho um recibo de vencimento),o vendedor está-me a colocar a hipótese de arranjar um fiador.A questão é: se arranjar um fiador e se este quizer depois fazer um crédito em nome dele,será k não vai ter problemas,ficar limitado?

É k eu não queria msm que fosse preciso fiador...e pior,a compra é urgente.

abraço

para mim um bom salário é n ter que pensar em dinheiro ou estar constantemente a fazer contas!

seja 500€ ou 5000€ a pessoas que qt mais ganham mais paranóicas/obsessivas ficam, outras pessoas com pouco dinheiro fazem uma festa..:)

Pessoal,tenho uma duvida,espero k alguém me possa ajudar. O k se passa é k vou comprar carro,mas como comecei a trabalhar em Janeiro (só tenho um recibo de vencimento),o vendedor está-me a colocar a hipótese de arranjar um fiador.A questão é: se arranjar um fiador e se este quizer depois fazer um crédito em nome dele,será k não vai ter problemas,ficar limitado?

abraço

Há cerca de 1 ano não haveria problema, porque ninguém precisava saber que a pessoa em causa era fiadora de alguém (a não ser que fosse pedir crédito ao mesmo sítio).
Actualmente os Bancos (e as sociedades financeiras de aquisição a crédito) já estão a começar a comunicar ao Banco de Portugal o valor das garantias e avales prestadas pelos seus clientes. Ora, como esta informação do BdP está disponível para todos os Bancos, torna-se difícil esconder...
Mas atenção, julgo que a comunicação das garantias e avales ainda não está generalizada. Pode ser uma questão de sorte!

abraço

tenta o LEASING.

Viram a reportagem que deu há dias no jornal da noite ?

Centenas (ou milhares) de licenciados em direito, arquitectura, áreas socias a ganharem 400/500€ em sapatarias, oficinas, cafés, administrativos!

Qual a vossa opinião sobre a reportagem ?

Acham que tem um efeito positivo ou negativo ?

Cumps

Centenas (ou milhares) de licenciados em direito, arquitectura, áreas socias a ganharem 400/500€ em sapatarias, oficinas, cafés, administrativos!

Cumps
Toda a gente sabe que essas licenciaturas são pouco requisitadas.

O país precisas é de licenciados em assentar tijolo, licenciados em fazer sapatos e coisas assim.

Cumps
Foi na SIC que deu?...

Gostava de ter visto...

Quanto ao bom salário creio que o valor que se fala por aqui será o indicado (à volta dos 1500 euros). Depois é tudo uma questão de o que é que se faz com o dinheiro.

Eu e a minha cara-metade nunca recebemos ordenados chorudos mas já temos um património "engraçado"... conseguido à custa de sacrificar outras coisas, essencialmente grandes férias ou comidas fora. Tanto que muitos colegas, que ganham o mesmo que eu, dizem sempre que eu devo ganhar o dobro do que eles ganham. Dá-me um certo gozo ouvir isto [:D]

Para além das férias e comidas fora, não compro roupa de marca, não ando com telemóveis ou relógios XPTOs, não faço créditos para comprar electrodométiscos... quando quero algo, junto dinheiro e compro. Saber esperar é uma virtude. E outra boa dica para poupar é evitar as modas (ou seja, os últimos lançamentos).

Os meus únicos excessos (se é que lhes posso chamar assim) são a casa e será, espero, o próximo pópó. [kiss] vamos lá ver como correm as coisas... um dia que o "ambiente económico" esteja mais desafogado logo penso em ir passar férias longe de casa ou ir jantar fora (se bem que aqui tenho mais problemas com a qualidade da comida do que com o preço que se paga)...

O bom salário é sempre muito relativo.
Depende sempre do estilo de vida de cada um.
O pai de um amigo meu passa a vida a dizer que fica rico mais depressa o que ganha 500 e poupa 100, do que aquele que ganha 1500 e poupa 10.
Agora, por aquilo que venho a ler por este tópico, nem parece que estamos em Portugal!

Outras questões poderiam ser levantadas:

1. Será que toda a gente leva uma vida de acordo com aquilo que precisa?
2.Vejo famílias a endividarem-se para terem casas das quais nao vão usufruir de uma grande parte das divisões?
3.Será que toda a gente compra o carro correcto para o seu estilo de vida?
4.E o telemóvel cheio de gadgets que apenas se usa para telefonar?

Estas mentalidades fazem com que os salários em Portugal voem rapidamente das carteiras.

Última edição:
Voltar
Superior