O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Eu e a minha namorada temos um ordenado de 2.500 liquidos mensais, para nós em inicio de carreira, ela começou a trabalhar em Janeiro (médica) mas eu já trabalho há 6 anos (consultor informático) é muito bom, não nos podemos queixar.

É claro que não ligamos muito a luxos, principalmente a automoveis, ela tem um Yaris de 2003 comprado em 2ª mão, eu tenho um Corolla Bizz de 2003 comprado novo, se calhar com o nosso ordenado podiamos ter um Mercedes ou um BMW, mas não ligamos muito a isso, preferimos ter uma vida descansada, sem preocupações.

Mas é como já disseram aqui, de que vale ganhar muito se depois gastam o ordenado todo.

Existe um ditado muito antigo que diz, "O dinheiro não é de quem no ganha, mas sim de quem no poupa!"

Isto varia de pessoa para pessoa!!!
Um empregado do meu pai tem 23 anos e tá junto com a namorada à 5 anos.
Começaram por viver em casa dos pais dela, mas passado 1 ano compraram casa. Ela trabalhava mas ganhava cerca de 400€, ele ganhava 550€. Compraram uma casa com 20 anos e aos poucos foram-na arranjando. Actualmente tá como nova. Ele já tinha um carro e tava a pagá-lo.
Ora entretanto ela foi promovida e começou a ganhar tanto como ele à cerca de 2 anos que eram 650€. Compraram um carro comercial para ela ir trabalhar pq saia mais barato o gásoleo. 1 ano depois ela ficou grávida, deixou de trabalhar tiveram de trocar o carro por um de 5 lugares e actualmente o miúdo tem 1 ano e 5 meses.
Resumindo a vida deles é assim:
Ele ganha 700€
Ela não trabalha
Estão a pagar 250€ da casa 200€ do carro (Mitsubishi Carisma TD de 98), água, luz, gás, despesas da criança, alimentação, vestuário, e ainda dá para ele gastar em carros e motas para andar no pinhal a partir!!!
Isto tudo com 750€!!!!!
Mas é o que ele diz:"em vez de comprar um carrinho da chico compra um mais barato!", "em vez de comprar roupa de marca compra roupa mais em conta"!!! etc...
se o dinheiro fôr bem gerido dá para muita coisa.

Agora uma coisa é certa, para mim esse ordenado não chegava só para casa, carro e despesas, mas para ele chega!!!

citação:Originalmente colocada por Omega

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

Bom salario... hmm... 1500euros para cima..
Eu diria de €2500 líquidos para cima...

Isso!

Mas com carro de serviço, combustivel, almoços pagos pelo patronato, cartão de crédito da empresa, PPR oferecidos no final do ano, e mesmo assim acho que me estou a esquecer de qualquer coisita.

Tudo depende do que consideram um bom salario! Para mim um bom salario é viver a grande! Tipo à jogador da bola ai uns 15 mil€ por mes no 1º emprego ja me chegava

citação:Originalmente colocada por Ramiro Duarte

Isso!

Mas com carro de serviço, combustivel, almoços pagos pelo patronato, cartão de crédito da empresa, PPR oferecidos no final do ano, e mesmo assim acho que me estou a esquecer de qualquer coisita.
Ironias à parte, convenhamos que, nos dias que correm, menos de €2500 é muito pouco, sobretudo se esse valor for o orçamento familiar...

Vamos lá, outra vez, fazer contas:

- Conforme já disse, se considerarmos a compra de uma casa, digamos, de €100.000 (e é preciso encontrá-las a este valor...), com um empréstimo a 25/30 anos e temos uma mensalidade de €500/€600;

- Educação de um filho (alimentação, roupa, calçado, escola/infantário/colégio, livros...) podemos contar com €500;
- Se forem dois filhos... €1000;
- Carro, se houver prestação nunca será menos de €200;
- Gasolina €150/gasóleo €100 por mês;
- Alimentação de um dos membros do casal (fora de casa) €150;
- Alimentação dos dois mebros do casal (...) €300;
- Alimentação para o lar (avio mensal) €400...;
- Água €60;
- Electricidade €75;
- Gás €60;
- Telefone (s, telemóveis e fixo) €50...;
- Televisão por cabo + internet (com velocidades razoáveis) +- €50;
- Seguros (casa, carro, saúde, vida...) €50/mês;
- Caprichos (saídas ao fim de semana, almoçar/jantar fora/cinema)...
- Despesas imprevistas...
- Saúde...
- Roupa, calçado para o casal...
- Um electrodoméstico que avariasubstituído...
- ...

Estão a fazer as contas?...

Isso!

Claro que estás!
Estás-te a esquecer que tens que pagar IRS sobre isso tudo!

Ironias à parte, convenhamos que, nos dias que correm, menos de €2500 é muito pouco, sobretudo se esse valor for o orçamento familiar...

- Conforme já disse, se considerarmos a compra de uma casa, digamos, de €100.000 (e é preciso encontrá-las a este valor...), com um empréstimo a 25/30 anos e temos uma mensalidade de €500/€600;

- Educação de um filho (alimentação, roupa, calçado, escola/infantário/colégio, livros...) podemos contar com €500;
- Água €60;
- Electricidade €75;
- Gás €60;
- Saúde...
- ...

Essas contas dos filhos são um bocado mal feitas. É caro mete-los no infantário? Pode ser, mas aí fica a mãe ou o pai em casa a tratar deles, fica mais barato. Logo aí diminuem as despesas. Depois há casais que não precisam do carro para ir trabalhar e vão de transportes, são 50€ para o passe, outra redução. TV Cabo e net? Esquece lá isso. Vais ver que com 1000€ (fora prestações de casa e carro) já se vive razoavelmente.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
...Essas contas dos filhos são um bocado mal feitas. É caro mete-los no infantário? Pode ser, mas aí fica a mãe ou o pai em casa a tratar deles, fica mais barato. Logo aí diminuem as despesas. Depois há casais que não precisam do carro para ir trabalhar e vão de transportes, são 50€ para o passe, outra redução. TV Cabo e net? Esquece lá isso. Vais ver que com 1000€ (fora prestações de casa e carro) já se vive razoavelmente.
Bem, caro amigo, desculpa lá mas não estás a ver bem a coisa!...

Qual é o casal em que um dos membros, dos dois, que tenha uma carreira conseguida a pulso, com muito sacrifício, opta por ficar em casa a tomar conta dos filhos, prescindindo dela? Contas um em mil, ou mais... E qual dos membros prescinde da sua carreira?...

Pois, quanto ao carro há, de facto, casais que não precisam dele para ir trabalhar, mas não são assim tantos...

TV por cabo e internet? São imprescindíveis nos dias de hoje... Não tens ambos?...

Bem, caro amigo, desculpa lá mas não estás a ver bem a coisa!...

Qual é o casal em que um dos membros, dos dois, que tenha uma carreira conseguida a pulso, com muito sacrifício, opta por ficar em casa a tomar conta dos filhos, prescindindo dela? Contas um em mil, ou mais... E qual dos membros prescinde da sua carreira?...

Conheço uma engenheira que criou os 3 filhos. Olha que o tempo passado com os filhos não é dinheiro perdido e nem toda a gente tem carreiras promissoras. Felizmente eu e a minha irmã fomos criados com a minha mãe.

Ao dizeres que 2 filhos são 1000€ (vamos lá, 500€ para o infantário), alimentação 150€ e deslocações 100€, isso quer dizer que cada um dos pais tem que ter um ordenado superior a 750€ (e boas perspectivas de carreira) para valer a pena trabalhar.

citação:
Pois, quanto ao carro há, de facto, casais que não precisam dele para ir trabalhar, mas não são assim tantos...

TV por cabo e internet? São imprescindíveis nos dias de hoje... Não tens ambos?...

Tenho porque posso! Não é nenhum bem de 1ª necessidade.

...É, apenas, um exemplo, esse da engenheira, meu caro, nada mais que um exemplo!...

...
Todos queremos dar o melhor possível aos nossos filhos, certo? Mas menos do que isso é o mínimo indispensável!...

...

TV por cabo e internet..."Não é nenhum bem de 1ª necessidade."

Claro, mas entram nos cálculos!;)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Pé Leve,

Como é que se gasta apenas 400€ na comida em casa? ;)
Claro, é isso que eu estou a tentar dizer, com o exemplo que referi...

Os números apontam para bastante mais do que isso... Pelo menos cá em casa é assim!...

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

- Água €60;
- Electricidade €75;
- Gás €60;
- Saúde...
- ...

Essas contas dos filhos são um bocado mal feitas. É caro mete-los no infantário? Pode ser, mas aí fica a mãe ou o pai em casa a tratar deles, fica mais barato. Logo aí diminuem as despesas. Depois há casais que não precisam do carro para ir trabalhar e vão de transportes, são 50€ para o passe, outra redução. TV Cabo e net? Esquece lá isso. Vais ver que com 1000€ (fora prestações de casa e carro) já se vive razoavelmente.

Ora bem:
Não andam de carro
Os filhos não vão para o colégio com todos os cortes na educação e desenvolvimento que isso significa.
Não há NET
Não há TVcabo.
Certamente não haverá férias

Mas porra isto não era para viver descandado??????
Além de que as despesas para "carro" que o colega Pé Leve colocou pecam a meu ver por escassas.

Eu nao tenho tv cabo (e tempo para ver?). Infantários? Voces sonham largo. Eu nunca andei num e nao deixo de ser licenciado.
Desculpem lá, embora eu pertença ao vosso circulo agora (carro, almoços fora, internet) há muita gente que nao tem carro, nao tem internet, telefone, filhos nao andam em infantarios.

Isso já é um excelente ordenado nao um bom ordenado. Para a media portuguesa nao posso considerar carro, net, infantario como adquirido. Isso e mto caro

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu nao tenho tv cabo (e tempo para ver?). Infantários? Voces sonham largo. Eu nunca andei num e nao deixo de ser licenciado.
Eu andei e a minha filha também andou, pois não tivémos quem nos ficasse com ela!
citação:Desculpem lá, embora eu pertença ao vosso circulo agora (carro, almoços fora, internet) há muita gente que nao tem carro, nao tem internet, telefone, filhos nao andam em infantarios.
Se trabalhares a 30 quilómetros de casa não almoças fora?...

citação:Isso já é um excelente ordenado nao um bom ordenado. Para a media portuguesa nao posso considerar carro, net, infantario como adquirido. Isso e mto caro
Mas estamos a falar da família média! Carro, infantário e, porque não (?), internet, porque razão não serão bens necessários hoje em dia? Não direi que são mesmo absolutamente imprescindíveis todos eles, mas carro é sempre um dos bens de primeira necessidade nos dias de hoje!;)

bem como obviamente as necessidades de cada um de nós são diferentes das dos outros

eu diria que em termos gerais , ou seja para a vasta maioria da população ,

1000€ é um bom ordenado, 700€ é um ordenado normal, e para cima de 2000€ é um excelente ordenado!

E deixem-se de meninices, que 1500€ é um excelente ordenado se se for uma pessoa consciente mesmo casada e com filhos desde que não se anda a jantar fora a torto e a direito, e a comprar telemoveis ,carros, dvd´s e paneleirices como se isso interessasse para alguma cena....

em vez de sofás da divani divani....compra-se uns mais em conta...

e em vez de um carro de 40.000€ ...compra-se um de 25000€....

em vez de ir de férias para as maldivas....vamos a outro lado qualquer menos fashion mas mais fixe.....(indónesia)

.....

nao me lixem....

os pais da minha namorada gastam 8000€ por mês ......mas porquê?? jantam todos os dias fora....compram carros de 20mil contos....viajam em primeira classe e ficam em hoteis de luxo....vêm a lisboa passar o fim de semana e nao querem ficar na nossa casa mas sim num hotel....

etc....

os meus pais gastam metade ou menos disso por mês.....e nao vivem nada mal......mas obviamente que nao se poêm com excessos estupidos.....

o dinheiro é verdade que nao é pa guardar.....mas também nao é pa ser gasto estupidamente....

quando vejo putos com telemoveis de 80 contos e 100 contos...apetece-me mesmo dar-lhes um chapadão....

100 contos para mandar sms e falar ao telemovel.....ou seja...100 contos para ser fashion....mas fazer o mesmo que se faz num telf de 20 contos....

eu graças a deus...envergonho-me da ostentação.....e fico feliz por nem ter hipoteses financeiras de me tornar um burgess de 1ª.......

já tenho a casa paga, 2 carrinhos impécs...tenho 22 anos...e a acabar o curso! acho que até já tenho demais.....

mas sinto-me no limiar daquilo que uma pessoa deve ter, menos é lixado, mais é estupido!

Abraço a todos.....e quando pensarem que estão na ***** porque o € nao dá ....pensem naquilo que têm e do que realmente precisam......não deitem € fora a alimentar a industria do consumo!

Isso!

- Água €60;
- Electricidade €75;
- Gás €60;
- Saúde...
- ...

segundo as contas que referiste .....sem contar com as despesas imprevistas, saude, roupa, electrodomesticos e caprichos....dá quase 1900€...

1900€ para um casal!!!

se ambos receberem 1500€ dá 3000€ porque não é so um a trabalhar para 2 ou seja ainda sobram 1100€ para um segundo carro , telemoveis, caprichos, e etc´s....

mais uma vez digo....nao me lixem....1500€ é muito bom ordenado!

Pé Leve eu entendo só que num posto é dificil explicar mas vou tentar. Eu trabalho em clientes (empresa de serviços de outsourcing (já trabalhei nesta e noutras)) e vejo alguns almoçar em casas de restauração (desde almoços de 4 euros (Porto) a 20 (directores, bancarios etc)).

Mas a população em geral come sandes levadas de casa. E falo de empresascom dezenas ou centenas de pessoas. Alguns tem privilegio de poder almoçar fora mas a maioria come 1 sande ou pouco mais.

Por isso quando se fala na media, há que ter em conta o contexto socio-economico. Eu almoço fora e gasto 3 a 8 euros/dia (fiz as contas e acho 8 euros 1 barbaridade). Agora ou levo de casa (pedi microondas no cliente) ou as vezes almoço (mas reduzi muito).
Carro é um bem as vezes imprescindivel mas quem nao pode, nao vai ter ou limita-se a ter um de 1500 euros para baixo ou algo mais.

Agora eu vejo este topico como um topico de custo de vida e isso sim e verdade. E possivel um casal gastar 2000 euros/mes sem grandes luxos o que é triste pois 2000 euros e um ordenado por casal ja algo elevado em Portugal.

Outra coisa que acho mal é as empresas nao terem cantinas ou microondas para os seus empregados. Na europa (Catalunha e Londres) ja vi muito ser incentivado levar sopa de casa e depois aquece-se no emprego. Em Portugal parece uma vergonha ter essa atitude. Com os salarios que temos acho que tem mm de ser assim

citação:Originalmente colocada por Superfast

Outra coisa que acho mal é as empresas nao terem cantinas ou microondas para os seus empregados. Na europa (Catalunha e Londres) ja vi muito ser incentivado levar sopa de casa e depois aquece-se no emprego. Em Portugal parece uma vergonha ter essa atitude. Com os salarios que temos acho que tem mm de ser assim

tens toda a razão, em Portugal ganha-se mal mas fica sempre bem ir almoçar-se fora, é que a comida que que se come por aí ainda fosse boa... ultimamente tenho almoçado por mais ou menos 3€, tomo um bom pequeno-almoço em casa, e almoço uma sopa e uma baguete, chega-me perfeitamente, conheço pessoas que têm gosto de andarem 5 minutos à procura de uma mesa num centro comercial e pagar 6€ por um prato de gordura, comem aquilo e sentem-se uns senhores, não pecebo, eu nem que fosse mais barato lá ia...

Outra coisa que acho magnifica é a febre dos colegios, reconheço que numa ou noutra zona será dificil encontrar escolas publicas razoáveis, mas na maioria dos casos ainda as há, um dia se tiver filhos quero que vão para a publica, eu andei lá, todos os meus colegas também e pela minha experiencia de universidade, os da publica eram os que vinham melhor preparados e cheguei a ter colegas do valssassina, coincidencia ou não desitiram do curso.

No meu emprego anterior, o meu chefe tinha um bom ordenado, telemovel, carro e gasosa paga, só tinha um filho e tinha uma renda de casa barata (segundo ele), não comprava roupa de marca, não aparentava ter grandes gastos, no entanto queixava-se que o dinheiro não chegava para tudo, eu era daqueles que dizia que o homem devia gastar o dinheiro em meninas, depois que vejo aqui se calhar começo a percebê-lo...

Voltar
Superior