O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Com o aumento do custo de vida e com as condições actuais acho que o ordenado mínimo deve ser de pelo menos 1500€, qql valor abaixo disso deveria dar origem a uma inspecção pormenorizada por parte das finanças as empresas, multas pesadas e a obrigação de serviço cívico por parte dos gestores e empresários dessas empresas em horário pós-laboral.

Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€, acima disso depende, mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha.

os teus posts nesta materia são uma anedota.

[:)][:)][:)][:)]

ha quem ganhe 20 mil euros e seja mal pago e quem ganhe 1000 e estja a ser muito bem pago

um bo ordenado é aquele que esta cima da media do sector onde nos inserimos.

que é diferento do ordenado que gostariamos de ter.
[;)]

um bo ordenado é aquele que esta cima da media do sector onde nos inserimos.

que é diferento do ordenado que gostariamos de ter.
[;)]
Penso q o tema do tópico versa sobre um bom salário do ponto de vista da sociedade portuguesa e não para um sector especifico qq.

Assim um distribuidor empregado de mesa no "topo da carreira" ganha 600 eur. É pco na sociedade portuguesa e mto para o sector.

Um médico q no inicio ganhe 1500 eur. É pco na carreira e razoavel na sociedade...

Com o aumento do custo de vida e com as condições actuais acho que o ordenado mínimo deve ser de pelo menos 1500€, qql valor abaixo disso deveria dar origem a uma inspecção pormenorizada por parte das finanças as empresas, multas pesadas e a obrigação de serviço cívico por parte dos gestores e empresários dessas empresas em horário pós-laboral.

Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€, acima disso depende, mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha.

Com pessoas com argumentos destes, vale a pena perder tempo com respostas???
Enfim, o português tem a mania que sabe!

Com pessoas com argumentos destes, vale a pena perder tempo com respostas???
Enfim, o português tem a mania que sabe!

Não entendo que seja uma opinião ofensiva ou de quem “tem a mania que sabe”.

É apenas uma opinião, baseada no conhecimento dos vencimentos e praticas fiscais aplicados pelo resto da U.E. tanto ao funcionalismo publico como aos privados e que ainda assim tem sustentabilidade e são bastante mais desenvolvidos e competitivos que nós.

O que me faz confusão é mesmo este espirito de coitadinho empresarial em Portugal e a falta de garra por parte de quem vende a sua força de trabalho.

.

Não entendo que seja uma opinião ofensiva ou de quem “tem a mania que sabe”.

É apenas uma opinião, baseada no conhecimento dos vencimentos e praticas fiscais aplicados pelo resto da U.E. tanto ao funcionalismo publico como aos privados e que ainda assim tem sustentabilidade e são bastante mais desenvolvidos e competitivos que nós.

O que me faz confusão é mesmo este espirito de coitadinho empresarial em Portugal e a falta de garra por parte de quem vende a sua força de trabalho.

.

Eh pá, não me lixes, isso não corresponde nem de perto nem de longe à realidade! Ganha-se bem mais que cá, mas não nessas proporções.

Não falei dos 1500 mas sim dos outros valores altos de que falaste.

"Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€", não me digas que não seria um bom salário?

Para o custo de vida que temos por cá, acho que seria bom, mas vê o quadro que postei, é a tabela de vencimentos dos funcionários da UE.

A questão que se põe aqui é:

Queremos continuar a ser enganados em nome da "competitividade nacional" (ou mais exactamente da inaptidão das empresas em se modernizarem e em serem competitivas como as do resto da UE que pagam melhor, pagam altos impostos e ainda conseguem dar-se ao luxo de contribuir para a sociedade sob a forma de mecenato) ou apostar num país moderno onde todos podemos viver melhor e onde se dá oportunidades iguais a todos, recompensado-os depois pelo esforço individual ou garantir os tachos de sempre aos mesmos do costume, parasitas do esforço do publico em geral?

Resumindo:

Que país queremos ter?

.

Última edição:
1500€ já se tem uma qualidade de vida aceitável mas isso é pura utopia para a maioria dos portugueses...infelizmente.:sh)
Exacto, e porquê?

Se as nossas empresas pagassem os impostos ( [:D] ) , que pagam por exemplo as do norte da Europa e vencimentos iguais estavam todas falidas e no entando, lá, elas dão origem a paises fortes economicamente.

Curioso não?

.

Se olharmos a despesas familiares sem duvida que 1500€ seria o ideal para manter uma vida saudável.

Se olharmos para a UE devemos chorar pois pagamos tudo muito mais caro e recebemos muito menos. Portanto qualquer salário é mau a não ser que se receba acima da média Europeia.

Se olharmos para o nosso jardim, um salário bom será acima da média nacional.

A tudo isto se deverá acrescentar as condições de trabalho, sociais e de lazer. Pois recebendo abaixo da média considero que tenho alguns beneficios que me custariam algum dinheiro extra.

No geral a tendência é olhar para o que se ganha mas a tendência deveria ser olhar para o que não se gasta.

Mesmo assim ganho mal, mas tendo em conta as adversidades do momento tenho muita cautela ao dizer isto. Mas tenho consciência do que vale o meu trabalho e seriam cerca de 250€ a mais do que aquilo que recebo. Não posso considerar mau de todo. :)

Exacto, e porquê?

Se as nossas empresas pagassem os impostos ( [:D] ) , que pagam por exemplo as do norte da Europa e vencimentos iguais estavam todas falidas e no entando, lá, elas dão origem a paises fortes economicamente.

Curioso não?

.

Claro mas isso tinha de vir de base. Obvio q n se punha agora de repente o ordenado minimo nos 1500€ e punhas as empresas a pagar correctamente os seus impostos. As fugas são constantes, os "tachos", as "cunhas" e o factor "canudo"( apesar de muitos q n têm canudo tem mais experiência e cultura do que muito bronco Doutor e Engenheiro).

Reparem que desde o 25 de Abril a nossa liberdade é apenas teórica porque a democracia em que vivemos sufoca-nos, pois governo atrás de governo o nosso país continua sempre na cauda da Europa, os papéis invertem-se e as culpas de quem não fez tb, PS e PSD...descubram as diferenças?!?!?!?

Já que copiamos tantas coisas que vêm lá de fora, não percebo como é que não tentam (as cópias podem ser difíceis) copiar modelos políticos lá de fora... Em parte até sei! As mentalidades cá no nosso "jardim" são muito fechadas e dificilmente se abrirão! Somos um povo que resmunga muito mas...mas...mais nada! Em França por exemplo os camionistas param o pais se fôr preciso, em Espanha idem! Ponhamos os olhos em Espanha, não são grande flor que se cheira, todos o sabemos, mas com problemas políticos internos graves que todos sabemos que existem á anos, são ou irão ser uma das grandes potências europeias!

Nós o que temos? As exportações? Quais são? Um nicho de um mercado mundial muito vasto! O dinheiro da comunidade europeia? Estradas, IC's e AE, CCB, EXPO98? UAU, oba, oba...ganho o mesmo, ou melhor com o custo de vida constantemente a aumentar ganho MUITO MENOS!!! Mas claro somos um país da Europa, na cauda claro (e não é q levamos mesmo á letra...geográficamente estamos na cauda e na riqueza tb!:sh) ) Malta, Chipre...blá...blá...vencimento per capita superior ao nosso? Surpreendidos? Eu não! E os novos que entraram? Esperem mais uns anos!

Faltam gajos que com um pouco de sabedoria lhes apertassem os garganetes aos que mandam!!! Chamá-los á razão, e nós lutarmos mais veemente e com mais violência porque meus caros com palavrinhas mansas não vamos lá, é infelizmente a realidade!

E os anúncios irritantes de crédito por telefone em 24h até 10000€, não falam, que passam na altura de maiores audiências? Os Estado o que faz? NAda!!!! Não quer saber, ninguém quer! Todos sabemos que os portugueses são dos mais individados da Europa e depois em horário nobre passam anúncios destes! Acham normal!?!?!?! Eu até acho, porque sei em que país vivo! Somos extremamente egocêntricos e altruistas...gostamos das aparências e isso vê-se no comportamento do português na rua, no restaurante, no cinema, no hipermercado! Quando saio á Rua, ligo a televisão ou vou a alguma superfície comercial aquilo que vejo deixa-me
por vezes sem ar. Regras de trânsito? Onde? É quando calha e quando embirram...Ás vezes pode haver motivo óbvio de multa mas não o fazem, outras carros 4 piscas apenas para tirar as compras do carro e..."É favor retirar a viatura da faixa de rodagem"...muitas vezes secos e arrogantes como se tivessemos culpa das fracas condições em q por vezes esses polícias vivem e pelo parco salário que auferem para o risco que correm!!! Ou seja isto é tudo um ciclo vicioso que como o tabaco é difícil de largar e não vejo fim á vista...o caminho será sempre torturoso e penoso! Quem tiver emprego aproveite-o pq eu não o fiz! Arrisquei e lixei-me mas isso agora n vem ao caso!

Para terminar um exemplo de falta de objectividade no decorrer de um processo!! Adivinhem que selo tenho eu no carro? O de...2005!!!!!!!!!!!!!!! Porquê? Pois...nem eu sei! O BBVA (espanhóis ah ah!) diz que são as finanças a dar-me, as finanças dizem que é quem pediu(BBVA)...hum...em que ficamos! A minha sorte(n sei se chega porque ainda n fui mandado parar numa operação STOP) é ter o comprovativo de pagamento do dístico comigo...pagamento feito no longinquo mês de Maio de 2005...quase um ANO!!! Uma das frases q a menina muito fofa do BBVA me disse : " Tamos quase na altura tratar do selo de 2007..." Tipo a dizer...CAGA nisso que não sais desta! Hum...normal. Como não fui mandado parar...deixo andar porque eu PAGUEI O SELO o resto são conversas...até tenho o PrintScreen das finanças com o pedido de selo por parte do BBVA para inúmeras matrículas, incluindo a minha claro...cuja matrícula está no estado PAGO!!

Desculpem o desabafo mas quando se fala em qualidade de vida e salários salta-me a tampa!:sh)

Isto está a ser visto do ângulo errado penso eu......

A pergunta não deve ser "qual seria um bom ordenado/vencimento" mas sim "tens um emprego/profissão estável/margem de progressão que ter permita encarar o futuro com optimismo.....".

Se sim o resto vem por acréscimo sem problemas de maior.

Isto está a ser visto do ângulo errado penso eu......

A pergunta não deve ser "qual seria um bom ordenado/vencimento" mas sim "tens um emprego/profissão estável/margem de progressão que ter permita encarar o futuro com optimismo.....".

Se sim o resto vem por acréscimo sem problemas de maior.
Com a precariedade cada vez maior do trabalho em Portugal, isso é cada vez mais difícil.

.

Voltar
Superior