O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Depois de ler este tópico, por vezes senti que não estava no mesmo país que alguns que aqui postaram.
Vejo que há por aqui pessoal a ganhar 1500 euros por mês por cabeça e ainda dizem que dá para sobreviver???
Esse valor é o que entra mensalmente em minha casa fruto do meu trabalho e da minha esposa, e desse valor temos que pagar cerca de 500 euros do crédito da casa que cada vez sobe mais, 200 euros da ama e do atl das 2 crianças, combustível para o carro, alimentação, vestuário para as crianças que estão sempre a crescer e a necessitar de roupa, além das comuns despesas mensais que toda as famílias têm.
E o que sobra? Muito pouco…é preciso fazer uma ginástica mental tremenda para gerir os poucos euros que mensalmente restam.

Isto sim é a realidade (ou por vezes é melhor que a realidade de muitos) do nosso país.. Infelizmente.

Um bom salário para mim era apenas mais do que ganho agora. Claro que gostava de ganhar 4000€/mês, ambiciono um dia conseguir, mas neste momento chegar perto dos 1000€ é o meu objectivo.. E cada vez é mais complicado chegar lá [s)]

Mas lá está, 750€ por exemplo para uma pessoa solteira e em casa dos pais e totalmente diferente de 750€ para uma pessoa casada e com contas para pagar..

Isto é só grandes vidas estou a ver...Quem me dera levar para casa 1000 Euros neste momento...Levo bem menos e dá perfeitamente para o meu estilo de vida! Com uma boa gestão, 1000 euros dá para muito!

As vezes devem perder a noção do país REAL...A maioria dos portugueses sobrevive com salários muito abaixo de 1000 euros...

Já por varias vezes disse que muita gente vive neste forum num mundo diferente daquele que eu vejo na rua por esse pais fora desde o Minho até ao Algarve.
Vejo gente a ganhar 5000€ (pouca) e gente a ganhar 400€ (muita). Um ordenado de 1000€ já é suficiente para se viver com alguma segurança. Com ordenados de 500€ só mesmo com a ajuda da esposa ou com a ajuda dos pais. Agora que em Portugal a grande maioria fica na fatia 400-750€ é a grande verdade e dessa forma acho que acima de 1000€ é um bom ordenado.

Claro que depende do estilo de vida de cada um e dos seus objectivos.

Se para uns o objectivo de vida é comprar uma casa de 80.000€, para outros é comprar uma casa de 350.000€ (já para não entrarmos em casas MUITO superiores).

Eu sou solteiro e vivo com os meus pais, e para mim o ideal que gostava de ganhar para me aventurar "sozinho" comprar casa que gostava de ter nas zonas onde gostava de morar e para ter a vida que gostava de ter, tem de ser acima dos 2.000€ para viver com calma. (E isto sem exageros...)

Claro que com 1.000€ já dá para sobreviver. O problema está mesmo nessa palavra, sobreviver. É diferente sobreviver de viver como queremos!

Claro que num nirvana, todos queriamos ser milionários, grandes casas, grandes carros e grandes vidas. Mas numa vida normal desafogada de estatuto médio, não se faz com menos de 2.000€ por mês.

(e se digo que considero valores por cabeça de casal... ainda me matam)

Se vocês se contentam com 1,000€ por mês, tudo bem.

Depois admiram-se que não recebam mais do que isso.

O tecto já está feito. [:p]

A questão não é só nos contentarmos com os 1000 euros, é arranjar quem nos pague, no meu caso não é facil aparecer, pois vivo a 350 km de Lisboa.
Acredito que em Lx ou noutra cidade mais competitiva, com a experiencia profissional e conhecimentos que tenho conseguiria bem mais que os 1000 euros mensais.
Mas digo-te que apesar de já ter passado os 30 não tenho intenção de estagnar por aqui nem baixar os braços e vou continuar a lutar por algo melhor, sobretudo a nivel financeiro.

Não é uma questão de contentamento ou displicência...Com 1000 Euros, já se faz uma vida desafogada sem o credo na boca (ou seja por volta de 2000 euros se for casal)

Eu agora também encaixo menos, mas daqui a uns 2 anos espero estar, pelo menos nos 1500 Euros + Bónus de produtividade, com carro, telemóvel e despesas !

E eu já me considero um sortudo!Tenho contrato,subsídios de férias,seguro laboral,segurança social e despesas pagas e não ando no meu carro! Agora, o meu salário base é muito baixo...O que me vale são as despesas pagas e bónus de produtividade...

Última edição:

Não é uma questão de contentar ou não, eu não me contento, mas também tenho que ser realista. Com 1 ano de experiência não posso de modo algum pensar que se mudar de emprego vou ganhar 2000€. Não tenho nem experiência nem conhecimentos para isso (nem sorte [:D] ). Se mos derem, aceito de bom grado, mas no patamar em que estou, gostaria de receber uns 1000€, já ficava mais desafogada em termos de despesas. Agora se daqui a 5 anos quero estar a ganhar 1000€? Não, quero mais [:D]

Voltar
Superior