O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Ter filhos é um má gestão familiar?

Pode ser, principalmente quando te pagam menos de 1/3 pelo teu trabalho.

Por essa óptica ter carro, roupa, casa, comida entre outras coisas é sempre má gestão.

Essa é a grande diferença entre a mentalidade Portuguesa e a dos países ricos da Europa, onde o acesso a tudo isso é considerado natural, assim como é natural ser bem recompensado pelo trabalho efectuado.

Se tu fazes por exemplo canetas que são vendidas a 100€ e só te pagam 25€ por unidade estas a ser mal pago por mais canetas que faças serás sempre roubado.

.

Eu não disse que ter filhos é má gestão familiar! [8b]

Disse e lê bem que: muitas vezes assistimos a familias com fracos recursos a ter 3, 4 e 5 filhos e depois a queixarem que o dinheiro não dá!

Isto quer dizer que os casais devem assegurar-se que reunem as condições para ter filhos...e sustenta-los como é óbvio!

Chama-se planeamento familiar!

Agora, existem é muitas pessoas que não pensam em nada.....

Nós só devemos avançar com uma coisa, depois de ter avaliado a situação....para mim foi sempre assim!

Falar assim no ar é muito pouco "construtivo" ninguém com uma fábrica de canetas paga 40 Euros por caneta aos seus empregados se puder pagar 25.

Se houver um benemérito que o faça, há um concorente que não o faz, vende as canetas 10 Euros mais baratas e adeus fábrica do benemérito.
Por isso mesmo é que a impunidade é regra e se quer manter a justiça e o trabalhador refém.

Por isso tantos fogem ao fisco e vêem os processos prescrever.

País sem lei onde se vive cada vez pior.

Bravo RCE. ;) Temos exactamente a mesma linha de pensamento. Cada qual tam de saber viver com o que tem e nunca se dar ao luxo de "ser" mais do que aqui que é na realidade.

Cumprimentos,

Não disse que estavam a gozar.
O que me faz confusão, é os valores que se atiraram como bons salários.
Eu falo por mim, tenho uma moradia, nos arredores de Lisboa, comprada em junho do ano passado, sobre a qual pago uma prestação á CGD, tenho 3 carros com as despesas inerentes aos mesmos. Todos eles pagos a pronto.
Tenho uma filha com 9 anos, numa escola particular, sobre a qual pago uma mensalidade. Tenho todas as despesas normais, agua, luz, gasoleo, seguros, etc. E os nossos rendimentos não chegam aos 2500 euros.
Tentamos é ser racionais na forma de os gastar.
Tb é possivel, que para muitos, isto não é uma boa vida, para mim é bastante razoavel.
E a proposito, o papá, a mamã, a madrinha, a sogra, nunca puseram lá um tostão. Mas tb não me lamento, tento é fazer com q amanhã seja melhor que hoje.
Tens razão.

Tu vives bem não é? Tens a tua casa, os teus carros, os teus "piolhos" etc etc. Mas podes dar-te a grandes luxos? Um carro superior? Um viagem mais cara? Um relógio caro? Joias caras?

Ou consideraste rico? É que para muitos aqui no fórum, tu és RICO!

Esta é que é a pura verdade!
quanto mais ganharmos mais motivos "arranjamos" onde gastar a massa!
Se for feito de modo regrado e bem equacionado, pq não.

Imagina em casa tens no mês 2.000€, tens um casa X e um carro Y.

Se ganhas 4.000€ podes pensar numa casa 2X e num carro 2Y. Não podes?

Claro que há quem tenha a corda no pescoço com X€ por mês e quando ganha o dobro, exagera e fica outra vez com a corda no pescoço!

Eu sou "super" poupado. E acho que assim é que devia ser. Acho que um gajo devia tentar poupar 50% do que ganha! (Não é nada fácil, mas assim o futuro podia ser bem melhor).

Se for feito de modo regrado e bem equacionado, pq não.

Imagina em casa tens no mês 2.000€, tens um casa X e um carro Y.

Se ganhas 4.000€ podes pensar numa casa 2X e num carro 2Y. Não podes?

Claro que há quem tenha a corda no pescoço com X€ por mês e quando ganha o dobro, exagera e fica outra vez com a corda no pescoço!

Eu sou "super" poupado. E acho que assim é que devia ser. Acho que um gajo devia tentar poupar 50% do que ganha! (Não é nada fácil, mas assim o futuro podia ser bem melhor).[/quote]

Acho muito bem !!

Eu quando começei a trabalhar (há cerca de 13 anos), ganhava 135 cts limpos, ou seja 675 Euros. Houve um mês em que poupei 500 Euros [;)]

Com o aumento do custo de vida e com as condições actuais acho que o ordenado mínimo deve ser de pelo menos 1500€, qql valor abaixo disso deveria dar origem a uma inspecção pormenorizada por parte das finanças as empresas, multas pesadas e a obrigação de serviço cívico por parte dos gestores e empresários dessas empresas em horário pós-laboral.

Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€, acima disso depende, mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha.

Notícia de última hora:
nthorld4.jpg

As famílias tem fracos recursos porque são mal pagas e não pq tem filhos.
.

Tu és um lirico....

As familias de fracos recursos estão nessa situação por N motivos e não somente pelo facto de serem mal pagos ou não. [8b]

Existem pessoas que não tem qualquer tipo de controle, seja a nível sexual, seja a nível financeiro...tudo é feito a pensar no momento!

Se fossemos assim todos, nunca haveria os mais abonados porque era chapa ganha - chapa gasta!

Entendes?

Acho que podemos considerar um bom salário todo aquele que está acima do salário médio nacional.

A nossa percepção se auferimos ou não um bom salário também resulta de uma autovaliação ... será que o que trabalho merece o que ganho ou não ? O valor acrescentado que eu obtenho para a empresa enquadra-se no meu nível de salário ? ... se as respostas forem sim, então acho que temos um bom ordenado.

Obvio que todos gostavam de ganhar o que o Figo irá ganhar na Arábia, isso é sem dúvida um bom ordenado. [:p] [:p]

Mas acho importante nós adaptarmos o nosso estilo de vida ao salário que auferimos, se ganho 500 euros levo uma vida compativel com tal, se ganhar 1000 idem, se ganhar 10000 também ...

É apenas uma opinião pessoal.

Saudações a todos [;)]

Tu és um lirico....

As familias de fracos recursos estão nessa situação por N motivos e não somente pelo facto de serem mal pagos ou não. [8b]

Existem pessoas que não tem qualquer tipo de controle, seja a nível sexual, seja a nível financeiro...tudo é feito a pensar no momento!

Se fossemos assim todos, nunca haveria os mais abonados porque era chapa ganha - chapa gasta!

Entendes?
Concordo contigo nesse aspecto, mas é mais fácil isso acontecer quando se ganha mal do que quando se ganha bem.

Até pq o facto de se ganhar mal vai condicionar o acesso a educação dos filhos e o perpetuar dessa mentalidade.

Baixos vencimentos tem varias consequências a nível da sociedade e não só no imediato de quem nunca teve nada e pretende ter um pouco de qualidade de vida.

.

Penso que ninguém disse que 4.000e não davama para viver desafogado. Dão. Não dão é para viver a grande!

Não li o tíopico todo e sei que me arrisco a repetir algo que já tenha sido dito mas ao ler isto achei q tb tinha que intervir.

O que as pessoas se esquecem é que é frequente quem ganha "melhorzito" trabalhar em empresas, sectores e mercados onde é quase uma exigência ter uma certa postura em termos sociais.

E perguntam vocês: "- O que é que queres dizer com essas balelas?!"

A verdade (e eu smp notei) é que se tu te moves em determinado meio tens/queres/gostas de te enquadrar... E a verdade é que jantar fora com amigos e colegas convivendo socialmente em sítio caros onde mtas vezes se "factura" a curto e a longo prazo. É mtas vezes nestes tipos e ambientes em que nem sequer te apercebes ou tens objectivos de estares a trabalhar que se conseguem gramdes furos e optimas oportunidades profissionais para ti e/ou para a organização a que pretendes.

É claro que, a não ser que já tenhas um certo estartuto na organização onde estás, que as contas desses jantares e eventos saia do teu bolso... e isso traduz-se em custos muito significativos que obrigam a grande gestão finaceria para fazer render esses 4000/5000€.

As férias de Verão/Inverno são outro exemplo, criam-se relações q se trtaduzem mts vezes em negócios...

Epá há tanta coisa...

Por isso olhar para o valor dos recibos de ordenado é tão enganador.

A verdade é que a partir do momento em que entras num determinado circuito "tens" que o acompanhar minimamente correndo o risco de que, se não o fizeres, no mínimo a tua carreira tb sofrerá com isso.

Foi só mais uma opinião sobre um ponto de vista que mtas vezes é esquecido.

Tens razão.

Tu vives bem não é? Tens a tua casa, os teus carros, os teus "piolhos" etc etc. Mas podes dar-te a grandes luxos? Um carro superior? Um viagem mais cara? Um relógio caro? Joias caras?

Ou consideraste rico? É que para muitos aqui no fórum, tu és RICO!

Felizmente, podia-me dar a alguns desses luxos que referiste, mas ter um carro superior, joias, etc, faz-me ter uma vida melhor?

Para mim ter uma vida melhor, é puder dar á minha filha uma melhor educação, dar á minha familia, a estabilidade financeira e emocional, que esses carros superiores, e as joias, não dão.

Mas tudo, tem a ver com opções.

É claro que podes dizer que se ganhasse mais, podia ter mais, mas a felicidade tem pouco a ver com consumismo.

O ser rico tb é relativo. para o pedinte devo ser, mas para o Belmiro, devo estar bem longe.

Não li o tópico todo, mas para mim um bom salário é aquele que nos dá pra pagar as continhas todas ao fim do mês sem ficar a dever nada a ninguem, sustentar a casa e dar para nos mimarmos um pouco ou á nossa familia...
Desde que dê para que não falte nada a mim e á familia é um ordenado bom...

Voltar
Superior