[Mercado] O que é um carro Low Cost ?

EscapeLivre

Well-known member
Ora boas.

Estava aqui a filosofar : Supostamente um carro low cost é um Tata, ou um Dacia, mas dei por mim a pensar, que o meu C1 não tem ponteiros de temperatura, tem muita chapa à vista, os vidros traseiros mesmo sendo 5p abrem em compasso, o fecho centralizado só fecha todas as portas se se fechar a porta do condutor ( isto, interiormente claro ), e se as portas estiverem trancadas, só se destrancam se puxar a " patilha " e não abrem se eu puxar o puxador, que na maioria dos carros destranca logo as portas.

Ora, um Dacia Sandero, é low cost porquê ? Porque tem dinâmica pouco apurada ? não traz radio de série em algumas versões ? o design foi deixado às 3 pancadas ?

E agora, um Skoda é low cost ? E um Fiat Panda dos anos 90 ?

Pois pode não ser fácil colocar a "linha" que separa o low-cost dos restantes, havendo o estigma que certas marcas "ganharam" nesta questão.

Não me parece que a Skoda, actualmente, se possa considerar low-cost.

P.S. Po curiosidade, o 116i da minha Maria também não tem ponteiro da temperatura, e a minha Astra H também não.

Pois pode não ser fácil colocar a "linha" que separa o low-cost dos restantes, havendo o estigma que certas marcas "ganharam" nesta questão.

Não me parece que a Skoda, actualmente, se possa considerar low-cost.

P.S. Po curiosidade, o 116i da minha Maria também não tem ponteiro da temperatura, e a minha Astra H também não.

Na Bmw isso deve ser um opcional [:D]

O c1 nao se pode chamar de low cost pois parece caro para o que oferece , que é pouquissimo .

low cost deve ser mesmo no preço do veiculo

Low cost pra mim é o novo Chevrolet Cruze que começa nos 16mil €. Comparando com o Spark Bi-fuel que começa quase nos 11.000€:sh).

E acho que ouvi na radio, alguma promoção talvez, de um Fiat Panda a partir de uns 8000€

O c1 nao se pode chamar de low cost pois parece caro para o que oferece , que é pouquissimo .

low cost deve ser mesmo no preço do veiculo

Caro ? porquê ? não é negocio da china mas tambem não acho caro. Tens um motor bom, fiável e economico, bom comportamento, materiais que não fazem parasitas, espaço à frente, ABS, 4 airbags, AC, ESP como opção.

A caixa de velocidades é a mesma que o yaris usava em 1999 [:D]

Uma amiga minha tem o irmao 107 , chapa á mostra , pouco confortavel , bancos que parecem tabuas e nem um minimo de apoio lateral teem , nao tem tampa de porta luvas é apenas uma prateleira e afins , pagar tanto so para ter um motor economico ?? é isto e smarts .

Eu nao considero um preço justo para o que oferece . Com este mesmo preço comprava um usado com poucos anos e muitooo mais carro .

Mas claro está sao opçoes , a minha amiga quis o carro porque tinha a panca que queria novo novo e só chegou para este 107 .

Uma amiga minha tem o irmao 107 , chapa á mostra , pouco confortavel , bancos que parecem tabuas e nem um minimo de apoio lateral teem , nao tem tampa de porta luvas é apenas uma prateleira e afins , pagar tanto so para ter um motor economico ?? é isto e smarts .

Eu nao considero um preço justo para o que oferece . Com este mesmo preço comprava um usado com poucos anos e muitooo mais carro .

Mas claro está sao opçoes , a minha amiga quis o carro porque tinha a panca que queria novo novo e só chegou para este 107 .

A questão é que neste alem do motor economico, vais ter pneus baratos, e os bancos da frente são bons, os de trás é que são minimalistas. Além de que o espaço à frente é muito bom mesmo. Só ficas a perder na bagageira e no espaço dos bancos traseiros, mas credo, eu tenho um c1 mas tb ja andei num smart, e não compares uma coisa com a outra...o smart é muito menos carro, ou muito menos carrinho vá [:D]

Um carro por ser citadino puro não tem que ser low cost.

Low Cost é um carro em princípio obsoleto, mas que usa tecnologia mais do que testada e comprovada.
O seu preço tem que ser baixo pois claro.
Não ter equipamentos superfúlos, que ponham o seu dono a pensar algo tipo: para que meteram esta porcaria? Não metiam e o carro era mais barato, pois não quero / uso isto para nada."

Os consumíveis têm que ser do mais simples e barato, por exemplo:
- não tem "grandes" lâmpadas. H4 e têm que ser fáceis de trocar;
- pneus medidas corriqueiras e nada de baixos perfis;
- mecânicas pouco refinadas / pouco puxadas e exigentes, com óleos normais, comuns e baratos, travões simples, etc.

Low-Cost, neste momento vejo toda a gama da Dacia, que usa materiais na sua maioria de antigos Renault, mais que testados e fiaveis, fazendo deles uma aposta barata.

De resto... vejo é marcas com modelos mais acessíveis como uma Chevy e Skoda, agora estao algo longe de Low-Cost, uma marca como a Chevy que ca vende coisas como um Camaro e um Vette, é tudo menos low-cost.

Last edited:
Uma mesma marca pode ter uma gama vasta onde tenha modelos normais e até pode ter modelos Premium e modelos Low Cost.

É raro mas pode acontecer estes 3 conceitos... e teoricamente até um 4º, luxo / alto desempenho. Mas actualmente nenhuma marca no mundo tem esses 4 conceitos em simultâneo.

Low cost pra mim é o novo Chevrolet Cruze que começa nos 16mil €. Comparando com o Spark Bi-fuel que começa quase nos 11.000€:sh).

E acho que ouvi na radio, alguma promoção talvez, de um Fiat Panda a partir de uns 8000€

Não consigo associar a Chevrolet a low cost, pelo menos ao conceito mais puro. Cá em Portugal podemos dizer que é a "low-cost da Opel", uma vez que partilha todo um conjunto de componentes, mas consegue colocá-lo no mercado a um preço mais acessivel. Mas ainda vai uma distância grande para ser um low-cost no verdadeiro sentido da palavra, como p.e. a Dacia. Ao compararmos estas 2 marcas, conseguimos ver muitas diferenças, se estivermos a pensar no conceito low-cost.

E este mesmo raciocinio é aplicável à Skoda Vs Vw, p.e.

Low Cost é um automóvel produzido ao minimo custo de produção possível para ser vendido a um preço baixo nos público-alvo aos quais interessa, públicos que se entendem como pessoas com requisitos honestos.

Last edited:
A minha Kangoo de trabalho também e low cost [:D] Tem 2 bancos, motor, 4 rodas, vidros manuais, o AC ficou na fabrica, o radio nem k7s nem CD tem, ponteiro de temperatura não tem... Também se pode considerar low cost neste caso [:D]

Low cost são todos os carros que eu comprei até hoje, pois houvesse verba com fartura e não seriam estes que tinham vindo...:)

Carros low-cost não conheço. Talvez saiam assim de fábrica, depois vem o fisco e estraga tudo!

para mim carro low cost, é um automovel em que temos a percepção que a construção é algo superior àquilo que estamos à espera de encontrar quando nos deparamos com o preço do veículo.

agora a definicao de low cost pode variar consoante as pessoas/empresas.

1. low cost preço final - dacia (materiais usados e abusados noutros modelos clio) com os defeitos e qualidade que toda a gente reconhece
2. low cost auto simples - veículo o mais simples possivel mas cujo preço final poderá nao ser assim tao low! (c1, aygo, up, mii)
3. low cost para o veiculo que é - (cruze?)

Back