O que é uma boa poupança?

2 dias com uso intenso um smartphone?

Não é atender a chamada da mãe duas vezes por dia para ires para casa jantar que faz disso um uso intensivo.

Não existe baterias para smartphone que durem dois dias com uso intensivo. Falo com conhecimento de causa. Se não sabes o que é uso intensivo então sugiro a pesquisares melhor.

Começaste bem, mas estás a descair-te muito nestes últimos posts. Nota-se muito ressabiamento e relação ao que os teus colegas/amigos possuem ou não. O resto é treta de quem tem um ecran a tapar a cara.

Fica a dica ;)

ressabiamento? eu estava a dar exemplos para quem dizia que não dava para poupar... falei no iphone como tb falei em fumar....

por acaso nem conheço muita gente com iphone, e nunca tive inveja de iphones, era o que faltava... se tivesse inveja tenho mais que dinheiro para comprar um..

intensivo para mim é 2/3 horas de ecra ligado por dia...

daqui a pouco vão dizer que tenho inveja de quem fuma [:)]

ressabiado é quem vem responder negativamente ao post inicial que fiz, aliás ng respondeu ao que perguntei... toda a gente foi logo julgar ou tentar desmentir... eu não pedi aprovação de ninguém

eu não julguei ninguém, apenas quis mostrar que não é possivel ter as duas coisas, não se pode gastar em coisas que é possivel poupar e ao fim fazer uma boa poupança na mesma.

tudo o resto é intrepretacao tuda, a qual está completamente errada, mas na linha da tua continua participação neste forum.

Última edição:
Na vossa opinião vale a pena poupar 100€ e enter numa conta(não necessariamente a render) e ir retirando à medida que for preciso ou poupar na mesma os 100€ mas meter 70/80€ na conta e não mexer e os restantes 20/30€ para eventuais gastos?

Com que idade é que começaram a ter um intuito maior de poupar?
Eu sempre tentei poupar algum como é lógico, mas dos meus 19(quando comecei a trabalhar) aos 25 estoirei muito dinheiro em carros e bicicletas(btt e ciclismo são desportos muito consumistas para quem quer ter algum material bom). Agora estou mais focado na poupança desde os 26/27 e com os resultados que vejo estou a ficar mais "agarrado" ao dinheiro [:D]

Bem...vou escrever este post com um sentimento misto, o risco de ser mal interpretado é grande....mas cá vai...

Falando sem tabús, juntei o montante "mágico " que tanto se fala pela primeira vez em torno dos 38, dos 38 aos 45 juntei mais 2x esse montante....atualmente no banco tenho muito pouco, investi tudo em tijolo!

Apesar de nos últimos anos ter aumentado o rendimento consideravelmente, a verdade é que nunca alterei o meu estilo de vida. Não faço grande esforço para poupar, sou um gajo simples que não dá valor a hotéis 5 estrelas nem restaurantes Michelin.....compro carros usados porque considero os novos dinheiro mal gasto.
Basicamente faço a vida que gosto e que me faz feliz.

Na vossa opinião vale a pena poupar 100€ e enter numa conta(não necessariamente a render) e ir retirando à medida que for preciso ou poupar na mesma os 100€ mas meter 70/80€ na conta e não mexer e os restantes 20/30€ para eventuais gastos?

texto pouco compreensível... apaguei tudo e postei mais em baixo.

Última edição:

Ganhas 200€/mês e poes de lado 100€/mês.
Desses 100€ que pões de lado é melhor ter tudo junto e ir tirando à medida que for preciso(por exemplo seguro só carro, pneus e.t.c)
ou
meter 70€/mês numa conta e todos os meses acrescentar 70€ e os restantes 30€ meter num mealheiro para as despesas previstas.

Resumindo, dividir a poupança em duas partes, 1 para as despesas previstas e outra para poupar mesmo.

Se puder prefiro por os 70 em que não se mexe e deixar o resto numa conta de fácil acesso.
E se der mesmo desses 70, 50 vão pra algo a muito longo prazo.

Ganhas 200€/mês e poes de lado 100€/mês.
Desses 100€ que pões de lado é melhor ter tudo junto e ir tirando à medida que for preciso(por exemplo seguro só carro, pneus e.t.c)
ou
meter 70€/mês numa conta e todos os meses acrescentar 70€ e os restantes 30€ meter num mealheiro para as despesas previstas.

Resumindo, dividir a poupança em duas partes, 1 para as despesas previstas e outra para poupar mesmo.

por de lado para gastar a médio/curto prazo não é poupar... portanto a segunda opção...

No dinheiro que defino para poupar nunca mexo... nem que vá a negativos... faço os meses seguintes a tentar recuperar e se não o conseguir acerto contas nos subsídios.
[...]

Era isso que pretendia sim.
Sempre meti os 100€ de lado, mas começo a pensar se não é melhor começar a dividir a poupança nos moldes que defini acima.

Bem...vou escrever este post com um sentimento misto, o risco de ser mal interpretado é grande....mas cá vai...

Falando sem tabús, juntei o montante "mágico " que tanto se fala pela primeira vez em torno dos 38, dos 38 aos 45 juntei mais 2x esse montante....atualmente no banco tenho muito pouco, investi tudo em tijolo!

Apesar de nos últimos anos ter aumentado o rendimento consideravelmente, a verdade é que nunca alterei o meu estilo de vida. Não faço grande esforço para poupar, sou um gajo simples que não dá valor a hotéis 5 estrelas nem restaurantes Michelin.....compro carros usados porque considero os novos dinheiro mal gasto.
Basicamente faço a vida que gosto e que me faz feliz.

Estás noutra realidade que não a de PT, certo?

De qualquer das formas, noto que saíste para lutar e pelo que vais escrevendo deste a volta por cima a uma situação complicada.

Em PT um assalariado dificilmente chega aos 100.000€, isto fazendo uma vida normal.

Não nos esqueçamos que a média salarial nem a 1000€ brutos chega, eu sou da geração que 1000€ limpos já é grande salário e dificilmente os patrões pagam mais.

Eu espero em breve chegar a metade do objectivo, isto mantendo uma vida normal, com algum €mal gasto pelo meio.

Espero, pelos cálculos meramente matemáticos e extrapolando os últimos anos, chegar à mágica quantia dentro de 5/8 anos.

Mas depois duplicar ou triplicar esse valor já é mais complicado.
Pode ser que com esse valor já decida arriscar num negócio mais a sério.

Aliás, se tivesse mantido os Honda já tinha chegado à metade do mágico.

Tenho ainda parte do € aplicado na bolsa, o que, vai na volta pode multiplicar e fazer crescer de forma exponencial a poupança para valores consideráveis.
Ou então, dizimar parte desse valor.[:D]

Gosto de ler exemplos reais, de pessoas reais que não se fazem de grandes atrás de um monitor.
[;)]

Gosto de ler exemplos reais, de pessoas reais que não se fazem de grandes atrás de um monitor.
[;)]

se estás a falar do meu caso... tanta azia porquê?
tenho mais em € mas menos em bens materiais como casa... se tivesse comprado casa estaria quase a 0s... que é o que a maioria faz.

se estás a falar do meu caso... tanta azia porquê?
tenho mais em € mas menos em bens materiais como casa... se tivesse comprado casa estaria quase a 0s... que é o que a maioria faz.

Já nem me lembrava de ti.[:D]
Deixa de pensar que os posts dos outros giram à tua volta. Até inclusive te dei os parabéns honestos.

Já leio o Gavela, o oscarcc, entre outros à muitos anos e noutros tópicos também.
Respondi em especial ao oscarcc porque não duvido um centímetro do que ele escreveu.[;)]

Estás noutra realidade que não a de PT, certo?

De qualquer das formas, noto que saíste para lutar e pelo que vais escrevendo deste a volta por cima a uma situação complicada.

Em PT um assalariado dificilmente chega aos 100.000€, isto fazendo uma vida normal.

Não nos esqueçamos que a média salarial nem a 1000€ brutos chega, eu sou da geração que 1000€ limpos já é grande salário e dificilmente os patrões pagam mais.

Eu espero em breve chegar a metade do objectivo, isto mantendo uma vida normal, com algum €mal gasto pelo meio.

Espero, pelos cálculos meramente matemáticos e extrapolando os últimos anos, chegar à mágica quantia dentro de 5/8 anos.

Mas depois duplicar ou triplicar esse valor já é mais complicado.
Pode ser que com esse valor já decida arriscar num negócio mais a sério.

Aliás, se tivesse mantido os Honda já tinha chegado à metade do mágico.

Tenho ainda parte do € aplicado na bolsa, o que, vai na volta pode multiplicar e fazer crescer de forma exponencial a poupança para valores consideráveis.
Ou então, dizimar parte desse valor.[:D]

[;)]

Agradeço-te as palavras NMiguel.[;)]

Sim, a minha realidade é diferente da de PT e não sou assalariado, o que facilita as coisas.

Estás já numa posição muito confortável, como tal não vale a pena stressar muito para chegar ao número mágico..... segue a mesma linha e ele há de chegar mais depressa do que julgas.

Com que idade é que começaram a ter um intuito maior de poupar?
Eu sempre tentei poupar algum como é lógico, mas dos meus 19(quando comecei a trabalhar) aos 25 estoirei muito dinheiro em carros e bicicletas(btt e ciclismo são desportos muito consumistas para quem quer ter algum material bom). Agora estou mais focado na poupança desde os 26/27 e com os resultados que vejo estou a ficar mais "agarrado" ao dinheiro [:D]
Com 14 anos já eu trabalhava nas férias grandes da escola por iniciativa própria, com o objectivo de ter o meu próprio dinheiro para comprar as minhas coisas e já ia poupando algum no banco (ainda que pouco).
Ao longo dos anos era quase sempre assim, aproveitava as férias grandes da escola para ganhar algum e juntar, era com esse dinheiro que comprava os meus walkmans, computadores, bicicletas...
Foi com esta poupança inicial que dei uma entrada na compra da minha casa e no primeiro carro comprado por mim.
Esta poupança inicial já me ajudou muito numa fase da vida que é determinante e que começamos a procurar a nossa independência e saímos de casa dos pais.

Acho que é um mau princípio criticar pessoas que apreciam os prazeres da vida.

O prazer de usufruir de bens não é negligenciável e um dia chegarás a esta conclusão ( mais tarde ou mais cedo...). Para além disso: uma poupança actual é sempre um gasto futuro.

O que metes de lado agora é para gastar no futuro e nada impede que seja em bens tão inúteis como um Iphone. Ou seja: sacrifício todo para comprar um bem.

Não me vais dizer que quer morrer com o dinheiro no banco pois não?[:D]

O meu objectivo é mesmo morrer com o dinheiro no banco e usufruir apenas dos rendimentos.

Essa lógica seria a mesma de alguém que tem uma empresa, vender tudo para estoirar na reforma.

Voltar
Superior