O que é uma boa poupança?

Deutsche Bank, com limite de 80% de financiamento em função do valor mais baixo, de compra ou de avaliação, o que significa sempre mais dinheiro à cabeça. Presumo que talvez façam uma análise prévia de risco/condições e como sou cliente, talvez ajude. Eles anunciam 1,75%, mas de certeza que dá para negociar.

Mas outros bancos como o Bankinter, anunciam 1,15%, por exemplo. 1,75% é que me parece muito elevado em qualquer circunstância.

Ok, não é bom, é certo.
Mas não tenho obrigações como me exigiam no bankinter (cartão de crédito com utilizações obrigatórias, nada de seguro de proteção ao emprego, etc etc).
Mas tenho que ir sondar o mercado.
Já está na hora

Prefiro ter liquidez que cimento .

Nada contra.[;)]

As Contas do exemplo que postaste lá atrás estão muito inflacionadas, entao aqueles 150€ mensais para a imobiliária são um absurdo.
De qualquer forma repara que mesmo assim tens alguém que te paga metade do valor da casa. Um dia mais tarde ficas com um bem de grande valor e pêla metade do preço...
O lucro no imobiliário está no longo prazo não no imediato.

Certissimo, ms se quiseres/puderes ler está lá atrás [;)]

Muito partilhada por malta nova é certo, ms nao esquecer que mta dessa malta usufruí do porta 65, o que muda tudo. Aliás tenho para mim que é tb pouco devido a isto que as rendas tipicamente chegam a valores tão altos, caso contrário chapéu. Ate´pq as pessoas mais velhas quase todas ou têm casa própria ou se é arredendada pagam rendas congeladas de dois tostões.

Portanto quem arrenda (rendas sem ser à antiga) são tipicamente jovens, e esses têm smp o porta 65. Agr é certo que nem todos conseguem "vaga" ou têm condições de se candidatar.

Igual a mim, 3 anos e meio sem alternativa e no fim é chato fazer as contas e saber que o guito se esfumou, ms olha, é a vida...

A olho diria que sim, aliás tu e outros (vários) membros daqui são da geração precisamente entre a minha e a dos meus pais. Mais 15 menos 15, tipicamente 30 anos é uma idade que mta gente começa a ter filhos (bem agr já vai sendo comum ser mais tarde).

Ui, imagino, por aqui ainda só uma mulher e meia, se contar a cadela como meia pessoa [:D]

Sim é preciso olho claro, ms é smp um risco. Prefiro outros investimentos, ms é uma opinião pessoal. No entanto todos os investimentos têm riscos, no mercado os riscos são outros, ms seja como for dá menos chatices que lidar com pessoas.

Bah, odeio pessoas [:)]

Esse é que é o busílis da questão.
Deitar dinheiro fora? Não, muito obrigado.

E mais, chegar á reforma com casa já paga é cada vez mais um luxo e grande fonte de poupança, significa que ficamos com 100% da reforma para as contas do dia a dia sem ter a preocupação de ainda ter de pagar por um teto.
Nao há dinheiro que pague este descanso.

Nada contra.[;)]

As Contas do exemplo que postaste lá atrás estão muito inflacionadas, entao aqueles 150€ mensais para a imobiliária são um absurdo.
De qualquer forma repara que mesmo assim tens alguém que te paga metade do valor da casa. Um dia mais tarde ficas com um bem de grande valor e pêla metade do preço...
O lucro no imobiliário está no longo prazo não no imediato.
É uma gestora de arrendamentos , não uma imobiliária!

O imobiliário para arrendamento funciona bem em escala.

E mais, chegar á reforma com casa já paga é cada vez mais um luxo e grande fonte de poupança, significa que ficamos com 100% da reforma para as contas do dia a dia sem ter a preocupação de ainda ter de pagar por um teto.
Nao há dinheiro que pague este descanso.
Por isso eu frisei que quando "assentar" compro , agora não , tenho poupanças e 2 planos de pensões precisamente a pensar nisso , um faço retirada total do capital e nessa altura compro onde vou querer assentar para a reforma , até nisso vou estar livre!!! ;)

O imóvel está arrendado ao ano ou curta duração?
Que serviços presta essa gestora?
Essa gestora encarrega-se de te fazer chegar ao banco todos os meses 450 paus.
Eles gerem o arrendamento , andam em cima do inquilino com as contas , para quem está fora é um descanso .
Se rebenta um tubo resolvem , etc.

Pelo menos é assim que esse meu familiar resolveu a situação .
Outro , está em França já reformado e tem entregues nessa gestora 7 apartamentos e até hoje 0 problemas.

Por isso eu frisei que quando "assentar" compro , agora não , tenho poupanças e 2 planos de pensões precisamente a pensar nisso , um faço retirada total do capital e nessa altura compro onde vou querer assentar para a reforma , até nisso vou estar livre!!! ;)

Sendo assim acho que fazes bem, a pessoa deve comprar quando se sentir preparada ou achar que é a altura certa.
Acho mal é querer arrendar para a vida inteira.

Eles gerem o arrendamento , andam em cima do inquilino com as contas , para quem está fora é um descanso .

Outro , está em França já reformado e tem entregues nessa gestora 7 apartamentos e até hoje 0 problemas.

A minha imobiliária também me propôs esse tipo de gestão... dinheiro deitado fora.. uma casa arrendada ao ano não precisa desse tipo de gestão porque muito raramente dá problemas.
Estes anos todos a situação mais grave foi com um inquilino italiano que ficou trancado dentro de casa com a chave partida do lado de dentro e não dava para abrir do lado de fora...
Bem, foi um grande berbicacho, mas lá consegui resolver o problema apartir de Londres e através do telefone.

A minha imobiliária também me propôs esse tipo de gestão... dinheiro deitado fora.. uma casa arrendada ao ano não precisa desse tipo de gestão porque muito raramente dá problemas.
Estes anos todos a situação mais grave foi com um inquilino italiano que ficou trancado dentro de casa com a chave partida do lado de dentro e não dava para abrir do lado de fora...
Bem, foi um grande berbicacho, mas lá consegui resolver o problema apartir de Londres e através do telefone.
Não espalhes muito que tens apartamentos arrendados .. senão ainda aparecem os do tópico trancado a dizer que só comes latas de atum para juntar para comprar apartamentos !!!
LOLOLOL

Não espalhes muito que tens apartamentos arrendados .. senão ainda aparecem os do tópico trancado a dizer que só comes latas de atum para juntar para comprar apartamentos !!!
LOLOLOL

A essa gente basta meter um ignore.
Bem mais atenção tem é de ter à Mortágua. Se ela sabe, ainda perde a vergonha de ir buscar dinheiro a quem o anda a acumular. [:D][:D]

arrendas e sao as pessoas que lá estao que te pagam a casa!
um amigo meu ja tem o pagamento bem adiantado
é a estudantada que a está a pagar
no fim é dele e meteu lá nada.
é assim o capitalismo, uns a xularem os outros
Exacto. Os chulos dos estudantes, que pagam só o que usam, não têm compromissos e no fim abandonam quando querem. Sortudos.

Por falar em poupança, abri recentemente uma conta conjunta no bpi com a Maria que será usada para as despesas comuns e fazer uma poupança que para já não tem objectivos de rentabilidade.

Pretendo apenas um modo eficaz de colocar x dinheiro de parte sem abrir mais contas para tal.

Nesse sentido, o bpi poupança objectivo é uma boa solução?

Pelo que li pode ser reforçada ou movimentada na totalidade sem custos nem comissões adicionais mensais. Estou correto?

Aproveitando que a discussao está entre arrendar e comprar, o que acham que é preferível:
- arrendar
- comprar sobrevalorizado com possibilidade de desvalorizacao no futuro?

Epá, é um questão lixada.

Se é para investir: comprar agora é um erro óbvio pois isto vai inverter como q ciclo económico ( a não ser que Portugal seja um caso de estudo da economia condenado a crescer eternamente [:)])

Se é para habitação própria para longo prazo, o risco de desvalorização dilui-se bastante e dá que pensar.

Além disso, depende tb do agregado, situação financeira etc. Não é uma decisão simples.

Não há resposta certa.

Muito bom.

Desconhecia completamente que já houvessem agências a tratar de tudo isto, para que o senhorio não tenha que se aborrecer pessoalmente com estas questões.

Particularmente, a questão de lidar com incumprimentos nas rendas.
Calculo que também tratem das questões do despejo se for caso disso...

edit:

Em tempos criticaram aqui um user que explicou que, fazia uma triagem e requeria certas informações sobre os possíveis inquilinos.

... bem, pelo que já estive ler, estas agências começam logo por fazer precisamente isso.
E para bom funcionamento para todas as partes, não me parece descabido.

Voltar
Superior