O que é uma boa poupança?

Deixei de trabalhar a mais ou menos 7/8 anos e não sinto falta de aturar patrões, nem que ter horários para cumprir mas cada um sabe de si, porque para algumas pessoas o dinheiro é tudo, por muito que trabalhasse não chegaria a rico por isso prefiro ter uma vida normal e não ter que trabalhar.

Cumps

Só falta o resto... Como se deixa de trabalhar e se vive na mesma. (no teu caso já li qualquer coisa acho) mas nem toda a gente tem essa sorte.

Só falta o resto... Como se deixa de trabalhar e se vive na mesma. (no teu caso já li qualquer coisa acho) mas nem toda a gente tem essa sorte.

Nem sempre é uma questão de sorte. As vezes a sorte é saber quando e com quem falar. Eu na empresa onde estava tive sorte, mas foi porque criei uma boa relação com as chefias...

Deixaste de descontar então também para a SS?
Portanto nem te fará falta uma hipotética reforma na velhice?

Esperamos bem que a pouca reforma que irei receber dê para sobreviver[:D] hipoteticamente falando a outras vertentes a ter em conta como por exemplo quem nos garante que daqui 20 anos irá haver reforma ou que chegaremos lá por isso fiz essa opção de viver assim, sei que poderia trabalhar ir ter outro tipo de vida a nível monetário, como no lugar de andar num carro de 30/40 mil euros ter um de 60 mil por exemplo mas prefiro ter um carro mais modesto do que ter que trabalhar para ter um mais caro, dei este exemplo por estarmos num fórum automóvel, mas cheguei aqui porque na altura da crise fui despedido e nunca mais consegui arranjar trabalho na minha área (vendedor de automóveis) num espaço de 2 anos fecharam muitos stands ao ponto de hoje em dia existirem só 2 marcas na cidade, o tempo foi passando e fui vendo outras alternativas e ou não tinha a experiência exigida ou era velho demais até que surgiram 2 alternativas ir para fora do país como muita gente fez naquela altura ou arriscar/investir num negócio que pouco percebia e optei por esta última solução e ainda bem que o fiz, como se costuma dizer quem não arrisca não petisca.

Cumps

Entrei agora no imobiliário numa lógica de diversificação mas não é algo que me atraia muito.

O que me atrai no imobiliário é mesmo conseguir dinheiro hipotecário barato a menos de 1,5% e quadriplicar o rendimento.

Engraçado, aqui há um bom par de anos tivemos aqui uma bela discussão ácerca do imobiliário em que eras totalmente contra, eu por outro lado sempre fui um fervoso adepto do imobiliário, mesmo quando este mercado andava pelas ruas da amargura.
Acho que fazes bem apostar neste sector, no longo prazo é sempre uma mais valia independentemente dos altos e baixos inerentes a qualquer outro sector.

Como esperas quadriplicar os rendimentos?

Esperamos bem que a pouca reforma que irei receber dê para sobreviver[:D] hipoteticamente falando a outras vertentes a ter em conta como por exemplo quem nos garante que daqui 20 anos irá haver reforma ou que chegaremos lá por isso fiz essa opção de viver assim, sei que poderia trabalhar ir ter outro tipo de vida a nível monetário, como no lugar de andar num carro de 30/40 mil euros ter um de 60 mil por exemplo mas prefiro ter um carro mais modesto do que ter que trabalhar para ter um mais caro, dei este exemplo por estarmos num fórum automóvel, mas cheguei aqui porque na altura da crise fui despedido e nunca mais consegui arranjar trabalho na minha área (vendedor de automóveis) num espaço de 2 anos fecharam muitos stands ao ponto de hoje em dia existirem só 2 marcas na cidade, o tempo foi passando e fui vendo outras alternativas e ou não tinha a experiência exigida ou era velho demais até que surgiram 2 alternativas ir para fora do país como muita gente fez naquela altura ou arriscar/investir num negócio que pouco percebia e optei por esta última solução e ainda bem que o fiz, como se costuma dizer quem não arrisca não petisca.

Cumps

Então mas se tens um negócio é porque tens trabalho, ou ele gere-se sózinho?

Este ano poupei tambem cerca de 45% ao mês! Ainda deu para 2 viagens grandes!

Em relação às poupanças estou satisfeito, que proximo ano seja tambem assim.

O meu problema ag e saber o que fazer às poupanças! Gostava de investir mas não sei bem onde!

Isto num país em que onde o nosso sócio vê dinheiro a entrar associa se de imediato e tira a sua parte. Se perdemos afasta se..

Engraçado, aqui há um bom par de anos tivemos aqui uma bela discussão ácerca do imobiliário em que eras totalmente contra, eu por outro lado sempre fui um fervoso adepto do imobiliário, mesmo quando este mercado andava pelas ruas da amargura.
Acho que fazes bem apostar neste sector, no longo prazo é sempre uma mais valia independentemente dos altos e baixos inerentes a qualquer outro sector.

O Obtuso é assim. Tb era contra os ctpm.

Então mas se tens um negócio é porque tens trabalho, ou ele gere-se sózinho?

O trabalho que me dá é muito pouco porque não preciso estar lá é mais estar por trás da coisa[:D], não te sei explicar melhor sem entrar em pormenores e não quero ir por essa via e também pago a um gabinete de contabilidade por isso tem que me poupar trabalho [:D] e dinheiro mas esta parte não está fácil porque o estado precisa de muito dinheiro para sustentar tantos parasitas e não a maneira de alterar essa parte, só resta pagar e não bufar[8b] e também não quero contas nem problemas com essa gente, quero é distância dos abutres [:D]

Cumps

Com 7 dígitos de poupança líquida não conseguia aturar um patrão... Se tiveres 800k em fundos ETFs e acções mais um imóvel de 200k continuavas a ir para o emprego todos os dias?!

Eu quero reformar-me aos 40.

Depende do emprego. Conheço pessoal rico que gosta do trabalho que faz... mas não é a aturar patrões, mas gostam e não precisam, mas foi sempre assim uma vida toda, o que fazer agora ?

Tenho um irmão, trabalhamos na mesma empresa, e temos a mesma função, ele, ganha mais do que eu 100€ mensais.

Tem um património que ascende os 2 milhões € no ramo imobiliário, no entanto, pega todos os dias as 8 e despega as 17.

Já lhe perguntei se ele tem necessidade de trabalhar, ele diz que não, mas sempre é melhor que estar em casa a aturar a mulher e os filhos! [8b]
Escolhas de vida![:D]

Com 7 dígitos de poupança líquida não conseguia aturar um patrão... Se tiveres 800k em fundos ETFs e acções mais um imóvel de 200k continuavas a ir para o emprego todos os dias?!

Eu quero reformar-me aos 40.

Achas mesmo que 800k dão um rendimento que permita não trabalhar?

Já o meu ano foi um pouco abaixo do expectável. Não foi melhor pq alguém me obrigou a fazer obras, sendo 45% de grande utilidade e necessárias mas as restantes 55% nem por isso.

Nao estabeleço objectivos, mas faço contas simples no início do mês e retiro logo o q não vou precisar.

Mas a minha guerra é com o ch, o foi renegociado na altura certa para aproveitar tb a euribor em mínimos históricos.

Fiz uma pequena amortização e não mais pq de facto a taxa está bastante baixa e vou trocar o meu segundo carro em breve.

Como já disseram os últimos ctpm subscritos estão a acabar. A melhor alternativa como já disse várias vezes são os ctpc. Sinceramente nem sei como o governo ainda não acabou com eles.

Tenho um irmão, trabalhamos na mesma empresa, e temos a mesma função, ele, ganha mais do que eu 100€ mensais.

Tem um património que ascende os 2 milhões € no ramo imobiliário, no entanto, pega todos os dias as 8 e despega as 17.

Já lhe perguntei se ele tem necessidade de trabalhar, ele diz que não, mas sempre é melhor que estar em casa a aturar a mulher e os filhos! [8b]
Escolhas de vida![:D]

É preciso ver uma coisa nessa situação, imaginamos que o património que ele tem foi por ter casado bem, ou seja, é da mulher, sendo assim faz bem continuar a trabalhar porque não se sabe o dia de amanhã.

Cumps

Deixei de trabalhar a mais ou menos 7/8 anos e não sinto falta de aturar patrões, nem que ter horários para cumprir mas cada um sabe de si, porque para algumas pessoas o dinheiro é tudo, por muito que trabalhasse não chegaria a rico por isso prefiro ter uma vida normal e não ter que trabalhar.

Cumps

A motivação do trabalho, para mim, está relacionada com criar algo novo, e que produza algo. Além de entrar este ano no imobiliário já tenho também um projecto para uma startup de IT especializada num assunto que estou a desenvolver.

Aliá, se fosse realmente rico, teria ainda muito mais trabalho a desenvolver novos projectos. A única coisa que mudaria seria o orçamento e tempo para férias.

Já o meu ano foi um pouco abaixo do expectável. Não foi melhor pq alguém me obrigou a fazer obras, sendo 45% de grande utilidade e necessárias mas as restantes 55% nem por isso.

Nao estabeleço objectivos, mas faço contas simples no início do mês e retiro logo o q não vou precisar.

Mas a minha guerra é com o ch, o foi renegociado na altura certa para aproveitar tb a euribor em mínimos históricos.

Fiz uma pequena amortização e não mais pq de facto a taxa está bastante baixa e vou trocar o meu segundo carro em breve.

Como já disseram os últimos ctpm subscritos estão a acabar. A melhor alternativa como já disse várias vezes são os ctpc. Sinceramente nem sei como o governo ainda não acabou com eles.

ctpc são bons, mas para reinvestir os ctpm já vencidos, sabe a pouco.

mas sim, é o menos mau

Se não perceberam onde queria chegar....

Aqui fala-se em percentagens, certo. Mas quando se fala em poupanças e ao mesmo tempo de investimentos e compras de casa a pp, é fácil ficar céptico ou mesmo duvidar se estamos a falar de portugueses.

Isso, ou os frequentadores deste fórum são a elite de Portugal. Todos ganham muito, todos poupam muito...

Eu, se poupar 30-40% do que ganho é muito bom. Mas para atingir isso não tenho qlq crédito. Agora vou comprar outro carro e lá se.vai a poupança de ano e meio.

E tenho perfeita consciência que isto não é a generalidade dos portugueses, que estão afogados em créditos

Eu tenho crédito habitação e ainda assim consigo poupar cerca de 40% dos rendimentos. Mas o peso actual do CH deverá andar pelos 6% dos rendimentos.

O segredo é gerir sempre tudo abaixo das possibilidades. Isto tanto vale a ganhar 600 euros como a ganhar 6.000€.

E ainda não estou convencido. [:D]

O que me convenceu foi o CH hipotecário barato. Comprar usando financiamento e ficar com tesouraria larga para outro tipo de investimentos. Quadriplicar os rendimentos será fora do imobiliário (estou a considerar, grosso modo, cerca de 1,5% de custo no imobiliário e rentabilização de 6% fora). Pelo que na prática até é bem mais do que quadriplicar, porque o prédio vai rentabilizar a cerca de 8%, com um custo de 1,5%, e ainda liberta tesouraria para outras aventuras financeiras.

Moral da história para um tópico de poupança: foi a poupança que sempre me permitiu alavancar os meus investimentos e, não menos importante, não depender da banca para os fazer.

Voltar
Superior