O que é uma boa poupança?

Não podes generalizar apartir do teu caso que será único. A generalidade das familias não amortiza nem paga o CH mais cedo do que o previsto.

Mas é isso que estou a dizer desde o início, "Amortizem essas porras sem medo de taxas!" foi como a conversa começou e tu disseste que o seguro de vida era muito caro.

Suicídio é saltar da ponta 25 de Abril sem corda...

Eu comprei 2 casas com empréstimos a 40 anos, e estavam ambas pagas em 5 anos.

Acabei de comprar uma 3ª, empréstimo a 37 anos, espero que esteja paga em menos de 5 anos também.

Quero pagar o mínimo possível por mês, e amortizar o máximo possível por ano.

Fiz exactamente o mesmo, comprei com o prazo máximo (40 anos) e a ideia era paga-la em menos de 10 anos. Pagar o mínimo por mês para ter mais liquidez mensal e aumentar a minha poupança e fazer amortizações quando quiser.

Fiz exactamente o mesmo, comprei com o prazo máximo (40 anos) e a ideia era paga-la em menos de 10 anos. Pagar o mínimo por mês para ter mais liquidez mensal e aumentar a minha poupança e fazer amortizações quando quiser.

Tem é de haver disciplina e "pagares a ti primeiro", não é olhar para o dinheiro extra na conta bancária todos os meses e desatar a torrar!

E que tal comprar uma casa mais barata de modo a poder pagá-la em 30 anos?
Tens vários fatores, afastamento do local pretendido, se for do local de trabalho, podemos falar em mais x euros por mês, entra o factor transito,e ou tempo perdido em deslocações etc... ha quem queira estar perto da familia etc etc...

Sem esquecer o fator de bairros que não possam crescer mais e que não irão receber mais projetos ou alojamentos camarários, alias conheco dois casos , um deles fartou se e vendem uma casa com poucos anos em São Marcos, acabou por despachar por 64 k€ e ele era o primeiro dono da casa imagina o que nao perdeu, a casa esta nova, teve 4 anos a venda, e ninguem pegava pela vizinhança. Vendeu sem olhar para trás e porque podia perder esse dinheiro e ele proprio tinha aceite essa consequência e meteu se numa nova casa nova com bairro "maduro" e neste caso como vês acabou por sair caro esta compra...mas hoje em dia é feliz.

O outro caso, tens que se aguentar a bomboca, ja colocou a casa a venda e nao dão o que ele tem como minimo aceitável ( e sao poucos que tem interesse ) bairro social colocado a pouco tempo a 600 metros, no primeiro ano assaltaram a casa, e os miudos deles ja foram tb assaltados na rua, o problema é o mercado estar super inflacionado, é como o mercado auto usado...

É um tema que tem muito que se lhe diga...

Tens vários fatores, afastamento do local pretendido, se for do local de trabalho, podemos falar em mais x euros por mês, entra o factor transito,e ou tempo perdido em deslocações etc... ha quem queira estar perto da familia etc etc...

Sem esquecer o fator de bairros que não possam crescer mais e que não irão receber mais projetos ou alojamentos camarários, alias conheco dois casos , um deles fartou se e vendem uma casa com poucos anos em São Marcos, acabou por despachar por 64 k€ e ele era o primeiro dono da casa imagina o que nao perdeu, a casa esta nova, teve 4 anos a venda, e ninguem pegava pela vizinhança. Vendeu sem olhar para trás e porque podia perder esse dinheiro e ele proprio tinha aceite essa consequência e meteu se numa nova casa nova com bairro "maduro" e neste caso como vês acabou por sair caro esta compra...mas hoje em dia é feliz.

O outro caso, tens que se aguentar a bomboca, ja colocou a casa a venda e nao dão o que ele tem como minimo aceitável ( e sao poucos que tem interesse ) bairro social colocado a pouco tempo a 600 metros, no primeiro ano assaltaram a casa, e os miudos deles ja foram tb assaltados na rua, o problema é o mercado estar super inflacionado, é como o mercado auto usado...

É um tema que tem muito que se lhe diga...

São Marcos é um dormitório e as casas sempre foram muito baratas!

A segunda aposto que é na Alta de Lisboa! certo?

Suicídio é saltar da ponta 25 de Abril sem corda...

Eu comprei 2 casas com empréstimos a 40 anos, e estavam ambas pagas em 5 anos.

Acabei de comprar uma 3ª, empréstimo a 37 anos, espero que esteja paga em menos de 5 anos também.

Quero pagar o mínimo possível por mês, e amortizar o máximo possível por ano.

Está aqui o mindset que falava. Não entra a todos

São Marcos é um dormitório e as casas sempre foram muito baratas!

A segunda aposto que é na Alta de Lisboa! certo?
Sim.
Atenção que são Marcos no início, não era assim tao barato para a altura, depende da zona. O que falhou ali foi o excesso de construção que para mim é deprimente. exemplo a não seguir.
Sim certo.

Dou um exemplo em 2006 andei a ver casas , o mercado super inflacionado encontrava se casas por Queluz Amadora entre 22 e 25 anos, cozinhas a precisar de renovação e canalização a perdir reforma, precos medios assim por baixo entre 110 a 120 k€, considerando estes valores ai sim podíamos dizer que por construções novas a estrear São Marcos tinha preços aceitáveis e baratos lool

Isso nada tem a ver com mindset[:D]

Se alguém faz um crédito hoje e estima amortizar em 5 anos: paga é porque ganha para isso. Não é uma questão de vontade...

É uma questão de querer e puder (poder?).

Podia pegar no extra que tenho todos os meses, e fazer mais férias de luxo, trocar de carro mais vezes, comprar um relógio AP todos os anos e outras coisas mais caras, etc. Não o faço, porque quero amortizar o mais possível.

É óbvio que se tivesse de escolher entre colocar comida na mesa ou pagar CH, a conversa seria outra, aí não há "mindset".

Última edição:
Sim.
Atenção que são Marcos no início, não era assim tao barato para a altura, depende da zona. O que falhou ali foi o excesso de construção que para mim é deprimente. exemplo a não seguir.
Sim certo.

Dou um exemplo em 2006 andei a ver casas , o mercado super inflacionado encontrava se casas por Queluz Amadora entre 22 e 25 anos, cozinhas a precisar de renovação e canalização a perdir reforma, precos medios assim por baixo entre 110 a 120 k€, considerando estes valores ai sim podíamos dizer que por construções novas a estrear São Marcos tinha preços aceitáveis e baratos lool

Eu andei a ver São Marcos para investimento no ano passado mas não comprei. Fui ver alguns APs e a construção pareceu-me bastante boa e o bairro limpo e agradável...
Achei os preços muito elevados para negócio especialmente com imobiliárias abutres ao barulho que pensam que aquilo é tipo Miami.[:D]

Tb andei a ver Massama mas os APs estão em pior estado com a vantagem apenas para o facto de ter comboio.

Vamos esperar que a crise aperte mais um pouco a ver se os preços baixam um pouco.

Isso nada tem a ver com mindset[:D]

Se alguém faz um crédito hoje e estima amortizar em 5 anos: paga é porque ganha para isso. Não é uma questão de vontade...

Não deixa de ser uma forma "diferente" de gerir o dinheiro.

Se podes pagar uma casa em 5 anos, qual o sentido de contratar um crédito a 40 anos?

Olha, também fiz isso com o objectivo de libertar muita poupança mensal e depois amortizar quando me apetecesse, e depois quando comecei a ganhar mais dinheiro com a poupança do que pago de CH, nunca amortizei nada. Aliás poderia mesmo liquidar a totalidade do CH e não tenho intenção nenhuma de o fazer.

Sim.
Sim certo.

Certo eu também não especifiquei o que é "barato"... Aquilo é uma carrada de prédios altos tudo junto em bom estilo de dormitório e que concordo contigo: nada atraente...

A Alta de Lisboa, foi vendido como sendo uma zona nova de Lx super bem planeada mas acho que o inicio não arrancou da melhor maneira pois lembro-me de haver muitos relatos de assaltos e problemas com o lado "negro da ilha".

Na crise imobiliária lembro-me de haver lá T1's a 100 e poucos mil euros de malta que queria desfazer-se daquilo e agora vais procurar e só encontras o dobro do preço!

Não deixa de ser uma forma "diferente" de gerir o dinheiro.

Se podes pagar uma casa em 5 anos, qual o sentido de contratar um crédito a 40 anos?

Olha, também fiz isso com o objectivo de libertar muita poupança mensal e depois amortizar quando me apetecesse, e depois quando comecei a ganhar mais dinheiro com a poupança do que pago de CH, nunca amortizei nada. Aliás poderia mesmo liquidar a totalidade do CH e não tenho intenção nenhuma de o fazer.

No meu caso tem a ver com o meu cash flow, tenho um salário base e 4 bónus trimestrais que podem chegar a ser maiores que o salário base (por ano). A família vive do salário base no mês a mês, e os bónus são desviados para investimentos, amortizações, etc. Portanto tem apenas a ver com gestão de cash flow. Podia ter mensalidades maiores sem amortizações e faria a gestão de forma diferente, mas para mim, assim funciona bem.

No meu caso tem a ver com o meu cash flow, tenho um salário base e 4 bónus trimestrais que podem chegar a ser maiores que o salário base (por ano). A família vive do salário base no mês a mês, e os bónus são desviados para investimentos, amortizações, etc. Portanto tem apenas a ver com gestão de cash flow. Podia ter mensalidades maiores sem amortizações e faria a gestão de forma diferente, mas para mim, assim funciona bem.

Sim, é isso. Contratar CH a longo prazo dá a liberdade e margem tranquila para a gestão do cash flow.

Eu é que comecei também nessa lógica e depois desisti de amortizar quando percebi que seria melhor manter a liquidez do meu lado.

Mais uma vez, o teu caso é um caso à parte.
Mesmo assim, andas 5 anos a pagar mais juros do que o que pagarias se o crédito fosse a 25 ou 30 anos e no finál dos 5 anos tens mais capital em dívida para pagar.

Tirando as poucas excepções dos que conseguem amortizar o CH, quanto maior o prazo mais caro fica o crédito.

Mais uma vez, o teu caso é um caso à parte.
Mesmo assim, andas 5 anos a pagar mais juros do que o que pagarias se o crédito fosse a 25 ou 30 anos e no finál dos 5 anos tens mais capital em dívida para pagar.

Tirando as poucas excepções dos que conseguem amortizar o CH, quanto maior o prazo mais caro fica o crédito.

Bem visto, é uma coisa que praticamente ninguém devia saber. [:D]

Uma dúvida de quem não percebe nada disto.

Se eu comprar uma casa de 100k e pedir 80k e o MTIC for de 100k, se no fim do ano quiser amortizar todo o valor do empréstimo em dívida tenho de pagar os 80k ou os 100k?

Os valores não interessam é só para exemplificar

Sugiro que leias o teu contrato pois pode haver lugar a comissão por reembolso antecipado.

[FONT=&quot][h=2]Reembolso antecipado[/h]O cliente pode reembolsar antecipadamente o contrato de crédito, de forma parcial ou total. Para o efeito, deve notificar a instituição com um aviso prévio de 30 dias, por carta ou suporte duradouro.

[/FONT]

[FONT=&quot]Se o reembolso antecipado ocorrer num período em que a taxa nominal do contrato seja fixa, o cliente poderá ter de pagar uma comissão que não pode exceder:

• 0,5% do montante do capital reembolsado, se o período remanescente entre a data de reembolso antecipado e a data estipulada para o termo do contrato de crédito for superior a um ano;
  • 0,25% do montante do capital reembolsado, se o período remanescente entre a data de reembolso antecipado e a data estipulada para o termo do contrato de crédito for inferior ou igual a um ano.
Não há lugar ao pagamento de qualquer comissão de reembolso antecipado se:

• O reembolso ocorrer num período em que a taxa nominal do contrato seja variável;
  • For um contrato de crédito sob a forma de facilidade de descoberto;
  • O reembolso tiver sido efetuado em execução de contrato de seguro destinado a garantir o crédito.

[/FONT]

[FONT=&quot]Em todo o caso, a comissão a pagar pelo reembolso antecipado não pode exceder o valor correspondente ao montante de juros que seriam exigidos ao cliente pelo período compreendido entre a data do reembolso antecipado e a data estipulada para o termo do período de taxa fixa.

[/FONT]

https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/como-renegociar-ou-reembolsar-antecipadamente

Voltar
Superior