O que é uma boa poupança?

Sem provocação, valem o dobro porquê? Estão relógios idênticos anunciados a esse preço? Ou outro motivo? Pergunto isto porque nesse tipo de items (carros inclusive) há muito a tendência de dizer que "vale X" em anuncio, mas na venda efectiva a conversa é outra!

É o valor do mercado. Valem o dobro porque é muito difícil conseguir comprar ao p.v. nas lojas oficiais e representantes, restando somente o "grey market", onde estão a ser comercializados com margens de 100%. Se amanha precisar vender, vendo facilmente pelo dobro.

Eu pretendo reformar entre os 55 e 60. Reformar cedo para ficar em casa não acho muita ideia, se ainda for para viajar pelo mundo aceito de bom agrado.

Última edição:
É o que custa mais, gastar dinheiro (quantias consideráveis) que se tenha poupado.

Mas depende também do teu mindset e da valorização que atribuis ao que compras.

Comprar um carro de 20k do ponto de vista mental , custou-me zero.

Já comprar uma casa, e porque essa não é para mim uma prioridade por agora , vai custar-me imenso.

Se fores perguntar à minha namorada , ela dir-te-à que lhe custa mais dar 20k por um carro do que para a entrada da casa [;)]

Desde 2012 que deixei de trabalhar, dos vários empregos que tive (5 no total) só gostei de 2, digo só 5 para não contar os trabalhos temporários (comecei a trabalhar com 15 anos nas ferias do verão) e no 12º ano como só tinha 3 disciplinas e muito tempo livre tive um part time, e neste momento estou sem rendimentos por causa deste maldito vírus Chinês, e por ser boa pessoa ou burro ainda fiquei de prejuízo, passo explicar, deixei de cobrar as rendas e só pagavam as despesas, nem isso pagaram, por isso foi tudo para o olha da rua, não recebo ainda tinha que pagar:sh), o facto de não trabalhar não pensem que foi tudo premeditado, foi acontecendo, ainda andei a procura de trabalho durante 2 anos até 2014/2015, mas como não apareceu nada, bem aparecer apareceu mas nunca irei saber se seria seleccionado ou não para o lugar porque estávamos numa sala a espera da entrevista e conversa daqui e tal, a um que me diz que precisa mesmo do trabalho porque tem contas e dividas para pagar via se mesmo que estava desesperado, quando chegou a minha vez entrei lá para dentro e disse, desculpe mas só quero dizer uma coisa, não precisa perder tempo comigo porque na sala há pelo menos uma pessoa que precisa mais deste trabalho do que eu, e a partir daí nunca mais fui perder tempo e sujeito ou não a tirar um lugar a uma pessoa que precisa mais do que eu, hoje em dia tenho uma vida normal, se me perguntaram se antes deste maldito vírus se estava melhor, respondo que sim, não me privava de nada, neste momento tenho uma vida normal.

Cumps

Então se não tens emprego vives de que? Rendas?

Exemplos desses nos EUA são mato, conhecia nnn no Arizona (estado muito procurado precisamente por retirees devido ao excelente clima e baixo custo de vida) que vinham do CA ou de outros estados nos EUA.

Agora em PT, é muito, mas muito mais difícil!

Era o que ia dizer... Nos USA isso é mato. Aqui em PT não é comum porque temos salários baixos e obriga-nos a trabalhar para sempre.

Já comprar uma casa, e porque essa não é para mim uma prioridade por agora , vai custar-me imenso.

Se fores perguntar à minha namorada , ela dir-te-à que lhe custa mais dar 20k por um carro do que para a entrada da casa [;)]

Tens razão.

O problema é que normalmente nessas compras mais caras tenho sempre dificuldade porque faço a associação a quanto tempo me custou para ganhar aquel dinheiro.

A mim custa-me bastante dar muito dinheiro por um carro. Carros é sempre a perder dinheiro (tirando algumas excepções obviamente).

Já para comprar a casa não me custou e parte disso deve-se ao facto de ter feito um excelente negócio. Neste momento se vendesse a minha casa encaixava fácil 40k e com paciência uns 60k portanto é o facto de saber que ter colocado à cabeça 20k em algo que quando quiser se transforma em 40k ou 60k tranquiliza-me. Já comprar ao preço de mercado e saber que iria perder dinheiro já me iria complicar o sistema nervoso...

Era o que ia dizer... Nos USA isso é mato. Aqui em PT não é comum porque temos salários baixos e obriga-nos a trabalhar para sempre.

É muito complicado esse early retirement em Portugal, exatamente porque se ganha pouco e quando se tem um salário considerado elevado para o País, ele é muitissimo lapidado.
Falava-se aí atrás atrás de 5000€ brutos por mês! É um bom salário em Portugal? É, mas um casado (2 titulares) com 1 filho leva para casa "apenas" 2800€. Desaparecem logo 2200€.
Ou seja uma coisa é falar de 5K ou outra coisa são efectivamente apenas 2.8K, que não irão permitir uma grande folga para se pensar em deixar de trabalhar cedo..

É o valor do mercado. Valem o dobro porque é muito difícil conseguir comprar ao p.v. nas lojas oficiais e representantes, restando somente o "grey market", onde estão a ser comercializados com margens de 100%. Se amanha precisar vender, vendo facilmente pelo dobro.

Eu pretendo reformar entre os 55 e 60. Reformar cedo para ficar em casa não acho muita ideia, se ainda for para viajar pelo mundo aceito de bom agrado.
Que relógios são, podemos saber? Sou apaixonado por relógios.

Conheço muitos casos de reforma por volta dos 50 mas atualmente só nas forças armadas e GNR.

Não conheço uma única pessoa em PT que se tenha reformado aos 50 para passar apenas a viver de rendimentos de investimentos. Certamente existirão, mas estou mais habituado a ver isso em youtubers americanos.

A verdade é que a nossa fiscalidade rapidamente mata qualquer ambição de enriquecer para quem trabalha por conta de outrem. É praticamente impossível ganhar 3k líquidos mensais aos 30 anos em PT. Muito mais fácil parece ser ganhar 100 ou 150k$ anuais nos EUA, com a mesma idade.

Depois os EUA são um mercado enorme, o que faz toda a diferença.

Um tipo escreve um livro de auto-ajuda que se torna um best-seller e chega a um público de 320M. Depois é editado no UK e chega a mais 60M e depois começa a ser traduzido para outras línguas e chega a mais umas dezenas de milhões. Com isto vendes facilmente 10M de livros e podes não fazer mais nada a vida toda.

Cá um José Rodrigues dos Santos ou o MST escrevem um livro, com muita sorte chegam aos 100k exemplares, dos quais ganham 50cts por unidade e têm de continuar a escrever para manter o estilo de vida.

Tenho precisamente 25 anos e estou próximo desse valor.

Mas isto é sempre difícil de analisar e de criar um padrão.

Eu comecei a trabalhar há 3 anos, onde já tinha um pé de meia razoável (quase metade desse patamar).

Um ano depois de começar a trabalhar, comprei o meu primeiro carro - 21k€

Entretanto já o tenho pago a 2/3 e estou próximo do limite desse patamar que colocas.

Se não tivesse comprado o carro, talvez já tivesse uns 20 a 25k, mas isso não é linear. Se calhar tinha ido uma vez por ano à República Dominacana , ou Méxicos desta vida.

Nota: desde que “sou gente” sempre tive os hábitos de poupança bastante presentes. Não sou escravo da poupança , mas sou daqueles que no dia em que recebe o salário transfere logo boa parte para a conta poupança , mesmo que tal signifique andar o resto do mês com saldos bancários “baixos”.

O que vai complicar bastante as poupanças é a compra de casa.

Ou aumento substancialmente os rendimentos , ou vai custar-me muito enterrar na entrada de uma casa os valores que traduzem a poupança de vários anos.

Esse pé de meia ajuda imenso e o facto de ainda viveres com os pais ajuda imenso!

Aqui também tenho 25 anos e a minha poupança neste momento está reduzida a trocos.

Comecei com 0€ e trabalhos de verão e férias no 10º ano, onde tinha que conseguir juntar para pagar os transportes e livros para estudar todo o ano.

Cheguei à faculdade com 0€. Felizmente tive uma bolsa que me pagou as propinas pelo que consegui focar na licenciatura e apenas trabalhar em part-time.
Aos 20 anos perdia 4h por dia em transportes públicos pelo que a pequena poupança que tinha comprou-me um carro com 15 anos por 3500€. Poupava 2.5h!

Aos 21 tive o primeiro emprego a sério e comecei o mestrado à noite. No entanto o emprego era longe, acordava às 6h e chegava a casa à 1h da manhã, por isso vi-me obrigada de sair de casa e começar a pagar renda e todas as outras despesas. Mais comprar a mobília básica voltei à estaca zero.

Dos 21 aos 25 sempre com ordenados líquidos de 600-700€ é difícil sustentar-me longe da família (estou noutro distrito a 150km) e ainda poupar esses valores.

No início dos 25 mudei de emprego e dupliquei o ordenado. Logo de seguida fui obrigada a abandonar o sítio arrendado que tinha e como a oferta era escassa fui "obrigada" a comprar o 1º apartamento. Dei uma entrada (5000€) quando estava em construção e passado 8 meses fiz a escritura (mais outro tanto).

Agora no fim dos 25 anos continuo com o mesmo carro , tenho um apartamento novo onde consigo ganhar 15k (já tive uma oferta depois de ficar pronto) e a poupança está a 0€ .

Só a partir de agora creio ter condições para começar uma poupança regular.

Resumidamente o facto de ter começado com 0€ e desde cedo ter que arcar com as despesas todas torna-se impossível atingir esses valores de poupança.

Quando falam em poupanças de 100k para cima, certamente que os vossos ordenados andam bem acima dos 1000 euros brutos. De outro modo acho difícil após pagar todas as despesas mensais conseguir poupar um valor alto mensalmente.
Tens que pensar, que isto é um fórum onde estão aqui meia dúzia de amigos onde têm bons salários e bons rendimentos, alguns com heranças, e que não representa o que é a realidade deste país da treta.

O que se passa aqui deve representar 5% o que é este país de tanga.

Houve uma geração inteira de professores primários que se reformaram por volta dessa idade por exemplo.

Professores equiparados... Nem o 12o ano tinha mas sim. E com boas reformas. Conheço vários casos.
A ideia era dar lugar ao mais novos mas ao mesmo tempo reformaram pessoas Sam qualificações com reformas astronómicas , finais dos anos 80 salvo erro.

Professores equiparados... Nem o 12o ano tinha mas sim. E com boas reformas. Conheço vários casos.
A ideia era dar lugar ao mais novos mas ao mesmo tempo reformaram pessoas Sam qualificações com reformas astronómicas , finais dos anos 80 salvo erro.

Era a formação da época para professores primários.

Antigo 5º ano - hoje 9º + 2 anos de magistério.

Como entravam com 7 anos na primária, iam para o mercado de trabalho aos 18 anos, muitas vezes com alunos mais velhos.

O país era analfabeto, eles faziam muita falta.

Quanto aos vencimentos, só descolaram após o 25 abril (toda a FP), antes eram maus.

O meu avô, funcionário judicial, reformou-se aos 52 anos ao abrigo de uma excepção qualquer, viveu quase mais 30 depois disso, com uma reforma muito boa (igual ao último ano de salário).

Sorte do meu avô, mas isso não é sustentável em nenhuma economia, principalmente numa que tem um crescimento da população activa negativo/anémico.

O meu avô, funcionário judicial, reformou-se aos 52 anos ao abrigo de uma excepção qualquer, viveu quase mais 30 depois disso, com uma reforma muito boa (igual ao último ano de salário).

Sorte do meu avô, mas isso não é sustentável em nenhuma economia, principalmente numa que tem um crescimento da população activa negativo/anémico.

Por isso é que criaram o Covid.

Com o meu avô foi parecido reformou-se salvo erro aos 47 era policia e teve a gozar da reforma até falecer aos 88 logo teve bem mais tempo reformado que a descontar[;)]

Voltar
Superior