O que é uma boa poupança?

Aqui em casa a taxa de poupança sobe todos os anos, e agora que estou a meio dos 40 e mais fácil , um dos miúdos já acabou o colégio o outro está quase , e depois o efeito dos últimos 20 já se sente, os rendimentos de capital já são uma parte substancial, e como não preciso deles , eles multiplicam-se sozinhos
Mas isto é coisa de agricultores , agricultores têm que estar sempre preparado para semear e não colher pelo sempre fui habituado a poupar para viver varios anos sem colher
Eu também fui assim educado e não me tenho dado nada mal, antes pelo contrário.

Excepto neste forum, onde ha:
- um punhado de pessoas que aparentam realmente ir além do normal para ter retorno extra
- uma boa parte que aparenta vir de muito boas famílias e bons casamentos
- uma parte em que são génios do investimento e que têm toque de midas à semanas e ao fds vao comer lagosta recheada com sapateira....

Faltou ainda a parte de se esquecerem de dizer que a maior parte é a pala de paitrocinios já para não falar do show off de superioridade

O que é uma boa poupança?

Eu também fui assim educado e não me tenho dado nada mal, antes pelo contrário.

Em qualquer país ocidental
Com mais esforço ou menos esforço
Com disciplina e perseverança toda a gente consegue constituir algum nível de riqueza, se quiser!
Já sei que agora vem aí a equipa do smn que mal da para comer, e verdade, mas o primeiro passo é investir em si próprio, ganhar skills , ter mais que uma ocupação

Depois a fase 2 ter um fundo de maneio para 1 ano

E por fim a fase 3
Ter um plano de investimento e executado religiosamente.

Ao longo dos últimos 20 anos já fui accionista de duas empresas falidas onde perdi tudo a saber BES(aqui não perdi tudo porque sai uns dias antes) e hertz.
No então as outras 22 garantiram mesmo assim um crescimento acima de 8% ao ano.
A minha estratégia e simples
Tenho um portfólio onde reforço todas as semanas
100% accoes
50% boring dividend stocks (coca cola, P&G, J&J, AT&T, E-ON, REN , IRM , unilever e mais meia dúzia) e 50% grow stock amazon, Berkshire, alphabet, L’Oréal e apple

A sorte vem muito ao caso... ou fazer por ela. Como um patrão que tive me disse, "tenho sorte, mas a sorte dá muito trabalho".

Quando comecei a pensar investir num ETF vi os SP500 a 207€ e esperei mais uns dias para ver se havia uma quebra mais abrupta (dada a pandemia e afins).

Semanas depois bateu nos 310€... esta semana andou a 280€...

Passei por uma segunda fase onde me convenci a tentar começar um investimento caso viessem para um valor dentro dos 250€... acho que vou ter de definir outro valor. E sim, a ideia é que seja um valor investido a longo prazo e que possa ir fazendo alguns investimentos faseados de anos a anos.

A sorte vem muito ao caso... ou fazer por ela. Como um patrão que tive me disse, "tenho sorte, mas a sorte dá muito trabalho".

Quando comecei a pensar investir num ETF vi os SP500 a 207€ e esperei mais uns dias para ver se havia uma quebra mais abrupta (dada a pandemia e afins).

Passei por uma segunda fase onde me convenci a tentar começar um investimento caso viessem para um valor dentro dos 250€... acho que vou ter de definir outro valor. E sim, a ideia é que seja um valor investido a longo prazo e que possa ir fazendo alguns investimentos faseados de anos a anos.

Há muitos anos que desisti de tentar o “market timing”
Simplesmente invisto sempre a segunda feira
As vezes são só 100 paus
Outras são 500 e como calha
Mas maket timing nem tento sequer

Se existe confiança no activo e se a perspectiva é de longo prazo não faz sentido andar à procura de quedas pontuais.

As vezes são só 100 paus

Nem vale a pena! Para mim vai ser um valor "fixo" (fixo leia-se, tanto pode ser 100 euros como mais) todos os meses, nem que seja para fazer cost averaging[:D]

As vezes são só 100 paus
Porquê à 2a feira?

Noutro tópico perguntei como metes 50 ou 100k numa offshore, não me chegaste a responder.

Em qualquer país ocidental
Com mais esforço ou menos esforço
Com disciplina e perseverança toda a gente consegue constituir algum nível de riqueza, se quiser!
Já sei que agora vem aí a equipa do smn que mal da para comer, e verdade, mas o primeiro passo é investir em si próprio, ganhar skills , ter mais que uma ocupação

Depois a fase 2 ter um fundo de maneio para 1 ano

E por fim a fase 3
Ter um plano de investimento e executado religiosamente.

Ao longo dos últimos 20 anos já fui accionista de duas empresas falidas onde perdi tudo a saber BES(aqui não perdi tudo porque sai uns dias antes) e hertz.
No então as outras 22 garantiram mesmo assim um crescimento acima de 8% ao ano.
A minha estratégia e simples
Tenho um portfólio onde reforço todas as semanas
100% accoes
50% boring dividend stocks (coca cola, P&G, J&J, AT&T, E-ON, REN , IRM , unilever e mais meia dúzia) e 50% grow stock amazon, Berkshire, alphabet, L’Oréal e apple

Olha outro que se gaba de 8% ao ano e ainda com perdas pelo meio. Daqui a pouco já estão a dizer que deves regar como o obtuso.

Essa disciplina e perseverança é algo difícil para a pessoa comum. Ninguém pensa em estratégias e muito menos executa planos.

Com esta crise também já tive perdas fortes e feias, mas o saldo global ainda assim vai com cerca de 8,2% positivo neste momento.

Porquê à 2a feira?

Noutro tópico perguntei como metes 50 ou 100k numa offshore, não me chegaste a responder.

Por nada
E uma habito de ser a segunda feira

Respondi
De qualquer forma e igual a uma conta bancária normal
Qualquer sociedade de advogados te trata disso, já estive em tempo para o fazer quando se colocou à hipótese de haver restrições de movimento de capitais
Algures em 2008/2012

https://www.dinheirovivo.pt/banca/como-criar-a-sua-propria-conta-offshore/

Olha outro que se gaba de 8% ao ano e ainda com perdas pelo meio. Daqui a pouco já estão a dizer que deves regar como o obtuso.

Essa disciplina e perseverança é algo difícil para a pessoa comum. Ninguém pensa em estratégias e muito menos executa planos.

Com esta crise também já tive perdas fortes e feias, mas o saldo global ainda assim vai com cerca de 8,2% positivo neste momento.

Não me estou a gabar
Ate estou underperformance
Acho que a média são 9,8 nos usa

Não gozes com as pessoas, pelo menos com as inteligentes...

Os teus investimentos maravilha sem riscos e com 10% de retornos, a palavra chave é sem riscos, isso e o facto de regares de mais ! Não te queiras comparar com o pmct, não te ponhas em bicos de pés, não estás nem aí!

Não gozes com as pessoas, pelo menos com as inteligentes...

Os teus investimentos maravilha sem riscos e com 10% de retornos, a palavra chave é sem riscos, isso e o facto de regares de mais ! Não te queiras comparar com o pmct, não te ponhas em bicos de pés, não estás nem aí!
Vai lá reler os posts todos e a explicação do sem riscos.

Também sei que és inteligente e que sabes perfeitamente que nem um simples depósito a prazo está isento de riscos.

Tenho duas contas para investimento em ações, esta é a que tenho com mais risco.

Titulos afetos a mineiros etc.

A performance do último ano.

Nota se bem o efeito COVID nos mercados...
Não faço qualquer reforço nesta conta há uns dois anos.

Última edição:
A minha estrela é sem duvida a Amazon
Aquilo não para de crescer
Faça chuva faça sol
Em 2012 tinha Nvidia, Apple, Tesla, Amazon e mais umas quantas em carteira. Já me insultei a mim mesmo uma porrada de vezes.

Perdi boa parte com o Banif, mas é o que é...

Ainda assim tenho conseguido 5 dígitos baixos de mais valias com alguma regularidade.
É engraçado quando conseguimos multiplicar dinheiro, dá algum prazer.

Mas estou saturado de mercados, quero diversificar para algo físico, que me possa entreter daqui a uns anos.

Última edição:
A minha estrela é sem duvida a Amazon
Aquilo não para de crescer
Faça chuva faça sol

Apple, Tesla, Amazon têm sido as minhas pontas de lança. Do mercado nacional só tenho EDP Renováveis que por acaso também tem corrido bem. Em volume. Em crescimento relativo tenho um portfolio de farmacêuticas e biotecnologia que obliterou qualquer uma das primeiras mas como é um mercado de muito risco que conheço mal tenho ali pouco dinheiro.

Voltar
Superior