O que é uma boa poupança?

Ao resgatar este ano CTPC perdem-se todos os juros que se receberiam em 2023.

As subscrições do primeiro semestre de 2021 deverão ter o prémio máximo em 2023. Nesse caso, darão (0,75% + 1,20%) 1,95% ao ano, ou seja em teoria os resgates antecipados darão a perder (1,95% / 12) 0,16% por cada mês passado desde o pagamento de juros em 2022.

Mas o que farias nesse cenário?

Tendo em conta que estamos a falar do maior “bolo”

Mas o que farias nesse cenário?

Tendo em conta que estamos a falar do maior “bolo”

Tinha CTPC de setembro 2019, que resgatei e apliquei em CA em outubro. Em dezembro tenho outros, caso a série E continue disponível também converterei.

A minha decisão foi um pouco mais fácil pois a partir de julho 2023 há probabilidade dos CTPC deixarem de ter o prémio máximo.

O facto de ser o maior "bolo" para mim não é relevante. Seja para 1.000€ ou 100.000€, é questão de escolher a via que se considere mais rentável.

No meu caso, qualquer dos produtos era para manter até ao fim. Se há risco de se ter que resgatar mais em breve, a mudança valerá menos a pena. Embora nesse cenário os juros trimestrais dos CA são uma vantagem em relação aos anuais dos CTxx.

Estou disponível para ajudar com cálculos e esclarecimentos. E já disse o que fiz e penso fazer no meu caso. Mas não vou dizer a ninguém como gerir os seus investimentos. Não se pode ter a certeza como estará a Euribor ou o PIB no futuro, logo os juros futuros destes produtos são uma incógnita.

Tinha CTPC de setembro 2019, que resgatei e apliquei em CA em outubro. Em dezembro tenho outros, caso a série E continue disponível também converterei.

A minha decisão foi um pouco mais fácil pois a partir de julho 2023 há probabilidade dos CTPC deixarem de ter o prémio máximo.

O facto de ser o maior "bolo" para mim não é relevante. Seja para 1.000€ ou 100.000€, é questão de escolher a via que se considere mais rentável.

No meu caso, qualquer dos produtos era para manter até ao fim. Se há risco de se ter que resgatar mais em breve, a mudança valerá menos a pena. Embora nesse cenário os juros trimestrais dos CA são uma vantagem em relação aos anuais dos CTxx.

Constituí CTPC todos os meses, entre fevereiro e agosto de 2021, e CTPV em setembro e em novembro. Estou a pensar ir desmobilizando à medida que for recebendo os juros do 1º ano, a começar no CTPV de novembro, para aplicar em CA. Será esta uma boa estratégia?

Constituí CTPC todos os meses, entre fevereiro e agosto de 2021, e CTPV em setembro e em novembro. Estou a pensar ir desmobilizando à medida que for recebendo os juros do 1º ano, a começar no CTPV de novembro, para aplicar em CA. Será esta uma boa estratégia?

Os CTPV com o prémio de apenas 20% (do crescimento do PIB) são os mais apetecíveis para converter. Os de setembro ainda pouco "acumularam" por isso pouco perderás com o resgate. Podes em novembro resgatar e reaplicar tudo em CA.

O teu plano para os CTPC faz sentido numa ótica de minimizar o custo dos resgates. Ficas no entanto exposto durante bastante tempo ao risco de terminar a série E dos CA, algo que não está anunciado mas pode em teoria acontecer a qualquer momento.

Os CTPV com o prémio de apenas 20% (do crescimento do PIB) são os mais apetecíveis para converter. Os de setembro ainda pouco "acumularam" por isso pouco perderás com o resgate. Podes em novembro resgatar e reaplicar tudo em CA.

O teu plano para os CTPC faz sentido numa ótica de minimizar o custo dos resgates. Ficas no entanto exposto durante bastante tempo ao risco de terminar a série E dos CA, algo que não está anunciado mas pode em teoria acontecer a qualquer momento.

Mas, num contexto de subida das taxas de juro (que não se sabe quando terminará) ainda que a série E termine, a que a vier substituir terá sempre uma taxa de juro mais apelativa, ou não é assim?

Última edição:
Mas, num contexto de subida das taxas de juro (que não se sabe quando terminará) ainda que a série E termine, a que a vier substituir será sempre uma taxa de juro mais apelativa, ou não é assim?

Mais apelativa que os CTPC? É possível mas também depende de como estiver o prémio deles ou seja, da evolução do PIB.
Mais apelativa que a série E? Provavelmente não, para alterar o objetivo será o estado pagar menos em juros.

Nota: Tudo isto é especulação

Mais apelativa que os CTPC? É possível mas também depende de como estiver o prémio deles ou seja, da evolução do PIB.
Mais apelativa que a série E? Provavelmente não, para alterar o objetivo será o estado pagar menos em juros.

Nota: Tudo isto é especulação

Imaginando, por absurdo, que os juros escalam até aos 10%, o Estado vai propor um produto de poupança que pague menos do que está a pagar hoje?

Imaginando, por absurdo, que os juros escalam até aos 10%, o Estado vai propor um produto de poupança que pague menos do que está a pagar hoje?

Desde que pague mais que os depósitos a prazo, continuará a ser o produto de capital garantido de eleição. Se os bancos aumentarem MUITO as taxas, então talvez criem alguma pressão. Mas nunca vi certificados mudarem para melhor em termos de taxa máxima ou garantida.

Nesse cenário o próximo mês poderá signifcar aumentos de créditos na ordem das centenas de euros.

Vai ser bonito se já este mês parece que muitos começaram a ficar aflitos...

jrjordao-albums-fotos-picture156031-img-20221019-wa0000.jpg

Começa amanhã

https://eco.sapo.pt/2022/10/18/apoi...ta-quinta-feira-a-500-mil-pessoas-diz-medina/

As obrigações a 10 anos da republica estão a 3,4%.

No inicio do ano estavam a 0,6%.

Expliquem-me portanto sff, pq razão os CA a eventuais 2,4% hão de ser revistos por causa dessa mesma taxa?!

As obrigações a 10 anos da republica estão a 3,4%.

No inicio do ano estavam a 0,6%.

Expliquem-me portanto sff, pq razão os CA a eventuais 2,4% hão de ser revistos por causa dessa mesma taxa?!

Pela mesma razão que em 2016 já tinha sido feita uma "espécie" de corte no bónus dos certificados de aforro com retroativo (sim, redução dos juros nos certificados já subscritos):

Não interessa a quanto estão os mercados da dívida. Interessa que os CA vão ficar a dar muito mais que os outros produtos de poupança de capital garantido (CT, DP), e as pessoas têm de meter o dinheiro a render em algum sítio.

I don't have to outrun the bear, I just have to outrun you.

Última edição:
Voltar
Superior