O que é uma boa poupança?

Concordo que parte dela faça sentido. Toda não deveria..
Por exemplo e já que estamos num forum sobre carros, sendo a aquisição de um carro dinheiro perdido e ainda arranjar um passivo e não um activo, eu (já o aqui tinha dito uma vez) só considero a compra dum veiculo se tiver pelo menos 4 vezes o que seria necessário gastar para o comprar.

Mais isso provavelmente agora, mas e na compra do primeiro carro ?

Claro que alguém com pré-disposição para poupar vai-se habituando a ter reservas, mas nestas coisas depende sempre do nosso estágio de vida, responsabilidades, etc.

Mais isso provavelmente agora, mas e na compra do primeiro carro ?

Claro que alguém com pré-disposição para poupar vai-se habituando a ter reservas, mas nestas coisas depende sempre do nosso estágio de vida, responsabilidades, etc.

Na compra do primeiro carro novo não tinha 4 vezes, mas 2 anos antes tinha comprado casa.

Creio que até aos 40 poucas pessoas deverão ter algum dinheiro de lado, precisamente por essas primeiras despesas.

Entrada para casa, mobílias, carros, viagens, gadgets... É a altura da vida mais propicia a gastar o €. Daí as estatísticas oficiais revelarem quase zero poupança.

Concordo que parte dela faça sentido. Toda não deveria..
Por exemplo e já que estamos num forum sobre carros, sendo a aquisição de um carro dinheiro perdido e ainda arranjar um passivo e não um activo, eu (já o aqui tinha dito uma vez) só considero a compra dum veiculo se tiver pelo menos 4 vezes o que seria necessário gastar para o comprar.

Honestamente, tenho a dizer que és tão "inocente" como eu.[:)]
Ou seja, primeiro ganhas e depois gastas...
Com juros a zero, juntar para comprar carros é muita mau... É fazer um sacrifício para nada.
Se podes: compra já. Ng te garante q amanhã de manhã acordas ( salvo sejas)[;)]

Honestamente, tenho a dizer que és tão "inocente" como eu.[:)]
Ou seja, primeiro ganhas e depois gastas...
Com juros a zero, juntar para comprar carros é muita mau... É fazer um sacrifício para nada.
Se podes: compra já. Ng te garante q amanhã de manhã acordas ( salvo sejas)[;)]

Honestamente não me está a fazer falta nenhum carro neste momento e como disse acima é das piores coisas que se pode comprar.
Preferia sim, como disse atrás o Obtuso, conseguir por o dinheiro a trabalhar para mim.
No mês passado até correu bem e deu-me quase outro ordenado. Mas isto é apenas ainda pontual e não de carácter permanente.

Honestamente não me está a fazer falta nenhum carro neste momento e como disse acima é das piores coisas que se pode comprar.
Preferia sim, como disse atrás o Obtuso, conseguir por o dinheiro a trabalhar para mim.
No mês passado até correu bem e deu-me quase outro ordenado. Mas isto é apenas ainda pontual e não de carácter permanente.

Juros de algum fundo de investimento?

Parece-me que vários users dividem a poupança para fins diferentes, ora para mim isso não me parece ser uma boa política, posso estar errado e até nem estar a ver bem as coisas, mas eu prefiro um mealheiro cheio do que dois ou três meio vazios....

Última edição:
Parece-me que vários users que dividem a poupança para fins diferentes, ora para mim isso não me parece ser uma boa política, posso estar errado e até nem estar a ver bem as coisas, mas eu prefiro um mealheiro cheio do que dois ou três meio vazios....

Explica lá melhor? Metes os ovos todos no mesmo cesto é isso?

Explica lá melhor? Metes os ovos todos no mesmo cesto é isso?

Nada disso.

Estabeleço um objetivo de investimento, depois poupo o tempo que for necessário para concretizar esse investimento.
Recomeço do "zero", mas agora já tenho dois rendimentos garantidos, pelo que a poupança para o próximo objetivo vai ser mais fácil e mais rápida... e assim sucessivamente...

Não tenho PPR's nem nada que se pareça, para já estou concentrado em amealhar património, a reforma vem depois...

Nada disso.

Estabeleço um objetivo de investimento, depois poupo o tempo que for necessário para concretizar esse investimento.
Recomeço do "zero", mas agora já tenho dois rendimentos garantidos, pelo que a poupança para o próximo objetivo vai ser mais fácil e mais rápida... e assim sucessivamente...

Não tenho PPR's nem nada que se pareça, para já estou concentrado em amealhar património, a reforma vem depois...

Pelo o que tens contado, penso que tens apostado em imobiliário. E deves ter pelo menos um imóvel a gerar dinheiro com a obtenção de rendas?
Para apostar em imobiliário já puxa forte nos € necessários!

Pelo o que tens contado, penso que tens apostado em imobiliário. E deves ter pelo menos um imóvel a gerar dinheiro com a obtenção de rendas?
Para apostar em imobiliário já puxa forte nos € necessários![/QUOTE

Sempre tive atividades paralelas á atividade principal. Posso te dizer que começei com os carros aproveitando a moda dos importados, depois aproveitei a moda da compra de ouro usadopara reciclar (já estourou...) e agora tento aproveitar a loucura do imobiliário.... quando estourar, arranja-se outra coisa...
Sou assim desde puto, tenho a mania dos negócios...[:D]

Para apostar em imobiliário já puxa forte nos € necessários!

Fiquei com a mesma ideia. Tenho nos planos a médio prazo, mas minha esposa está em grandes mudanças profissionais e temos o segundo baby quase a chegar, tenho de manter os custos e os riscos nos mínimos.
Mesmo assim, não é algo fácil de começar sem ajuda dos ascendentes, que no meu caso é para esquecer.

Isso tem uma excelente rentabilidade, queres contar qual é o PPR que tens?

Não é um produto vendável, foi feito pela ESAF (agora GNBGA) +- à medida da empresa, para migrar o Plano de pensões anterior que estava com noutro gestor.

Para ser sincero, penso que o gestor anterior era melhor e conseguia melhores resultados. Mesmo no crash em 2008/9 a queda foi bastante controlada. Aqui já se perdeu alguma coisa, principalmente quando o BES foi com os porcos... o acumulado dos 3 anos é de 6,32%.

A maior vantagem para mim é a contribuição da empresa, que dá-me logo 100% de ganho. Estou nisso há 5 anos, comecei com ~500€ por ano e já tenho 7,5k acumulados. Ao fim de 10 anos devo ter cerca de 25k. Quando me reformar, aos 85 anos, devo ter o suficiente para viver os 3 anos que me restarão na Costa Rica ou no Kenya...[:)]

Voltar
Superior