O que é uma boa poupança?

27 anos, 70 mil euros de poupança em cash (sem mais nenhum bem). O que acham?

É muito bom atendente ao contexto português.
Se o rendimento do trabalho for suficiente para pagar o que por aí poderá vir, ex casa, carro, móveis, filhos, férias, hobbies, etc etc. É um bom pé de meia.
Se houver uma Desgraça, já dá para aguentar uns largos anos assim mais apertadito.
A maior parte da população portuguesa não tem metade disso.

Obrigado a todos pelas respostas até ao momento.

Naturalmente não partilhei mais dados para não expor toda a minha vida no fórum.

A ideia é apenas saber em termos absolutos o que consideram em termos de riqueza/poupança de alguém que aos 27 anos tem 70k em cash. (em termos absolutos)

Naturalmente não partilhei mais dados para não expor toda a minha vida no fórum.

A ideia é apenas saber em termos absolutos o que consideram em termos de riqueza/poupança de alguém que aos 27 anos tem 70k em cash. (em termos absolutos)

Mas olha que também é fácil estourar isso muito rapidamente.
Um carrito novo curriqueiro comprado a pronto lá se vai metade.
Uma entrada para uma casa lá se vai a outra metade.

É isso, é bom sim, sem dúvida.
Mas ainda te falta passar por uma fase da vida onde vais gastar algum €.

A não ser que não queiras passar por ela.[:D]

Mas podes ter consciência que deves ter uma conta bancaria entre as 5/10% mais chorudas de Portugal.[:D]
Sim, regra geral somos uns tesos.

Mantém-te assim e daqui a uns anos és capaz de comprar uma casa a pronto, pelo menos é esse o meu plano. [:D]

Mas agora mais a sério. Penso que faz bem e se puder comprar a pronto sem custos associados a tudo o que envolve um crédito é extremamente positivo. [;)]

A questão prende se com o timming para a compra.
Vou ser pai este ano, já vou fazer 31 anos e dou por mim a pensar que devia ter sido mais cedo.
Cada vez mais empurramos a vida para depois, e vai na volta ela passa por nós a 300kmh

Matroska tens aí uma excelente poupança, parabéns, no entanto faz me confusão tanto guito parado numa conta bancária a render peanuts..... isso na minha mão já tinha voado...... [:D]

Sem sabermos se consegues manter os gastos (ou seja, se já tens casa e carro pagos, se não planeias ter filhos, se consegues poupar uma boa parte do salário todos os meses) esse valor não quer dizer absolutamente nada.

Ui, a pensar assim a inflação limpa te boa parte das poupanças todos os anos.

Não digo tudo, mas uma boa diversificaçao é essencial.

É como tudo na vida.... É um risco. Há muita gente que não foi à inflação durante anos que limpou a poupança, foi um crash da bolsa ou uma falência de um banco...
Para quem tem 70000€ poupados com sacrifício, não é fácil andar a arriscar muito mais que umas obrigações a 2 ou 3 %.

27 anos, 70 mil euros de poupança em cash (sem mais nenhum bem). O que acham?

Tens de fazer a conta assim: activos-passivos= situação líquida. Isso é que te pode dar um bom indicador de riqueza acumulada.

Independentemente do cálculo, para um pais como portugal, mesmo que devas o dinheiro todo ( crédito habitação por exemplo) , e muito bom ter uma poupanças deste valor mas convém ir investindo em prazeres da vida [;)]

A vida é como um jogo em que perde aquele que morre com mais dinheiro acumulado.[:D]

Matroska tens aí uma excelente poupança, parabéns, no entanto faz me confusão tanto guito parado numa conta bancária a render peanuts..... isso na minha mão já tinha voado...... [:D]

Não está a render peanuts.
O dinheiro está quase todo aplicado a render um valor razoável numa lógica risco-rentabilidade

Sem sabermos se consegues manter os gastos (ou seja, se já tens casa e carro pagos, se não planeias ter filhos, se consegues poupar uma boa parte do salário todos os meses) esse valor não quer dizer absolutamente nada.

Conforme referi eu apenas estou interessado em saber opiniões sobre a relação idade-poupança, independentemente de rendimentos ou outras condições de vida.
Era o mesmo que eu dizer que tenho 27 anos e tenho 2 milhões de euros em cash. O meu salário até pode ser 500 euros. Não deixaria de ser milionário apesar do salário auferido.

Voltar
Superior