O que é uma boa poupança?

Conforme referi eu apenas estou interessado em saber opiniões sobre a relação idade-poupança, independentemente de rendimentos ou outras condições de vida.
Era o mesmo que eu dizer que tenho 27 anos e tenho 2 milhões de euros em cash. O meu salário até pode ser 500 euros. Não deixaria de ser milionário apesar do salário auferido.

Queres apenas ser bajulado? Para 27 anos, e não tendo mais nada (carro e casa pagos), é bom mas não é excelente.

Conforme referi eu apenas estou interessado em saber opiniões sobre a relação idade-poupança, independentemente de rendimentos ou outras condições de vida.
Era o mesmo que eu dizer que tenho 27 anos e tenho 2 milhões de euros em cash. O meu salário até pode ser 500 euros. Não deixaria de ser milionário apesar do salário auferido.

Pois, mas não tens 2 milhões, supostamente tens 70 mil €. Com 2 milhões já se compra uma boa casa e um bom carro e se vive vários anos num salário de 500€ (ou sem salário), com 70 mil compras um carro "porreirito" e dás a entrada para uma casa "razoável". Não é a mesma coisa. Ainda assim é melhor do que não ter nada, obviamente.

Pois, mas não tens 2 milhões, supostamente tens 70 mil €. Com 2 milhões já se compra uma boa casa e um bom carro e se vive vários anos num salário de 500€ (ou sem salário), com 70 mil compras um carro "porreirito" e dás a entrada para uma casa "razoável". Não é a mesma coisa. Ainda assim é melhor do que não ter nada, obviamente.

Obviamente, e eu não disse o contrário.
Estou a limitar-me a deixar fora da análise qualquer fonte de rendimentos e quaisquer fontes de despesas.

Obviamente, e eu não disse o contrário.
Estou a limitar-me a deixar fora da análise qualquer fonte de rendimentos e quaisquer fontes de despesas.

Os rendimentos não interessam, mas sem as despesas (correntes e futuras), esses 70 mil € não significam nada na medida em que podem ser pouco ou muito [;)]

Matroska tens aí uma excelente poupança, parabéns, no entanto faz me confusão tanto guito parado numa conta bancária a render peanuts..... isso na minha mão já tinha voado...... [:D]

Voado para onde/para o quê?

Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

3KL4s50.png

Voado para onde/para o quê?

Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

3KL4s50.png

Photoshop não vale.
Tens mais quede duas dezenas de Portugueses da classe dita média têm.[:)]

Ora isso dá para um segmento D, mas... Não te podes esticar nos extras.[:D]

A pronto? É o sonho de qualquer pessoa, mas é um erro fazê-lo... [:D]

É melhor pagar a pronto desde que a alternativa seja ter o dinheiro em aplicações de baixo risco. Desde o risco inferior, os custos com banco, juros etc , escrituras e complicações inúmeras relacionadas com crédito o pagamento a pronto é sempre uma melhor opção.

Obviamente quem não tem o dinheiro, propõe sempre melhores soluções e aplicações mais vantajosas com rendimentos Xpto etc e tal.

Quem não tem o dinheiro pensa sempre que sabe geri-lo melhor do que quem o tem... Por isso é que se ouve muitas vezes que é um erro comprar imóveis a pronto.

Deixo só uma pequena dica: em caso de falência do sistema bancário, no final o dinheiro dos depositantes passa a zeros ( pois que a unidade monetária perde valor) mas as hipotecas continuam validas pois q são activos do banco que tem lá o nome preto no branco no registo.

O dinheiro dos depositantes: esfumou.

É só um pormenor.

Última edição:
Meu caro, isto não é um fórum para debater assuntos?!
Queres comentar com os dados que eu forneci comentas, não queres deixa os outros participar.

É, diz lá então qual é a tua situação líquida. Isso é que interessa... O resto é debater o abstracto.

É, diz lá então qual é a tua situação líquida. Isso é que interessa... O resto é debater o abstracto.

Activos = 70k
Passivos = 0

Não tenho créditos, nem dívidas.

Tenho carro próprio já pago por mim, embora tenha excluído da análise inicial pois o seu valor de mercado já é baixo (<5k)

Activos = 70k
Passivos = 0

Tenho carro próprio já pago por mim, embora tenha excluído da análise inicial pois o seu valor de mercado já é baixo (<5k)

E despesas correntes? Não pagas renda? O carro anda a água? Não paga impostos?
E tu próprio? Andas como o Musk a comer por 2$ por dia?

Activos = 70k
Passivos = 0

E casa tens?

Já vi que não sabes bem o que é um activo mas nunca é tarde para aprender e estamos cá para ajudar!

E despesas correntes? Não pagas renda? O carro anda a água? Não paga impostos?
E tu próprio? Andas como o Musk a comer por 2$ por dia?

O tema da discussão não é esse! Se formos por aí podia dizer-te quanto é que esta poupança cresce por mês (diferença entre o que entra na conta e o que sai nessas despesas). Mas como não é esse o tema não vou responder.

Como já disseram, para quem vive debaixo da ponte 70k é uma fortuna, para quem ganhe 10k por mês, 70k não é nada.

Tal como 2 milhões não é nada para quem ganhe 500 mil por mês, mas já é uma fortuna para quem ganhe 500.

[;)]

Voltar
Superior