O que é uma boa poupança?

Podem existir muitos segredos mas acho que o mais importante e saber redigir uma carta de demissão em primeiro lugar. Em segundo lugar, estar pronto a comecar do zero se for necessário. É em terceiro : ter tomates para abrir mão de benefícios adquiridos.

Arriscar, sair da zona de conforto etc, toda gente sabe mas ng aplica.
Válido para o homem e para a mulher sim.

mas quem disse que eu estou mal ?

por acaso a minha poupança o ano passado até ultrapassava os 70k, mas com 1 filho na universidade, o outro com explicações, uns gastos enormes nas rúbricas da saúde e não só, a poupança baixou

solução ?!

não ter filhos, máximo 1 talvez....

quando é para pagar as despesas do filho na universidade até dói : transportes, alojamento, alimentação, equipamentos. E depois o outro irmão ? fica sem nada ?!?!

vai lá vai, tenham filhos e vão ver

Última edição:
É melhor pagar a pronto desde que a alternativa seja ter o dinheiro em aplicações de baixo risco. Desde o risco inferior, os custos com banco, juros etc , escrituras e complicações inúmeras relacionadas com crédito o pagamento a pronto é sempre uma melhor opção.

Obviamente quem não tem o dinheiro, propõe sempre melhores soluções e aplicações mais vantajosas com rendimentos Xpto etc e tal.

Quem não tem o dinheiro pensa sempre que sabe geri-lo melhor do que quem o tem... Por isso é que se ouve muitas vezes que é um erro comprar imóveis a pronto.

Deixo só uma pequena dica: em caso de falência do sistema bancário, no final o dinheiro dos depositantes passa a zeros ( pois que a unidade monetária perde valor) mas as hipotecas continuam validas pois q são activos do banco que tem lá o nome preto no branco no registo.

O dinheiro dos depositantes: esfumou.

É só um pormenor.

É uma opinião tal como a minha.

Se tiveres 200k e comprares uma casa perto dos 200k, a meu ver, é errado. Se tiveres 200k e comprares uma casa por 100k já concordo (não totalmente).

E porquê? Com as taxas como estão hoje, não há necessidade de "me" descapitalizar, prefiro pedir à banca e manter o dinheiro neste lado. Com o dinheiro deste lado é usá-lo para renegociar taxas (ainda) mais vantajosas.

Cada caso é um caso.

Falências do sistema bancário não é uma coisa que se preveja nos próximos anos. E a regra número um nos investimentos é diversificar, logo ter todo o montante no sistema bancário é um erro.

Tenho dinheiro para comprar a próxima casa a pronto e muito dificilmente o vou fazer. Exactamente por ter rendimentos de capitais bem superiores ao custo de um crédito habitação.

Até já andei com ideias de hipotecar uma casa (100% minha) só para ter liquidez para investimentos. [:D]:sh) Mas vou vender...
Acho que sim. Tem tudo para dar certo (y)

Este tópico faz-me entrar em depressão. [:)] É 70 e 80k, créditos liquidados, casas a render, fdx... [:D]

Eu tenho os meus € a prazo.. A render .. Nada. [:D] E sinceramente n tendo a quantia do Gavela nem lá perto, n sei bem o que lhes fazer, estão ali na deles, e só não estão à ordem porque assim controlo melhor os fluxos de poupança mensais e afins. O que é que se pode fazer nestes casos? :sh)

Bem, entretanto como n sabia bem o que fazer ou investir, comprei um MINI JCW, assim já posso chorar os € lá dentro enquanto ele queima notas pelo escape [:)]
Se gostas porque não?

Vamos todos morrer e viver milhões e milhões de anos no escuro.

Ninguém está livre de dizer que este não é o seu último dia neste planeta.

No fim de tudo, só existe uma única regra de poupança: ***** no consumismo.

Se consegues ser feliz com 500 ja ganhas mais que muitos aqui. Tanto faz o número que ganhes.

Como dizia o nosso amigo recem-falecido, no final do levamos um fato e um par de sapatos conosco.

Eu gostava era de saber como esses tipos acumulam tanto dinheiro tão depressa. Principalmente esses tipos com milhões em casas.

Foi da altura em que investiram? Já possuiam muitos fundos para investir? Ttinham amigos no banco que facilitavam emprestimos?...Como?
Não é só por inveja, é também para aprender!

Eu gostava era de saber como esses tipos acumulam tanto dinheiro tão depressa. Principalmente esses tipos com milhões em casas.

Foi da altura em que investiram? Já possuiam muitos fundos para investir? Ttinham amigos no banco que facilitavam emprestimos?...Como?
Jogam muito no placard.

Este tópico faz-me entrar em depressão. [:)] É 70 e 80k, créditos liquidados, casas a render, fdx... [:D]

Eu tenho os meus € a prazo.. A render .. Nada. [:D] E sinceramente n tendo a quantia do Gavela nem lá perto, n sei bem o que lhes fazer, estão ali na deles, e só não estão à ordem porque assim controlo melhor os fluxos de poupança mensais e afins. O que é que se pode fazer nestes casos? :sh)

Bem, entretanto como n sabia bem o que fazer ou investir, comprei um MINI JCW, assim já posso chorar os € lá dentro enquanto ele queima notas pelo escape [:)]

[:D]

Também já tinha reparado, na quantidade de descrições de patrimónios bastante altos.
(Embora não faça a menor ideia quais correspondem à verdade ou não.)

Mas até gosto bastante do tópico e aprende-se umas coisas.
Aliás, até foi graças a tópicos como este que, sai da xularia da CGD e tirei tudo o que lá tinha.

[:D]

Também já tinha reparado, na quantidade de descrições de patrimónios bastante altos.
(Embora não faça a menor ideia quais correspondem à verdade ou não.)

Mas até gosto bastante do tópico e aprende-se umas coisas.
Aliás, até foi graças a tópicos como este que, sai da xularia da CGD e tirei tudo o que lá tinha.

A CGD não é má em tudo... tenho lá spread abaixo de 1%[:D]

Como apoio, poupança, etc, uso o Novo Banco. Muito satisfeito.[kiss]

Livro Capital , Thomas Peketty.
Ou compras o resumo q tb serve para interiorizar a ideia.
As casas de vários milhões compram-se em 99% dos casos com recursos acumulados na geração anterior.
A não ser q sejas jogador da bola, um profissional de excelência em qq actividade ou um ladrão...

Não sei porque não o fizeste ainda. Vai em frente!
Esteve arrendada, mas não está bem localizada para arrendamento especulativo. Com imóveis de valor idêntico noutros locais consigo entre 2-3x mais de arrendamento. Impressionante. Agora vai ser o tempo de venda.

As casas de vários milhões compram-se em 99% dos casos com recursos acumulados na geração anterior.
A não ser q sejas jogador da bola, um profissional de excelência em qq actividade ou um ladrão...

O que não faltam aí são profissionais de excelência em condições salariais perfeitamente medíocres.
Sobram os jogadores da bola (e esses convém ser de excelência ou perto) e os ladrões. [:D][:D]

Nem sempre concordo com o Pastis, mas quando concordo, concordo mesmo...
Comecar do 0 ou se sai de Portugal ou então é muito, muito, difícil

Thomas peketty? Um professor universitário cripto-comunista que defende a taxação das heranças? Lol

Voado para onde/para o quê?

Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

3KL4s50.png
Não é fácil hoje com os juros bem pequenos uma pessoa ganhar muito dinheiro ainda no outro dia o meu pai tinha 110K também empatados e só lhe queriam dar de juros 0,5%[:D]

Voltar
Superior