O que é uma boa poupança?

Riqueza de um português mediano é de 71.200€ líquidos. Estão acima? Óptimo. Estão abaixo? Têm de trabalhar melhor para ficar acima.

As conclusões dos inquéritos do INE e BdP mostram que o português mediano tem 71 mil euros de riqueza líquida (valor já subtraído de dívidas). À primeira vista, pode parecer elevado. Afinal, quantas pessoas conhece com 70 mil euros no banco? Mas a riqueza não conta só com o dinheiro que temos, mas também com o valor dos nossos bens, em particular a casa.

https://www.jornaldenegocios.pt/eco...nos-30-mil-euros-do-que-os-restantes-europeus

Se considerarem "português mediano" a população perto da reforma, não duvido.
É comum nessa altura já haver casa paga e não é difícil chegar aos 70000€.

Pois ele vai ter de falar com a gestora de conta para ver isso ele não gosta muito de arriscar mas vamos lá ver[;)]

Arriscando em activos de risco, podemos ter boa rentabilidade.
Tenho exemplos em carteira disso. Mas não é garantido que seja sequer sempre positivo.

JlsdrXs.png

Imagina uma alemão com 2 milhões de património e dívidas de 1.94 milhões. Estará melhor ou pior que um português mediano? [:D]

Se o portugues nao tiver dívida nenhuma está bem pior, basta as coisas nao correrem bem para aquilo descambar tudo, é um valor muito grande para ficar a dever ao banco.

Imagina uma alemão com 2 milhões de património e dívidas de 1.94 milhões. Estará melhor ou pior que um português mediano? [:D]
Se for esse o critério, um americano de 30 anos mesmo a ganhar bem anda a pagar o empréstimo que fez para ir para a universidade, o do carro e o da casa.

E vive bem mais e melhor que muitos que não devem nada

Mas lá o que eles dizem é que a dívida não se paga, gere-se.

Ia escrever um post maior (lol) . Mas resume-se simples --- as antigas gerações tinham espírito de trabalho\ empreendedor. Muitos nasceram sem nada.

Tinham 15 irmaos, morriam 10. Trabalhavam logo desde os 5. Mandavam-se para LX, frança , etc.

Juntaram património. Alguns com 80 anos ainda trabalham ( andam em negócios sempre a pensar em dinheiro, por vicio / nao sabem fazer mais nada / medo de passarem fome outra vez e MUITOS porque têm que sustentar os filhos já com CINQUENTA ANOS que nao se orientaram; sim muitos se nao juntassem ainda mais os filhos coitados).

Hoje em dia a minha geraçao e seguintes nao sabe fazer absolutamente nada. Nem mudar uma lampada ( ); outros estão mortinhos que os pais morram para lhes ficarem com a herança.

Até fazem logo as contas e querem exigir partilhas com os pais ainda vivos ( e não é boca por aqui aparecer no forum volta e meia, acontece na vida real -- é preocupação constante).

É assim...a geração de tudo caído do céu. Por isso sim, só com o dinheiro suado das gerações anteriores é que se consegue comprar uns sapatos mais caros e se acha esquisito tudo isto.

Hoje em dia poupam menos mas em contrapartida têm uma qualidade de vida incomparavelmente superior, gastam dinheiro em lazer, férias, cultura, saúde preventiva, estética, etc. É preciso não esquecer que uma pessoa não vive no vácuo, mas sim integrado numa sociedade. Há despesas que hoje em dia são virtualmente obrigatórias que noutros tempos nem sequer se sonhavam.
Não acho nada que as gerações de hoje em dia sejam piores que as anteriores. São diferentes porque o mundo em que vivem também está diferente, e ainda bem que assim é.

Se for esse o critério, um americano de 30 anos mesmo a ganhar bem anda a pagar o empréstimo que fez para ir para a universidade, o do carro e o da casa.

E vive bem mais e melhor que muitos que não devem nada

Mas lá o que eles dizem é que a dívida não se paga, gere-se.
É isso mesmo. E por isso é perfeitamente viável que os alemães tenham um património líquido inferior e vivam bem melhor.

Verdade, mas tens de entender uma coisa. A Malta mais velha que confia no gestor é do tempo em que se podia confiar mesmo. E não se aperceberam da mudança de paradigma

Não se aperceberam mesmo. E mesmo pessoal um pouco mais novo mais influenciável pode ir em conversas. Embora ela não o reconheça, descobri que a minha mãe perdeu ainda algum dinheiro em ações do BCP. Tudo porque se meteu a ouvir a gestora de conta.

Falamos de uma pessoa que não percebe nem acompanha nada de mercados, de uma pessoa que é (daí a minha estranheza) totalmente aversa a riscos. E mesmo assim foi na conversa :sh)

E é particularmente estúpido porque ainda investiu algum (bom) dinheiro e apenas numa ação especifica. Ainda se fosse num fundo com várias ações. Quer dizer acho que também tem algum guito em fundos desses, mas imagino a pressão que a gestora de conta não terá feito para investir uma boa parte de poupanças nas ações... Isso e o facto da minha mãe ser um bocado ingénua e super influenciável. E teimosa também porque não reconheceu que perdeu dinheiro. Enfim.

Riqueza de um português mediano é de 71.200€ líquidos. Estão acima? Óptimo. Estão abaixo? Têm de trabalhar melhor para ficar acima.

https://www.jornaldenegocios.pt/eco...nos-30-mil-euros-do-que-os-restantes-europeus

Esse valor por exemplo para a Alemanha parece-me muito estranho :confused:

Sobretudo comparando com o de PT, que até me parece realista pois considera também imóveis e a % que está paga dos mesmos (100% em muitos casos, claro).

Esse valor por exemplo para a Alemanha parece-me muito estranho :confused:

Sobretudo comparando com o de PT, que até me parece realista pois considera também imóveis e a % que está paga dos mesmos (100% em muitos casos, claro).

Também pensava assim até ver a quantidade de gente que gasta 25/50% do salário em leasing. Há que ter novo BMW,macan, Mustang.

Voado para onde/para o quê?

Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

3KL4s50.png

Apesar de já irmos em abril, nao posso deixar de recomendar a leitura:

Onde investir em 2018

Gosto muito de ler o David Almas...descomplica bastante o mundo financeiro e é bastante objetivo nos seus artigos. E ao contrário de outros, coloca publicamente a suas recomendações, quando corre bem e quando corre mal.

Serviu de ponto de partida para "investir" no meu conhecimento do mundo das finanças. Penso que já o escrevi por aqui, depois de estar solteiro e em casa dos pais, vieram as despesas todas, carro, casa, casamento, filhos...as poupanças foram-se, mas agora está na altura de voltar a pensar nisto a sério. Para já a maior parte foi para um ETF mundial quer será reforçada periodicamente, outra parte vai ficar reservada para comprar umas açoes e "aprender" um bocado à minha custa.

Eu já tenho as coisas um bocado diversificadas:

- Depósitos a prazo
- Certificados de aforro
- Certificados do tesouro poupança mais
- PPR
- Fundo de pensões
- Ações

Não tenho é Fundos/ETF's mundiais.

Voltar
Superior