O que é uma boa poupança?

Tenho algum dificuldade em perceber ordenados limpos. Qual é o bruto anual de referência? (ajudas de custos à parte).

E ambiente de trabalho? work/life balance and so on?

Nunca recebi com ajudas de custo, tudo no bruto. O ordenado bruto anual de entrada foi 21k€ brutos + cartão refeição, vulgo euroticket.
Tinha seguro de saúde e seguro de vida, mas em termos monetários e de cash flow não se traduzia em dinheiro.

O ambiente, work/life and so on, é o que é... Esse tema das consultoras já está mais que esmiuçado. Cada um tem que ver as suas prioridades.

Última edição:
Tenho algum dificuldade em perceber ordenados limpos. Qual é o bruto anual de referência? (ajudas de custos à parte).

E ambiente de trabalho? work/life balance and so on?
Toda a gente sabe que o work-life balance de uma das big 4 é .... inexistente.

Trabalham horas a mais, altas pressões e uma falta de qualidade de vida gritante.

Tinha um amigo meu que trabalhou numa dessas muitos anos...dizia que não trabalhava muitas horas a mais ( notar que só depois nos apercebemos que para ele trabalhar 10horas + 2 de commute era o normal...o anormal eram entre 12 e 16 horas de trabalho diário nos picos de trabalho...e tinha vários ao ano)

Também levava trabalho para casa para fazer ao fim de semana, os sábados a tarde para ele eram aquilo... Como estava em casa dizia que era relaxante e não incomodava...

Só abriu os olhos quando teve um esgotamento...e por pouco não os abria mais... Teve danos permanentes na saúde a conta disso...

Mas hey, não havia uma vez que não se esquecia de mencionar o seu salário nas saídas em grupo ( das raras vezes que conseguiu aparecer...)

Tem um Mercedes classe C comprado novo em 2016...tem 10k km...é a diesel...sempre usou transportes públicos para ir para o trabalho....mas tem um Mercedes novinho em folha...

Última edição:
Toda a gente sabe que o work-life balance de uma das big 4 é .... inexistente.

Trabalham horas a mais, altas pressões e uma falta de qualidade de vida gritante.

Tinha um amigo meu que trabalhou numa dessas muitos anos...dizia que não trabalhava muitas horas a mais ( notar que só depois nos apercebemos que para ele trabalhar 10horas + 2 de commute era o normal...o anormal eram entre 12 e 16 horas de trabalho diário nos picos de trabalho...e tinha vários ao ano)

Também levava trabalho para casa para fazer ao fim de semana, os sábados a tarde para ele eram aquilo... Como estava em casa dizia que era relaxante e não incomodava...

Só abriu os olhos quando teve um esgotamento...e por pouco não os abria mais... Teve danos permanentes na saúde a conta disso...

Epá pois, há casos e casos.
Big 4 e áreas de auditoria, tenho muitos conhecidos que são assim e vários que metem baixas de esgotamento e depressões.

Eu estou ligado à consultoria de IT, e fora as entregas e passagens a produção, trabalho 8/9 horas por dia + 1h de almoço (típico horário 8:30-18:30).

Relativamente a sábados e domingos, ao longo de 3 anos contam-se pelos dedos de uma mão os fins-de-semana que tive de trabalhar.

Big 4 e áreas de auditoria, tenho muitos conhecidos que são assim e vários que metem baixas de esgotamento e depressões.

Eu estou ligado à consultoria de IT, e fora as entregas e passagens a produção, trabalho 7/8 horas por dia + 1h de almoço (típico horário 8:30-18:30)
O que me intriga é que essas big 4 até costumam ser bastante seletivas no seu processo de recrutamento ( 1° vão as melhores faculdades de IT tipo IST, FEUP, etc é só depois vão aos outros) e desses escolhem os melhores ( são bastante meticulosos e tem bastantes fases até receber proposta).

Sendo os que acabam por ser escolhidos os melhores dos melhores que se candidataram, como é possível essa gente não saber fazer uma conta básica de ensino primário para perceber que apesar de terem um salário mais alto no papel, acabam por receber menos à hora que maior parte das pessoas ( porque trabalham muitas mais horas)

O que me intriga é que essas big 4 até costumam ser bastante seletivas no seu processo de recrutamento ( 1° vão as melhores faculdades de IT tipo IST, FEUP, etc é só depois vão aos outros) e desses escolhem os melhores ( são bastante meticulosos e tem bastantes fases até receber proposta).

Sendo os que acabam por ser escolhidos os melhores dos melhores que se candidataram, como é possível essa gente não saber fazer uma conta básica de ensino primário para perceber que apesar de terem um salário mais alto no papel, acabam por receber menos à hora que maior parte das pessoas ( porque trabalham muitas mais horas)

Cada um tem os seus objectivos e aposta mais ou menos na carreira. Nenhuma visão está errada.
Essa conta do à hora é muito engraçada, mas quando vou ao supermercado não tenho lá um frango a 2€/hora e quando vejo a minha poupança ao ano não digo: "poupei 3.23€/h durante este ano."

Eu vejo as coisas como um bolo, aposto na minha carreira que estou na idade para isso.

Tu vês quanto ganhas à hora, eu vejo quanto ganho ao final do ano.
Nenhuma das visões está errada, são isso mesmo, visões.

Cada um tem os seus objectivos e aposta mais ou menos na carreira. Nenhuma visão está errada.
Essa conta do à hora é muito engraçada, mas quando vou ao supermercado não tenho lá um frango a 2€/hora e quando vejo a minha poupança ao ano não digo: "poupei 3.23€/h durante este ano."

Eu vejo as coisas como um bolo, aposto na minha carreira que estou na idade para isso.

Tu vês quanto ganhas à hora, eu vejo quanto ganho ao final do ano.
Nenhuma das visões está errada, são isso mesmo, visões.

Eu acho que sendo alguém sem outras "responsabilidades", com disponibilidade e cabeça para isso, essas big 4 são boas para ganhar "bagagem" (€, conhecimento, connects), mas depois torna-se complicado mudar, porque a maioria simplesmente não acompanha os níveis salariais...

Mas conheço quem tenha saído de uma dessas a fazer 12/14h dias para uma empresa a fazer 8h, a receber menos, e está bem melhor (tem tempo para a família, diz ele).

porque consideram o nome do empregador como moeda de pagamento.
"Eu trabalho na consultora X, olha aqui a minha mochila com o logotipo cof cof[:D] sou muita bom!" e vivem assim num mundo de cagança e basofia.

Inteligente é ganhar muito por hora, tens toda a razão.
Mas às vezes tem de se arranjar um meio termo, trabalhar um pouco mais para ganhar um pouco mais.
Não leves a mal...mas tu pareces mais um no ciclo vicioso deles....

"Vais ganhar bagagem", "so custa ao início" " és jovem, aproveita para subir agora que não tens filhos, empréstimos, etc" "vais ganhar para luxos"

O certo é que num período de 2-4 anos 90% dos que entraram já saíram (existe uma alta rotação, e essas consultoras gostam disso porque podem espremer os jovens até "torcerem" e no final do ano lá vão eles às universidades com os seus discursos de fatinho e a oferecer jantares...) Sendo que o mais certo é um dia seres tu a fartares-te da pressão e mudares para melhor qualidade de vida e menos salário...

Não vejo diferenças entre os que se arrependem no final e tu...só me intriga como eles conseguem ano após ano fazer o que fazem e ainda haver gente que sonha ir para lá...

Não leves a mal...mas tu pareces mais um no ciclo vicioso deles....

"Vais ganhar bagagem", "so custa ao início" " és jovem, aproveita para subir agora que não tens filhos, empréstimos, etc" "vais ganhar para luxos"

O certo é que num período de 2-4 anos 90% dos que entraram já saíram (existe uma alta rotação, e essas consultoras gostam disso porque podem espremer os jovens até "torcerem" e no final do ano lá vão eles às universidades com os seus discursos de fatinho e a oferecer jantares...) Sendo que o mais certo é um dia seres tu a fartares-te da pressão e mudares para melhor qualidade de vida e menos salário...

Enquanto continuar com as 8/9 horas por dia e achar que o meu ordenado justifica, hei-de continuar.
Não estou em nenhum ciclo vicioso, apenas é a minha visão das coisas. Não levei nada a mal [kiss]

Obviamente quando tiver filhos, ou daqui a uns anos posso fartar-me e sair para outra coisa.
Neste momento, ainda não aconteceu uma das duas coisas.

Vamos ver, não gosto de andar a fazer futurologia.

Inteligente é ganhar muito por hora, agora ganhar muito por fazer muitas horas não acho.
Mas no fim ganhar bem é sempre bom.
Ora nem mais. Ganhar mais, fazendo "menos". Mas para chegar a este menos é preciso ultrapassar algumas etapas ou pensar completamente out of the box.

Tenho uns amigos que tiveram uma proposta e passaram a ganhar 4x mais, valor horário de 3 dígitos. A primeira coisa que pensaram foi em reduzir para metade o horário de trabalho.
Se algumas pessoas iriam manter o ritmo e ao fim do mês ganhar 4x mais, para eles 2x mais chega e preferem ter muito mais tempo livre para aproveitarem.

Não há certo nem errado, são maneiras de ver as coisas.

Inteligente é ganhar muito por hora, tens toda a razão.
Mas às vezes tem de se arranjar um meio termo, trabalhar um pouco mais para ganhar um pouco mais.

Infelizmente trabalho mais horas que queria também, mas também há dias que nem metade do horário faço.
Mas é complicado as vezes fazer as oito horas de trabalho e ir para casa. [:D]

Ora nem mais. Ganhar mais, fazendo "menos". Mas para chegar a este menos é preciso ultrapassar algumas etapas ou pensar completamente out of the box.

Tenho uns amigos que tiveram uma proposta e passaram a ganhar 4x mais, valor horário de 3 dígitos. A primeira coisa que pensaram foi em reduzir para metade o horário de trabalho.
Se algumas pessoas iriam manter o ritmo e ao fim do mês ganhar 4x mais, para eles 2x mais chega e preferem ter muito mais tempo livre para aproveitarem.

Não há certo nem errado, são maneiras de ver as coisas.

Eu se estivesse numa posição de ganhar 3x mais do que ganho também era a minha opção trabalhar menos em vez de mais dinheiro por um trabalho a 100%.
Mas há fases da vida (principalmente agora que sou novo) em que o trabalho é essencial para se criarem as bases para a estabilidade, custa claro mas tem de ser.

Concordo em absoluto que não há certo nem em errado, cada um faz como quer ou pode.

O mundo da consultoria (seja lá o que isso for...) é um mundo chato (para ser simpático :o) sem dúvida. E não é só dentro das Big4.

Mas também não vamos assim meter o panorama tão mau em relação às horas.

Falam muito das horas, para mim o pior nem são as horas (eu raramente trabalhei mais de 8h/9h por dia, mas nunca tive nas Big4), mas sim pressões, prazos e sobretudo muito jogo de cintura com clientes. Estou a passar por isso neste momento, um projecto que começou mal, está mal e vai acabar mal, completamente mal vendido, mal planeado e mal gerido e a culpa é de quem? Dos desgraçados do costume. [8b]

Vendem ao cliente a 8ª maravilha do mundo, a solução ultra ajustável e flexivel que vai resolver todos os problemas, e vai ser implementada em pouco tempo e não, não é barata, é cara. O cliente vai pagar milhares e depois de ouvir toda a lenga-lenga comercial, vai exigir milhares. Quem é q se lixa? Quem anda no terreno. [;)] Se corre mal a culpa tb é de quem anda no terreno e podia ficar aqui a noite toda a dissertar sobre este tema, mas vou poupar o teclado.

Eu estou ligado à consultoria de IT, e fora as entregas e passagens a produção, trabalho 8/9 horas por dia + 1h de almoço (típico horário 8:30-18:30).

Relativamente a sábados e domingos, ao longo de 3 anos contam-se pelos dedos de uma mão os fins-de-semana que tive de trabalhar.

Em IT a consultoria é uma coisa bastante rara, apenas usada por curtos períodos de tempo e envolve pessoas altamente especializadas. O que existe é outsourcing (normalmente em regime time and materials), ou entao projecto. E em empresas dessas o que é preciso é ter sorte no projecto/cliente para onde se vai.

Para mim só faz sentido falar em Big 4 para funcoes mais ligadas á gestao e financas.

O mundo da consultoria (seja lá o que isso for...) é um mundo chato (para ser simpático :o) sem dúvida. E não é só dentro das Big4.

Falam muito das horas, para mim o pior nem são as horas (eu raramente trabalhei mais de 8h/9h por dia, mas nunca tive nas Big4), mas sim pressões, prazos e sobretudo muito jogo de cintura com clientes. Estou a passar por isso neste momento, um projecto que começou mal, está mal e vai acabar mal, completamente mal vendido, mal planeado e mal gerido e a culpa é de quem? Dos desgraçados do costume. [8b]

Vendem ao cliente a 8ª maravilha do mundo, a solução ultra ajustável e flexivel que vai resolver todos os problemas, e vai ser implementada em pouco tempo e não, não é barata, é cara. O cliente vai pagar milhares e depois de ouvir toda a lenga-lenga comercial, vai exigir milhares. Quem é q se lixa? Quem anda no terreno. [;)] Se corre mal a culpa tb é de quem anda no terreno e podia ficar aqui a noite toda a dissertar sobre este tema, mas vou poupar o teclado.

Estive num projecto desses feito a meio com a Oracle. Tao mal gerido que metia dó. Meteu gente da Oracle a ser chamada á sede da empresa (que nao era em Portugal). Acabou tudo em tribunal. [:D] Felizmente para mim nao nao houve stress.

Estão a implementar o Sage lá no sítio, sou o que diz o que quer e vocês os que fazem o que podem. E pronto, aquilo tem a flexibilidade de uma batata.:sh)

É tao bom ler estas coisas, faz-me lembrar porque é que nunca quis por as maos em SAPs, Outsystems, Primaveras e quejandos. Vá de retro!

O que é uma boa poupança?

Infelizmente trabalho mais horas que queria também, mas também há dias que nem metade do horário faço.
Mas é complicado as vezes fazer as oito horas de trabalho e ir para casa. [:D]

Eu se estivesse numa posição de ganhar 3x mais do que ganho também era a minha opção trabalhar menos em vez de mais dinheiro por um trabalho a 100%.
Mas há fases da vida (principalmente agora que sou novo) em que o trabalho é essencial para se criarem as bases para a estabilidade, custa claro mas tem de ser.

Concordo em absoluto que não há certo nem em errado, cada um faz como quer ou pode.

Isso de trabalhar muito enquanto se é novo para depois mais tarde se ter condições de aliviar a carga é, infelizmente, uma grande mentira. Também eu quando era rookie levei com essa lavagem cerebral mas a verdade é que se tu fores trabalhador e cumpridor terás, não menos, mas cada vez mais trabalho. E além de trabalho, responsabilidades, que para uma pessoa séria acabam por ser mais desgastantes que o próprio trabalho. Pergunta a qualquer colega com mais de 40 anos a ver o que te dizem. Claro que excepções haverá sempre, mas são isso mesmo, excepções.

Sobre as consultoras eu conheço-as do lado do Cliente, sobretudo a PWC, que está praticamente em permanência no Grupo onde trabalho desde há uns 15 anos. Posso dizer que nenhum colega tem inveja da malta da PWC que costuma lá estar a trabalhar connosco, sobretudo os consultores juniores. Entram primeiro que nós e saem bem depois. Parece que que ganham bem mas se formos a ver o preço por hora trabalhada já não será bem assim.

Enviado por dispositivo móvel.

Voltar
Superior