O que é uma boa poupança?

Isso de trabalhar muito enquanto se é novo para depois mais tarde se ter condições de aliviar a carga é, infelizmente, uma grande mentira. Também eu quando era rookie levei com essa lavagem cerebral mas a verdade é que se tu fores trabalhador e cumpridor terás, não menos, mas cada vez mais trabalho. E além de trabalho, responsabilidades, que para uma pessoa séria acabam por ser mais desgastantes que o próprio trabalho. Pergunta a qualquer colega com mais de 40 anos a ver o que te dizem. Claro que excepções haverá sempre, mas são isso mesmo, excepções.

Sobre as consultoras eu conheço-as do lado do Cliente, sobretudo a PWC, que está praticamente em permanência no Grupo onde trabalho desde há uns 15 anos. Posso dizer que nenhum colega tem inveja da malta da PWC que costuma lá estar a trabalhar connosco, sobretudo os consultores juniores. Entram primeiro que nós e saem bem depois. Parece que que ganham bem mas se formos a ver o preço por hora trabalhada já não será bem assim.

Enviado por dispositivo móvel.
Mas o rapaz está na Suiça e quanto mais trabalha mais recebe. Não está em IT em Portugal...

Estão a implementar o Sage lá no sítio, sou o que diz o que quer e vocês os que fazem o que podem. E pronto, aquilo tem a flexibilidade de uma batata.:sh)

Conheço... e sim, aquilo devia ser um pouco mais flexível para as especificidades de cada ramo de negócios.

Mas estou a gostar de aprender umas coisas nestas ultimas páginas do tópico.

Tks pelo esclarecimento :)
Confesso que é mais curiosidade mórbida que interesse... em 2011/12 estava como tech lead de uma cena que estava a ser implementada pela primeira vez com sucesso e andei a ser atacado por consultoras. Fazia entrevistas mais pela curiosidade e recebi propostas completamente absurdas, como pagarem 25% no base e 75% em ajudas de custo. Pagavam muito bem em líquido mensal, mas do dia para a noite cortavam-me as ajudas de custos e eu ficava a arder. Havia um que me telefonou um porradão de vezes a tentar convencer-me a ir para o Irão e Tunísia.

Acho que até pode ser um bom sítio para aprender (nem que seja aprender o que não se gosta), mas não te deixes ficar... 21k é um ordenado normal em início de carreira, era o que eu ganhava quando entrei onde estou e raramente trabalhava mais de 7h por dia. Há boas empresas onde se consegue um ordenado razoável e boa qualidade de vida. Tenhas em mente que se tudo o que tens a dar a uma empresa é o teu tempo, está na hora de saltar fora.

Porque não consultoria no estrangeiro?
Se é pra trabalhar longas horas porque não num sitio como Holanda?
Vários dias de férias e fortes leis laborais a favor do empregado aliado a muito boa remuneração.

Voo de 3h pra chegar a Portugal

Vários dias de férias e fortes leis laborais a favor do empregado aliado a muito boa remuneração.

Trabalhar para uma empresa de outsourcing IT é raramente bem pago quando comparado com o salário de uma tecnológica.

No entanto os rates como contractor sao relativamente bons, tens é de ter atencao que só és pago aquilo que trabalhas, os contratos sao de 6 meses e por causa disso encontrar casa é normalmente mais difícil quando comparado com alguém que tem contrato permanente.

Existe falta de profissionais na área aí na Holanda?

O que me intriga é que essas big 4 até costumam ser bastante seletivas no seu processo de recrutamento ( 1° vão as melhores faculdades de IT tipo IST, FEUP, etc é só depois vão aos outros) e desses escolhem os melhores ( são bastante meticulosos e tem bastantes fases até receber proposta).

Sendo os que acabam por ser escolhidos os melhores dos melhores que se candidataram, como é possível essa gente não saber fazer uma conta básica de ensino primário para perceber que apesar de terem um salário mais alto no papel, acabam por receber menos à hora que maior parte das pessoas ( porque trabalham muitas mais horas)

Presente!

Eu fui convocado a uma dessas sessões no ano de fim de curso.

Páh, sem querer estar aqui com falsas modéstias, os testes deles são de pura lógica, nada de extraordinário. Se tiveres dois dedos de testa e bastante desenvoltura no Inglês fazes 90% do teste sem olhar para trás e no tempo que te dão para tal. A parte do inglês sim pode deitar muita gente a baixo.

Agora a sessão em si mais parecia a de uma seita ou de venda de colchões.

Percebi logo que estava ali a mais e que não era coisa para mim, por diversos motivos de forma de estar na vida. Depois eu era ligeiramente mais velho que um finalista típico, e isso da maturidade (algo muito subestimado por cá) dá-nos sempre uma visão mais abrangente das coisas, vamos tendo mais mundo com a idade.

Passei o teste e telefonaram-me 3 vezes para ir para lá trabalhar.

Mas aquela sessão naquela faculdade correu-lhes francamente mal... o pessoal (alunos) estava completamente a leste.

Quanto fazes de média?

Eu ando nas 13/14/15h.:sh)

Estamos a falar de trabalho efetivo ou de as horas que passamos fora de casa desde a saída da parte da manhã, até à entrada à noite.

É que se estivermos a falar de trabalho efetivo, 13h de trabalho + 30 min ida + 30 min volta (deslocações) + 1h almoço + 1 jantar , só aqui já estão 16h.

Se fizermos contas a 15h de trabalho efetivo, rapidamente falamos de 18h.

Sendo que quer num caso, quer no outro tens muito pouco tempo com a esposa (1h ao jantar).

Agora juntas TV/NET (tempo gasto) e ficas com 5 ou 6 h para dormir. :confused::confused:

Não me parece muito saudável.

Presente!

Eu fui convocado a uma dessas sessões no ano de fim de curso.

Páh, sem querer estar aqui com falsas modéstias, os testes deles são de pura lógica, nada de extraordinário. Se tiveres dois dedos de testa e bastante desenvoltura no Inglês fazes 90% do teste sem olhar para trás e no tempo que te dão para tal. A parte do inglês sim pode deitar muita gente a baixo.

Agora a sessão em si mais parecia a de uma seita ou de venda de colchões.

Percebi logo que estava ali a mais e que não era coisa para mim, por diversos motivos de forma de estar na vida. Depois eu era ligeiramente mais velho que um finalista típico, e isso da maturidade (algo muito subestimado por cá) dá-nos sempre uma visão mais abrangente das coisas, vamos tendo mais mundo com a idade.

Passei o teste e telefonaram-me 3 vezes para ir para lá trabalhar.

Mas aquela sessão naquela faculdade correu-lhes francamente mal... o pessoal (alunos) estava completamente a leste.

Existe um brutal encanto em trabalhar em consultoras de renome e não deixa de ser verdade que são excelente rampas de lançamento de carreira.
O melhor conselho a dar aos mais jovens já foi aqui dado: é procuraram sair rapidamente das consultoras e procurarem empresas reais para trabalhar mesmo que ganhando menos pois a evolução fora das consultoras é potencialmente mais gratificante no longo prazo.

Pessoalmente, não gosto de trabalhar com eles. Não quero discriminá-los só porque tiveram essa experiência de consultoria/ auditoria ( falo dos financeiros), mas poucos tem noções reais do que é de facto gerir um negócio real, pessoas e recursos no dia-a-dia. Obviamente que são muito bons na área deles mas acaba ali e são sistematicamente arrogantes e pouco preparados a arte da execução real, que significa fazer empresas andar para frente... Estão sempre ali a ruminar num patamar de superioridade confortável e acrescentam pouco valor aos negócios. Isto para além de criarem problemas ao nível de RHs pq ganham mais e têm melhores condições salariais que os quadros de outra áreas.

O maior perigo é qd sobem de mais e prematuramente e chegam a cargos para o qual são incompetentes ( porque não têm o percurso necessário)e isso é um problema recorrente e inevitável pois vivem em torno das estruturas de gestão de topo, criam amizades com CEOs, donos das empresa e altas patentes e tendem a ser promovidos com mais facilidade.

Efectivamente eu não vou nada à bola com esta rapaziada mas temos de os gramar...[:D]

O que me intriga é que essas big 4 até costumam ser bastante seletivas no seu processo de recrutamento ( 1° vão as melhores faculdades de IT tipo IST, FEUP, etc é só depois vão aos outros) e desses escolhem os melhores ( são bastante meticulosos e tem bastantes fases até receber proposta).

Sendo os que acabam por ser escolhidos os melhores dos melhores que se candidataram, como é possível essa gente não saber fazer uma conta básica de ensino primário para perceber que apesar de terem um salário mais alto no papel, acabam por receber menos à hora que maior parte das pessoas ( porque trabalham muitas mais horas)

Claro que sabem, mas é prestígio de bulir para uma big4.

Não percebes nada disto

porque consideram o nome do empregador como moeda de pagamento.
"Eu trabalho na consultora X, olha aqui a minha mochila com o logotipo cof cof[:D] sou muita bom!" e vivem assim num mundo de cagança e basofia.

Exato.

Têm menos tempo para o gastar... logo a poupança aumenta. [:D]

Logo andam a amealhar para um dia outros o gastarem

O mundo da consultoria (seja lá o que isso for...) é um mundo chato (para ser simpático :o) sem dúvida. E não é só dentro das Big4.

Mas também não vamos assim meter o panorama tão mau em relação às horas.

Falam muito das horas, para mim o pior nem são as horas (eu raramente trabalhei mais de 8h/9h por dia, mas nunca tive nas Big4), mas sim pressões, prazos e sobretudo muito jogo de cintura com clientes. Estou a passar por isso neste momento, um projecto que começou mal, está mal e vai acabar mal, completamente mal vendido, mal planeado e mal gerido e a culpa é de quem? Dos desgraçados do costume. [8b]

Vendem ao cliente a 8ª maravilha do mundo, a solução ultra ajustável e flexivel que vai resolver todos os problemas, e vai ser implementada em pouco tempo e não, não é barata, é cara. O cliente vai pagar milhares e depois de ouvir toda a lenga-lenga comercial, vai exigir milhares. Quem é q se lixa? Quem anda no terreno. [;)] Se corre mal a culpa tb é de quem anda no terreno e podia ficar aqui a noite toda a dissertar sobre este tema, mas vou poupar o teclado.

Só te deixas afetar por isso se quiseres [;)].
Faz o teu horário e o teu trabalho nesse tempo e não terão nada a apontar-te. Já ando em outsourcing há uns anos e contam-se pelos dedos as horas extra que fiz, e quando as fiz foi porque quis e foram pagas.

Curioso que estive em "terapia" numas termas, e neste tipo de turismo mais...vá, para maiores de idade, é dificil apanhar um português.

Vêem -se muitos de outras nacionalidades, mas portugueses são uma minoria.

Isto reflete um pouco a parca preparação da reforma da esmagadora maioria das pessoas.

O meu plano é acumular o máximo de fundo de desemprego e com a poupança que amealhar reformar-me com qualidade o mais rápido possível até a reforma. [:D]

Voltar
Superior