O que é uma boa poupança?

Hummm dá uns 3000€ mês na Holanda.
Não me parece muito aatrativo no sentido que tens casa para pagar etc.

Em Portugal consegues perto de 30.000€ limpos na boa, aliás, não ando muito longe disso.
Contudo emigrar não se traduz num boom salarial como noutras áreas.

Estamos a falar de um aumento de 40%.

Não é tão negligenciável assim.

Para não falar em termos de perspetivas de futuro + organização social, dificilmente será comparável.

Estamos a falar de um aumento de 40%.

Não é tão negligenciável assim.

Para não falar em termos de perspetivas de futuro + organização social, dificilmente será comparável.

Sim, mas esses 40% vão ser consumidos na habitação, alimentação etc.
Mas creio que a função não é bem aquela.
Ando a pesquisar no tal site.

Imagina uma fábrica onde entram encomendas.
É quem gere todo o processo de produção, ou seja, consumíveis, matérias primas, prazos, onde e quando se faz o quê, gestão dos rh como férias etc. Ou seja está acima de tudo o que é processo produtivo, gere vá, a fábrica em si na ótica operacional.

Normalmente é apoiado por varias pessoas, como encarregados, etc.
Normalmente essas tarefas estavam a cargo do chamado 'encarregado'.

Só pra dizer que na Alemanha os impostos ainda variam bastante se fores casado, tiveres filhos etc.
Desses 60k, um tipo solteiro sem filhos secalhar já só leva 33-34k

Se alguém souber de valores fora do país para responsáveis/directores de produção que apite.

Tinha interesse em comparar vencimentos.[;)]

Em Portugal a esmagadora maioria anda nos 2500€ brutos. Isto já em empresas de alguma dimensão e com experiência.
É, na minha opinião, pouco para a função.

Fora do país sei que são valores muito diferentes, mas ainda não consegui quantificar.

Tendo em conta que 2550 é o triplo do SMN (M de médio) e que 60k/ano na Holanda são 5k brutos por mês (a 12x), ou seja, o dobro do SMN (mais uma vez médio) no país deles não te podes queixar mesmo nada.

Ainda por cima moras e trabalhas no interior, com um custo de vida bem mais baixo na Holanda. Ainda se fosse Lx a conversa era outra já que o custo de vida aumenta bastante.

E na Holanda nem no carro se poupa já que são tão caros como cá, o mesmo para IUCs e afins. E os mais seguros tb mais caros que cá, claro. Como em qualquer país mais rico que PT.

PS: Para não falar que na zona onde moras provavelmente o salário médio ronda os 750 (ou por aí) e não os €850/900 da capital.

Última edição:
Tendo em conta que 2550 é o triplo do SMN (M de médio) e que 60k/ano na Holanda são 5k brutos por mês (a 12x), ou seja, o dobro do SMN (mais uma vez médio) no país deles não te podes queixar mesmo nada.

Ainda por cima moras e trabalhas no interior, com um custo de vida bem mais baixo na Holanda. Ainda se fosse Lx a conversa era outra já que o custo de vida aumenta bastante.

E na Holanda nem no carro se poupa já que são tão caros como cá, o mesmo para IUCs e afins. E os mais seguros tb mais caros que cá, claro. Como em qualquer país mais rico que PT.

PS: Para não falar que na zona onde moras provavelmente o salário médio ronda os 750 (ou por aí) e não os €850/900 da capital.
Pode queixar e deve queixar-se, nivelar por baixo nunca será um bom princípio e 2500€ nunca será um bom salário para um gestor de produção, pois as responsabilidades são imensas.

Tinha ideia que o salário para o cargo de diretor de produção era maior, na última empresa que estive a fazer projeto o diretor de produção recebia perto de 5000€ brutos e era uma empresa com facturação não superior a 5 milhões ano.

Pode queixar e deve queixar-se, nivelar por baixo nunca será um bom princípio e 2500€ nunca será um bom salário para um gestor de produção, pois as responsabilidades são imensas.

Tinha ideia que o salário para o cargo de diretor de produção era maior, na última empresa que estive a fazer projeto o diretor de produção recebia perto de 5000€ brutos e era uma empresa com facturação não superior a 5 milhões ano.

Obrigado pela ajuda na repsosta.[;)]

Sim, há salários desses e sim, seria mais por aí.

Esta é daquelas profissões que não são feitas por estagiários, não há um curso xyz para a fazer bem e não é toda a gente que tem uma serie de faculdades necessária para a fazer.
Não me estou a auto elogiar atenção, apenas falo da realidade que conheço.

Se fosse fácil, se houvesse muitos candidatos com perfil para a fazer, se houvesse muita gente com as capacidades certas para a fazer, os salários não seriam assim.
Ainda que, e como referiste, dado o nivel de tarefas, responsabilidade etc, facilmente se adaptariam os 5.000€ brutos ou mais por mês.

Há decisões que poupam isto há empresa num unIco dia de trabalho, basicamente é a personagem neste cargo que tira partido de toda a unidade fabril disponivel.

Mas isto não acrescenta nada ao ttópico, agradeço a ajuda na questão. E não estraguemos o tópico.

Última edição:
Se alguém souber de valores fora do país para responsáveis/directores de produção que apite.

Tinha interesse em comparar vencimentos.[;)]

Em Portugal a esmagadora maioria anda nos 2500€ brutos. Isto já em empresas de alguma dimensão e com experiência.
É, na minha opinião, pouco para a função.

Fora do país sei que são valores muito diferentes, mas ainda não consegui quantificar.
O problema não são os 2500€ brutos. O problema são os impostos, já que para cima dos 2000€, pouca diferença no líquido começa a fazer.

Comparem o vencimento líquido de quem ganhe 2000 e 4000€ por mês e digam se vale mesmo a pena ter o dobro da responsabilidade / diferenciação.

Hummm dá uns 3000€ mês na Holanda.
Não me parece muito aatrativo no sentido que tens casa para pagar etc.

Em Portugal consegues perto de 30.000€ limpos na boa, aliás, não ando muito longe disso.
Contudo emigrar não se traduz num boom salarial como noutras áreas.
30000€ limpos no interior de Portugal não é um salário nada nada desprezável, aliás, dificilmente trocava 30000€ limpos no interior por muitos locais da Europa a ganhar 40000€ limpos ou até 50000€ limpos.

As pessoas é que acham que no Estrangeiro se ganha sempre muito, eu bem vejo aqui na Bélgica, ganha-se bem ponto e virgula, aqui se sobes um bocado até te comem vivo, as grandes diferenças são muito mais notórias em funções de baixa qualificação do que em funções que exigem qualificação. Se me dizem que uma pessoa caixa de supermercado ou um pedreiro compensa vir para aqui? Claro... Podem duplicar ou quiçá triplicar o salário que têm em PT (falando de uns 600€-700€), agora uma pessoa que venha com formação, chega à Bélgica e leva com uma talhada de impostos que nem é bom (pior que Portugal), para um gajo ganhar bem aqui tem de ir a valores brutos bem elevados...

Exemplo: Uma pessoa que ganhe 40000€ ano na Bélgica fica prai com 26000€ liquidos, o que vai resultar em cerca de 1850€ liquidos x 14. São valores mandados para o ar, mas é procurar uma calculadora "Tax Belgium" e logo vêm o que é bom para a tosse.

Para se receber os tais 30000€ liquidos anuais aqui, a fasquia tem de ultrapassar seguramente os 50000€ brutos anuais.

O problema neste momento de PT para a malta formada (segundo o meu ponto de vista) nem é tanto impostos ou salários, é sim o custo de vida absurdo de Lisboa.

30000€ limpos no interior de Portugal não é um salário nada nada desprezável, aliás, dificilmente trocava 30000€ limpos no interior por muitos locais da Europa a ganhar 40000€ limpos ou até 50000€ limpos.

As pessoas é que acham que no Estrangeiro se ganha sempre muito, eu bem vejo aqui na Bélgica, ganha-se bem ponto e virgula, aqui se sobes um bocado até te comem vivo, as grandes diferenças são muito mais notórias em funções de baixa qualificação do que em funções que exigem qualificação. Se me dizem que uma pessoa caixa de supermercado ou um pedreiro compensa vir para aqui? Claro... Podem duplicar ou quiçá triplicar o salário que têm em PT (falando de uns 600€-700€), agora uma pessoa que venha com formação, chega à Bélgica e leva com uma talhada de impostos que nem é bom (pior que Portugal), para um gajo ganhar bem aqui tem de ir a valores brutos bem elevados...

Exemplo: Uma pessoa que ganhe 40000€ ano na Bélgica fica prai com 26000€ liquidos, o que vai resultar em cerca de 1850€ liquidos x 14. São valores mandados para o ar, mas é procurar uma calculadora "Tax Belgium" e logo vêm o que é bom para a tosse.

Para se receber os tais 30000€ liquidos anuais aqui, a fasquia tem de ultrapassar seguramente os 50000€ brutos anuais.

O problema neste momento de PT para a malta formada (segundo o meu ponto de vista) nem é tanto impostos ou salários, é sim o custo de vida absurdo de Lisboa.

Exacto, daí ter dito que não achava um boom salarial assim tão grande.

Há profissões que como referi têm que ser bem pagas, é a lei da procura e da oferta.

Se falar da minha formação base (eng civil), há muita gente capaz de a realizar, logo os salários são o que sabemos e por sua vez já compensa emigrar.

Já que se fala em salários, por exemplo, temos um operador de cnc que recebe quase 2000€ limpos por mês, e, não é um trabalho nada chato. Simplesmente sabe analisar um projecto, sabe a forma correcta de programar a máquina, sabe a forma correcta de realizar o trabalho.
Tem uma série de competências dificeis de agrupar.

Um bom serralheiro já leva para casa 1500€ limpos ou mais até.

Todas aquelas profissões onde se tira curso ou não, se faz o estágio e se cumpre, são habitualmente mal pagas.

É tudo uma questão de procura vs oferta.

Sobre a questão do interior e oara algumas profissões, há melhores salários por aqui que em Lisboa por exemplo. Simplesmente porque há escassez de alguns tipos de mão de obra que seja rentável para as empresas.
E, os bons, têm de ser bem pagos, como é aquele que falei das cnc.

Era bom era... Foste ver os valores aos sites das consultoras de RH, imagino[:D]
Um dir de produção em Portugal numa PME se tirar 2000 limpos + carro já se pode dar por contente.
5000 é salário de administração por cá e não são todos q lá chegam amigo tictac...[;)]

Com 5000 limpos de salário vais buscar facilmente 2 quadro superiores altamente qualificados, um pode ser dir de prod ou outro da qualidade por ex.
Isto no segmento do mid-career...
Com 5000 limpos, vais buscar super estrelas com connections na política em grandes clientes para lugar representativos etc, é outra divisão em que o cargo pouco interessa em termos práticos.

Em grandes empresas depende mas esses lugares não estão ao alcance de todos, chegas lá via carreira e anos de casa ou se te forem buscar à concorrência.

Tenho um colega na suiça, em funções semelhantes embora que noutra area, e fala me em 15.000chf médios mensais.

Não me importava nada, o problema é conseguir uma vaga ou arranjar emprego.

Era bom era... Foste ver os valores aos sites das consultoras de RH, imagino[:D]
Um dir de produção em Portugal numa PME se tirar 2000 limpos + carro já se pode dar por contente.
5000 é salário de administração por cá e não são todos q lá chegam amigo tictac...[;)]

Com 5000 limpos de salário vais buscar facilmente 2 quadro superiores altamente qualificados, um pode ser dir de prod ou outro da qualidade por ex.
Isto no segmento do mid-career...
Com 5000 limpos, vais buscar super estrelas com connections na política em grandes clientes para lugar representativos etc, é outra divisão em que o cargo pouco interessa em termos práticos.

Em grandes empresas depende mas esses lugares não estão ao alcance de todos, chegas lá via carreira e anos de casa ou se te forem buscar à concorrência.

Não fui ver valores nenhuns a lado nenhum, tinha era a acesso a esses dados da empresa onde passei 6 meses, o estágio era também no âmbito da produção e por isso tínhamos acesso a tudo e mais alguma coisa. O director de produção desta empresa estava a par da administração, a administração eram 4 pessoas, o dir produção, director rh e mais 2 que me pareciam financeiros, embora um deles, eu não dava um tusto por ele, acho que era simplesmente "testa de ferro" como todos os funcionários diziam.

Eu acho que um diretor de produção na casa dos 40 anos e que nunca se deixou ficar para trás é alguém altamente qualificado.

Mas lá está, deves ter bem mais conhecimento do que eu, que eu só passei por esta empresa e ainda enquanto estudo.

Não fui ver valores nenhuns a lado nenhum, tinha era a acesso a esses dados da empresa onde passei 6 meses, o estágio era também no âmbito da produção e por isso tínhamos acesso a tudo e mais alguma coisa. O director de produção desta empresa estava a par da administração, a administração eram 4 pessoas, o dir produção, director rh e mais 2 que me pareciam financeiros, embora um deles, eu não dava um tusto por ele, acho que era simplesmente "testa de ferro" como todos os funcionários diziam.

Eu acho que um diretor de produção na casa dos 40 anos e que nunca se deixou ficar para trás é alguém altamente qualificado.

Mas lá está, deves ter bem mais conhecimento do que eu, que eu só passei por esta empresa e ainda enquanto estudo.

É alguém exactamente como dizes. A par das boas decisões, consultado para investimentos, alguém que faz, de uma certa forma, parte da administração.

Pelo menos eu sou consultado para muitas situações, desde investimentos, soluções, etc. Reporto directamente à administração e tomo todas as decisões, apenas reporto as mais custosas.

De outra forma, bastaria o encarregado.

Voltar
Superior