O Nmiguel falou em valores do seu salário (ng o obrigou) e estava a tentar comparar com o que recebe cá com outros países. Se o fez é porque queria opiniões, que foi o que eu dei.
Eu acho bom face a vários fatores (como o fator interior e podia tb comparar com outros cargos/profissões), o único fator menos bom são os impostos em cima do salário, mas isso a culpa é da nossa fiscalidade, nenhum de nós nem a empresa onde ele trabalha pode mudar.
Já mais gente aqui mencionou que também acha bom e que €5k é outro campeonato. Agora os €2550 pode ser mais ou menos bom consoante os impostos que pague, ou seja, consoante seja tudo na folha ou haja pagamentos em ajudas isentas de impostos como kms e outros "esquemas" (entre aspas pq são coisas legais).
Se ele quer mais, tudo bem. Se pondera ir lá para fora ganhar mais ? Também tudo bem. Se merece mais ? Não sei, pois isto aqui é tudo virtual e o NMiguel até receber o SMN num super e ter outras fontes de rendimento [

]
Uma coisa eu sei, se estivesse assim tão mal possivelmente já não lá estava. Eu pelo menos se estou descontente com algo mudou ou tento mudar, ficar a olhar para o lado e chorar não resolve nada.
Concordo com tudo. 30k no interior de PT até acho melhor que 40k em Lisboa e talvez também melhor que 50k num país como os que enumeras (tudo valores líquidos).
E na Suíça se calhar é preciso 70/80k ao ano liq para chegar à qualidade de vida de 30k no interior de PT.
Dito isto estas coisas são tudo menos lineares, pois há ainda muitos outros fatores, ter ou não filhos, se sim quantos, o que o companheiro(a) faz e qto recebe, se têm casa paga (quem já tiver casa herdada por exemplo tem uma grande vantagem), que % de esforço têm para casa e/ou carro(s), se tiveram ajudas familiares ao longo da vida, se sim qto, etc. etc.
Há um sem fim de fatores, pelo que o salário de uma pessoa por si só está longe de "dizer tudo".
Até concordo com o que dizes, a procura oferta é quase sempre aquele fator determinante para quase tudo nestas questões.
Podes até saber e fazer muito mais que um Eng Civil que só faz obra, mas sei de vários casas de Eng Civis recém formados a receber 700/liq a RVs a bulirem uma média de 10 a 12h por dia (o que para mim é bem pior que um mero SMN a 14x com contrato e tudo certinho). Isto a "fazerem trab. de obra" e a usarem carro próprio e € do bolso para deslocações entre obras, como se o resto não fosse suficientemente mau.
Portanto acho que se por um lado não tens de pedir desculpa a ng por nada e é legitimo teres as tuas ambições, por outro acho que, no mínimo, os teus colegas de profissão merecem o seu respeito pois recebes muito acima deles, pese embora que sejam funções e níveis de experiência distintos.
E se disseres que só aceitam porque querem e que nem deviam aceitar estas propostas nestas condições, eu concordo (!), mas é uma realidade que existe (e que não deve ser ignorada por todas as razões), mesmo agora no suposto pós crise que se pós só tem o nome (mas isso são outros 500).