O que é uma boa poupança?

É alguém exactamente como dizes. A par das boas decisões, consultado para investimentos, alguém que faz, de uma certa forma, parte da administração.

Pelo menos eu sou consultado para muitas situações, desde investimentos, soluções, etc. Reporto directamente à administração e tomo todas as decisões, apenas reporto as mais custosas.

De outra forma, bastaria o encarregado.

Eu sei exatamente o papel que desempenhas e um dir de prod é um peça chave nas empresas, não precisas de me explicar pois entendo o teu lado. Um diretor de produção com capacidade de implementar metodologias kaizen, lean, filosofias da toyota e que nunca pare no tempo, no meu ponto de vista, é alguém que devia ser mesmo bem pago, porque não falta pessoal de gestão industrial a ir para consultoras a tirar mais que o que dizes que estás a tirar, e depois as empresas contratam as consultoras e lá vão eles fazer o papel de diretores de produção por intermediários (consultoras) e o processo fica muito mais custoso à empresa. No fundo, foi exatamente isto que eu fiz na empresa por onde passei, fomos lá apontar todos os erros e demos sugestões de melhoria onde poderiam ir buscar poupanças de milhares ao final do ano. Isto tudo com coisas simples, como mudar a linha de produção para one-pice-flow ou reorganizar fluxos de produção. Se um diretor de produção tiver esta capacidade, é, de certa forma, a chave da empresa.

Pode queixar e deve queixar-se, nivelar por baixo nunca será um bom princípio e 2500€ nunca será um bom salário para um gestor de produção, pois as responsabilidades são imensas.

Tinha ideia que o salário para o cargo de diretor de produção era maior, na última empresa que estive a fazer projeto o diretor de produção recebia perto de 5000€ brutos e era uma empresa com facturação não superior a 5 milhões ano.

O Nmiguel falou em valores do seu salário (ng o obrigou) e estava a tentar comparar com o que recebe cá com outros países. Se o fez é porque queria opiniões, que foi o que eu dei.

Eu acho bom face a vários fatores (como o fator interior e podia tb comparar com outros cargos/profissões), o único fator menos bom são os impostos em cima do salário, mas isso a culpa é da nossa fiscalidade, nenhum de nós nem a empresa onde ele trabalha pode mudar.

Já mais gente aqui mencionou que também acha bom e que €5k é outro campeonato. Agora os €2550 pode ser mais ou menos bom consoante os impostos que pague, ou seja, consoante seja tudo na folha ou haja pagamentos em ajudas isentas de impostos como kms e outros "esquemas" (entre aspas pq são coisas legais).

Se ele quer mais, tudo bem. Se pondera ir lá para fora ganhar mais ? Também tudo bem. Se merece mais ? Não sei, pois isto aqui é tudo virtual e o NMiguel até receber o SMN num super e ter outras fontes de rendimento [:D]

Uma coisa eu sei, se estivesse assim tão mal possivelmente já não lá estava. Eu pelo menos se estou descontente com algo mudou ou tento mudar, ficar a olhar para o lado e chorar não resolve nada.

30000€ limpos no interior de Portugal não é um salário nada nada desprezável, aliás, dificilmente trocava 30000€ limpos no interior por muitos locais da Europa a ganhar 40000€ limpos ou até 50000€ limpos.

As pessoas é que acham que no Estrangeiro se ganha sempre muito, eu bem vejo aqui na Bélgica, ganha-se bem ponto e virgula, aqui se sobes um bocado até te comem vivo, as grandes diferenças são muito mais notórias em funções de baixa qualificação do que em funções que exigem qualificação. Se me dizem que uma pessoa caixa de supermercado ou um pedreiro compensa vir para aqui? Claro... Podem duplicar ou quiçá triplicar o salário que têm em PT (falando de uns 600€-700€), agora uma pessoa que venha com formação, chega à Bélgica e leva com uma talhada de impostos que nem é bom (pior que Portugal), para um gajo ganhar bem aqui tem de ir a valores brutos bem elevados...

Exemplo: Uma pessoa que ganhe 40000€ ano na Bélgica fica prai com 26000€ liquidos, o que vai resultar em cerca de 1850€ liquidos x 14. São valores mandados para o ar, mas é procurar uma calculadora "Tax Belgium" e logo vêm o que é bom para a tosse.

Para se receber os tais 30000€ liquidos anuais aqui, a fasquia tem de ultrapassar seguramente os 50000€ brutos anuais.

O problema neste momento de PT para a malta formada (segundo o meu ponto de vista) nem é tanto impostos ou salários, é sim o custo de vida absurdo de Lisboa.

Concordo com tudo. 30k no interior de PT até acho melhor que 40k em Lisboa e talvez também melhor que 50k num país como os que enumeras (tudo valores líquidos).

E na Suíça se calhar é preciso 70/80k ao ano liq para chegar à qualidade de vida de 30k no interior de PT.

Dito isto estas coisas são tudo menos lineares, pois há ainda muitos outros fatores, ter ou não filhos, se sim quantos, o que o companheiro(a) faz e qto recebe, se têm casa paga (quem já tiver casa herdada por exemplo tem uma grande vantagem), que % de esforço têm para casa e/ou carro(s), se tiveram ajudas familiares ao longo da vida, se sim qto, etc. etc.

Há um sem fim de fatores, pelo que o salário de uma pessoa por si só está longe de "dizer tudo".

Exacto, daí ter dito que não achava um boom salarial assim tão grande.

Há profissões que como referi têm que ser bem pagas, é a lei da procura e da oferta.

Se falar da minha formação base (eng civil), há muita gente capaz de a realizar, logo os salários são o que sabemos e por sua vez já compensa emigrar.

Já que se fala em salários, por exemplo, temos um operador de cnc que recebe quase 2000€ limpos por mês, e, não é um trabalho nada chato. Simplesmente sabe analisar um projecto, sabe a forma correcta de programar a máquina, sabe a forma correcta de realizar o trabalho.
Tem uma série de competências dificeis de agrupar.

Um bom serralheiro já leva para casa 1500€ limpos ou mais até.

Todas aquelas profissões onde se tira curso ou não, se faz o estágio e se cumpre, são habitualmente mal pagas.

É tudo uma questão de procura vs oferta.

Sobre a questão do interior e oara algumas profissões, há melhores salários por aqui que em Lisboa por exemplo. Simplesmente porque há escassez de alguns tipos de mão de obra que seja rentável para as empresas.
E, os bons, têm de ser bem pagos, como é aquele que falei das cnc.

Até concordo com o que dizes, a procura oferta é quase sempre aquele fator determinante para quase tudo nestas questões.

Podes até saber e fazer muito mais que um Eng Civil que só faz obra, mas sei de vários casas de Eng Civis recém formados a receber 700/liq a RVs a bulirem uma média de 10 a 12h por dia (o que para mim é bem pior que um mero SMN a 14x com contrato e tudo certinho). Isto a "fazerem trab. de obra" e a usarem carro próprio e € do bolso para deslocações entre obras, como se o resto não fosse suficientemente mau.

Portanto acho que se por um lado não tens de pedir desculpa a ng por nada e é legitimo teres as tuas ambições, por outro acho que, no mínimo, os teus colegas de profissão merecem o seu respeito pois recebes muito acima deles, pese embora que sejam funções e níveis de experiência distintos.

E se disseres que só aceitam porque querem e que nem deviam aceitar estas propostas nestas condições, eu concordo (!), mas é uma realidade que existe (e que não deve ser ignorada por todas as razões), mesmo agora no suposto pós crise que se pós só tem o nome (mas isso são outros 500).

Tens aí um pequeno problema. É que é muito mais difícil conseguir 30k limpos no interior de Portugal que 80k limpos na Suíça. (de 100k chf levas 85k chf - 71k eur). Não está longe para um engenheiro ou cientista ou gestor. Já em Portugal alguém desse nivel jamais vai ganhar esses 30k limpos no interior.

Tens aí um pequeno problema. É que é muito mais difícil conseguir 30k limpos no interior de Portugal que 80k limpos na Suíça. (de 100k chf levas 85k chf - 71k eur). Não está longe para um engenheiro ou cientista ou gestor. Já em Portugal alguém desse nivel jamais vai ganhar esses 30k limpos no interior.

Tenho perfeita noção disso, e mais razão me dás sobre os 2550, pese embora que 30k/ano liq seja ainda um bom bocado acima de 2550*14 bruto.

Os 30k no interior (ou até acima disso) apesar de difícil são possíveis, mas só são acessíveis a um range menor de profissões face às grandes cidades, em muita profissão só se arranja coisas decentes nas grandes cidades.

Mas por exemplo um médico na FP com bons anos de casa a fazer alguma privada ultrapassa isso facilmente, e até é possível chegar aos 40k, embora hoje em dia seja um pouco mais complicado que há 10/15 anos.

Depois estas coisas não são lineares porque por exemplo a Suíça tem de facto um custo de vida muito alto o que faz que mesmo que um tipo receba 3,5/4k possa não ter uma qualidade de vida por aí além (apesar de que se for orientado consegue-se safar bem melhor que em PT com 1000), mas qdo se ultrapassa um certo patamar de salário (possível para profissões qualificadas) a qualidade de vida aumenta exponencialmente porque o custo de bens/serviços como carros, viagens etc. custam o mesmo que noutros países. No caso dos carros até menos.

Já em PT, mesmo recebendo acima da média, ou até o dobro da média, um tipo não fica assim tão bem na vida porque paga muitos impostos, os carros são caros, e se viver em grandes cidades lixa-se e bem porque o mercado está a loucura.

Última edição:
Há muita gente que simplesmente não quer responsabilidades, não tem ambição e não tem uma série de competências necessárias.

Isto é factual.
Mesmo na medicina que está cheia de requisitos tens estas situações.

Agora que te garanto, conheço muito boa gente, mas mesmo muita, bem acima dos 30/40k limpos ano.
E olha que muitos deles nem sequer têm profissões xpto.

Como te digo, actualmente um bom serralheiro por exemplo já leva mais de 25k ano para casa.

O Nmiguel falou em valores do seu salário (ng o obrigou) e estava a tentar comparar com o que recebe cá com outros países. Se o fez é porque queria opiniões, que foi o que eu dei.

Eu acho bom face a vários fatores (como o fator interior e podia tb comparar com outros cargos/profissões), o único fator menos bom são os impostos em cima do salário, mas isso a culpa é da nossa fiscalidade, nenhum de nós nem a empresa onde ele trabalha pode mudar.

Já mais gente aqui mencionou que também acha bom e que €5k é outro campeonato. Agora os €2550 pode ser mais ou menos bom consoante os impostos que pague, ou seja, consoante seja tudo na folha ou haja pagamentos em ajudas isentas de impostos como kms e outros "esquemas" (entre aspas pq são coisas legais).

Se ele quer mais, tudo bem. Se pondera ir lá para fora ganhar mais ? Também tudo bem. Se merece mais ? Não sei, pois isto aqui é tudo virtual e o NMiguel até receber o SMN num super e ter outras fontes de rendimento [:D]

Uma coisa eu sei, se estivesse assim tão mal possivelmente já não lá estava. Eu pelo menos se estou descontente com algo mudou ou tento mudar, ficar a olhar para o lado e chorar não resolve nada.

Concordo com tudo. 30k no interior de PT até acho melhor que 40k em Lisboa e talvez também melhor que 50k num país como os que enumeras (tudo valores líquidos).

E na Suíça se calhar é preciso 70/80k ao ano liq para chegar à qualidade de vida de 30k no interior de PT.

Dito isto estas coisas são tudo menos lineares, pois há ainda muitos outros fatores, ter ou não filhos, se sim quantos, o que o companheiro(a) faz e qto recebe, se têm casa paga (quem já tiver casa herdada por exemplo tem uma grande vantagem), que % de esforço têm para casa e/ou carro(s), se tiveram ajudas familiares ao longo da vida, se sim qto, etc. etc.

Há um sem fim de fatores, pelo que o salário de uma pessoa por si só está longe de "dizer tudo".

Até concordo com o que dizes, a procura oferta é quase sempre aquele fator determinante para quase tudo nestas questões.

Podes até saber e fazer muito mais que um Eng Civil que só faz obra, mas sei de vários casas de Eng Civis recém formados a receber 700/liq a RVs a bulirem uma média de 10 a 12h por dia (o que para mim é bem pior que um mero SMN a 14x com contrato e tudo certinho). Isto a "fazerem trab. de obra" e a usarem carro próprio e € do bolso para deslocações entre obras, como se o resto não fosse suficientemente mau.

Portanto acho que se por um lado não tens de pedir desculpa a ng por nada e é legitimo teres as tuas ambições, por outro acho que, no mínimo, os teus colegas de profissão merecem o seu respeito pois recebes muito acima deles, pese embora que sejam funções e níveis de experiência distintos.

E se disseres que só aceitam porque querem e que nem deviam aceitar estas propostas nestas condições, eu concordo (!), mas é uma realidade que existe (e que não deve ser ignorada por todas as razões), mesmo agora no suposto pós crise que se pós só tem o nome (mas isso são outros 500).

Não faz sentido comparar o emprego dele com engenheiros civis, de civil só tem o curso, o que faz é engenharia de produção, ou como se chama agora, engenharia e gestão industrial. E não conheço ninguém nesta engenharia a ganhar menos de 1000€ limpos por mês com mais de 2 anos de experiência.

Hummm dá uns 3000€ mês na Holanda.
Não me parece muito aatrativo no sentido que tens casa para pagar etc.

Em Portugal consegues perto de 30.000€ limpos na boa, aliás, não ando muito longe disso.
Contudo emigrar não se traduz num boom salarial como noutras áreas.

Provavelmente estão a ser comparadas "senioridades" bem diferentes.

E estes valores por lá não são para trabalhar 13, 14, 15h diárias na Holanda, etc... Pelo contrário!

Por lá o pessoal tem um bom equilibrio rendimento / tempo -> qualidade de vida

Por cá vende-se o nosso único bem não recuperável, o tempo, ao desbarato.

Provavelmente estão a ser comparadas "senioridades" bem diferentes.

E estes valores por lá não são para trabalhar 13, 14, 15h diárias na Holanda, etc... Pelo contrário!

Por lá o pessoal tem um bom equilibrio rendimento / tempo -> qualidade de vida

Por cá vende-se o nosso único bem não recuperável, o tempo, ao desbarato.

Essa sim, será uma diferença assinalável.
Por cá, e vou dar um exemplo, quem nunca faz horas extraordinárias é mal visto, mas por sua vez, quem as faz sempre e falha uma vez também é mal visto.

Há uma certa cultura que maior número de horas de trabalho = maior produtividade, o que é um tremendo erro.

Muito mais rentável trabalhar por turnos que obrigar um funcionário a trabalhar 8+4 ou 5 horas por dia que ao final de algum tempo se traduz em falta de produtividade e problemas diversos.

Noutros paises isso já está mais ultrapassado.

Essa sim, será uma diferença assinalável.
Por cá, e vou dar um exemplo, quem nunca faz horas extraordinárias é mal visto, mas por sua vez, quem as faz sempre e falha uma vez também é mal visto.

Há uma certa cultura que maior número de horas de trabalho = maior produtividade, o que é um tremendo erro.

Muito mais rentável trabalhar por turnos que obrigar um funcionário a trabalhar 8+4 ou 5 horas por dia que ao final de algum tempo se traduz em falta de produtividade e problemas diversos.

Noutros paises isso já está mais ultrapassado.

Por cá passei por bem pior... entrar às 9h, fazer 1h de almoço e sair às 18h30 (ou seja, 8h30 de "trabalho") e era mal visto, mas o gajo que chegava às 11h, fazia 2h de almoço e saía às 19h30 já "dava o litro"... e isto porque o "responsável" só chegava depois de almoço, sabia lá quem chegava cedo ou não [8b][8b][8b]

Por cá passei por bem pior... entrar às 9h, fazer 1h de almoço e sair às 18h30 (ou seja, 8h30 de "trabalho") e era mal visto, mas o gajo que chegava às 11h, fazia 2h de almoço e saía às 19h30 já "dava o litro"... e isto porque o "responsável" só chegava depois de almoço, sabia lá quem chegava cedo ou não [8b][8b][8b]

Isso é um clássico tuga: chegas cedo ninguém vê, sais cedo toda a gente repara. [:D]

Sei o que é isso.
Há mobilia dessa lá no sitio.
Patrão fora, principalmente na area comercial estão na galhofa... no final do dia há lá um que fica sempre até altas horas e diz que não tem tempo durante o dia que está cheio de trabalho.[:D]apr:)

Sei o que é isso.
Há mobilia dessa lá no sitio.
Patrão fora, principalmente na area comercial estão na galhofa... no final do dia há lá um que fica sempre até altas horas e diz que não tem tempo durante o dia que está cheio de trabalho.[:D]apr:)

Houve rumores que havia malta a meter bugs de propósito, para justificar noitadas (com horas extras pagas), mas isso nunca presenciei (mas sou gajo para acreditar).

Depois o certo apertou [;)]

Há muita gente que simplesmente não quer responsabilidades, não tem ambição e não tem uma série de competências necessárias.

Isto é factual.
Mesmo na medicina que está cheia de requisitos tens estas situações.

Agora que te garanto, conheço muito boa gente, mas mesmo muita, bem acima dos 30/40k limpos ano.
E olha que muitos deles nem sequer têm profissões xpto.

Como te digo, actualmente um bom serralheiro por exemplo já leva mais de 25k ano para casa.

Sim é verdade, e mesmo em medicina sucede isso. Aliás está até longe de ser incomum em medicina por acaso, a malta acaba o curso e muitos como já atingiram o sonho e/ou estão cansados de tanto estudar daí para a frente muitos até não têm assim tanta ambição. E falta de competência também a há, como em qlq área.

Se quiseres revelar gostava de saber o que fazem essas pessoas dos 30/40k limpos no interior. Claro que tudo é possível, mas há muita profissão que nem na AMP te safas, só mesmo na capital.

Não tinha ideia desses valores, sabia que 15k ao ano era comum, mas não sabia que um bom serralheiro podia tirar mais de 25k.

Mas é um bocado a conversa do outro dia (não sei se neste tópico ou noutro), é a procura e oferta e trabalhos duros (como obras) sempre foram relativamente bem pagos em países desenvolvidos porque são duros fisicamente e muita gente não os quer fazer.

Se a isso somarmos o ser bem mais difícil arranjar um serralheiro que pessoal das obras, está tudo dito.

Por isso a profissão xpto pouco tem a ver com salários, ainda para mais dos dias que correm em PT...

Não faz sentido comparar o emprego dele com engenheiros civis, de civil só tem o curso, o que faz é engenharia de produção, ou como se chama agora, engenharia e gestão industrial. E não conheço ninguém nesta engenharia a ganhar menos de 1000€ limpos por mês com mais de 2 anos de experiência.

Ele é que referiu que era Eng. Civil de formação.

Ainda assim, de 1000/1100 a €2550 há um mar de diferenças (pese embora a diferença em anos de experiência, em vez de 2 talvez uns 8 anos?).

E sim, conheço uma pessoa que tirou LEGI e tenho ideia de se ter orientado. Atualmente, fora Informática, essa Eng. deve ser das que melhores perspetivas dá no mercado de trabalho tua. O que dada a realidade atual pode não ser fantástico, mas face aos demais...

Ainda assim, de 1000/1100 a €2550 há um mar de diferenças (pese embora a diferença em anos de experiência, em vez de 2 talvez uns 8 anos?).

E sim, conheço uma pessoa que tirou LEGI e tenho ideia de se ter orientado. Atualmente, fora Informática, essa Eng. deve ser das que melhores perspetivas dá no mercado de trabalho tua. O que dada a realidade atual pode não ser fantástico, mas face aos demais...

Estes 8 anos que falas para mim fazem uma diferença terrível, não me importo de ter 24 anos e estar nos 1100/1200 mas importam-ei se aos 30 não tiver 2500. Aos 30 quero ter a possibilidade de comprar uma casa, ter um carro meu pago, poder ter filhos, fazer férias e sem contar a nota toda ao final do mês.

Engenharia informática, engenharia de sistemas de informação, e também egi, ainda são das que se vão safando, mas não podemos desvalorizar o salto que têxtil está a ter, polímeros, materiais, e até mesmo eletrónica. Desvalorizar mecânica também não me parece correto. No geral, não ha nenhuma engenharia que eu acho que não se consiga safar no mercado de trabalho, mas os ordenados roçam os 1000 euros e não passam muito disso.

Estes 8 anos que falas para mim fazem uma diferença terrível, não me importo de ter 24 anos e estar nos 1100/1200 mas importam-ei se aos 30 não tiver 2500. Aos 30 quero ter a possibilidade de comprar uma casa, ter um carro meu pago, poder ter filhos, fazer férias e sem contar a nota toda ao final do mês.

Engenharia informática, engenharia de sistemas de informação, e também egi, ainda são das que se vão safando, mas não podemos desvalorizar o salto que têxtil está a ter, polímeros, materiais, e até mesmo eletrónica. Desvalorizar mecânica também não me parece correto. No geral, não ha nenhuma engenharia que eu acho que não se consiga safar no mercado de trabalho, mas os ordenados roçam os 1000 euros e não passam muito disso.

2500 euros líquidos por 14 ordenados anuais é muita fruta. Estamos a falar 4500 brutos mês, sem truques de ajudas de custo. Acho que não é propriamente fácil aos 30 anos ter uma remuneração dessas mas não é impossível

Sim é verdade, e mesmo em medicina sucede isso. Aliás está até longe de ser incomum em medicina por acaso, a malta acaba o curso e muitos como já atingiram o sonho e/ou estão cansados de tanto estudar daí para a frente muitos até não têm assim tanta ambição. E falta de competência também a há, como em qlq área.

Se quiseres revelar gostava de saber o que fazem essas pessoas dos 30/40k limpos no interior. Claro que tudo é possível, mas há muita profissão que nem na AMP te safas, só mesmo na capital.

Não tinha ideia desses valores, sabia que 15k ao ano era comum, mas não sabia que um bom serralheiro podia tirar mais de 25k.

Mas é um bocado a conversa do outro dia (não sei se neste tópico ou noutro), é a procura e oferta e trabalhos duros (como obras) sempre foram relativamente bem pagos em países desenvolvidos porque são duros fisicamente e muita gente não os quer fazer.

Se a isso somarmos o ser bem mais difícil arranjar um serralheiro que pessoal das obras, está tudo dito.

Por isso a profissão xpto pouco tem a ver com salários, ainda para mais dos dias que correm em PT...

O que um médico recém especialista ganha no estado com os fantásticos acordos colectivos de trabalho de 2012 é uma pouca vergonha. Dos internos nem falo.

Depois, vem tudo por acréscimo - you pay peanuts, you get monkeys, e eu acrescento, who teach more monkeys.

Voltar
Superior