A grande maioria das pessoas não entende bem esse conceito: só podes ser director de algo em toda a sua plenitude se estiveres alinhado com a organização. Evidentemente que podes ser contratado para o cargo mas se não estiveres alinhado: vais embora à primeira oportunidade e porquê? Porque não tens nada a perder e porque não está enraizado - daí a necessidade de "estágio" para funções de topo.
Dar um lugar de direcção a um recém contratado é um erro básico mas comum. Mas repete-se em todo o lado porque existe um pavor a lugares "vagos" nas empresas. A minha filosofia é que só se deve dar um lugar ( pelo menos do ponto de vista formal) destes a quem merece realmente e, sobretudo, a quem está alinhado com a empresa a 100% e dependente dela de alguma forma. Não é de todo fácil mas pode ser feito havendo vontade.
Com a tua idade, praticamente todas as pessoas dizem exactamente o que dizes, penso que 90% dos entrevistados que passam por mim querem ser donos da sua própria empresa e eu repeti isso n vezes em entrevistas tb [

]
Cada caso é um caso mas se queres mesmo isso: começa já! Depois, os anos passam e perdes a chama e acomodas-te e adapatas-te às circunstancias de ser assalariado ( o que não é necessariamente mau...) e podes ter a sorte de alcançar postos elevados nas empresas e não querer perder essa conquista.
Vê um coisa: decidir começar do zero aos 40 requer um sacrifício brutal qd já temos uma boa posição profissional.
Por outro lado, tu podes ser dono do teu negócio dentro duma empresa se te autoprogramares para tal. Existem empresas que permitem a iniciativa e a criação de spinoffs por exemplo... Ou seja: o facto de ser assalariado não implica que não sejas tu o chefe da banda.