O que é uma boa poupança?

Muito funcionário público veio para casa entre os 50 e 60 anos com pensão completa.
Essas pessoas vão estar mais tempo na reforma do que estiveram a descontar, agora imagina o rombo provocado por essas pessoas.
Assim de cabeça desconta-se 11% + 23,75 da empresa, dá um total de 34,5%. Como podem ter pensão completa com essas idades??
Já nem falo em reformas por invalidez aldrabadas de pessoas perfeitamente capazes.
Caso caricato de uma enfermeira que veio com reforma para casa por ter alergia ao latex. Isto com pouco mais de 35 anos! [:D]

Reformada aos 35 mas não com pensão completa, certamente

Muito funcionário público veio para casa entre os 50 e 60 anos com pensão completa.
Essas pessoas vão estar mais tempo na reforma do que estiveram a descontar, agora imagina o rombo provocado por essas pessoas.
Assim de cabeça desconta-se 11% + 23,75 da empresa, dá um total de 34,5%. Como podem ter pensão completa com essas idades??
Já nem falo em reformas por invalidez aldrabadas de pessoas perfeitamente capazes.
Caso caricato de uma enfermeira que veio com reforma para casa por ter alergia ao latex. Isto com pouco mais de 35 anos! [:D]

Não foram só funcionários públicos.

E quando não havia limite no fundo de desemprego. Havia milhares de pessoas que eram aumentadas, depois despedidas, depois estavam 3 anos no Fundo de desemprego, depois entravam na reforma. :sh)

Sim não foi reforma, foi por invalidez.
Não podia exercer a profissão devido à alergia ao latex.

Há opções sem latéx... tripa de carneiro :p

O que tiver de reforma da SS há de ser para complemento, até lá tenho a perfeita noção que tenho de fazer por mim se quiser ter uma refoma com o mínimo conforto.
Estão a matar os benefícios fiscais de todas as aplicações e tudo que um gajo recebe é carregado em impostos até ao tutano.. :/

Essa de serem aumentados depois despedidas não me parece que tenha muita lógica porque eles fazem ao média e não vai ser 2 ou 3 meses que vai alterar as prestação de desemprego, mas isto sou eu a dizer.

Cumps

Essa de serem aumentados depois despedidas não me parece que tenha muita lógica porque eles fazem ao média e não vai ser 2 ou 3 meses que vai alterar as prestação de desemprego, mas isto sou eu a dizer.

Cumps

Fazem média com 6 dos últimos 8 meses, onde excluem os 2 mais recentes.
O aumento é considerado se tiver sido feito há mais de 2 meses, mas conta. Assim como qualquer prémio sujeito a descontos.

Não sei se foi na década de 80 ou 90, mas o governo na altura para financiar os cofres do estado teve a ideia de andar a vender anos aos FP. Quem quizesse comprava anos de reforma e assim poderia reformar-se mais cedo.

Tive colegas que compraram esses "anos" e depois anos mais tarde, por volta do ano 2000, acabou com essa lei e muitos dos que compraram esses anos ficaram sem o dinheiro e sem o acesso á reforma antecipada.

Quando digo "acabou com essa lei" não tenho a certeza se foi a lei que acabou ou se foi a lei da obrigatoriedade dos 65 anos que se sobrepôs.

Fazem média com 6 dos últimos 8 meses, onde excluem os 2 mais recentes.
O aumento é considerado se tiver sido feito há mais de 2 meses, mas conta. Assim como qualquer prémio sujeito a descontos.

Parece que é a média de 12 meses:

"Somam-se todas as remunerações brutas declaradas dos primeiros 12 meses dos últimos 14, a contar do mês anterior ao da data do desemprego. Nas contas só podem entrar um subsídio de férias e um subsídio de Natal. Finalmente, divide-se o total da soma por 12. O resultado é a remuneração de referência, que vai servir de base para calcular o subsídio de desemprego."

Tenho um familiar nessas condições. Aos 53 anos saiu do Estado com a reforma por completo.

Só para dizer que a geração babyboomers é a verdadeira geração de ouro/dourada... reforma à grande, fizeram disparates até dizer basta e borrifaram-se para as gerações vindouras

E se tiveres uma vida longa? Depois vais viver do quê dos 67-68 anos em diante?

Eu já estou a constituir a minha própria reforma. Ainda nem a meio da vida vou, mas se deixasse de trabalhar agora já teria rendimentos de poupança suficientes para viver tranquilamente (sem abusos).

Quando chegar à idade da reforma (ou antes), espero já ter boa autonomia financeira, e a reforma, se existir, será como um "bónus". Não se pode confiar em ninguém.

Voltar
Superior