Para além da questão dos astros da necessidade se alinharem, há ainda o factor (principal) que em alturas de crise, o poder de compra leva sempre uma machadada, quer por motivos de desemprego, quer por sobre-endividamento (proveniente de alturas de "fartura") ou simplesmente por aumento de impostos.
Mesmo quem sempre teve emprego independentemente da altura de crise ou não (FP por exemplo), viu o seu salário a levar bons cortes.
Eu na altura de crise não tinha dinheiro para mandar cantar um cego... E agora também não estou muito abastado. [

] Mas os ordenados variaram bastante de 2014 para 2018.
Não querendo personalizar, não podes usar o teu caso para estas coisas.
Gostava de ver dados concretos sobre a evolução real dos salários nos últimos 5 anos. Para a FP isso é público, mas falo dos restantes.
Mas um dado interessante: de todos os novos contratos feitos desde 2016 até agora consta que cerca de 75% têm como base o salário mínimo... Claro que a grande maioria terá SA e muitos outros certos extras, mas não deixa de ser m€rdoso pq se há situação de desemprego é com base no salário base, e a mm conversa para a reforma que só se está a descontar o mínimo nestes casos..
Ainda no outro dia me diziam que havia um "proposta fixe" para técnico superior (para ppl com mestrado numa área de engenharia) para trabalhar numa CM (FP portanto) de 1200.
Fui ao simulador e isso dá 850 paus liq pq não cá SA nem nada. Ui, que vida de luxo com 850 broas :sh)
Mas o mais parvo é que soube de um cargo para administrativo(a) (embora seja necessário um curso, mas isso até pode ser de estudos africanos...) num hospital público a pagar os mm 1200 brutos. Um emprego com mt menos exigência técnica. Neste caso já não é assim tão mal pago para aquilo que é na minha opinião.
Claro que para quem pode viver em casa dos pais com tudo pago (assumindo além da casa, comida etc. tudo à conta) 850 euros dá para algumas coisas, mas basta sair do conforto e facilmente esse ppl acorda para a realidade que para pouco dá.
É isto o fim da crise ? Sorrir com salários de 700 euros e, na loucura, 850 ? Para mim não, mas vejo muita gente contente com isto. Não toda a gente claro, mas ainda são muitos e que, face a vários fatores, deveriam ambicionar mais IMO.
E ai de quem ambicione mais, se for preciso é posto de parte como já vi acontecer em casos perto de mim.