O que é uma boa poupança?

Usei os 4k apenas como amostra, e por teres sido tu a mencionar os 4k no primeiro post.
O importante é reter a fórmula que coloquei que é a que está certa.

Ao valor total das rendas, deduzes todas as despesas dedutiveis e só depois é que aplicas o imposto a pagar (28%). O que sobrar é teu.

Não existe essa coisa de percentagem fixa que não paga imposto.[;)]

Estás então a dizer que convém guardar todas as facturas de despesas que tiver com o apartamento?

Se é assim, tenho que ver então com o meu pai, pois ele está convencido de que só vale a pena guardar as facturas se eu tiver mais de X % (como digo, não me lembro se 15% ou 30%) do valor total facturado em arrendamentos, em despesas. Ou seja, se for 15% e eu facturar 10 mil euros em arrendamentos, até 1500 euros não vale a pena guardar as facturas, pois 15% já estão automaticamente descontados e não pagam imposto.

Como tens também apartamentos para arrendamento (provavelmente há mais tempo que eu), confio que estejas correcto, mas eu tinha mesmo a ideia de que sería assim.

-

eu tirei todas as minhas poupanças da CGD

não tive medo de colocar tudo no Novo Banco, a prazo claro, sem truques nos contratos, tudo bem a prazo e com mobilização antecipada permitida etc...etc...etc..

estou protegido como qualquer depositante àquele plafont de 100 mil euros por depositante

e ganho bem mais, na CGD ficou só a minha conta ordenado porque tenho lá o empréstimo da casa....o resto tirei de lá tudo

eu só acho que eles com esta política de muitas comissões e zero de juros só estão a afastar os clientes

deve ser para manter aqueles bons clientes como o Berardo...

X2, leia-se estou à espera de ver se um negócio avança ou não para tirar de lá um montante (interessante, mas nada de transcendente), aplicar noutro banco a 3/6 meses e depois gradualmente retirar de lá tudo, pois pago (muito) mais de comissões (agora) que tenho de juros:sh)

Estás então a dizer que convém guardar todas as facturas de despesas que tiver com o apartamento?

Se é assim, tenho que ver então com o meu pai, pois ele está convencido de que só vale a pena guardar as facturas se eu tiver mais de X % (como digo, não me lembro se 15% ou 30%) do valor total facturado em arrendamentos, em despesas. Ou seja, se for 15% e eu facturar 10 mil euros em arrendamentos, até 1500 euros não vale a pena guardar as facturas, pois 15% já estão automaticamente descontados e não pagam imposto.

Como tens também apartamentos para arrendamento (provavelmente há mais tempo que eu), confio que estejas correcto, mas eu tinha mesmo a ideia de que sería assim.

-

Como o oscarc te explicou é que está correto. [;)]
O valor das rendas facturadas sujeito a imposto é o que resulta da diferença entre as rendas efectivamente recebidas e as despesas necessárias para a sua obtenção previstas na lei.
Não existe cá isso de 15% ou 30% das rendas estarem automaticamente descontados e não pagarem imposto.

Qual o melhor banco (mais seguro e melhores taxas ou uma mescla dos dois) para uma pequena conta a prazo? Tenho conta à ordem na CGD, para as despesas mensais, uma conta poupança com algum dinheiro que não rende nada, mas está lá tipo "pé de meia" e sempre disponível assim que possível. Além disso, estou a tentar juntar uns trocos para ter mesmo numa conta a prazo, durante o tempo que for possível, mas se calhar salvaguardar que possa movimentar de ano em ano ou aproximadamente.

CTT?

Qual o melhor banco (mais seguro e melhores taxas ou uma mescla dos dois) para uma pequena conta a prazo? Tenho conta à ordem na CGD, para as despesas mensais, uma conta poupança com algum dinheiro que não rende nada, mas está lá tipo "pé de meia" e sempre disponível assim que possível. Além disso, estou a tentar juntar uns trocos para ter mesmo numa conta a prazo, durante o tempo que for possível, mas se calhar salvaguardar que possa movimentar de ano em ano ou aproximadamente.

CTT?

Ou activo banc, ou Big...

Como o oscarc te explicou é que está correto. [;)]
O valor das rendas facturadas sujeito a imposto é o que resulta da diferença entre as rendas efectivamente recebidas e as despesas necessárias para a sua obtenção previstas na lei.
Não existe cá isso de 15% ou 30% das rendas estarem automaticamente descontados e não pagarem imposto.

Ok, obrigado aos dois.

E desculpem lá esta última, mas... isso falando de Alojamento Local, certo?

Era só confirmar mesmo isso, se faz favor.

-

Ok, obrigado aos dois.

-

Os colegas estão a falar das regras para rendimentos da categoria F (rendimentos prediais). Sendo AL, deves estar a declarar como rendimento de categoria B e o teu pai tem razão:

65% dos rendimentos são considerados custos necessários e 15% estão condicionados à apresentação de despesas e encargos.

CTT?

Eu iria para os CTPC. Não é bem uma conta a prazo, mas de resto cumpre com os teus requisitos. É seguro, e tanto quanto sei é o que apresenta melhores taxas (1% líquido médio durante 7 anos). A única desvantagem, o dinheiro não é mobilizável durante o primeiro ano. Depois disso podes tirar como quiseres e te apetecer.

Isso dá para subscrever nos CTT.

Ok, obrigado aos dois.

-

Por acaso, peço desculpa, mas as regras que falávamos, eu e o osccar e como bem disse o colega abaixo era para arrendamento de longa duração. E Anexo F.

Os colegas estão a falar das regras para rendimentos da categoria F (rendimentos prediais). Sendo AL, deves estar a declarar como rendimento de categoria B e o teu pai tem razão:

65% dos rendimentos são considerados custos necessários e 15% estão condicionados à apresentação de despesas e encargos.

Obrigado pelo o esclarecimento e distinção do tipo de arrendamento/aluguer. [;)]

Desde 2017, deixam optar, se a pessoa quiser pelo o F também.
https://www.montepio.org/ei/pessoal/emprego-e-formacao/alojamento-local-siga-estes-passos/

Usei os 4k apenas como amostra, e por teres sido tu a mencionar os 4k no primeiro post.
O importante é reter a fórmula que coloquei que é a que está certa.

Ao valor total das rendas, deduzes todas as despesas dedutiveis e só depois é que aplicas o imposto a pagar (28%). O que sobrar é teu.

Não existe essa coisa de percentagem fixa que não paga imposto.[;)]
Regime simplificado. 30% do rendimento não paga imposto. Mas não sei se será o caso.

Se o AL não estiver afeto a uma atividade empresarial, pode ser tributado como rendimento predial, onde se aplica a fórmula que coquei acima.
Cabe ao user fazer as contas e ver a solução mais vantajosa.

Boas!

Ok, está então esclarecido e afinal é mesmo como me dizia o meu pai. Eu por acaso logo no meu primeiro post em que referi que tinha apartamento para arrendar informei que era em Alojamento Local, para turismo de sol e praia.

Tenho actividade aberta de arrendamento de imóvel mobilado a turistas (penso que é assim), pelo que suponho que se aplica aquilo que o Obtuso veio confirmar, 30% do rendimento não paga imposto.

Obrigado mais uma vez.

-

Última edição:
O Activo Bank pareceu ter melhores condições do que o BIG. Estou a pensar fazer uma conta a prazo, para começar, com um valor muito residual, pensando em ir poupando e adicionando valor sempre que possível. Acho que vou preferir ter uma maior parte daquilo de que disponho mais disponível para alguma eventualidade.
A ideia é mesmo, por pouco que seja, poder deixar estar reservado o máximo de tempo possível.
O processo de abertura de conta é complexo? É feito ao balcão, online, há taxas de gestão de conta ou é gratuito?

Agradeço a ajuda, nestes assuntos estou completamente à parte.

O Activo Bank pareceu ter melhores condições do que o BIG. Estou a pensar fazer uma conta a prazo, para começar, com um valor muito residual, pensando em ir poupando e adicionando valor sempre que possível. Acho que vou preferir ter uma maior parte daquilo de que disponho mais disponível para alguma eventualidade.
A ideia é mesmo, por pouco que seja, poder deixar estar reservado o máximo de tempo possível.
O processo de abertura de conta é complexo? É feito ao balcão, online, há taxas de gestão de conta ou é gratuito?

Agradeço a ajuda, nestes assuntos estou completamente à parte.
AB é o banco que uso no dia a dia, tudo gratuito, até data nada a apontar...
Eu na altura abri no norte shopping e tive os cartões na hora...

Voltar
Superior