O que é uma boa poupança?

Tem força de vontade!!Vais ver que vai valer a pena! Comigo foi assim que comecei com os meus 24 aninhos[;)]

Se precisares, vem aqui desabafar, pedir conselhos ou uma palavra amiga, mas não lhe mexas!!apr:)
Obrigado hehe já não é a primeira vez que poupo dinheiro houve uma altura que em 3 anos e meio consegui poupar 18mil€, sim vamos fazer por isso eu quando digo mexer é só faltar 100/200€ até final do mês este mês correu bem recebemos ambos os subsídios de ferias logo já deu para fazer um pequeno pé de meia[:D]

A Exame já lançou os 50 mais ricos de Portugal.

Se alguém tiver a lista é sempre interessante, visto que apenas foram divulgadas as 10 "pessoas" mais ricas.

Mas o motivo que me leva a escrever este post, deve-se ao facto de já não ser o 1º ano que a família Azevedo (Sonae) deixou de constar na lista, ao contrário da família Amorim e Soares dos Santos, entre outras.

Alguém sabe o porquê?

Provavelmente por dispersão do capital entre "irmões"[:D]

Sim, também pensei nisso, contudo, as outras famílias?

Também não está disperso?

Eles são 3 correto?

Ainda que tivessem feito a tal dispersão, não deveriam mesmo assim aparecer como individuais?

A fortuna era superior a 1B...

Estes exercícios são altamente especulativos.

Não me admiraria muito se os valores apresentados muitas vezes correspondessem ao dobro do real…

Eles são 3 correto?

Ainda que tivessem feito a tal dispersão, não deveriam mesmo assim aparecer como individuais?

Não me admiraria muito se os valores apresentados muitas vezes correspondessem ao dobro do real…

EDIT: posto repetido

Eles são 3 correto?

A mim não me surpreenderia se o real correspondesse ao dobro do apresentado [:)]
Há muitas negociatas e fortunas em paraísos fiscais que não aparecem nessas "estatísticas" oficiais…

Eles são 3 correto?

A fortuna do Belmiro foi transferida para a fundação da familia, a Efanor. Os seus herdeiros como individuais estão na lista, so que arredados do top 10.

Um facto curioso, é que somente 18 dos 50 individuos são self-made man.

A mim não me surpreenderia se o real correspondesse ao dobro do apresentado [:)]
Há muitas negociatas e fortunas em paraísos fiscais que não aparecem nessas "estatísticas" oficiais…

Também não duvido nada que haja muito dinheiro "escondido" nos tais paraísos.

Mas a questão é que quem faz o artigo tem em conta a valorização da empresa, contudo, se a empresa for vendida, tem de pagar imposto e se os "donos" pretenderem retirar capital, tornam a pagar imposto.

Vai-se a ver e facilmente por ex. 500 milhões tornam-se em 250 ou menos quando "passados" para nome individual.

A fortuna do Belmiro foi transferida para a fundação da familia, a Efanor. Os seus herdeiros como individuais estão na lista, so que arredados do top 10.

Um facto curioso, é que somente 18 dos 50 individuos são self-made man.

Sabes em que lugar estão?

Quanto aos self made man, 18 até não me parece nada mal. É preciso lembrar que as grandes fortunas normalmente são acumulações ao longo de várias gerações.

Quanto aos self made man, 18 até não me parece nada mal. É preciso lembrar que as grandes fortunas normalmente são acumulações ao longo de várias gerações.

Gerações essas que desde os tempos da monarquia andaram a roubar terras a explorar a plebe e hoje em dia acontece o mesmo com na república.
Ou então vigarices tipo José B & Cª Lda. Ou droga ou armas ou ainda outro tipo de vigarices que só os vigaristas sabem como se fazem.
A trabalhar é que não vi ainda ninguém a enriquecer salvo os que jogam €uromilhões, futebolistas e seus empresários

Gerações essas que desde os tempos da monarquia andaram a roubar terras a explorar a plebe e hoje em dia acontece o mesmo com na república.
Ou então vigarices tipo José B & Cª Lda. Ou droga ou armas ou ainda outro tipo de vigarices que só os vigaristas sabem como se fazem.
A trabalhar é que não vi ainda ninguém a enriquecer salvo os que jogam €uromilhões, futebolistas e seus empresários

Nem 1?

Podes acrescentar músicos, atores, pessoas do mundo do espetáculo e desportistas de outros quadrantes.

Nos EUA 70% das pessoas que entram na lista da forbes são self-made man, na China deve ser 90%.

Não podemos esquecer que a maioria das fortunas não sobrevivem a terceira geração.

Nem tanto a mar, nem tanto a terra.

Nos EUA 70% das pessoas que entram na lista da forbes são self-made man, na China deve ser 90%.

Não podemos esquecer que a maioria das fortunas não sobrevivem a terceira geração.

Nem tanto a mar, nem tanto a terra.

Sempre pensei que a percentagem fosse maior.
Outro dia li um artigo sobre as famílias mais ricas e respetivas descendências, já não me lembro se foi aqui ou noutro local.

Esse também esteve na lista quando fechei a conta na CGD, mas acabei por me decidir pelo Bankinter que paga 5% brutos no primeiro ano e 2% no segundo na conta ordenado (até 5k). No processo de abertura de conta o senhor que me atendeu fez questão de dizer que o FGD era o espanhol e não o português.

5% é ótimo, mais os 5% de cashback (120 euros ano) do BankinterCard Gold (cartão de crédito). Em vez de pagar na CGD + ou - 60 Euros ano, recebo 300 dos espanhóis (180+120)... não vou ficar rico, mas dá que pensar.

Convém ver o contexto dessa "oferta", pois a taxa é muito superior ao que a generalidade dos bancos oferece.

O BNI é um micro banco no contexto nacional (em 2018 o ativo nem sequer chegava aos 500M€), é uma subsidiária de um banco angolano e creio que está muito dependente da casa mãe em termos em termos de funding.

É um banco de retalho, mas o ativo do mesmo parece tudo menos um banco comercial.

É natural que esteja disposto a remunerar melhor a captação de fundos, mas certamente irá ter reflexo na margem financeira e por sua vez nos resultados do banco (2018 obtiveram um prejuízo de €6,5M).

Por mais que nos custe, o normal neste ambiente de taxas negativas é a reduzida ou nula remuneração dos depósitos. Tudo que saia desses valores e seja com "capital garantido" convém que seja analisado muita prudência, pois trata-se do nosso dinheiro.

E apesar de haver um mecanismo que protege os depositantes, eu nunca o vi em funcionamento, mas mesmo funcionando e dependendo do tamanho do problema, poderá haver constrangimentos nos prazos de restituição dos montantes investidos.

O sistema bancário nacional ainda não está muito bom de saúde e estou muito curioso para ver o que vai acontecer a partir de 2021, com o abrandamento da economia global.

Ajuda aos entendidos nos bancos/finanças.

A minha esposa trabalha numa empresa que estava associada ao Novo Banco. Atualmente, foi adquirida por um consórcio chinês e irão perder certas vantagens que tinham associados ao banco, no caso, isenção de pagamentos de gestão de conta.
Assim sendo, gostaria de saber, primeiro, para cancelar a conta existente, será necessário ir presencialmente ao banco, ou através de home banking é possível?

Segundo, qual o melhor banco para um conta que implica somente receber o salário e ter um cartão multibanco para as compras diárias. Não é feito mais do que isto nesta conta. Estava a pensar no Banco CTT, mas não me quero precipitar e tenho pouco conhecimento de causa.

Obrigado desde já.

Ajuda aos entendidos nos bancos/finanças.

A minha esposa trabalha numa empresa que estava associada ao Novo Banco. Atualmente, foi adquirida por um consórcio chinês e irão perder certas vantagens que tinham associados ao banco, no caso, isenção de pagamentos de gestão de conta.
Assim sendo, gostaria de saber, primeiro, para cancelar a conta existente, será necessário ir presencialmente ao banco, ou através de home banking é possível?

Segundo, qual o melhor banco para um conta que implica somente receber o salário e ter um cartão multibanco para as compras diárias. Não é feito mais do que isto nesta conta. Estava a pensar no Banco CTT, mas não me quero precipitar e tenho pouco conhecimento de causa.

Obrigado desde já.
Acho que tens de ir ao banco. A minha recomendação para esse tipo de conta é o Activobank..

Voltar
Superior