O que é uma boa poupança?

Não conheço nenhum caso de 3x de diferença, falando de imóveis urbanos.

Rústicos sim, mas entre valer 10 euros de vpt e 5k de valor comercial, ainda são precisos bastantes para chegar aos 900k.

Os artigos rústicos, apesar da diferença de valor comercial para o vpt, continuam a valer pouco, a não ser que estejamos a falar de grandes quintas. Ainda assim há uns tempos vi proprietários a venderem na zona do Douro a 700 euros por hectare...

Na minha zona até oferecem alguns artigos rústicos...

Conheço casos de x6 em zonas urbanas e casos de X10 em zonas rústicas/agrícolas.

Parecia eu em plena crise tinha um depósito feito uns anos antes a 7.5% [:D]
Uma vez ligaram do banco a perguntar se eu não queria resgatar esse depósito antecipadamente. Respondi que claro que não e a resposta deles foi "pois, já esperávamos...." [:)]

A mim fizeram 2 em 1.
Perguntaram se não queria amortizar o CH... com o depósito a prazo...
[:)]

Lembra-me a DECO... quando a EURIBOR estava a 5%, aconselharam a amortizar o CH...
[:)] [:)] [:)]

Também sofri disso em duas aplicações que terminaram também recentemente.

Ficaram à ordem mas felizmente já têm destino este ano.

Nesse tipo de produtos penso não se voltarão a ver taxas dessas nos próximos anos.

Não foi nada mau 2019, só não foi melhor porque levei porrada no final de 2018 em alguns fundos, passaram de um vermelhinho já bom para um bom verde..
Além desse, recuperei na Corticeira, aquilo levou um tombo jeitoso...

Nota positiva para o SG Technology Basket, rendeu 30% liquidos (maturidade 4 anos, terminou a 23/01/19), pena ter sido pouco capital [:D]

Estive a ver uns fundos que subscrevi em 2017 (pouco dinheiro para ver como a coisa ia funcionando), um deles subiu 80%, outro 30% e o outro 14%.... O de 80% rendeu 40% em 2019 depois da pancada de 2018.... Nestes momentos que "a brincadeira" poderia ter sido mais a sério.. Bem escohidos, a guita é que foi muito baixa... Há que definir um mínimo...

Também vou alocar as poupanças que agora não rendem "nada" a tijolo e cimento = imobiliário. No meu caso será para reabilitação e investimento com uma yield prevista de cerca de 9%.

Tenho tudo em produtos financeiros e o imobiliário não era a minha cena, até porque normalmente os rendimentos andam pelos 5%, e quando comecei a olhar para o mercado estabeleci como mínimo os 7% brutos. Surgiu um oportunidade com potencial acima e não hesitei (já estava à espera da oportunidade).

Isso irá permitir diversificar e aumentar a média de rentabilidade geral das poupanças/investimentos, que anda actualmente pelos 6,x% geral brutos e que usando as de rentabilidade menor para a reabilitação, irá fazer subir a média geral. Mas face a investimento de risco reduzido, fica cada vez mais difícil ser criativo. Até por alguns investimento financeiros, especialmente os de longo prazo, só são possíveis de avaliar muito mais à frente.

Desejo boas poupanças e excelentes investimentos a todos neste novo ano! E lembrem-se, poupar é desde o dia 1 e não na segunda feira da semana seguinte...(como as dietas).[:D]

Os seguros de vida existem há muito tempo.
As seguradoras não inventam.

O prémio é consoante o risco.
Quanto mais velho se fica, maior o risco.
É assim que funciona.

Não tem a ver com a antiguidade do seguro de vida.
São assim há "milénios".

Existem é dois tipos de seguro de vida:
— Sem termo (o prémio é calculado anualmente)
— Com termo (o prémio é calculado como se fosse anualmente, tipo simulação do contrato sem termo, somado, e dividido igualmente pelos pagamentos durante a validade do seguro)

Imagino que:
1. tenhas o contrato com termo,
ou
2. tenhas o contrato sem termo e devas ser relativamente novo, para ainda não teres notado a componente de risco no prémio do seguro de vida. Menos de 40 anos?

O risco é exponencial. Não é linear.
Significa que durante os primeiros anos de vida o risco mantém-se perto de zero.
Nas idades perto da esperança média de vida o risco fica perto de 1, e pagas tanto de seguro quanto o valor em dívida (montante segurado).

Isto aplica-se tanto a contratos com ou sem termo.
A diferença é que:
Num contrato com termo, estás a pagar um prémio de seguro que contém logo desde as prestações iniciais uma componente do risco das prestações finais (com a idade de maior risco). Isto significa que, se saíres do seguro de vida mais cedo que o final do contrato, já terás pago mais prémio que o que terias pago num contrato sem termo.

Ou seja, não se está a poupar nada por estar a pagar prémios fixos. Até pode acontecer o oposto (caso se pretenda sair mais cedo do seguro de vida).

https://www.investopedia.com/articl...2615/how-age-affects-life-insurance-rates.asp

O plano financeiro (prestações até final contrato) que me enviou o banco, é o seguro ir baixando conforme o prazo final do empréstimo.
Se me estão a enganar, vou ter de lhes fazer uma esperinha [:cool:]

O plano financeiro (prestações até final contrato) que me enviou o banco, é o seguro ir baixando conforme o prazo final do empréstimo.
Se me estão a enganar, vou ter de lhes fazer uma esperinha [:cool:]

O prémio de um seguro depende de duas coisas:
— valor da indemnização, e
— risco de pagar essa indemnização.

Simples.

O que tu estás a falar, da redução da indemnização porque o valor em dívida do empréstimo baixa, e que isso faz baixar o prémio, é apenas metade do problema.

A outra metade é o risco, que aumenta com a idade, e que faz aumentar o prémio.

O que eu te disse foi que existem duas maneiras de incorporar o risco nos prémios.
Ou, 1. calculas o risco anualmente e aplicas no prémio de cada ano.
Ou, 2. fazes as contas todas até ao fim do contrato, somas tudo, e divides equitativamente o risco pelos pagamentos do prémio.

Em 1. vês os prémios a aumentar exponencialmente (assim que o risco começa a aumentar mais rapidamente que a amortização).
Em 2. começas logo no primeiro prémio a pagar parte do risco dos anos seguintes.

Este foi um bom ano para as poupanças investidas em fundos.
Há exactamente 1 ano estava a levar uma talhada no capital investido. Em 2019 não só deu para recuperar esse valor como ainda ficar cerca de 20% acima dele. Viva a volatilidade. [:D][:D]

Este foi um bom ano para as poupanças investidas em fundos.
Há exactamente 1 ano estava a levar uma talhada no capital investido. Em 2019 não só deu para recuperar esse valor como ainda ficar cerca de 20% acima dele. Viva a volatilidade. [:D][:D]
Tenho fundos a valorizar 120%
Carteira com um dúzia de fundos, toda bem verdinha

Voltar
Superior