O que é uma boa poupança?

Simples, recebo invisto primeiro gasto depois
E irrelevante se sao 100 , 200 , ou 25 euros
a questao é de fundo
o que é mais importante para ti viveres o melhor que podes agora, ou criar riqueza futura.

Investes primeiro porque te sobra valor ao final de receberes para esse investimento.
Viver melhor ou criar riqueza futura? Um equilíbrio entre os dois. O problema é que não me sinto equilibrado nem estou a criar riqueza futura.

Todos os meses pagas as contas correntes e sobra-te pouco mais de zero, que serve para pagar as contas "extra" como os seguros anuais, iuc, e afins. No final, sobrando, coloca-se de lado. O que é, residualmente, pouco.
(...)

O X que eu referi é esse pouco de cada mês.
O Y é o acumulado de vários meses que será um valor que permita investir.

Convém que Y permita um investimento cujos rendimentos compensem os custos associados.

O X que eu referi é esse pouco de cada mês.
O Y é o acumulado de vários meses que será um valor que permita investir.

Convém que Y permita um investimento cujos rendimentos compensem os custos associados.

Pois... mas o Y que conseguimos poupar até agora, ou é arriscado a tornar-se num investimento de risco com resultado zero, ou a nível de poupança dá... quase zero.
Confesso que no meu caso foram demasiados percalços seguidos na vida. Que foram sendo aguentados com as poupanças que existiam. Mas que foram sempre levando ao quase zero. Novo recomeço, nova poupança e novo azar.
Mas o que me tem preocupado é mesmo pensar se terei sempre disponibilidade para pagar o meu apartamento, não quero de forma nenhuma ficar sem casa, sem todo o investimento que fiz (posso ver como um investimento sim, de pagar agora, até uma altura em que um espaço mais pequeno seja suficiente e possa vender ficando com o valor todo que paguei até ao momento e mais algum e alugando no futuro um espaço mais pequeno, ou comprando algo com um valor mais reduzido).. mas sobretudo pensar que, aos 35 anos ainda vou tendo energia para trabalhar, ir para outro trabalho, fazer mais uns extras ao fim de semana. E quando não houver forças? Terei poupado o suficiente?

Só estás a concordar totalmente com o que eu disse.
Quem escreve livros sobre como ser rico com investimentos e outros conselhos de como chegar a rico, e tem (algum) sucesso e enriquece com os livros, não é alguém que fale com propriedade, com conhecimento de causa, do que escreveu.

Precisamente porque se realmente fosse competente e capaz a fazer aquilo que aconselha outros a fazer, ganhava mais a investir e a fazer aquilo que anda a pregar nos livros do que.. a tentar enriquecer com bestsellers.

O Buffet não precisou de vender bestsellers para enriquecer a sério.
E as dicas que dá sobre investimentos, além de conselhos genéricos que alguém de bom senso pode chegar lá sem ajuda, conselhos mais directos de investimento é meter outros a investir naquilo que dá mais jeito a ele, como quando ele diz que bebe 5 coca colas por dia, se eu tivesse mais de 20 mil milhões investidos na Coca Cola e algum espaço para aparecer nos media também era gajo para dizer publicamente que bebia meia duzia de coca colas por dia desde pequenino. :)

Supostamente o senhor Kiyosaki já tinha enriquecido, reformou-se por consequência disso e por isso decidiu partilhar os seus conhecimentos ao escrever livros sobre alfabetização financeira. Digo "supostamente" pois não conheci o autor e baseio-me naquilo que ele disse (escreveu) e até agora (que eu saiba) ainda ninguém lhe chamou charlatão..pelo menos derivado das suas obras escritas.

Tinha era dito, em jeito de brincadeira ao responder ao teu 1º comentário, que, mesmo que ele não fosse rico, ao escrever um best seller, não tardou a ficar[:cool:]

Investes primeiro porque te sobra valor ao final de receberes para esse investimento.
Viver melhor ou criar riqueza futura? Um equilíbrio entre os dois. O problema é que não me sinto equilibrado nem estou a criar riqueza futura.
NAo faço ideia quanto ganhas
Mas claramente tens um problema.
senao consegues poupar agora na proxima crise esta falido
portanto como disse o obtuso tens de analizar 3 meses e perceber onde esta a ir o dinheiro
criar riqueza nao é facil , e muitas vezes exige dar um ou dois passos atras na qualidade de vida , mas é a liberdade que tras depois
enquanto nao analizares onde vai o dibehrio e restruturares a tua vida estas sempre amerce dos factores externos

eu invisto sempre primeiro e se no fim do mes nao ha dinheiro para carne de vaca comem frango que custa um quarto
entendes a disciplina?

Última edição:
Daí não poderes fazer queixa da dificuldade de poupar. Seguramente só a casa te está a dar um bom rombo.

Tens de fazer um estudo de 3 meses de gastos para perceberes para onde vai todo o dinheiro. Poupar é sempre possível, por pouco que seja.

A escolha da cidade onde comprei casa foi um misto entre manter-me perto da família e da família da minha esposa, com algumas poupanças que isso acarreta (por exemplo, o meu filho fica em casa dos meus sogros durante a semana) e ter sido o local onde consegui o meu emprego e as actividades extra que me permitem ter mais algum rendimento no final do mês.

A compra da casa (apartamento) foi mais por razões pessoais, mas era indispensável, pelo menos para manter a felicidade/estabilidades necessárias.
O custo da mesma foi ponderado tendo em conta o vencimento na altura, há cerca de 10 anos atrás.
Neste momento estou a tentar cortar onde é possível: os custos da factura da luz e gás, reduzi ao custo anual do seguro vida.
Estou em conversações há cerca de 3 semanas com o banco para redução do actual spread. A ver o que dá.
O nascimento do meu filho também trouxe gastos consideráveis, como toda a gente sabe, mas já andava a adiar há anos com a desculpa do juntar mais algum e maior estabilidade. Já expliquei as razões antes, desde cirurgias, a uma lesão grave numa perna, fui sendo impossibilitado de conseguir trabalhar de forma consecutiva durante alguns anos.

Friamente: neste momento a solução era vender o apartamento. Friamente, com uma mensalidade de 300€ de empréstimo habitação para um T3, neste momento, na minha cidade, alugam-se T2 por 800€.
A minha esposa tem um contrato sem termo certo, tem estabilidade profissional e encontra-se satisfeita no emprego onde está.
Os prós e os contras são diversos e ainda não me fazem ponderar que o custo da casa pese sobre todas as restantes possibilidades.
Mas posso estar a ser demasiado emotivo, face à realidade financeira, aceito.

A escolha da cidade onde comprei casa foi um misto entre manter-me perto da família e da família da minha esposa, com algumas poupanças que isso acarreta (por exemplo, o meu filho fica em casa dos meus sogros durante a semana) e ter sido o local onde consegui o meu emprego e as actividades extra que me permitem ter mais algum rendimento no final do mês.

A compra da casa (apartamento) foi mais por razões pessoais, mas era indispensável, pelo menos para manter a felicidade/estabilidades necessárias.
O custo da mesma foi ponderado tendo em conta o vencimento na altura, há cerca de 10 anos atrás.
Neste momento estou a tentar cortar onde é possível: os custos da factura da luz e gás, reduzi ao custo anual do seguro vida.
Estou em conversações há cerca de 3 semanas com o banco para redução do actual spread. A ver o que dá.
O nascimento do meu filho também trouxe gastos consideráveis, como toda a gente sabe, mas já andava a adiar há anos com a desculpa do juntar mais algum e maior estabilidade. Já expliquei as razões antes, desde cirurgias, a uma lesão grave numa perna, fui sendo impossibilitado de conseguir trabalhar de forma consecutiva durante alguns anos.

Friamente: neste momento a solução era vender o apartamento. Friamente, com uma mensalidade de 300€ de empréstimo habitação para um T3, neste momento, na minha cidade, alugam-se T2 por 800€.
A minha esposa tem um contrato sem termo certo, tem estabilidade profissional e encontra-se satisfeita no emprego onde está.
Os prós e os contras são diversos e ainda não me fazem ponderar que o custo da casa pese sobre todas as restantes possibilidades.
Mas posso estar a ser demasiado emotivo, face à realidade financeira, aceito.

Se o empréstimo custa 300€ e um arrendamento idêntico custa 800€ não estou a ver onde é que a casa é um problema !!!!!! a esse preço será é uma solução.

Se trabalham os 2, mesmo com 2 salários mínimos (1200€) + horas extras, com 1 filho, para estarem em apuros têm que existir mais créditos.

Se o empréstimo custa 300€ e um arrendamento idêntico custa 800€ não estou a ver onde é que a casa é um problema !!!!!! a esse preço será é uma solução.

Se trabalham os 2, mesmo com 2 salários mínimos (1200€) + horas extras, com 1 filho, para estarem em apuros têm que existir mais créditos.

Salario minimo é 565€ liquidos/mês.

Mesmo os 1200€/mês, tirando 300€ para o empréstimo, sobra 900€.
Desse dinheiro é necessário retirar mensalmente:
- condominio
- electricidade, água, água, telecomunicações (telemóvel,..)
- comida e bebida para 2 adultos e 1 criança
- combustivel para os carros

E juntar para despesas anuais com:
- IMI
- seguros + IUC de 2 carros, mesmo sendo seguros baratos e IUC dos antigos, a soma de tudo ainda é considerável estando a falar de ordenados baixos.
- revisão dos carros
- Roupa

E as despesas imprevistas:
- Médicos/medicamentos, com criança pequena está muito susceptivel e isto depois também aumenta as despesas com combustível e desgaste do carro.
- Algum arranjo/peça avariada num dos carros, que pode não acontecer num ano, mas pode acontecer no seguinte.
- Alguma coisa da casa que avarie.

2 ordenados minimos para 2 adultos e uma criança, a ter que pagar 300€ de casa e tendo/necessitando de 2 carros (para trabalhar) não é impossível, mas também não é nada folgado.

Claro que se ganhar mais um pouco e tiver 1200€/mês limpos não contando a casa, já é um pouco diferente.

Ou as pessoas ganham muito dinheiro ou não sabem fazer contas quando dizem que 2 pessoas a ganhar salário mínimo com 1 filho e uma prestação de 300€ devem conseguir poupar.

900 euros (já com a casa paga) para 2 adultos e 1 criança é um valor assim tão alto que permita poupar centenas de euros?

Se poupar 100 euros já é muito bom.

são 1200 euros /ano.

O que fazem com esses 1200 euros?

Ao fim de 10 anos dá 12 mil euros, se precisarem de comprar um carro (porque entretanto passaram 10 anos) lá se vai a poupança.

Mas como é óbvio estou recetivo a que elucidem. [;)]

Ou as pessoas ganham muito dinheiro ou não sabem fazer contas quando dizem que 2 pessoas a ganhar salário mínimo com 1 filho e uma prestação de 300€ devem conseguir poupar.

900 euros (já com a casa paga) para 2 adultos e 1 criança é um valor assim tão alto que permita poupar centenas de euros?

são 1200 euros /ano.

Ao fim de 10 anos dá 12 mil euros, se precisarem de comprar um carro (porque entretanto passaram 10 anos) lá se vai a poupança.

Assim não dá para poupar grande coisa claro, nós em casa também somos 2 adultos e 1 criança mas ordenados ganhamos os dois no total à volta de 1800€ e não temos prestação da casa nem de carro só assim conseguimos poupar uns 500€ no mínimo[;)]

são 1200 euros /ano.

Oelas tuas contas Não são 1200€ por ano de poupança, são 3500€ (4 subsídios).

Eu realmente não sei o que é viver com 2 smn, mas essa a realidade de muita boa gente. Só achei estranho o aperto do user com os dados que colocou. Haverá certamente outros gastos fixos que faltam na equação.

Eu realmente não sei o que é viver com 2 smn, mas essa a realidade de muita boa gente. Só achei estranho o aperto do user com os dados que colocou. Haverá certamente outros gastos fixos que faltam na equação.

Posso ter lido mal, mas nao creio que o user em questao ganhe o SMN
se ganha isso entao a prioridade é investir nele e arranjar algo melhor
ele que faça um estudo dos gastos todos
so espero nao se deparar com um problema no femenino , aquele problema em que um dos membros do casal gasta mais que o que ganha enquanto o outro se mata a a fazer contas [:D]
nao se riam que conheço muitos assim [:D]

Os subsídios são gastos em despesas imprevistas ao longo do ano se não na totalidade parcialmente.

Ou se quiseres se outra forma, também não é um carro, são 2.

Eu não percebo como vivem as pessoas, devem passar muita fome, muito frio, muitas necessidades, para poupar tanto com tão pouco.

Ou então não vão a um restaurante, não oferecem um presente, não compram nada para elas…

Acreditam mesmo no que escrevem?

Poupar a ganhar o SMN?

Com as despesas inerentes a um casal com 1 filho?

@Phillipric
se pagas 300 euros de renda de casa , e nao consegues poupar ha ai gato escondido com rabo de fora

Epá pmct há muita gente que não consegue poupar. Umas é porque não consegue mesmo. Entre filhos e gastos fixos, só aumentando os rendimentos do trabalho ou a poupar 20€ por mês.

Outras são as chamadas pessoas que não conseguem poupar. Tudo o que têm é para usar, quer seja 500€, 1000€, 2000€ ou 4000€/mês. Maior parte delas é caso perdido para mudar de ideias ou a mentalidade.

Voltar
Superior