O que é uma boa poupança?

Assim não dá para poupar grande coisa claro, nós em casa também somos 2 adultos e 1 criança mas ordenados ganhamos os dois no total à volta de 1800€ e não temos prestação da casa nem de carro só assim conseguimos poupar uns 500€ no mínimo[;)]

O que significa que gastam 1300 euros/mês sem casa.

Agora junta a prestação da casa referida (300) e dá 1600 euros/mês com casa.

1600 euros x 12 meses - 19200 euros

Os tais 1200 referidos acima x 14 - 16800

Ficava com uma dívida de 2400 euros / ano.

Mas aqui claro que já vão dizer que devia poupar centenas de euros por mês.

O que significa que gastam 1300 euros/mês sem casa.

Agora junta a prestação da casa referida (300) e dá 1600 euros/mês com casa.

1600 euros x 12 meses - 19200 euros

Os tais 1200 referidos acima x 14 - 16800

Ficava com uma dívida de 2400 euros / ano.

Mas aqui claro que já vão dizer que devia poupar centenas de euros por mês.
Por vezes conseguimos poupar mais, os 500€ é quando temos IUC para pagar ou um seguro para pagar nos meses que não temos nada contamos chegar a perto de 1000€ de poupança mas isso não vai acontecer muitas vezes[:D]

Os subsídios são gastos em despesas imprevistas ao longo do ano se não na totalidade parcialmente.

Ou se quiseres se outra forma, também não é um carro, são 2.

Eu não percebo como vivem as pessoas, devem passar muita fome, muito frio, muitas necessidades, para poupar tanto com tão pouco.

Ou então não vão a um restaurante, não oferecem um presente, não compram nada para elas…

Acreditam mesmo no que escrevem?

Poupar a ganhar o SMN?

Com as despesas inerentes a um casal com 1 filho?

Alguma vez ganhando mal, com filhos, com casas para pagar e sustentar, idem para os carros, se consegue poupar.

Lembrem-se que não se fazem omeletes sem ovos!

Alguma vez ganhando mal, com filhos, com casas para pagar e sustentar, idem para os carros, se consegue poupar.

Não dá impossível eu se tivesse nessa situação mesmo sem casa para pagar que não é o caso dele, conseguiria no máximo poupar 200/300€ que é precisamente o que ele paga de casa[;)]

No meu caso assim por alto é fácil de fazer as contas:
Ordenados: 1800€
Ginásio: 20€
Condomínio: 25€
Agua: 20€
Electricidade/Gás: 60€
NOS: 50€
Alimentação: 350€
Parque Estacionamento: 30€
IUC: 32€
Seguro carros: 32€
Oficina: 30€
Combustíveis: 130€
Portagens: 10€
Cabeleireiro: 10€
Farmácia: 20€
Seguro casa: 5€
Cinema: 15€
IMI: 20€
Total: 941€ que fico não estou a contar com IRS nem subsidio de natal e férias[;)]

Não tenho mais nenhum crédito. Aliás, anda se a falar em necessidade de obras no prédio e valores dentro dos 5000€ a cada um.
Fora isso, não há mais nada. Tudo o que tenho é meu e nunca comprei nada a crédito, exceptuando está o apartamento.

Não tenho mais nenhum crédito. Aliás, anda se a falar em necessidade de obras no prédio e valores dentro dos 5000€ a cada um.
Fora isso, não há mais nada. Tudo o que tenho é meu e nunca comprei nada a crédito, exceptuando está o apartamento.

O empréstimo da casa foi feito em 2009? 2010?
Qual o spread que obtiveste na altura?

Euribor a 3 meses?

Ou as pessoas ganham muito dinheiro ou não sabem fazer contas quando dizem que 2 pessoas a ganhar salário mínimo com 1 filho e uma prestação de 300€ devem conseguir poupar.

900 euros (já com a casa paga) para 2 adultos e 1 criança é um valor assim tão alto que permita poupar centenas de euros?

Se poupar 100 euros já é muito bom.

são 1200 euros /ano.

O que fazem com esses 1200 euros?

Ao fim de 10 anos dá 12 mil euros, se precisarem de comprar um carro (porque entretanto passaram 10 anos) lá se vai a poupança.

Mas como é óbvio estou recetivo a que elucidem. [;)]
ha tantos assim que fumam e bebem tem carro e filhos e vivem
olha o que poupavam se deixassem esses vicios e os carros

No meu caso assim por alto é fácil de fazer as contas:
Ordenados: 1800€
Ginásio: 20€
Condomínio: 25€
Agua: 20€
Electricidade/Gás: 60€
NOS: 50€
Alimentação: 350€
Parque Estacionamento: 30€
IUC: 32€
Seguro carros: 32€
Oficina: 30€
Combustíveis: 130€
Portagens: 10€
Cabeleireiro: 10€
Farmácia: 20€
Seguro casa: 5€
Cinema: 15€
IMI: 20€
Total: 941€ que fico não estou a contar com IRS nem subsidio de natal e férias[;)]

Gastar menos de 50% do que se ganha é para poucos. [;)]
Não tens gastos com o pequeno?

Gastar menos de 50% do que se ganha é para poucos. [;)]
Não tens gastos com o pequeno?
Sim e se mais ganhasse mais poupava, os gastos com o pequeno estão incluídos na alimentação a roupa para ele a maior parte a minha cunhada emprestou, o pequeno para já fica ao cuidado dos meus pais quando vamos ambos trabalhar as vacinas opcionais os meus pais oferecem o valor[;)]

Sim e se mais ganhasse mais poupava, os gastos com o pequeno estão incluídos na alimentação a roupa para ele a maior parte a minha cunhada emprestou, o pequeno para já fica ao cuidado dos meus pais quando vamos ambos trabalhar as vacinas opcionais os meus pais oferecem o valor[;)]

Estima-os bem. [;)]

Entendia zero e quase todos não davam condições para uma mensalidade mais baixa. Mas não foi o melhor negócio, é certo.

Para conseguires poupar alguma coisa, tens de aumentar os rendimentos e/ou diminuir do lado da despesa.
Escreveram muito e não li tudo lá para trás confesso.
Mas do que me apercebi, estás à anos e anos num regime(?*) em que não tens salário 2 meses por ano(Julho e Agosto)? Como dar a volta a isto? -> Isto para o lado de aumentar o rendimento.
- > Para o lado de diminuir a despesa, para além de tudo o que andas a fazer, renegociar seguros, tentar renegociar com o banco o crédito, tentar melhores preços na luz/gás, telecomunicações, etc. Uma coisa que me apercebi é que trabalham muito perto de casa, será que não conseguiam viver com um carro e abdicar do outro?

* Não tens também subsídios de férias e Natal, ou tens?

Posso ter lido mal, mas nao creio que o user em questao ganhe o SMN
se ganha isso entao a prioridade é investir nele e arranjar algo melhor
ele que faça um estudo dos gastos todos
so espero nao se deparar com um problema no femenino , aquele problema em que um dos membros do casal gasta mais que o que ganha enquanto o outro se mata a a fazer contas [:D]
nao se riam que conheço muitos assim [:D]
Porra, vejo isso na minha namorada. Às vezes é com cada movimento bancário em cabeleireiros e afins que até fico com os olhos cruzados.

Digo logo, menos x no orçamento das férias. Ela engole em seco e siga. Depois gastamos o mesmo nas férias, mas é para assustar.

Valores desses por mes nao dão pra poupar! Mas falaste q fazias vários extras de certeza que dao mais uns 300e a mais por mes..

Quando se fala em investir tem de se considerar tambem em investimento pessoal que traga mais retorno financeiro. Cursos, formações...

Quem ganha o salario minimo ou mais 200 em vez de poupar na agua lu na luz o que eu fazia e procurar outro trabalho ou actividade.

Ate na Uber eats no outro dia falei com um gajo que chega a ganhar 30-40e por dia. Ora bem se alguém fizer 2 dias por semana umas horas sao 100e ao fim do mes 400e!
Somados aos 1200 ja estao 1600.

Agora ter a rigidez de nao trabalhar mais d 8 /9 h por dia não se safa!

Até ler este excelente tópico acaba por ser um pequeno investimento de tempo e ler opiniõesde pessoas de areas profissionais e contextos sociais diferentes. Formação, leitura e instrução são um óptimo ponto de partida!

Última edição:

Exactamente por não se fazerem omeletes sem ovos é que os espanhóis inventaram a tortilla. E assim poupavam muito ovo a fazer grandes omeletes.

Voltar
Superior