O que é uma boa poupança?

Que bom. Em Itália até casas a 1€ tens na Sicília.

Força. Basta ignorar todos os custos inerentes às localização do imóvel.
Pois, mas mangualde é uma cidade vizinha da segunda maior cidade da região centro, que é Viseu.

Se achas que é comparável a um território insular, ok...

Para se poupar é necessário termos a consciência de que por vezes por mais que tentem há pessoas que com 2 ou 3 ordenados não têm no intelecto o chip da poupança e depois andam a tinir para que chegue o fim do Mês!

Todos os meses pagas as contas correntes e sobra-te pouco mais de zero, que serve para pagar as contas "extra" como os seguros anuais, iuc, e afins. No final, sobrando, coloca-se de lado. O que é, residualmente, pouco.
Dou voltas e voltas e dificilmente vejo onde posso poupar da forma "simples" como aqui se refere. Não costumo ir jantar fora, cinema, o último foi há mais de 3 anos, não gasto em coisas supérfulas, roupas são dentro do mais acessível, marcas brancas, tenho uma carrinha com mais de 20 anos e um carro com mais de 15, enquanto não derem chatices ou grandes despesas são para manter, trabalho, já tenho um segundo emprego, ainda uns extras em cima...
Casa, compras, gás, luz, água, telemóvel, condomínio e o rendimento mensal esfuma-se.
Fogo meu! Tu não és Prof demais música?

Quase que me dá vontade de te pedir o skype e fazer-te um mini plano poupança no Excel para ver se abre as os olhos. Desculpa a frieza, explicaste no outro tópico que a vida não te correu das melhor forma, mas tens que deixar de ter essa visão.

1* - Apontar religiosamente TUDO que te sai do bolso, todos os meses, todos os dias.
Distribuiu as despesas por categorias num Excel e faz uma especie de mapa de despesas do ano, e um orçamento para o ano seguinte. Tal como a administradora do teu condomínio faz.
Anotas a luz, a água, o gás, as telecomunicações etc etc. analisas estes contratos a pente fino e arranjas alternativas melhores. Quase que te posso garantir que há sempre alternativas melhores. Aposto que só aqui te conseguia ir buscar 25€/mês, que investimentos mensalmente, iriam gerar rendimento através da composição e que passariam a ser outra fonte de rendimento.

2* - Comida... Comprar marca branca nem sempre é comprar mais barato, está atento às promoções, quase sempre que compro no continente tenho 25% de desconto, 5€/20€ e tenho 1 cartão por cada membro da família para poder aproveitar ao máximo.

3* - arranja fontes de rendimento extra , acho que já fazes isso, mas esforça-te mais, quando ganhava pouco ganhava mais do meu segundo "pequeno" negócio do que com o rendimento do trabalho. Tens de te desenrascar e parar de pensar que o teu dinheiro não chega. Se não chega, cria mais.

Se vives em Lisboa, recomendo mesmo que equaciones uma mudança radical porque a vida em Lisboa deve estar impossível para quem ganhe salários mínimos. Qualquer refeição fora são mais de 7€..

Posso ter lido mal, mas nao creio que o user em questao ganhe o SMN
se ganha isso entao a prioridade é investir nele e arranjar algo melhor
ele que faça um estudo dos gastos todos
so espero nao se deparar com um problema no femenino , aquele problema em que um dos membros do casal gasta mais que o que ganha enquanto o outro se mata a a fazer contas [:D]
nao se riam que conheço muitos assim [:D]

daasss, não sei mesmo como é que há casais com pontos de vista financeiros tão desfasados, acho que é um dos pontos do casamento onde tem mesmo que haver consenso.

a minha namorada gasta mais que eu (roupa e essas mrds de gaja) mas também ganha mais que eu, mas ao mesmo tempo é poupada em tudo o resto. Deixa só muitas luzes acesas enquanto eu ando no escuro dentro de casa [:D]

No meu caso assim por alto é fácil de fazer as contas:
Ordenados: 1800€
Ginásio: 20€
Condomínio: 25€
Agua: 20€
Electricidade/Gás: 60€
NOS: 50€
Alimentação: 350€
Parque Estacionamento: 30€
IUC: 32€
Seguro carros: 32€
Oficina: 30€
Combustíveis: 130€
Portagens: 10€
Cabeleireiro: 10€
Farmácia: 20€

Seguro casa: 5€
Cinema: 15€
IMI: 20€
Total: 941€ que fico não estou a contar com IRS nem subsidio de natal e férias[;)]

há aí gastos a bold que eu não entendo ou que podem ser reduzidos.

Quantas pessoas são na família? Um 3P custa 30€ max (bem negociado, ha-los a 25€) e se fores para tarifários individuais de telemóvel consegues colocar isso nos 6,5€/pax.

Ginasio? Da umas corridas e umas pinadelas valentes na mulher. Ginasio no meu ponto de vista é um luxo, há N formas gratuitas de fazer exercicicio sem pagar.

Nao podes deixar o carro mais longe e ir à pé? Pagar parques de estacionamento dá-me cá uma volta à barriga...

cortas o cabelo todos os meses?! Eu corto 4x/ano e só pago 8€. Podia pagar só 5 mas já estou habituado ao barbeiro.

Tens algum problema de saúde? Essa farmácia, para ser mensal, tá cada.

Um bilhete no cinema custa 3,35€, vais duas vezes por mês?

daasss, não sei mesmo como é que há casais com pontos de vista financeiros tão desfasados, acho que é um dos pontos do casamento onde tem mesmo que haver consenso.

a minha namorada gasta mais que eu (roupa e essas mrds de gaja) mas também ganha mais que eu, mas ao mesmo tempo é poupada em tudo o resto. Deixa só muitas luzes acesas enquanto eu ando no escuro dentro de casa [:D]
Conheço um casal assim. Ela gasta literalmente tudo e ele é poupado. Mas têm contas separadas e por isso ele consegue fazer poupança. Ela fica doida como é que ele consegue e acha que só pode ser porque ela é que paga as despesas todas.

A questão de poupança é mesmo de ter ou não esse chip, como já disseram.

Conheço um casal assim. Ela gasta literalmente tudo e ele é poupado. Mas têm contas separadas e por isso ele consegue fazer poupança. Ela fica doida como é que ele consegue e acha que só pode ser porque ela é que paga as despesas todas.

A questão de poupança é mesmo de ter ou não esse chip, como já disseram.

Os meus pais são assim e tem funcionado até agora. um progenitor fecha a mão completamente e tinha de escrever um requerimento cada vez que queria 10€ e o outro pedia 10€ e tinha 20€. Outro abre e cai-lhe tudo pelos dedos. Por exemplo, um não sabe quanto ganha anualmente e outro diz exatamente o valor que estima ganhar anualmente no ano corrente.

Nenhum tem emprego propriamente dito.

Quantas pessoas são na família? Um 3P custa 30€ max (bem negociado, ha-los a 25€) e se fores para tarifários individuais de telemóvel consegues colocar isso nos 6,5€/pax.

Ginasio? Da umas corridas e umas pinadelas valentes na mulher. Ginasio no meu ponto de vista é um luxo, há N formas gratuitas de fazer exercicicio sem pagar.

Nao podes deixar o carro mais longe e ir à pé? Pagar parques de estacionamento dá-me cá uma volta à barriga...

cortas o cabelo todos os meses?! Eu corto 4x/ano e só pago 8€. Podia pagar só 5 mas já estou habituado ao barbeiro.

Oh TicTac, nem tudo precisa de escrutínio absoluto. Não ter de andar a contar cêntimos também dá qualidade de vida (sim, eu sei que há quem gosta mas...)

Compreendo o que dizes, mas o homem diz que poupa no min 500€, já é muito bom tendo em conta o ordenado que têm.

Se há coisa que eu odeio é andar a contar cêntimos, felizmente posso me dar a esse "luxo", para já...

Já agora, tenho uma amiga com alguma dificuldade em gerir o dinheiro e gostava de lhe oferecer algo que lhe permitisse ganhar alguma literacia financeira e fazer uma espécie de plano de poupança que ela pudesse definir como objectivo. No fundo, dar-lhe um pack de coisas que lhe permitam ganhar algum controlo.

Ainda mora em casa dos pais, estuda e tem um trabalho aqui e ali. E acho que seria uma prenda útil.

Estava a pensar num ficheiro excel (decente, e se alguém tiver um agradecia[:cool:])
Um livro
E algo que a estimulasse a, pelo menos, começar

Mas acima de tudo o mais dificil é mudar a mentalidade, não basta querer....

...

Agora ter a rigidez de nao trabalhar mais d 8 /9 h por dia não se safa!

...

Essa frase é verdadeira no sentido da ambição financeira que a pessoa deseja para a sua independência nesse campo.. a menos que ganhe o Euromilhões.

No entanto há que ter em conta que há quem não queira saber disso para nada, ou seja, uma boa parte da população (com capacidade e inteligência, não necessariamente limitada intelectualmente), prefere uma vida sem stress e com mais qualidade de vida (no horário rígido das 09h às 17h) mesmo sabendo que não ficará rica com menos de 800€ líquidos que aufere ao fim do mês. São opções como em tudo na vida. Tem que se respeitar esse mindset. Por isso é que meio mundo sustenta ou trabalha para outro meio mundo.

Tudo tem a sua explicação.
NOS: Foi o melhor valor que arranjamos temos TV NET VOZ dois cartões e os TV cines gratuitos 50€ parece me bem aceitável
Ginásio: Reduzi de 41€ para 20€ e menos que isto duvido que exista repara que até o meu condomínio é mais caro lol
Estacionamento: Nada a fazer trabalho no aeroporto de Lisboa estacionamento lá só pago e é dos parques mais baratos que existem já existem parquímetros na encarnação e olivais
Cabeleireiro: também pago 8€ e corto de mês e meio a mês e meio mas também este valor mensal é a contar com os arranjos de cabelo da minha mulher
Farmácia: Aqui também conto pomadas para o nosso filho etc
Cinema: Sim duas vezes e e quase sempre com pipocas e bebida[;)]

Tudo tem a sua explicação.
NOS: Foi o melhor valor que arranjamos temos TV NET VOZ dois cartões e os TV cines gratuitos 50€ parece me bem aceitável
Ginásio: Reduzi de 41€ para 20€ e menos que isto duvido que exista repara que até o meu condomínio é mais caro lol
Estacionamento: Nada a fazer trabalho no aeroporto de Lisboa estacionamento lá só pago e é dos parques mais baratos que existem já existem parquímetros na encarnação e olivais
Cabeleireiro: também pago 8€ e corto de mês e meio a mês e meio mas também este valor mensal é a contar com os arranjos de cabelo da minha mulher
Farmácia: Aqui também conto pomadas para o nosso filho etc
Cinema: Sim duas vezes e e quase sempre com pipocas e bebida[;)]

Quanto à nos, passa no zwame e vais ver que consegues descer esse valor com condições até melhores! Quanto ao resto, acho que podes e tens direito a todos esses gastos, apenas disse que em alguns eu cortava :)))

Pois, mas mangualde é uma cidade vizinha da segunda maior cidade da região centro, que é Viseu.

Se achas que é comparável a um território insular, ok...
Cá granda motor econômico que é Viseu... Em muitas áreas ou estás no Porto ou em Lisboa ou nem tens hipótese. É aquele empregozito e mais nada.

Oh TicTac, nem tudo precisa de escrutínio absoluto. Não ter de andar a contar cêntimos também dá qualidade de vida (sim, eu sei que há quem gosta mas...)

Compreendo o que dizes, mas o homem diz que poupa no min 500€, já é muito bom tendo em conta o ordenado que têm.

Se há coisa que eu odeio é andar a contar cêntimos, felizmente posso me dar a esse "luxo", para já...
Claro que não. Eu próprio não o faço no dia a dia, mas faço-o no planeamento mental.

Eu vou ao cinema, janto fora, vou ao café e ainda enfio uns € valentes na bike e em viagens, apenas disse ali algumas coisas que a ser escrutinadas, talvez pudessem baixar

Ri-me tanto a ler isto. O problema é se não é troll...

Cá granda motor econômico que é Viseu... Em muitas áreas ou estás no Porto ou em Lisboa ou nem tens hipótese. É aquele empregozito e mais nada.

Grande verdaxe, mesmo sendo de braga, senti isso quando procurei trabalho pos universidade,
. As melhores oportunidades estão nas capitais. Há sempre algumas excepções e eu até consegui uma, mas regra geral, é Porto e Lisboa

Para conseguires poupar alguma coisa, tens de aumentar os rendimentos e/ou diminuir do lado da despesa.
Escreveram muito e não li tudo lá para trás confesso.
Mas do que me apercebi, estás à anos e anos num regime(?*) em que não tens salário 2 meses por ano(Julho e Agosto)? Como dar a volta a isto? -> Isto para o lado de aumentar o rendimento.
- > Para o lado de diminuir a despesa, para além de tudo o que andas a fazer, renegociar seguros, tentar renegociar com o banco o crédito, tentar melhores preços na luz/gás, telecomunicações, etc. Uma coisa que me apercebi é que trabalham muito perto de casa, será que não conseguiam viver com um carro e abdicar do outro?

* Não tens também subsídios de férias e Natal, ou tens?

Subsídio de natal parcial e sim, subsídio de férias.
Os dois carros são necessários para fazer os extras que faço preciso do carro a uma hora diferente da minha esposa. E os ganhos que tenho são superiores aos gastos mantidos.
Na verdade a minha esposa fica com o carro e eu tenho uma comercial para as deslocações mais longas dado que também sou músico, faço concertos e a carrinha dá jeito para transportar instrumentos, luz e som.
Lembro que, por exemplo, quando se fala em poupança com um filho, só fraldas ficam entre 70/100€ por mês. É necessário comprar roupas quase de mês a mês. E ainda não o tenho no infantário. Chegou a estar na creche e eram 150€ por mês. Felizmente tenho a minha sogra para ficar com ele. Depois há sempre qualquer coisa. Consultas, medicamentos, vacinas, etc.
E não escrevi que não consigo juntar alguns euros no final de alguns meses. Mas parecem sempre ter de ser gastos, seja um esquentador, uma máquina, um par de pneus, aquela avaria que andava ali no carro quase sem se dar por ela... Vocês sabem.

Mas a verdade é que têm de imaginar 600/650€ a cair na conta e pumba, num dia menos 300€, noutro mais 25€ seguro vida, noutro 60€ luz e gás, noutro 30€, água, noutro 60€ comunicações, noutro mais 30€ para gasóleo para um carro, noutro 30€ para outro carro... E não há aqui ainda qualquer gasto supérfluo.
Fora quando é preciso comprar uma roupa, um casaco, uns sapatos, o dia de aniversário de alguém mais importante... É só fazer contas.

Grande verdaxe, mesmo sendo de braga, senti isso quando procurei trabalho pos universidade,
. As melhores oportunidades estão nas capitais. Há sempre algumas excepções e eu até consegui uma, mas regra geral, é Porto e Lisboa
E essas oportunidades nas duas maiores cidades são atrativas a ganhar o salário mínimo?

Para aumentar a folga de poupança só existem dois caminhos, aumentar rendimentos e ou diminuir despesas. Às vezes é preciso tomar decisões drásticas e por comodismo vão-se arrastando.

Conheço casos assim especialmente por causa da casa. Na mesma zona, não mesmo bairro claro, mudaram de habitação e só isso os fez ter várias centenas de euros por mês disponíveis.

Mas existem imensos exemplos nos gastos que as pessoas nem têm noção. E mesmo que tenham noção é difícil delinearem um plano.

Voltar
Superior