Subsídio de natal parcial e sim, subsídio de férias.
Os dois carros são necessários para fazer os extras que faço preciso do carro a uma hora diferente da minha esposa. E os ganhos que tenho são superiores aos gastos mantidos.
Na verdade a minha esposa fica com o carro e eu tenho uma comercial para as deslocações mais longas dado que também sou músico, faço concertos e a carrinha dá jeito para transportar instrumentos, luz e som.
Lembro que, por exemplo, quando se fala em poupança com um filho, só fraldas ficam entre 70/100€ por mês. É necessário comprar roupas quase de mês a mês. E ainda não o tenho no infantário. Chegou a estar na creche e eram 150€ por mês. Felizmente tenho a minha sogra para ficar com ele. Depois há sempre qualquer coisa. Consultas, medicamentos, vacinas, etc.
E não escrevi que não consigo juntar alguns euros no final de alguns meses. Mas parecem sempre ter de ser gastos, seja um esquentador, uma máquina, um par de pneus, aquela avaria que andava ali no carro quase sem se dar por ela... Vocês sabem.
Mas a verdade é que têm de imaginar 600/650€ a cair na conta e pumba, num dia menos 300€, noutro mais 25€ seguro vida, noutro 60€ luz e gás, noutro 30€, água, noutro 60€ comunicações, noutro mais 30€ para gasóleo para um carro, noutro 30€ para outro carro... E não há aqui ainda qualquer gasto supérfluo.
Fora quando é preciso comprar uma roupa, um casaco, uns sapatos, o dia de aniversário de alguém mais importante... É só fazer contas.
Income - Salários - 650+600 x 14 / 12 = 1450€ mensais + Extra da música xxx€
Os teus dados:
casa - 300€
seguro vida - 25€
Seguros dos carros - 25€
luz/água/gás - 90€
Comunicações - 60€
Combustíveis - 150€
manutenções carros - 50€
fraldas - 100€
Total - 800€
Faltam aqui algumas coisas eu sei mas também ainda há saldo para muita coisa
Coisas onde podes poupar directamente:
Média de preço de fraldas de marca tipo dodot 0.15€ a unidade compradas em antecedência com os normais descontos, um bébé que mude 10 fraldas por dia - 45€/mês - Há ainda mais baratas
Comunicações - tarifário pré pago para 2 telemóveis - 7.5€*2 - 15€ - sem canais de Tv nem Net.
Só aqui tens uma poupança de cerca de 90€ mensais.
Roupa para todos - Primark, H&M, Newyorker, Feira, lojas de artigos em 2ª mão, Etc, de preferência em época de saldos, compra-se literalmente todo o tipo de peças de roupa que não chegam a 10€
Calçado - As mesmas marcas nas mesmas circunstâncias.
Dia de aniversário de alguém importante, comprar os items de forma económica que se vão transformar numa prenda personalizada que pode ser valorizada tanto ou mais que uma treta cara.
jantar fora para desanuviar - pré-seleccionar o restaurante de acordo com o orçamento, usar descontos tipo de Fork, escolher atentamente o que se vai pedir, não pedir a mais do que é realmente necessário, não pedir entradas e não pedir vinhos de carta. 2 pessoas conseguem comer num restaurante simpático à carta, 1 dose para ambos por 15€ já com bebidas e café, não será é uma mariscada como é óbvio.
Isto pode parecer para alguns uma tristeza, mas não é, se não há dinheiro não há vício, tudo na vida é uma escolha e se é necessário poupar será necessário fazer deste tipo de escolhas.
Tens de avaliar muito bem onde estão a gastar o dinheiro, é tão fácil gastar tipo 200€ num par de coisas, numas sapatilhas e num jantar por exemplo... quando se fizermos as escolhas acertadas, oi 200€ dariam para fraldas para o mês, para 2 pares de sapatilhas em desconto na H&M, 2 pares de calças na Primark, 15€ de gasóleo e um jantar no shopping.