O que é uma boa poupança?

No outro dia fiquei a saber que os produtos do IGCP (Certificados de aforro e etc.) não admitem outro titular na conta a não ser o próprio contratante, com poderes para a movimentar em caso de necessidade.

Ora, se der um treco a quem constituiu o aforro, só com uma procuração os herdeiros podem lá mexer. E quem é que tem uma procuração sempre a postos para ocasiões imprevistas? Ainda por cima os gajos nem sequer fornecem as minutas, quem quiser que se desermerde.

Não me parece nada bem. :sh)

Confirmo, não têm opção de adicionar um titular.

Na altura em que questionei sobre isso, falaram-me na possibilidade de ter um "movimentador" associado, mas isso pareceu-me assim meio estranho.

https://cld.pt/dl/download/346748c0-87a0-40d8-a8b8-458ada726bfc/FIN.pdf?download=true

https://depositosaprazo.blogs.sapo.pt/30633.html

Já agora consegues partilhar a FIN? Ou pelo menos indicar o nome do produto?

Sinceramente não me recordo de taxas dessa ordem nessa altura, a Euribor a 12 meses nesse ano oscilou entre os 0,4 e os 0,6%, mas admito que seja mais normal do que atualmente.

Afinal, neste produto apenas impediram as novas entregas ou vão mesmo liquidar antecipadamente a poupança?

Eu tive umas poupanças em que a meio alteraram as condições, ficando eu impedido de fazer novos reforços, mas a poupança constituída até às data seguiu o seu curso. E já foi há algum tempo, daí estranhar a lentidão do NB.

Última edição:
Há 10 anos atrás também tinha DP a 5 e 6%, se bem me recordo, pelo menos no santander e barclays na altura. Mas duravam poucos anos, acho que nunca tive um DP a 10 anos, mas também não tenho usado.

Sim, mas isso eram coisas a 3 e 6 meses para captar clientes e dinheiro novo. Não tem nada a ver com esta coisa do BES. Até fico admirado comi não acabaram logo com estes DPs do BES na altura da resolução. Depois admiram-se que dê prejuízos!

Sim, mas isso eram coisas a 3 e 6 meses para captar clientes e dinheiro novo. Não tem nada a ver com esta coisa do BES. Até fico admirado comi não acabaram logo com estes DPs do BES na altura da resolução. Depois admiram-se que dê prejuízos!

Nada disso. Eram prazos de vários anos, mas penso que o maior que tive foram de 5 anos a 5%, de 2011 a 2016.

Em 2009 / 2010 cheguei a ter DPs com taxas de 6%, 6,55%(3 anos) e 6,75%

Quando havia este produto as taxas andavam à volta dos 4% (se a memoria n falha)... o atractivo deste era ir crescendo....

Recebemos resposta da gestora ao nosso pedido de esclarecimento.
"bla bla bla, vou reencaminhar para o banco, e quando tiver uma resposta oficial aviso"
pensava que a gestora de conta representava o banco, mas já deve estar farta de hate mail.....

vai seguir reclamação para o BdP....

Em 2011(meados) ainda havia taxas nos bancos de 5,75-6% mas eram coisas com prazos de 18 meses ou pouco mais..

Nos produtos do estado haviam os certificados do tesouro, que no prazo de 10 anos davam 7,1%.

lnvUqk9.png

No outro dia fiquei a saber que os produtos do IGCP (Certificados de aforro e etc.) não admitem outro titular na conta a não ser o próprio contratante, com poderes para a movimentar em caso de necessidade.

Ora, se der um treco a quem constituiu o aforro, só com uma procuração os herdeiros podem lá mexer. E quem é que tem uma procuração sempre a postos para ocasiões imprevistas? Ainda por cima os gajos nem sequer fornecem as minutas, quem quiser que se desermerde.

Não me parece nada bem. :sh)

Não é nada difícil fazer esse resgate e, se não me falha a memória, tens 5 anos para o fazer. Até se pode apenas alterar a titularidade em vez de resgatar, mantendo as condições originais dos CA ou CT.
Infelizmente, por experiência própria tive de o fazer em relação a CA de familiar directo. Pelo menos em 2009, era assim. Uma habilitação de herdeiros resolve. Não é preciso nenhuma procuração prévia. É necessária procuração se, por exemplo, um dos herdeiros não puder assinar, presencialmente, o pedido de mobilização/resgate. Tens os formulários no site do IGCP. Dentro de cada produto tens uma explicação sobre a Habilitação de herdeiros.

No caso do NB, aquilo era uma conta poupança programada a 10 anos, começava nos 3%, e caso houvesse 12 entregas programas, no mínimo 10€ e no máximo 2000€ ( mês) acrescia de uma bonificação de 0,25%.
Na altura quando nasceu a minha filha fiz uma para a mim e uma para a miúda, isto em 2013.
Se não deixarem fazer entregas, pelo menos vão ter que aguentar comigo até ao fim

Gostava de ter a vossa opinião sobre o seguinte:

As poupanças da minha filha (14 anos) que estavam aplicadas no Montepio venceram todas o mes passado tendo ficado o dinheiro todo à ordem. Pretendo reaplicar, mas não no Montepio. Alguma sugestão?

Obrigado

Gostava de ter a vossa opinião sobre o seguinte:

As poupanças da minha filha (14 anos) que estavam aplicadas no Montepio venceram todas o mes passado tendo ficado o dinheiro todo à ordem. Pretendo reaplicar, mas não no Montepio. Alguma sugestão?

Obrigado
Os do meu tenho tudo num fundo de investimento...
Todos os anos reforço com 1k

Os do meu tenho tudo num fundo de investimento...
Todos os anos reforço com 1k

Pela minha experiência não vale de todo a pena andar a pôr dinheiro de parte para os putos. Os gajos depois crescem, acham que sabem tudo e que querem tudo e, cheirando-lhes a dinheiro, é a porra de uma dor de cabeça. Mais vale gastar tudo em p*tas e vinho verde e os gajos que se desenrasquem que eu também tive de me desenrascar. [:D]

Pela minha experiência não vale de todo a pena andar a pôr dinheiro de parte para os putos. Os gajos depois crescem, acham que sabem tudo e que querem tudo e, cheirando-lhes a dinheiro, é a porra de uma dor de cabeça. Mais vale gastar tudo em p*tas e vinho verde e os gajos que se desenrasquem que eu também tive de me desenrascar. [:D]
Mas está tudo em meu nome, por isso

Em 2011(meados) ainda havia taxas nos bancos de 5,75-6% mas eram coisas com prazos de 18 meses ou pouco mais..

Nos produtos do estado haviam os certificados do tesouro, que no prazo de 10 anos davam 7,1%.

lnvUqk9.png

Era por aí, sim. Mas em setembro de 2011 ainda apanhei um desses com duração de 5 anos, ou seja, taxa fixa e prazo fixo a 5 anos, terminando em 2016.

Caso hipotético.

Recebem 1000€, gastam quase 350€ em deslocações+portagens, não é uma oferta de sonho mas futuramente poderá ser interessate (ainda a confirmar).

Acham que é económicamente viável para quem quer começar a fazer pé de meia?

Caso hipotético.

Recebem 1000€, gastam quase 350€ em deslocações+portagens, não é uma oferta de sonho mas futuramente poderá ser interessate (ainda a confirmar).

Acham que é económicamente viável para quem quer começar a fazer pé de meia?

Se não vais utilizar os 650 que ficam é ótimo, se precisas desses 650 para comer + renda + contas, já não será assim tão bom.

Basicamente se ficares com mais do que ficas atualmente (desde que não seja 5€ [:D]) é bom.

Voltar
Superior