O que é uma boa poupança?

Pergunta seguinte:
Fazem poupanças à custa de esforço ou restrições? Por exemplo, deixam de fazer o que gostam para poupar (saídas, viagens, experiências)?

Eu não faço qualquer restrição "forçada" nos gastos. É uma coisa "natural". Apenas procuro sempre um bom custo benefício no dinheiro que gasto, permitindo um equilíbrio entre o que pretendo, não me privando de nada, e ao mesmo tempo conseguir a poupança que também pretendo.

Gerir o dinheiro implica sempre alguma disciplina.

Mentia se dissesse que não...

Claro que há restrições. Não se vai todas as semanas almoçar/jantar fora, há atenção ao que se compra (combater a compra por impulso)... mas isso são restrições que já vinha habituado ainda de casa dos pais (aí tinha menos dinheiro para gerir).

Para mim, básicamente isto 2.0[:D]

Como é óbvio compras de impulso são evitadas e algum cuidado pontual tem de ser aplicado em alguns gastos [;)] Tem de se viver abaixo das possibilidades mas nada de extraordinário.

Também como já tenho alguns rendimentos passivos, permitem aforrar alguma coisa sem (um grande) esforço.

Mas no geral, não deixo (de todo) de viver[:cool:]

Última edição:
Boas questões....

Faço uma pergunta ainda mais difícil: Qual é o vosso objectivo e planos para o dinheiro que poupam?
Tenho algum património que fui construindo nos últimos anos (até aos 28 anos sobrevivia), mas esses últimos meses deram-me muito que pensar.
Vocês poupam para que? Para a reforma? Para os filhos? Para sentirem-se seguros?

Quando comecei a poupar era no intuito de alguma coisa falhar e ter um pé de meia, mas esse valor (garantir 6 meses de subsistência sem trabalhar) foi atingido num ápice e continuei sempre a poupar. Hoje em dia estou prestes a atingir um marco importante nas minhas poupanças (uma das metas que tenho) e começo a pensar a sério que não faz sentido continuar a aumentar a poupança porque o dinheiro não rende.
Estou a pensar seriamente comprar uma segunda casa unica e exclusivamente para rentabilizar (alguer de long term). Tenho andado com atenção ao mercado e a lógica é comprar um pequeno apartamento em Lisboa de forma a estar sempre alugado e tirar uns troquitos por ano. Ainda estou longe de me reformar mas a lógica é ter uma boa poupança quando essa altura chegar.

Pergunta seguinte:
Fazem poupanças à custa de esforço ou restrições? Por exemplo, deixam de fazer o que gostam para poupar (saídas, viagens, experiências)?

Em termos de saídas e jantares geralmente não me retraio, onde sou forreta é nas outras coisas como roupa, móveis (vai tudo de IKEA) e por exemplo nos carros que adquiro. Sempre usados em bom estado mas nunca poupo na manutenção.
Poupar está-me no sangue pelo que não me custa muito e a titulo de exemplo, o meu irmão é o oposto. Ele também ganha bem mas é chapa ganha chapa gasta e anda sempre a chorar por dinheiro.

Eu tenho 3 regras há muitos anos que funcionam bastante bem comigo.
A primeira é não consumir alimentos processados tipo batas fritas de pacote, todo o tipo snacks, bebidas açucaradas, bolachas com recheios, etc, etc. Faz bem à saude e à carteira.
A outra relacionada com o consumo de bens de maior valor tipo roupa ou electrodomésticos e aparelhos electrónicos é nunca comprar nada no primeiro impulso. Esperar sempre pelo menos 24 horas. Dá tempo para pensar e muitas vezes chego à conclusão que não precisava daquilo para nada.
A terceira é tentar sempre que possível cumprir a regra do entra novo sai velho. Se tenho por exemplo 10 pares de calças só compro mais um quando um dos 10 já estiver pronto a deitar fora ou dar a alguma loja social. A mesma coisa com móveis e quase todo o tipo de aparelhos. Não só evita o açambarcamento como também desencoraja o consumo.
Com estas coisas e sem nenhum esforço especial consigo poupar bastante.

Pergunta seguinte:

Os recursos são por definição escassos, portanto tenho de os gerir para poder fazer o que gosto, normalmente viagens, concertos, exposições, música, livros, roteiros vínicos e/ou gastronómicos, etc.

O verbo ter não me assiste muito pelo que casas, carros, jóias e afins não me seduzem, é só o que tem mesmo de ser.

Como não acredito na vida para além da morte e como, contrariamente aos faraós, não conto levar nada comigo para o outro mundo, faço o possível para tirar o máximo partido desta. [:D]

Pergunta seguinte:
A única coisa para poupar que não faço e que me daria bastante prazer, é ter um carro mais exótico/desportivo para fazer o gosto ao pé quando há tempo.

No resto, comida, saídas, restaurantes e sobretudo viagens/hotéis fazemos as coisas de forma natural ( até porque não me passa pela cabeça dar p.ex. 1000€ por uma noite de hotel, para mim há coisas que não justificam o preço e não é por querer poupar que não o faço.)

Quanto à outra questão do motivo pelo qual poupamos, o principal para mim é a tranquilidade de espírito que uma poupança permite no dia-a-dia e sobretudo nesta fase em que o futuro é algo incerto.

Em segundo é a ambição de me reformar relativamente cedo. Com algumas restrições poderia provavelmente fazê-lo muito mais cedo do que desejo, mas prefiro aproveitar também o presente porque nunca se sabe quando a vida nos prega umas partidas.

Resumindo, restrições: nada de M4's ou 911 por enquanto. Tudo o resto, a gosto mas com ponderação natural.

Última edição:
Considerando todas as posses esta é a minha opinião.

Tbm importa considerar a idade com que começaste a trabalhar, principalmente na primeira faixa.

Mas "boa" poupança:

20-25 anos : >15000€ ->quase check

25-30 anos : >50000€ - >check

30-40 anos : >100000€ ->check

40-50 anos : >200000€ ->check

Olha que faz match quase a 100%! :)

A única coisa para poupar que não faço e que me daria bastante prazer, é ter um carro mais exótico/desportivo para fazer o gosto ao pé quando há tempo.

No resto, comida, saídas, restaurantes e sobretudo viagens/hotéis fazemos as coisas de forma natural ( até porque não me passa pela cabeça dar p.ex. 1000€ por uma noite de hotel, para mim há coisas que não justificam o preço e não é por querer poupar que não o faço.)

Quanto à outra questão do motivo pelo qual poupamos, o principal para mim é a tranquilidade de espírito que uma poupança permite no dia-a-dia e sobretudo nesta fase em que o futuro é algo incerto.

Em segundo é a ambição de me reformar relativamente cedo. Com algumas restrições poderia provavelmente fazê-lo muito mais cedo do que desejo, mas prefiro aproveitar também o presente porque nunca se sabe quando a vida nos prega umas partidas.

Resumindo, restrições: nada de M4's ou 911 por enquanto. Tudo o resto, a gosto mas com ponderação natural.

Essa também é uma "restrição" que tenho, mas na verdade o motivo nem é só poupança, mas sim o facto de pretender um roadster vitaminado e isso é pouco compatível com os miúdos, especialmente ao fim de semana, que seria o momento ideal para usar. Terei de esperar que tirem a carta...

A situação do hotel paradigmática. Entre um básico a 50 euros, um 4* a 100 euros e um 5* a 300 euros, vou sempre para o "meio termo" que me parece o melhor custo benefício.

A minha poupança este ano está em nível extremamente elevados e dependendo das férias...ainda pode disparar e ser o melhor ano de sempre no que a poupança diz respeito.

Considerando todas as posses esta é a minha opinião.

Tbm importa considerar a idade com que começaste a trabalhar, principalmente na primeira faixa.

Mas "boa" poupança:

20-25 anos : >15000€

25-30 anos : >50000€

30-40 anos : >100000€

40-50 anos : >200000€
Isso era uma óptima poupança já devia estar acima dos 100mil€ então tá bem tá[:D]
Bom só se estamos também a contar com o apartamento ai consigo chegar mas depois vou viver para debaixo da ponte :sh)

Eu gosto de olhar para a situação líquida mas o pessoal do fórum abomina o conceito, por isso...[:D]
Façam como quiserem.

Este é dos meus assuntos favoritos e muito tinha a dizer.

Tenho algumas regras mas tendo a não ser demasiado exigente comigo mesmo:

1) Fixo um objetivo absoluto de poupança anual e todos os meses assim que recebo retiro 1/14 desse valor para a poupança e vivo o resto do mês com o remanescente. Esse valor anual este ano é de 66,7% do rendimento base anual, portanto 2/3 (nunca tinha feito este racio). Pay yourself first.

2) Mesmo que o resto do mês corra bem e sobre qualquer coisa por gastar, tendo gastá-lo em qualquer bem duradouro que precise ou queira ter. Ou fica ali para gastar no mês seguinte se precisar de comprar algo caro (viagem, eletrodoméstico, etc).

3) Tenho imenso cuidado com despesas fixas. Uma saída ou uma ida a um restaurante caro é menos grave do que decidir contratar uma empregada mesmo que seja para 4h/semana.

4) Nunca comprar nada por impulso. Muitas vezes criamos necessidades para coisas que queremos ter e para tentar uma justificação. Também compro muita coisa supérflua mas sempre com o dinheiro que me sobra.

4.1) Como o Montecristo dizia, evito sempre comprar algo no momento em que decido comprar. Ao fim de uns dias de reflexão, das duas uma, ou percebo que afinal não preciso/não quero assim tanto ou, se decido comprar, procuro os melhores preços ou decido esperar por uma promo.

Com estas regras todas, acabo por dar por mim a pensar em dinheiro um pouco mais do que gostaria o que acho que é um vício terrível e uma espiral em que não quero entrar, por isso faço questão de estragar sempre algum dinheiro.

Porque é que poupo?
- Segurança e tranquilidade
- Para um dia poder fazer melhores investimentos (nomeadamente imobiliário para HPP ou mesmo como investimento apenas).
- Para o MX5 ND Soft Top vermelho
- Para o Omega Speedmaster Moonwatch Professional

Acreditem que é lixado para um tipo querer ser poupado e depois gostar de carros e relógios.

Este é dos meus assuntos favoritos e muito tinha a dizer.

Tenho algumas regras mas tendo a não ser demasiado exigente comigo mesmo:

1) Fixo um objetivo absoluto de poupança anual e todos os meses assim que recebo retiro 1/14 desse valor para a poupança e vivo o resto do mês com o remanescente. Esse valor anual este ano é de 66,7% do rendimento base anual, portanto 2/3 (nunca tinha feito este racio). Pay yourself first.

2) Mesmo que o resto do mês corra bem e sobre qualquer coisa por gastar, tendo gastá-lo em qualquer bem duradouro que precise ou queira ter. Ou fica ali para gastar no mês seguinte se precisar de comprar algo caro (viagem, eletrodoméstico, etc).

3) Tenho imenso cuidado com despesas fixas. Uma saída ou uma ida a um restaurante caro é menos grave do que decidir contratar uma empregada mesmo que seja para 4h/semana.

4) Nunca comprar nada por impulso. Muitas vezes criamos necessidades para coisas que queremos ter e para tentar uma justificação. Também compro muita coisa supérflua mas sempre com o dinheiro que me sobra.

4.1) Como o Montecristo dizia, evito sempre comprar algo no momento em que decido comprar. Ao fim de uns dias de reflexão, das duas uma, ou percebo que afinal não preciso/não quero assim tanto ou, se decido comprar, procuro os melhores preços ou decido esperar por uma promo.

Com estas regras todas, acabo por dar por mim a pensar em dinheiro um pouco mais do que gostaria o que acho que é um vício terrível e uma espiral em que não quero entrar, por isso faço questão de estragar sempre algum dinheiro.

Porque é que poupo?
- Segurança e tranquilidade
- Para um dia poder fazer melhores investimentos (nomeadamente imobiliário para HPP ou mesmo como investimento apenas).
- Para o MX5 ND Soft Top vermelho
- Para o Omega Speedmaster Moonwatch Professional

Acreditem que é lixado para um tipo querer ser poupado e depois gostar de carros e relógios.

Eu naturalmente também tenho tendência para pensar em dinheiro e dificilmente compro algo caro, como dificilmente compro por impulso quando reflito acabo sempre por pensar que não preciso daquilo para nada (e não preciso mesmo!).

E explicar isto às outras pessoas? [:D][:D][:D]

Mas há um grande problema que é o facto da poupança dificilmente conseguir fazer com que se deixe de trabalhar. A não ser aos 60. [:D][:D][:D] Sempre são 6 anos antes da reforma. E esse é que era um bom objetivo!

Voltar
Superior