O que é uma boa poupança?

Cenário A:
poupança cash = 100k
rendimento = 40k
poupança no ano = 20k
saldo final = 120k

Cenário B:
poupança cash = 100k - 66k = 34k
investimento imobiliário = 66k
rendimento = 40k
poupança no ano = 20k
saldo final = 120k

Em ambos os cenários a poupança não diminui...

Estás a confundir poupança com activos / património.

Poupança é o que não se gasta.

Ganhas 100, gastas 40, poupas 60! 60 é poupança!

Mais do que isso não é poupança, é (des)investimento, ou activos.

Por isso me custa tanto a entender poupança como uma coisa estática.

Estás a confundir poupança com activos / património.

Poupança é o que não se gasta.

Ganhas 100, gastas 40, poupas 60! 60 é poupança!

Mais do que isso não é poupança, é (des)investimento, ou activos.

Por isso me custa tanto a entender poupança como uma coisa estática.

Eu tenho a minha poupança praticamente toda investida. Significa que não tenho poupança? :confused:

Um investimento financeiro não é um activo, e logo uma "poupança"?

No momento em que gastas uma poupança a comprar um produto financeiro, deixas de ter poupança? :confused:

Eu tenho a minha poupança praticamente toda investida. Significa que não tenho poupança? :confused:

Um investimento financeiro não é um activo, e logo uma "poupança"?

No momento em que gastas uma poupança a comprar um produto financeiro, deixas de ter poupança? :confused:
Pois!!

Entendes agora porque me faz confusão falar em poupança como uma coisa estática? [:D]

https://www.investopedia.com/terms/s/savings.asp

Uma casa não é poupança, é um activo ou um passivo!

Um investimento financeiro não é poupança, é um activo ou um passivo!

- Por isso eu disse que a poupança acumulada(o cash) diminuiu.
- O nivel(rate)/montante de poupança anual conseguida foi igual ao ano anterior.

- Faltou complementar reforçando que o património imobiliário aumentou, à custa da diminuição da poupança acumulada. Mas penso que isso era óbvio!

Pois!!

Entendes agora porque me faz confusão falar em poupança como uma coisa estática? [:D]

https://www.investopedia.com/terms/s/savings.asp

Uma casa não é poupança, é um activo ou um passivo!

Um investimento financeiro não é poupança, é um activo ou um passivo!

Mas daí o foco na "taxa de poupança" que penso ser o mais útil. Em suma: rendimentos - despesas = poupança.

O restante é realmente mais complexo de aferir, mas de modo simplificado, referimo-nos a poupanças no geral como todos os activos de que podes dispor/acumular.

O modelo de cá também é "simples", pagas 28% de taxa sobre os rendimentos e está feito. [:D]

O problema é quando se juntam rendimentos obtidos noutro país, e que é preciso juntar cá no IRS, para evitar dupla tributação (na origem e cá novamente).

Existe sempre a possibilidade de não declarar cá nada, até ao dia...

Como é que a degiro sabe que eu recebi dividendos de uma stock USA?

Eu não tenho praticamente nenhumas stocks individuais porque ainda não tenho confiança na minha avaliação, portanto opto por indices, mas tenho um deles que distribui.. e não conto colocá-los no IRS

Mas daí o foco na "taxa de poupança" que penso ser o mais útil. Em suma: rendimentos - despesas = poupança.

O restante é realmente mais complexo de aferir, mas de modo simplificado, referimo-nos a poupanças no geral como todos os activos de que podes dispor/acumular.

Por cá referimo-nos às poupanças como se falássemos do património/activos, o que está errado.

Partilho da opinião do Rasec, em que a poupança, é a diferença do que ganhamos e do que gastamos. Isso é a poupança, que após ser transferida para a pasta do investimento, passa a ser investimento.

Pessoalmente não faço contas a isso, uma vez que poupo o máximo possível e faço o mesmo com o investimento. No ano passado a taxa de poupança foi seguramente superior a 70% dos rendimentos, e consegui duplicar o património.

No proximo ano se o aumentar em 40% já ficarei bastante feliz, e tenho prespectivas baixas para aumento de salário, se continuarmos cá no burgo, que apesar de tudo, ainda deve ser onde consigo poupar mais na fase da vida em que estou.

Eu não tenho praticamente nenhumas stocks individuais porque ainda não tenho confiança na minha avaliação, portanto opto por indices, mas tenho um deles que distribui.. e não conto colocá-los no IRS

A questão é sempre essa, saber se chegam a saber...

Por cá referimo-nos às poupanças como se falássemos do património/activos, o que está errado.

Partilho da opinião do Rasec, em que a poupança, é a diferença do que ganhamos e do que gastamos. Isso é a poupança, que após ser transferida para a pasta do investimento, passa a ser investimento.

Pessoalmente não faço contas a isso, uma vez que poupo o máximo possível e faço o mesmo com o investimento. No ano passado a taxa de poupança foi seguramente superior a 70% dos rendimentos, e consegui duplicar o património.

No proximo ano se o aumentar em 40% já ficarei bastante feliz, e tenho prespectivas baixas para aumento de salário, se continuarmos cá no burgo, que apesar de tudo, ainda deve ser onde consigo poupar mais na fase da vida em que estou.

É igual.

Podes é fazer de forma anualizada, num período de 10 anos, ou na vida toda.

Podes dizer que poupas 10k por ano, no final de 10 anos, tens 100k, poupados, e no final de uma vida de 40 anos a poupar, tens 400k.

Entrar com os conceitos de activo/passivo para conversa de "café" e quando o objectivo é trocar ideias sobre poupança, parece-me "demasiado".

É igual.

Podes é fazer de forma anualizada, num período de 10 anos, ou na vida toda.

Podes dizer que poupas 10k por ano, no final de 10 anos, tens 100k, poupados, e no final de uma vida de 40 anos a poupar, tens 400k.

Entrar com os conceitos de activo/passivo para conversa de "café" e quando o objectivo é trocar ideias sobre poupança, parece-me "demasiado".

Sim, sem duvida, mas a questão estava na problemática levantada pelo rasec para se calcular a poupança.

No final, o que importa é a liberdade/folga financeira com que vivemos, pelo menos eu vejo assim.

Essa pergunta é a sério ?

Então o broker não vai saber o país de origem das ações que tu tens?

Como a degiro, sabe ou como a AT sabe? A degiro sabe e a AT também, digo isto porque num encontro que tive com a AT, tinham lá os registo dos movimentos financeiros do meu broker na altura.

Eles são obrigados a comunicar.

Eu nestas coisas não facilito, declaro tudo o que tenho que declarar.

Como a degiro, sabe ou como a AT sabe? A degiro sabe e a AT também, digo isto porque num encontro que tive com a AT, tinham lá os registo dos movimentos financeiros do meu broker na altura.

Também não gosto de facilitar, especialmente com países da europa.

Então divindendendos de um ETF distributivo, terei de declarar na próxima declaração de IRS? A Degiro envia algum resumo global para eu saber os montantes das mais valias e declarar?

Então divindendendos de um ETF distributivo, terei de declarar na próxima declaração de IRS? A Degiro envia algum resumo global para eu saber os montantes das mais valias e declarar?
Sim envia, reporting anual.

E sim, comunicam sempre à AT. Pelo que sei mandam relatório por NIF de tudo (todos os brokers o fazem, a Morgan Stanley confirmou que enviava dos EUA para Portugal todos os anos).

Agora como és (imagino) investidor de pequena dimensão, a AT pode nem perder tempo a ir atrás de ti, sai mais caro do que ignorar umas centenas ou milhares de euros por ano.

De qq modo, deves declarar tudo para evitar chatices.

Última edição:

E sim, comunicam sempre à AT. Pelo que sei mandam relatório por NIF de tudo (todos os brokers o fazem, a Morgan Stanley confirmou que enviava dos EUA para Portugal todos os anos).

Agora como és (imagino) investidor de pequena dimensão, a AT pode nem perder tempo a ir atrás de ti, sai mais caro do que ignorar umas centenas ou milhares de euros por ano.

Já recebeste o deste ano? Não me lembro de me ter chegado nada ao email, mas também não vendi nada, só comprei.

Os dividendos não são logo taxados a 28% quando recebidos na conta?

No total nem são 10€, e resultam de um produto que comprei por engano [:D]

Alguem me consegue explicar qual o valor a declarar neste caso, seriam os 3,25€ pós cambio, correto?

Acho que devia vender o que tenho aqui e colocar no IE00B5BMR087, e colocar logo isto a acumular diretamente.

Anexos

• Exemplo.jpg
    Exemplo.jpg
    6,2KB · Visualizações: 0

Sempre resolveste isso do teu lado quando regressaste a pt?

Sempre resolveste isso do teu lado quando regressaste a pt?

Resolvi o quê precisamente? [:D]

Resolvi muita coisa, e houve umas que ficaram ainda por resolver.

Uma delas é que tenho algum (bastante vá) dinheiro parado e não sei o que fazer com ele, estou à espera que apareça uma oportunidade enorme de imobiliário no Algarve (moradia V3 a menos de 5 minutos da praia a pé) ou então que haja uma queda considerável nas bolsas, o que acontecer primeiro... em todo o caso, está parado e estou a perder dinheiro. Também há o risco de ficar desempregado, e ter ali o dinheiro dá-me confiança para o que possa acontecer, mas é péssimo investimento viver com medo [:D]

A questão é que o pequeno investidor pode ser selecionado para a prova anual de rendimentos e aí vai ser tudo analisado com mais detalhe.

Voltar
Superior