O que é uma boa poupança?

Mas vale a pena trocar CTPC por CA neste momento?

Quando fiz a última subscrição, analisei bem isso e os CTPC ofereciam taxas mais apelativas

A questão é que essa comparação se baseia numa estimativa do valor da Euribor, que nos últimos meses mudou completamente.

Pessoalmente, acho que
- CTPV (desde setembro 2021), vale a pena trocar por CA
- CTPC até 2020 (este ano já ganham prémio), deixar estar
- CTPC de 2021, é a decisão mais difícil, que felizmente não tive que tomar

Para valores de 20k, sinceramente não consigo ver qual a melhor forma de mitigar a inflação.

Mesmo que fosse uns 5% líquidos ao ano, nao é fácil sem risco.

Criptos já perdi e bem, ações o mercado está altamente instável, certificados tenho lá algum € mas o retorno é péssimo..

Os DP então nem falo , basicamente só servem para “forçar” facilmente a poupança de uma % do salário devido à facilidade de reforço.

Não é fácil. É praticamente impossível sem risco.

10% líquidos imobiliário esquece. Isso não existe sem muita sorte. Ninguém paga 1250€ por um imóvel que custa 150.000€.

As rendas são normalmente equivalentes ao valor do imóvel. Muita gente esquece isso quando acham as rendas caras.

Não é fácil. É praticamente impossível sem risco.

10% líquidos imobiliário esquece. Isso não existe sem muita sorte. Ninguém paga 1250€ por um imóvel que custa 150.000€.

As rendas são normalmente equivalentes ao valor do imóvel. Muita gente esquece isso quando acham as rendas caras.

Sim, era o que eu dizia.

Ou seja, agora nem o imobiliário finta a inflação.

Outra coisa que as pessoas também facilmente ignoram é que os CA têm um sistema de juros compostos, e o CT o que rende é sempre a subscrição inicial, os juros vão sendo transferidos anualmente para uma conta à ordem.

Ao fim de uma década, juros compostos podem fazer um pequeno milagre...

Bastante pequeno, no caso de taxas modestas.

Por exemplo (fiz aqui uns cálculos rápidos), uma taxa de 2,70% capitalizada trimestralmente durante 10 anos corresponde a uma taxa simples de 3,00%.

Mas a ter em consideração, claro.

10% líquidos imobiliário esquece. Isso não existe sem muita sorte.

E é quando pagam as rendas "certinhas" e estimam a casa. O pessoal que conheço com apartamentos arrendados anda frequentemente em stress com rendas em atraso e custos de manutenção.

Para quem tenha jeito+paciência+gosto para reparações e lidar com pessoas problemáticas, será uma boa fonte de rendimento. Não é o meu caso. Claro que se pode subcontratar para lidar com essas questões, mas lá se vai uma parte do rendimento.

Notícia (referente a Lisboa): Cerca de 25% dos proprietários de imóveis com rendas em atraso no 1.º semestre

Última edição:
Acho que com a desvalorizacao do euro vou começar a DCA no DAX etf DBXD em vez do SP500.

O SP500 nao baixou nada para quem vai comprar em euro porque o euro desvalorizou 20%

Com a tempestade que ai anda na energia parece boa altura

Última edição:
Tenho uns CA série C que me estão a dar agora 2,837%.
Os série B quero ver o que irá dar agora para Setembro, mas será menos.

Ainda são daqueles com "diploma" :)

certificado-e1444318531465.jpg

A questão é que essa comparação se baseia numa estimativa do valor da Euribor, que nos últimos meses mudou completamente.

Pessoalmente, acho que
- CTPV (desde setembro 2021), vale a pena trocar por CA
- CTPC até 2020 (este ano já ganham prémio), deixar estar
- CTPC de 2021, é a decisão mais difícil, que felizmente não tive que tomar

Comprei em Abril de 2021.

Estava assim:

10-F4-BFC7-70-F7-4-F94-9-E10-3614-B6607-D96.jpg

Faz sentido resgatar e comprar CA? Ou mantenho e entro em CA?

Diria que facilmente tenho mais que os 0,75…. mesmo perdendo o meio ano de juros em curso (abril de 2022 a setembro 2022)

Comprei em Abril de 2021.

Faz sentido resgatar e comprar CA? Ou mantenho e entro em CA?

Diria que facilmente tenho mais que os 0,75…. mesmo perdendo o meio ano de juros em curso (abril de 2022 a setembro 2022)

É provável que em abril 2023 consigas nos CTPC o prémio máximo de 1,20% ou seja um juro total bruto de 1,95%.

Os CA vão dar 1,432% (brutos anuais) no próximo trimeste e a tendência de subida da Euribor deve-se manter durante mais algum tempo.

Não é uma decisão fácil. Mas se mantiveres e entrares em CA terás sempre capital no produto mais rentável [;)]

Sim, era o que eu dizia.

Ou seja, agora nem o imobiliário finta a inflação.

Estás a ver mal as coisas, o imobiliário é dos melhores investimentos contra a inflação que podes fazer independentemente do rendimento que gerar.
A valorização do imóvel por si só é suficiente para fazer face à inflação.

A taxa dos CA depois vai atualizando mensalmente? Ou é fixa na subscrição?

Por exemplo, quem subscrever agora CA's no dia 1 de Set, vai ficar com a taxa de 1,432% durante 3 meses, Setembro, Outubro e Novembro. Dia 1 de Dezembro vence os juros do trimestre, soma ao capital inicial e apanha a nova taxa que vigorar para Dezembro/Janeiro/Fevereiro e assim sucessivamente.

Voltar
Superior