O que é uma boa poupança?

Por exemplo, quem subscrever agora CA's no dia 1 de Set, vai ficar com a taxa de 1,432% durante 3 meses, Setembro, Outubro e Novembro. Dia 1 de Dezembro vence os juros do trimestre, soma ao capital inicial e apanha a nova taxa que vigorar para Dezembro/Janeiro/Fevereiro e assim sucessivamente.

Determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte, segundo a fórmula:
E3+1%
em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal.

Da aplicação da referida fórmula não poderá resultar uma taxa base superior a 3,5%, nem inferior a 0%.

Bastante pequeno, no caso de taxas modestas.

Por exemplo (fiz aqui uns cálculos rápidos), uma taxa de 2,70% capitalizada trimestralmente durante 10 anos corresponde a uma taxa simples de 3,00%.

Mas a ter em consideração, claro.

De qualquer das maneiras. É sempre mais do que o anunciado de taxa bruta, as pessoas comparam apenas a taxa de juro dos CA com a dos CT, mas esquecem-se sempre de fazer essa conta.

Conselhos para os melhores investimentos em € na DeGiro?

O Etoro é porreiro, mas o euro desvalorizou 20% e não me está a apetecer comprar dólares tão caros.

Sim.

Ou esperar até 28 setembro para saber a taxa de outubro e assim optar por subscrever logo ou a 1 de outubro. Risco: até lá alterarem as condições do produto (novas subscrições)

A taxa deverá vir a ser mais alta em Outubro e possivelmente a seguir também, etc... mas também está parado sem render e o tempo a passar... Se fizer a 1 de Setembro, quando chegar a 1 de Outubro já só faltam 2 meses para vencer outra vez e apanhar nova taxa.
E fica mais perto já de ter a liquidez (os 3 meses em que não se pode mexer).

Obrigado pela ajuda... De facto vale mais esperar até 1 setembro... É o que vou fazer... Mas já tenho família que fez nestes últimos 15 dias... Paciência, já está....

Conselhos para os melhores investimentos em € na DeGiro?

O Etoro é porreiro, mas o euro desvalorizou 20% e não me está a apetecer comprar dólares tão caros.

Se for para estacionar €, EOAN. Paga 5,76% de dividendos. Não é demasiado volatil (8,5~11).
O problema: as bolsas europeias são mais gulosas em taxas.

Estás a ver mal as coisas, o imobiliário é dos melhores investimentos contra a inflação que podes fazer independentemente do rendimento que gerar.
A valorização do imóvel por si só é suficiente para fazer face à inflação.

Como em muitos activos, vai depender muito do preço a que compraste. Se comprares perto do topo duma bolha, podes penar um bocado para teres valorização.
Por outras palavras: se o activo é cíclico (passa por bolhas e crises), a tua rentabilidade depende muito, mas mesmo muito da fase do ciclo em que compraste.

Se for para estacionar €, EOAN. Paga 5,76% de dividendos. Não é demasiado volatil (8,5~11).

Ok, vou esperar que caiam lá as migalhas que transferi hoje. Por acaso o EToro nisso é muito melhor, crio um cartão virtual no MBWay e uso-o para transferir para lá fundos imediatamente. A DeGiro é só por transferência bancária.

Tenho que diversificar as plataformas, deu muito jeito a subida do dólar no EToro, mas agora não me apetece correr mais riscos cambiais em cima da incerteza se o mercado vai mesmo ao fundo ou não.

A Conta Poupança BiG Aforro, que desde julho 2019 pagava 0,5% + Euribor 3M, vai perder a indexação e pagar 0,2% fixos a partir de novembro.

Espero que não seja um presságio de alterações nos CA. Eles já têm um limite de 3,5% (+ prémio permanência), aparentemente pensado para manter o produto sustentável num cenário de grande subida da Euribor.

Enquanto isso, os anúncios de taxas para setembro no site do IGCP já deviam ter sido publicados ontem...

A Conta Poupança BiG Aforro, que desde julho 2019 pagava 0,5% + Euribor 3M, vai perder a indexação e pagar 0,2% fixos a partir de novembro.

Espero que não seja um presságio de alterações nos CA. Eles já têm um limite de 3,5% (+ prémio permanência), aparentemente pensado para manter o produto sustentável num cenário de grande subida da Euribor.

Enquanto isso, os anúncios de taxas para setembro no site do IGCP já deviam ter sido publicados ontem...

Ora fezes.

Tenho algum dinheiro nessa conta.
Nunca pagou nada de especial, mas agora é que vai sair de lá.

Pois. Para comprar menos de 250€ a preço de mercado arrotei 4,4€ de taxas. [:D]

Acho que o dinheiro vai mais bem empregue para o outro lado do atlântico... Já me tinha esquecido porque cancelei a minha conta anterior da DeGiro. Já na altura tinha ficado com a ideia que era só bom para meter muito dinheiro de cada vez, e as taxas do EToro eram incomparavelmente mais baratas.

Mas após o anúncio das taxas, ainda temos ali uns dias para subscrever, certo?

Isto assumindo que informam sobre as taxas antes do início do mês…

Históricamente, os anúncios de alteração eram feitos com alguns dias de antecedência, permitindo ainda a quem tivesse capital disponível aproveitar as condições que iam acabar. Mas na última alteração já não foi assim, a 10 setembro 2021 deixaram de comercializar CTPC e lançaram os CTPV e (se a memória não me falha) não houve qualquer pré-aviso.

O IGCP pode ser contactado pelo 21 792 33 00 entre as 9h e as 16h. Se alguém que vá subscrever agora (não é o meu caso) quiser perguntar sobre a taxa dos CA para setembro, depois partilhe a resposta aqui.

Em alternativa e continuando a ausência de informação, quem já tem conta AforroNet ativa poderá fazer um pedido de subscrição amanhã e terá até ao final do dia seguinte para efetuar o pagamento. Se entretanto confirmarem que as condições de subscrição se mantêm e como tal a taxa de setembro será superior, não se faz o pagamento e o pedido expira automáticamente.

Última edição:
Voltar
Superior