O que é uma boa poupança?

E com estas taxas, fará sentido resgatar os CTPC comprados em Abril de 2021?

Falta a bola de cristal para conhecer a Euribor 3M e PIB dos próximos trimestres [;)]

CA: Em setembro a novembro dão 1,432%. Em dezembro a fevereiro passam a dar a Euribor 3M apurada em novembro + 1%. Em março a maio passam a dar a Euribor 3M apurada em fevereiro + 1%. E assim sucessivamente. Quem sabe a evolução da Euribor?

CTPC abril 2021: Em 2023 dão 0,75% + prémio PIB, num máximo total de 1,95% que acho provável que alcance. Nos anos seguintes, sabes as taxas base (1,05%, 1,35%, 1,65%, 1,95%, 2,25%), mas quem sabe o crescimento do PIB?

Eu subscrevi CA e CTPC em Novembro 2020 e reforcei em Junho 2021. Estou com a mesma dúvida. Mas tenho algum de parte numa conta a prazo a render pouco....acho que vou fazer uma nova subscrição de CA´s

Falta a bola de cristal para conhecer a Euribor 3M e PIB dos próximos trimestres [;)]

CA: Em setembro a novembro dão 1,432%. Em dezembro a fevereiro passam a dar a Euribor 3M apurada em novembro + 1%. Em março a maio passam a dar a Euribor 3M apurada em fevereiro + 1%. E assim sucessivamente. Quem sabe a evolução da Euribor?

CTPC abril 2021: Em 2023 dão 0,75% + prémio PIB, num máximo total de 1,95% que acho provável que alcance. Nos anos seguintes, sabes as taxas base (1,05%, 1,35%, 1,65%, 1,95%, 2,25%), mas quem sabe o crescimento do PIB?

Mas agora é só 20% do crescimento do PIB, muito mau

falando em poupanças...

cada migalha conta

vocês aderiram ao sistema de arredondamentos por cada compra ?!

por cada compra que fazemos arredonda para o inteiro superior e esse dinheiro acumula para uma poupança

parece pouco mas ao fim de uns meses podemos ter umas centenas

falando em poupanças...

cada migalha conta

vocês aderiram ao sistema de arredondamentos por cada compra ?!

por cada compra que fazemos arredonda para o inteiro superior e esse dinheiro acumula para uma poupança

parece pouco mas ao fim de uns meses podemos ter umas centenas

De que banco / cartão?

De que banco / cartão?

cartão de débito normalíssimo

a CGD e o Novo Banco têm isso

ainda hoje por exemplo descontaram-me 15 euros para a poupança

um gajo não sente nada e depois de um certo tempo até ficamos espantados com o que poupamos, migalhas que acumulam....

Última edição:
cartão de débito normalíssimo

a CGD e o Novo Banco têm isso

ainda hoje por exemplo descontaram-me 15 euros para a poupança

um gajo não sente nada e depois de um certo tempo até ficamos espantados com o que poupamos, migalhas que acumulam....

Nunca ouvi falar de tal coisa em bancos, mas já não trabalho com a banca tradicional há uma década.

Só conheço algo parecido nos cartões Unibanco, o mealheiro bónus, em que colocam 5% do valor de cada compra numa conta poupança com 1,5% de juro (acho que a taxa desceu recentemente).

No teu caso, arredonda cada compra para €s certos e esse excesso é colocado a render? Qual a taxa?

Ficas espantado com o que "poupaste", mas a maioria desse montante foi-te retirado a mais quando fizeste compras, não?

Encontrei os detalhes
https://www.cgd.pt/Particulares/Pou...atica/Pages/Arredondamento-Cartoes-Caixa.aspx
(Entretanto já os tinha disponibilizado, não reparei)

Na minha opinião, isto é mais uma jogada de marketing que realmente uma poupança. Se faço uma compra de 4,50€ e me retiram 0,50€ adicionais para colocar numa conta-poupança, esses 0,50€ não são poupança pois eu não os ia gastar (a mais) se ficasse com eles à ordem. Quando muito pode-se ganhar em juros sobre essa pseudo-poupança, mas certamente não será na CGD que se terá uma taxa interessante.

Nada contra utilizar-se estes mecanismos e percebo o apelo. Mas para mim, estão apenas a retirar dinheiro adicional e depois a dar acesso a ele. Quase como a retenção para IRS seguida de reembolso.

Voltar
Superior