O que é uma boa poupança?

É preciso ir aos CTT para abrir a conta? Não dá para fazer online pois não? E que documentos são precisos?

Os juros são automaticamente reinvestidos?

Última edição:
Alguém me explica a vantagem atual das Obrigações do Tesouro vs Certificados de Aforro?
Do que entendi, a 10 anos por exemplo, compensa mais OT do que CA.

As OT não são emitidas para o público. Terás de as adquirir em mercado secundário (comprar a quem as comprou anteriormente), a preço variável/negociável. Essa aquisição, a custódia e posterior venda/maturidade acarretarão custos (variáveis conforme o banco ou corretora). A venda/maturidade terá de ser declarada no IRS. A rentabilidade final dependerá do preço de aquisição, do cupão/juro anual e do preço de venda.

Os CA são um produto muito mais simples e dirigido a investidores não-profissionais.

Comparação entre CTPC (parecidos com CA) e OT

É preciso ir aos CTT para abrir a conta? Não dá para fazer online pois não? E que documentos são precisos?

Os juros são automaticamente reinvestidos?

Eu abri há um mês, depois de tirar a senha e esperar 5 minutos foi bastante rápido.
Documentos de identificação, comprovativo de morada fiscal (tirei declaração do site das finanças) e comprovativo profissional. Basicmanete o memso que abrir conta bancária.
E fiz logo um depósito através do multibanco.

Online fiz o registo, vem uma senha para casa, demora uns dias (não mais de uma semana, deveria haver outras possibilidades para ser mais rápido, como por exemplo chave móvel digital)) e só após isso é possível fazer depósito online através de referência bancária.

Fiz reforços nos CA série E no dia 01/01.

Depois por acaso fiz uma simulação no simulador do site dos CTT e apercebi-me que a taxa aplicada parecia ser a mesma do mês de Dezembro e inferior àquela que estão a aplicar hoje dia 03/01.

A taxa de juro só altera no 1ª dia útil do mês ou é no primeiro dia de calendário?

Fiz reforços nos CA série E no dia 01/01.

Depois por acaso fiz uma simulação no simulador do site dos CTT e apercebi-me que a taxa aplicada parecia ser a mesma do mês de Dezembro e inferior àquela que estão a aplicar hoje dia 03/01.

A taxa de juro só altera no 1ª dia útil do mês ou é no primeiro dia de calendário?

1º dia de calendário.
Podes é ter reforçado no dia 1 mas por ser domingo, só deve contar a data de subscrição como se tivesses feito no dia 2, 2ª feira, dia útil.

1º dia de calendário.
Podes é ter reforçado no dia 1 mas por ser domingo, só deve contar a data de subscrição como se tivesses feito no dia 2, 2ª feira, dia útil.

Efetivamente tens razão.

Já confirmei no AforroNet que a data de subscrição foi dia 02, apesar de ter tratado de tudo no dia 01, inclusive o pagamento.

Voltar
Superior