O que se passa com Portugal ?

Nisto concordo, poder trabalhar no estrangeiro dá-nos outra perspectiva de trabalho e de pensamento.

Embora não pareça, por defender a FP, creio que a nossa maneira de trabalhar é muito retrógada. Digo que é tanto na FP como na Privada.

O uso de Sr. Dr. e Sr. Eng é só um pequeno exemplo do complexo de inferioridade que temos. E atenção que na Privada o uso dos títulos é ainda mais habitual que na FP.

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Por isso, e tendo em conta a predominante realidade do nosso mercado de trabalho, no relacionamento patrão~colaborador, o caso de alguém que eventualmente recusa 500€ de contrapartidas monetárias diárias e uma progressão na carreira e nos conhecimentos que lhe iriam um manancial de conhecimentos profissionais, reveste-se de contornos de facto bizarros e deveras intrigantes.

Porque razão há-de receber balurdios ???

De facto uma pergunta intrigante e que deve ser colocada a quem os ofereceu (500 Euros diários no estrangeiro)ao colaborador que os recusou.
Apenas razões familiares, ao que parece.

Para 2 meses de trabalho previsto, nem vai ser grande coisa. 500€ x 20 x 2 = 20,000€

O patrão dele vai ganhar muito, muito mais. Mas isso, já vos parece normal. [8D]

Precisas de mais esclarecimentos?

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Nisto concordo, poder trabalhar no estrangeiro dá-nos outra perspectiva de trabalho e de pensamento.

Embora não pareça, por defender a FP, creio que a nossa maneira de trabalhar é muito retrógada. Digo que é tanto na FP como na Privada.

O uso de Sr. Dr. e Sr. Eng é só um pequeno exemplo do complexo de inferioridade que temos. E atenção que na Privada o uso dos títulos é ainda mais habitual que na FP.

Houve um sr americano que disse que tinha medo de adoecer em Portugal porque ao chamar um 'doctor' poderia aparecer um gestor qualquer.. :D
Nós vivemos de muitos títulos e de poucos conhecimentos..

É verdade. Falas a um Engº para te apresentar um plano de actividades e ele fica a olhar para ti de modo desconfiado... :)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Tópico: Funcionários Públicos são quase 740 mil... - pag. 7
Novembro de 2006

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Embora um exemplo louvável, e com as devidas distâncias temporais, actualmente, não vislumbro hipotese de alguém que não seja considerado "reputado" almejar este desiderato. Agora estamos confinados aos Grandes Jogadores e sem grandes margens de manobra para novos participantes (a não ser que estes se perfilem em associação com uma multinacional).
Não vejo as coisas assim.

Claro que o espaço para novas idéias é cada vez mais estrito, em especial para um povo que não está habituado a criar.

Vais aos USA e vês uma realidade muito diferente.

Mas nada que aqui não se pudesse aplicar.

Estou a expandir a minha actividade para outras áreas e tenho uma enorme dificuldade em recrutar pessoas.

Numa determinada área e ligada a novas tecnologias vou iniciar um projecto e preciso de pessoas com experiência (mínimo de 3 anos) e capacidade empreendedora. O modelo que tenho a oferecer é de criar uma nova empresa na qual tenho 50% mais 1 voto e oferecer o resto do capital às pessoas. Preciso de 2 para começar e serão essas a receber como prémio esse bloco de acções. Garanto o financiamento total do projecto durante 16 meses com garantia bancária, pagando a cada um 4,000€/mês brutos (o IRS é por conta deles) mais carro (Mégane 1.5 dci). Disponibilidade total para Europa e Norte de África. Já vou na 3ª tentativa...
Como vêm, ando há algum tempo a tentar resolver estar numa área. A deste tópico. A razão é simples. Em Portugal é difícil que as pessoas cumpram com os seus compromissos. Recorrer a sub-contratação e esperar que as pessoas cumpram é o mesmo que esperar ganhar o Euromilhões.

Mas nem assim... [:0]

já te disse que o teu problema aí é o Megane... troca isso e vais ver que te chovem candidatos

[}:)][}:)][}:)]

Por acaso...

Imagina que pagava 3,500€ por mês em vez dos 4,000 e colocava os 500 num renting. Dava para um BMW 320d. :D :)

Então há pouco o homem ganhava 500 euro por dia (aprox. 10000 euro por mês) e agora são "só" 4000? Ora conta lá melhor a história...

;)

citação:Originalmente colocada por ClioII

Por acaso...

Imagina que pagava 3,500€ por mês em vez dos 4,000 e colocava os 500 num renting. Dava para um BMW 320d. :D :)

Então há pouco o homem ganhava 500 euro por dia (aprox. 10000 euro por mês) e agora são "só" 4000? Ora conta lá melhor a história...

;)

é outra história [:p]

deixem de ler as coisas na diagonal

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por ClioII

Por acaso...

;)

é outra história [:p]

deixem de ler as coisas na diagonal

OK! Já percebi o engano! ;)

O meu pai é Engº Mecânico e no início da sua carreira profissional, andou a percorrer o mundo.

Qual a vantagem? Dá-te uma experiência impar e contactos que mais tarde se revelam frutuosos.

Quanto a mim, só há coisa de um ano e pico é que trabalho por conta própria. Antes disso, andei a percorrer o mundo com o meu jefe. Ele, como bom Galego que é não pescava lá muito bem o Inglês e eu era mais o tipo que lhe preparava os dossiers em Inglês e o desenrascava em algumas situações nas reuniões por esse mundo fora.

Fiquei com bons contactos e aprendi a estar no meio dessa gente, o que se revela importante.

Agora, dar conselhos...., não é fácil. Tem muito a ver com a tua natureza. Mas uma ou duas sugestões: Aprende. Vai para um sítio onde possas aprender. Depois, não fiques mais de 3 anos no mesmo sítio. Vais ver que o teu ciclo de aprendizagem vais ser curto, máximo 10 anos, e depois podes atirar-te à vida. ;)

Obrigado pela opinião ;)

É verdade. Falas a um Engº para te apresentar um plano de actividades e ele fica a olhar para ti de modo desconfiado... :)

É mesmo pá. Vê lá que nem sabem o que é um projecto.
Gestão ou planeamento de projectos e actividades? Isso só se aprende em gestão se calhar...:D

Eu gosto muito dos relatos das tuas aventuras, mas por vezes cais um pouco no exagero e no extremismo…

A parte da ficção até gosto.
;)

Sobre isto tenho a dizer o seguinte: Se as condições, incluindo a exigência de deslocação durante um período de tempo, foram explicitadas e aceites, a recusa do cumprimento por parte do engenheiro é muito errada. Antes de aceitar, fosse por dinheiro ou por razões familiares, teria que ter avaliado melhor. Pergunto se ele teria efectivo conhecimento das contrapartidas financeiras. Digo isto porque o meu empregador seria perfeitamente capaz de acordar no orçamento para o cliente uma compensação para a "minha" deslocação e depois "esquecer-se" de ma atribuir. Não se esqueçam que há muitos quadros competentes com as pernas cortadas pelos empresários.
Eu já trabalhei numa empresa onde tinha, várias vezes ao ano, que me ausentar por mais de uma semana e nunca era compensado por isso. Quando muito, no dia seguinte ao regresso, aproveitava umas horas de "férias" para recuperar das noites (muito) mal dormidas.
Às vezes as pessoas têm ambição suficiente mas faltam-lhes os meios. Conheço pessoas muito bem sucedidas a quem as oportunidades surgiram inadvertidamente. Acreditem que não foi por perseverança na procura. Apenas tiveram sorte sem ter de a procurar. Souberam depois foi aproveitá-las.

Antoniop,

Andei durante uns anos a andar de aeroporto em aeroporto sem ganhar 1 cêntimo a mais.

Neste caso, fui eu que dei corpo à redacção do contrato e o advogado moldou-o.

E sou eu que defino as regras ao meu Fornecedor. Tenho de aprovar a escolha do Chefe de Equipa, bem como ter em contrato próprio as condições de trabalho, bem como as de remuneração. :)

Porque sou eu o único responsável perante o cliente.

Antoniop,

Andei durante uns anos a andar de aeroporto em aeroporto sem ganhar 1 cêntimo a mais.

Neste caso, fui eu que dei corpo à redacção do contrato e o advogado moldou-o.

E sou eu que defino as regras ao meu Fornecedor. Tenho de aprovar a escolha do Chefe de Equipa, bem como ter em contrato próprio as condições de trabalho, bem como as de remuneração. :)

Porque sou eu o único responsável perante o cliente.
Compreendo. Se calhar o responsável da empresa até nem disse nada ao Eng.º de que haveria uma viagem com estadia extensa. De qualquer forma foi no mínimo falta de profissionalismo.

Neoxic,

Fiz-te um desafio muito claro.

É só inveja o que consegues nutrir, ou tens algum problema em te exprimir?

Isso de mandares uma boca e pedires desculpa a seguir e depois mandares outra boca, é o teu hábito de rapazinho?

C'mon...

O que me chateia nesta ferda de País é que para se ser alguém tem de ser Canudado (ter canudo, não importa a forma como fora adquirido).

Esquece-se neste País que, por vontade de mostrar ao Mundo que se tem tanta percentagem de licenciados como na Filândia (exemplo), todos somos importantes e que até as profissões mais modestas são e merecem a mesma consideração que as mais "cotadas".

Esquecem-se neste País que quem fez uma Inglaterra, uma Alemanha, um França não foram apenas e só os Canudados, mas antes de tudo uma data de pessoal qualificado, especializado e motivo para que se pudesse avançar. (Eu enquanto não tiver o canudo continuarei na "cepa torta"... A mim bastava-me ganhar um pouco mais e estar mais motivado para ser feliz a trabalhar. Mas não me deixam...)

Neoxic,

Fiz-te um desafio muito claro.

É só inveja o que consegues nutrir, ou tens algum problema em te exprimir?

Isso de mandares uma boca e pedires desculpa a seguir e depois mandares outra boca, é o teu hábito de rapazinho?

C'mon...

O meu 1º post neste tópico foi uma piada e temos que admitir que fazia sentido... Era brincadeira mesmo.

O outro post é mesmo o que acho. É opinião pessoal.
Qual é o desafio muito claro?

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

O que me chateia nesta ferda de País é que para se ser alguém tem de ser Canudado (ter canudo, não importa a forma como fora adquirido).

Esquece-se neste País que, por vontade de mostrar ao Mundo que se tem tanta percentagem de licenciados como na Filândia (exemplo), todos somos importantes e que até as profissões mais modestas são e merecem a mesma consideração que as mais "cotadas".

Esquecem-se neste País que quem fez uma Inglaterra, uma Alemanha, um França não foram apenas e só os Canudados, mas antes de tudo uma data de pessoal qualificado, especializado e motivo para que se pudesse avançar. (Eu enquanto não tiver o canudo continuarei na "cepa torta"... A mim bastava-me ganhar um pouco mais e estar mais motivado para ser feliz a trabalhar. Mas não me deixam...)

Será que também não há um ataque constante a quem tem o canudo? Eu tou a tirar o canudo para realização pessoal, mas principalmente para ter uma vida pelo menos sem grandes chatisses de dinheiro. Cada pessoa é o que é e tem o que tem, mas não é por isso que tem de deixar de ser ambiciosa. A arrogância não é fruto do canudo mas fruto da pessoa. Tal como em tudo na vida..

Carlos.L,

apesar de perceber perfeitamente o que relatas-te, diria que essas coisas acontecem. Aqui como noutros paises. O teu papel como responsável é em boa parte fazer pontes entre as várias partes e resolver problemas.

O que não quer dizer que não condene também os comportamentos erráticos e o não honrar dos compromissos assumidos.

Sorte ;)

Voltar
Superior